Antagônicos

Antagônicos Aroldo veiga

Resenhas - Antagônicos

Diogo 05/02/2024

Obrigado a editora pelo envio do livro, ganho no sorteio SKOOB, o livro é de fácil leitura, flui rápido, a historia desenvolve bem, tem uns clichês, e umas conveniências de roteiro, o narrador beira José de Alencar com algumas palavras.

Marvy 31/12/2023

Um turbilhão de emoções
O livro começa com Cristiano e Cainã ainda crianças, quando nem se conheciam e viviam realidades completamente diferentes. Ambos só irão se conhecer quando estiverem perto dos 18 anos e tiverem o mesmo objetivo: conquistar o coração de Mariana.

Essa história vai muito além do romance, retrata temas importantes como corrupção, homofobi* e desigualdade social. É aquela trama com coincidências, encontros e desencontros na medida certa.

É um livro que a gente se conecta tanto com os personagens que sofremos junto com eles. A escrita é fluída e cheia de reviravoltas e mesmo que eu tenha tido ranço de vários personagens ao longo da trama, entendi o porquê agiram assim.

Foi uma leitura cheia de significado e de muito aprendizado!

Vanessa.Liandro 09/12/2023

Um ótimo livro!
Chegou o momento de conversar sobre "Antagônicos" de Aroldo Veiga que trará Cainã e Cristiano como protagonistas nesse enredo.
Cainã é um garoto que tem uma infância bem difícil. Vive com seu pai que tem problemas com bebida e está desempregado. Pra levar algum dinheiro para dentro de casa, Cainã faz geladinhos para vender na rua. Ele é batalhador e muito honesto! Em um episódio que se provará decisivo em sua vida haverá uma reviravolta que lhe dará uma oportunidade de melhorar sua situação.
Cristiano tem uma vida bem diferente de Cainã. Nascer e crescer com privilégios o torna um rapaz típico das classes abastadas. Sua família tem uma religiosidade muito presente no dia a dia e que moldam suas mentalidades nesse aspecto. Entretanto, alguns acontecimentos importantes no seu crescimento vão afetar sua personalidade.
Seus caminhos se cruzarão na mesma escola que irão estudar em Aracaju no ano de 1984. Ambos terão uma coisa em comum: Mariana. É o que você está pensando, haverá um triângulo amoroso. Mesmo não gostando muito desse aspecto, não foi algo que me incomodasse tanto, principalmente por ter noção de quem ficaria com a garota.
Que história gostosa de se ler! Aroldo conseguiu me prender em todos os momentos dessa trama. Gostei das personalidades de cada personagem, principalmente do Cainã. A distinção cultural que criou para cada um deles tornou a trajetória muito mais interessante. Embora tenha gostado muito do que encontrei, senti um pouco de descrença em alguns eventos. Sei que na vida há possibilidades para praticamente tudo, porém há circunstâncias pouco críveis que ocorreram na vida dos personagens.
No fim, o que importa é que adorei conhecer a escrita desse autor e quero tecer elogios pela forma como conduziu sua história. Terminei com o coração aquecido e feliz com o final que escreveu.

Amanda.Contiero 06/12/2023

Antagônicos
Eu me apaixonei por esse livro um milhão de vezes.
Pela resiliência de Caiña e coragem em não desistir dos seus e de si mesmo. Pela doçura e força de Mariana. Pela exposição de fragilidades de todos os personagem, afinal ? O ?teto de vidro? mereceu um brinde kkkk amo uma bela ironia social. As tramas narrativas foram desenvolvidas com uma sensibilidade ímpar. Sem vilões. Há pessoas com acertos e erros. De modo moralmente aceitáveis ou não. Buscam amor. Querem felicidade. Afinal , quem não quer?
Recomendo demais a obra!!! Um romance nacional favorito do ano para mim.

Karla Samira @pacoteliterario 01/12/2023

Mais diferentes, impossível!

Logo de início, a gente conhece dois personagens que, realmente, fazem jus ao nome do livro: não poderiam ser mais diferentes, em todos os momentos.

Cristiano, sempre com uma visão muito de que "o mundo lhe serve", de que tudo gira em torno de seu umbigo.

Cainã, vindo de uma família muito pobre e desestruturada, através de muito trabalho consegue, num golpe de sorte, uma oportunidade para mudar de vida.

Os dois se encontram, adolescentes, disputando o coração de Mariana, moça encantadora de origem familiar complicada.

O livro se desenvolve contando a história desses três jovens, que mostram - cada um - do que são capazes, para o bem ou para o mal.

Por se passar há algumas décadas, é interessante observar como as relações se davam sem a presença - incontrolável - da tecnologia.

Com inúmeras reviravoltas e dramas familiares, a história nos leva a vários pontos de reflexão, o que, para mim, mostra a grandeza dessa trama.

