Mata Doce Luciany Aparecida

Resenhas - Mata Doce

1 | 2 | 3 | 4

LimaOLimao 31/03/2024

Parece clássico, mas não é.
Enredo - 3,5 Estrelas ( Bom

Foi um enredo totalmente fora do que eu esperava e do que eu tinha imaginado para o final do livro. E é muito estranho quando se depara com um enredo que não tem nenhum acontecimento que você já tenha lido ou visto em outros livros.

Eu mesma, tive que voltar e reler a parte final, para poder assimilar melhor o que tava realmente acontecendo. O livro aborda temas espirituais, assuntos que envolve religiões de matriz africana. Então tem algumas situações que ficam subtendido e as vezes é um pouco confuso de compreender, mas foi uma soma de acontecimentos que me fizeram ler até o final e gostar.

Personagens - 2,5 estrelas ( Bom

No início não me conectei com nenhum, mas entendendo o peso deles no enredo, comecei olhar em outra perspectiva. Não amando, mas me conectando o suficiente pra não achar que foram só jogados ali sem nenhum propósito.

Escrita - 2,5 Estrelas ( Bom

Escrita que remete a escrita de livros clássicos, coisas impressionante, tendo lançado esse ano. No início, achei confuso e pensei que não iria conseguir entender boa parte do que se falava no livro, tanto em relação a narração, quanto nas expressões dos personagens.

Mas foi uma experiência boa, já que eu não tenho experiência com a escrita dos ?clássicos?, provavelmente irei fazer uma releitura, e fazendo isso, vai me ajudar a adquirir mais informações que talvez eu não tenho e percebido ou entendido.

Mas o que foi difícil, foi como em alguns momentos, a autora separou o ponto de vista para outro. Em um momento a protagonista só menciona um outro personagem, e logo depois o dito cujo aparece no ponto de vista dele. Então, assim? confuso.

Bia 30/03/2024

Delicadeza em forma de prosa
No início, os muitos personagens, a falta de clareza e entre realidade e imaginação e na linha temporal fazem da leitura um pouco confusa.
Mas a persistência foi recompensadora.
Uma narrativa poética e delicada que nos leva a sentir Mata Doce como lar e nos faz sentir o cheiro do café passado no fogão a lenha e o sabor da bala de goma, apesar de toda a dor e tragédia que permeia a vida das personagens.
Lindo demais.

Bruna.Bandeira 30/03/2024

Prosa poética e delicada
Que escrita gostosa! A autora consegue fazer a gente se conectar emocionalmente com a história dos personagens mesmo não ressoando mesmo na nossa vivência. Preparem o lencinho... Maravilhoso!

Maria Amélia 29/03/2024

"Mata Doce é um romance épico, delicado e poderoso, que entrelaça passado e presente em uma obra majestosa, e desde já um marco da literatura brasileira contemporânea."

Lili 25/03/2024

O vai e vem temporal, os muitos personagens, podem ser um pouco confusos no início da leitura, mas por favor, nao desistam, é uma leitura belíssima!
É sobre dores, traumas, amores, sobre fantasia e religiosidade e respeito entre crenças distintas, tudo desenhado numa escrita poética, mas zero cansativa.

25/03/2024

Mais um afago da literatura nacional.
Mata Doce é um livro sobre força, luto, tristezas e recomeços.
Encontros e traumas. Dor e afeto.
Que livro rico! Tem elementos da Umbanda e aspectos históricos do povo Iorubá. Tem também missa e padre. Tem amor e poesia.

Um livro com e sobre mulheres fortes, que outra opção não tiveram além de sê-lo. Força geracional, transmitida independentemente de laços sanguíneos.

Muito bom!

Nathalia 20/03/2024

Uma escrita belíssima, foi muito bom conhecer a escrita desta autora e viajar para Mata Doce com seus personagens onde cada um tem sua peculiaridade.

@estantedamarcia 19/03/2024

Uma leitura apaixonante, com mulheres de uma força descomunal.
Uma escrita de resistência, que trás a tona as dores coloniais. Abordando com um lirismo ímpar questões dolorosas nossa, povo negro.
Um livro que merece chegar longe, um verdadeiro clássico da nossa literatura nacional contemporânea.?

