Mata Doce Luciany Aparecida

Resenhas - Mata Doce

Honorato 13/05/2024

Fortaleza de mulheres
Eu não me comovia e me arrepiava tanto com uma leitura desde um bocado de tempo. Um livro delicado, autora fia perfeitamente uma história de um lugar - Mata Doce - na alma de gerações de mulheres que enfrentam o coronelismo, o patriarcado, a solidão. A escrita é de uma força impressionante.

Raíssa 10/05/2024

Mata amarga
É incrível como todos os personagens são bem desenvolvidos. A história é realista, com várias partes pesadas mas é bonito de ver a representatividade. A maioria é preta, as mulheres são fortes, há casal de mulheres, prostitutas, religiosas. A cultura brasileira do sertão é mostrada a todo momento. Eu recomendo demais.

valmir 06/05/2024

Mata Doce
" O estranho não é o embaralhando das estações, mas o silêncio das certezas."

" Por isso passei a escrever, para ver brotar gente no meu corpo. Para sentir o renascimento das ramas no meu peito".

Belíssimo!
Uma força na escrita, um romance belo e violênto, delicado. Sororidade de mulheres negras. Perdas, lutos, afetos, ressignificação.

Lety Valadares 01/05/2024

Amei
Filinha Mata Boi, é a protagonista, ela vive com suas mães adotivas, a professora Marinha e a travesti Tuninha, em um casarão em Mata Doce.
Um dia antes de seu casamento, o noivo de Filinha é assassinado. A autora habilmente conduz o leitor até esse evento impactante, descrevendo a cena com Filinha vestida de noiva, curvada sobre o corpo ensanguentado do noivo, manchando seu vestido com sangue e areia. Após esse momento traumático, Filinha se transforma em uma matadora de boi. O livro retrata a resiliência e a determinação dessas mulheres diante das tragédias da vida, em uma prosa bela e poética.

Iris 21/04/2024

Triste, bonito e que prende a leitura até o final. Narrada de forma não linear, onde os pedaços vão surgindo aos poucos e construindo a história.

Toni 18/04/2024

Leituras de 2023 | Cortesia da autora

Mata doce [2023]
Luciany Aparecida (BA)
Alfaguara, 2023, 304 p.

Mata Doce é um rincão do Brasil entre tempos, regiões e histórias. Um lugar que tem tanto da aridez de um lajedo quanto da exuberância de uma mata fechada a esconder segredos, mistérios e alumbramentos. Nessa paisagem, drasticamente alterada por um rio represado e pela criação de gado, obras de um dono de terras que “fez fama no grito e na bala” (p. 194), a impunidade do homem branco — “ser livre para matar era lugar social” (p. 100) — é confrontada por uma família de mulheres de muitos e ancestrais entendimentos, com quem disputam não só o direito à terra e à dignidade, mas a um passado que não seja urdido apenas por violências.

A partir de um painel de personagens complexas, muitas delas tão tangíveis quanto os objetos que determinam suas passagens e presenças na história, Aparecida nos apresenta uma narrativa cindida por um crime, cuja narradora (também ela duas: primeiro Maria Teresa, depois Filinha Mata-Boi) ora conta sua história com certo distanciamento, ora se coloca em primeira pessoa — um e outro registros marcados pela confusão inevitável entre memória e elaboração. É curioso, a propósito, que a memória dos vivos (produzida por traumas diversos) seja no romance muitas vezes estanque e assombrosa, marcada por imagens fixas (a noiva ensanguentada, a careta de boi etc), enquanto que a memória dos mortos, a priori aprisionada à lembrança de quem vive, apresente-se como agente de mudança, ainda capaz de influenciar destinos.

Em certa medida, esse embaralhamento de tempos e estados traduz uma cosmopercepção espiralar (v. Leda Mª Martins), presente nas filosofias afrocentradas e indígenas, em que o passado nunca é estanque e o tempo é entendido como uma experiência cíclica e dinâmica. Nessa perspectiva, eventos e experiências se repetem, mas com variações significativas, promovendo continuidade e renovação: o tempo é uma espiral que conecta passado, presente e futuro. Essa imagem é sustentada pelas rosas que adornam a casa da professora Mariinha e da travesti Tuninha em Mata Doce, e traduzem toda a força de uma narrativa carregada de espinhos e ternura.

Karina 18/04/2024

Mata Doce
"Mata Doce", de Luciany Aparecida, é uma obra que nos apresenta uma comunidade marcada por traumas do passado, segredos e uma teia complexa de relacionamentos. A trama se desenrola em torno de Maria Teresa, uma jovem que vive num casarão ancestral ao lado de suas mães, em meio a personagens marcantes e um cenário rico em simbolismo.

Desde o início, somos cativados pela narrativa da autora. A protagonista, Maria Teresa, é apresentada como uma figura doce e inocente, cercada pelo amor de suas mães, Mariinha e a travesti Tuninha, e envolvida em preparativos para seu casamento com Zezito, seu grande amor. No entanto, um evento trágico no dia anterior à cerimônia muda drasticamente o curso da história, "matando" Maria Teresa e dando origem à personagem Filinha Mata-Boi. Essa personagem vai da doçura para a violência do seu novo ofício que é matar.