Será que vale tudo por amor? Em algum momento da vida, amar significa distância ou silêncio? Ou apenas seguir no caminho e cumprir a responsabilidade de viver?

Sofri, sorri, refleti, então, já sabem que é o tipo de leitura que eu super recomendo!

Leiturando Livros Paula 29/11/2023

UAUU! Que livro!
Pensa em um livro que você JAMAIS terá uma leitura monótona, que a cada página é tiro, porrada e bomba rs.

Um livro que se passa nos anos 80 e aborda muitos temas, como religião, politica, classes sociais, lealdade, amor, problemas familiares, acolhimento.

? Temos os temas centrais focados em 3 pessoas, Cainã, Cristiano e Mariana.

? O Livro mostra Cainã, um jovem com um coração muito bom, que vive com seu pai alcoolatra, que vive em meio a muitas dificuldades, todo dinheiro ganho de seus trabalhos ele dá à seu pai e mesmo assim estão prontos a serem despejados por falta de pagamento do aluguel por meses. Ele tem um amigo, o Saci que tem um irmão especial e cuida dele, pois é a única pessoa que ele tem na vida e devido a isso Saci cogita entrar para o lado ruim de se ganhar a vida devido suas dificildades.

? Cristiano, já tem uma vida totalmente diferente, viveu com tudo do bom e do melhor, porém descobriram que seu pai ganhava esse dinheiro de forma ilícita. Os problemas que descobriu do pai (que veio a carretar a perda dele) e dos problemas que descobre da sua mãe, ele acaba tomando um rumo destoado da vida.

? Mariana, é uma jovem bonita que desperta o olhar dos meninos, com coração bom, é sobrinha do Bispo (criada por ele), mas tem uma tendência a acreditar no que as pessoas falam para ela, e com isso acaba comentendo um dos maiores erros de sua vida.

? Ah, e CLARO, os dois gostam dela!

? Cristiano vira o rival de Cainã em diversos momentos. São vividos trechos bem impactantes que não nos deixam dormir de curiosidade de tudo o que se passa nesse livro!!!

? Gente!! Esse livro é o que mais vi Plot Twist!! Um dos melhores livros no ano! SÉRIO!

? Te convido a ler ANTAGONICOS, anotem! Não deixem passar essa leitura e depois me contem o que acharam. Garanto muitos reação durante a leitura

Jônatas Rafael Garpin 27/11/2023

Mais do que apenas uma história romântica
Um romance nacional que se passa na década de 80 e que traz rivalidade, ciúmes e egos inflamados.

Cainã tem um coração bom desde pequeno, mesmo vindo de um meio caótico, sem mãe, pai alcoólatra e sendo vitima do trabalho infantil, nunca deixou que isso afetasse sua índole, e isso se estende ate sua vida adulta. Mesmo com altos e baixos, ele sempre seguiu em frente, e na adolescência nasce à paixão pelo surfe, esporte famoso da época.

Cristiano sempre teve tudo que desejou, até que perdas na sua estrutura familiar abalam todo o seu universo, ele passa por situações tristes, mas nem isso muda o seu coração rancoroso e sua inveja.

Mariana é a sobrinha do bispo que comanda a escola onde estuda, ela é bela, inteligente, educada e religiosa. Ela atrai a atenção de todos e o amor de Cainã e Cristiano.

Passamos então a acompanhar a luta pelo coração de Mariana, um a ama, o outro a endeusa. Vemos tanto como o amor e o rancor pode permanecer vivo por décadas e quantas vidas podem ser afetadas por isso, temos como pano de fundo, sofrimentos que a sociedade esconde, e como os afetados tendem a se esconder e as vezes usando a religião como armadura para o bem e o mal.

Esse livro ultrapassa a narrativa romântica esperada, e recebemos bastante criticas religiosas, politicas e as diferentes classes sociais em que os personagens estão inseridos, eu particularmente me vi devorando esse romance que é muito bem dividido em capítulos datados e nos mostrando como uma única historia pode levar décadas ate ter um fim.

O autor apresenta personagens que podem estar na casa ao lado, e como nunca vamos saber sobre o sofrimento do outro, como alguém pode estar ferido e seguindo em frente, e como situações traumáticas agem de forma diferente em cada pessoa, então com toda certeza indico demais esse romance.

Thay 26/11/2023

Um romance diferente dos anos 80
Dois rapazes que nasceram e cresceram em ambientes diferentes, em situações opostas...
Porém, com um único amor em comum.
Antagônicos é uma história de rivalidade onde uma parte é raiva e ciúme, que antecede qualquer outro sentimento.

Cainã tem um bom coração, é honesto e sempre correu atrás de seus sonhos sem prejudicar a ninguém, é apaixonado por surf e seu sonho é se tornar um profissional e viver feliz com seus avós e com o amor de sua vida.