SocorroBaptista 06/03/2024

É muito difícil falar deste livro, pois é ao mesmo tempo muito belo e muito triste, uma viagem pela memória da protagonista que ora narra na primeira pessoa, ora surge enquanto narrador onisciente, mostrando toda uma trajetória de vida de uma mulher negra em uma comunidade pobre permeada pela violência. Fiquei fascinada.

Inspirações Literárias 29/02/2024

Uma belíssima surpresa da literatura nacional.
ATENÇÃO PRESENÇA DE GATILHOS: VIOLÊNCIA

Uma história sobre lutos, perdas, fantasmas e reconstruções.

Uma obra-prima da literatura nacional contemporânea.

Comecei a leitura com ausência de expectativas e sem a leitura de sinopses ou resenhas o que conduziu ao encontro de uma literatura fantástica e recheada de magia com beleza.

Uma história forte sobre mulheres e personagens que se construíram diante das intempéries e dureza da vida, mas que ao viverem entre o mundo dos vivos dos fantasmas nos revelam a grandeza esplêndida do viver.

Pati 18/02/2024

Mata Doce
Em seu romance de estreia, Luciany Aparecida nos traz a estória de Mata Doce, vilarejo do interior da Bahia, narrada de forma extremamente lirica e tocante.
O casarão em frente ao lajedo de pedra, rodeado pelo roseiral, é local de referência e vivência de mulheres fortes e espiritualidade elevadas.

A narrativa se alterna entre presente e passado, e no início as moradoras do lajedo, a professora Mariinha e sua mulher Tuninha vivem com sua filha adotiva, Maria Teresa. As personagens são tão complexas, tão lindamente construídas, que é necessário muito desapego para se despedir das mesmas quando o livro termina.

Maria Teresa é noiva de Zezito, rapaz branco e único filho homem da juíza Luzia. Já no início do livro, a autora nos mostra o abuso de poder e os conflitos de terra, a miséria e a ganância.
Um dia antes do casamento, Zezito é assassinado pelo coronel Gerônimo Amâncio, dono de terras e criador de bois. Maria Teresa, na última prova do vestido de noiva, ampara Zezito, manchando o lindo vestido com o sangue do seu bem querer.

A protagonista agora se torna Filinha Mata Boi, ressignifica sua vida e carrega todo o sangue vertido após a morte do noivo. Como a narrativa segue intercalando momentos passados, vamos descobrindo fatos muitas vezes perturbadores em relação à todos os personagens. E sempre o sangue continua jorrando, a mancha do vestido de noiva parece que nunca vai ser devidamente limpa.

A estória também alterna o relato em terceira pessoa e a narrativa de Filinha Mata Boi escrevendo em primeira pessoa quando já idosa, utilizando a antiga máquina de escrever dada a ela por Zezito ao concluir seu curso de datilografia.

Por mais que se diga em relação a esse romance, ainda faltarão fatos e personagens ( é injusto não mencionar a cadelinha Chula e a madrinha Lay). A narrativa é tão costurada em torno de si mesma que é difícil mencionar o principal sem contar o livro todo. Com certeza uma obra que deve ser lida e relida!

Irina.Alfonso 31/01/2024

Mata Doce
Que livro apaixonante! Foi uma experiência muito gostosa!
O livro conta sobre um povoado fictício que chama Mata Doce e sua personagem principal Maria Teresa: uma menina doce, filha de duas mulheres, que escreve cartas para as pessoas do povoado mas que, a partir de um momento traumático de sua vida, ela decide virar uma matadora de bois. A história é muito bonita e as cartas que ela escreve para os outros personagens (que não são alfabetizados) são lindas! O livro tem várias reviravoltas interessantes! Achei um livro muito envolvente e gostoso de ler!

C4nteiros 24/01/2024

Favoritado nas primeiras 30 páginas
Não tem como não favoritar esse livro.
A escrita da Luciany Aparecida desperta dores que você nem imaginava possuir e te cura na mesma medida da dor.

1 | 2 | 3 | 4