“Maria Teresa parou em frente ao boi vivo e arrancou sua careta. O animal perdeu seu sentido controlado de direção, mas não tinha mais como escapar. A mulher achava justo que a morte se apresentasse de frente. Quando ela encarava o boi, o sangue da vida ainda corria quente por baixo da sua carcaça.”

A autora tece habilmente uma narrativa que oscila entre passado e presente, revelando lentamente os segredos e as camadas dos personagens. Aqui, não adianta ter pressa, o ritmo se torna mais lento, mas vale a pena!
Nesse emaranhado de relações familiares e sociais, Luciany aborda temas como liberdade, opressão, identidade e espiritualidade.

Um dos pontos fortes do livro é a construção dos personagens, que são realistas e multifacetados. Conhecemos o personagem coronel Amâncio, que simboliza a opressão do homem branco e poderoso, enquanto personagens como Mariinha, Tuninha, Lai e Mané da Gaita adicionam profundidade, afeto e humanidade à história. A autora cria figuras marcantes, cujas histórias são exploradas com sensibilidade e empatia, e somos apresentados a mulheres fortes e resilientes, que enfrentam desafios lutando por um futuro melhor para si e para as gerações futuras. Temos aqui até uma cadela, tão especial nessa história, que me fez lembrar Baleia, de "Vidas Secas".

"Mata Doce" é uma obra para ser degustada, que não apenas nos cativa com sua trama envolvente e bela, mas também nos convida a explorar questões profundas sobre a natureza humana e a complexidade das relações interpessoais.

Aylla.Mendes 15/04/2024

Nunca pensei que esse livro pudesse me tocar tanto. Iniciar a leitura despretensiosa e realmente gostei

Debora 14/04/2024

A história se repete, e se repete
A intenção do livro é ótima, a história é boa. A repetição mil vezes dos mesmos fatos é chata, muito chata.

LimaOLimao 31/03/2024

Parece clássico, mas não é.
Enredo - 3,5 Estrelas ( Bom

Foi um enredo totalmente fora do que eu esperava e do que eu tinha imaginado para o final do livro. E é muito estranho quando se depara com um enredo que não tem nenhum acontecimento que você já tenha lido ou visto em outros livros.

Eu mesma, tive que voltar e reler a parte final, para poder assimilar melhor o que tava realmente acontecendo. O livro aborda temas espirituais, assuntos que envolve religiões de matriz africana. Então tem algumas situações que ficam subtendido e as vezes é um pouco confuso de compreender, mas foi uma soma de acontecimentos que me fizeram ler até o final e gostar.

Personagens - 2,5 estrelas ( Bom

No início não me conectei com nenhum, mas entendendo o peso deles no enredo, comecei olhar em outra perspectiva. Não amando, mas me conectando o suficiente pra não achar que foram só jogados ali sem nenhum propósito.

Escrita - 2,5 Estrelas ( Bom

Escrita que remete a escrita de livros clássicos, coisas impressionante, tendo lançado esse ano. No início, achei confuso e pensei que não iria conseguir entender boa parte do que se falava no livro, tanto em relação a narração, quanto nas expressões dos personagens.

Mas foi uma experiência boa, já que eu não tenho experiência com a escrita dos ?clássicos?, provavelmente irei fazer uma releitura, e fazendo isso, vai me ajudar a adquirir mais informações que talvez eu não tenho e percebido ou entendido.

Mas o que foi difícil, foi como em alguns momentos, a autora separou o ponto de vista para outro. Em um momento a protagonista só menciona um outro personagem, e logo depois o dito cujo aparece no ponto de vista dele. Então, assim? confuso.

Bia 30/03/2024

Delicadeza em forma de prosa
No início, os muitos personagens, a falta de clareza e entre realidade e imaginação e na linha temporal fazem da leitura um pouco confusa.
Mas a persistência foi recompensadora.
Uma narrativa poética e delicada que nos leva a sentir Mata Doce como lar e nos faz sentir o cheiro do café passado no fogão a lenha e o sabor da bala de goma, apesar de toda a dor e tragédia que permeia a vida das personagens.
Lindo demais.

Bruna.Bandeira 30/03/2024

Prosa poética e delicada
Que escrita gostosa! A autora consegue fazer a gente se conectar emocionalmente com a história dos personagens mesmo não ressoando mesmo na nossa vivência. Preparem o lencinho... Maravilhoso!

Maria Amélia 29/03/2024

"Mata Doce é um romance épico, delicado e poderoso, que entrelaça passado e presente em uma obra majestosa, e desde já um marco da literatura brasileira contemporânea."

Lili 25/03/2024

O vai e vem temporal, os muitos personagens, podem ser um pouco confusos no início da leitura, mas por favor, nao desistam, é uma leitura belíssima!
É sobre dores, traumas, amores, sobre fantasia e religiosidade e respeito entre crenças distintas, tudo desenhado numa escrita poética, mas zero cansativa.