Cristiano é um rapaz de coração amargo, guarda muitos rancores e não sabe lidar com seus problemas internos e sempre procura uma vingança para tentar ter o que ele quer, o que sempre acaba o colocando em alguma confusão.

Mariana, uma garota bonita e inteligente, que é desejada pelos mais novos rapazes de sua escola. Uma menina doce que vem sendo envenenada com a maldade alheia de seus colegas, será que ela se deixará vencer por pequenos comentários amargos?!

Esse romance é completamente diferente dos que já li na vida...um romance de época brasileiro fora dos padrões clichês. Muito romance, mas também muito drama de uma forma bastante atraente e fascinante, ambientada em vários lugares, o que faz o leitor viajar e se sentir naqueles locais citados.

O livro fala sobre o amor juvenil, mas também sobre o amor que cresce e com tudo o que vem junto e o que o rodeia, porque, do amor pode surgir novos sentimentos.

Essa trama envolve muitos personagens, cada um com sua história e desfecho, com grandes plots que faz com que a história te prenda ainda mais...sério! É inevitável passar por um plot e não querer seguir em frente com a leitura. Rs

Até o final desse livro as surpresas só aumentam!

E aí, te deu curiosidade para ler?

Pedro 23/11/2023

Um livro muito bom e muito bem escrito
A construção das características de cada personagens foram trabalhadas com bastante distinção, fazendo com que cada personagem seja único a sua maneira mesmo tendo acontecimentos parecidos na suas vidas.
A estrutura no início e em alguns pontos da narrativas me causou uma certa estranheza e confusão. O fato de serem capítulos longos com datas específicas no início de cada capítulo, e o autor ter colocado um acontecimento do futuro em um capítulo do presente fez isso se tornar confuso. Uma separação em capítulos menores traria uma certa diferença.
Embora com os capítulos longos, a fluidez na narrativa ajudou a não parecer tão extenso assim, porém o uso de uma linguagem rebuscada na narração de uma história onde os personagens são adolescentes, e todos os seus dramas, me deixou perguntando a quem realmente se destina esse livro, se é para um público jovem ou para os adultos.
Sobre os personagens, Cainã é um protagonista incrível. Sua simplicidade e empatia para com os outros é admirável. Já o Cristiano é um daqueles personagens que é impossível não sentir ranço.
O Aroldo trouxe uma análise profunda sobre o que nos molda ao longo da vida. Tanto Cainã, quanto Cristiano teve seus perrengues e suas perdas e mesmo assim um consegue ser gentil, enquanto o outro, destrutivo. A Mariana é um doce de menina e acompanhar a trajetória dela foi também uma das coisas que mais gostei.
Outra coisa que me agradou foi o fato do autor explicar como é a vida de cada um dentro da trama, até mesmo dos personagens secundários e não deixando brecha pra nenhuma ponta solta.
Alcoolismo, luto, amizade, escolhas, estes são apenas algumas das temáticas que serão abordadas ao longo da história.
Com um prosa refinada e com personagens que fluem entre a imaturidade e o amadurecimento, "Antagônicos" possui uma trama que expõe críticas a religião, como nosso caráter é moldado a partir do meio no qual estamos inseridos e o que estamos dispostos a fazer para alcançarmos nossos objetivos.

Nah 23/11/2023

Que história
Eu adorei esse livro ! É nítido o foco nas relações humanas e como isso pode interferir negativamente na vida de diversas pessoas
É uma história impecável e indico para todos

Bi Faria 23/11/2023

| Resenha
Que história intensa, com muitas camadas e reflexões. Foi uma leitura de tirar o fôlego em suas nuances realistas, o que prende do início ao fim.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e fui surpreendida por toda a complexidade apresentada, personagens que nos proporcionam aprofundar em seus dilemas, defeitos, erros, acertos e que diz muito do ser humano. Diferenças sociais, álcool, ciúme, vingança, oportunidades, amizade e amor. Quando a vida de Cainã e Cristiano se cruza tudo pode acontecer.

Cainã nunca teve uma vida fácil com seu pai alcoólatra e a vontade de estudar. Sustentando o pai mesmo sendo tão jovem, ele sabe que para mudar de vida, somente indo para uma boa escola, mas jamais abandonaria seu pai.
Cristiano viu sua vida estruturada desmoronando através de seu pai, muitas mudanças vieram sem que o jovem as absorvesse.
Quando Cainã conhece dona Nicole, uma senhora bondosa, sua vida muda, ele com o coração enorme se preocupa com o melhor amigo Saci, que também vive uma triste realidade. E com o pai que se perde cada vez mais pela bebida.
Duas vidas tão opostas em que a condição social não determina caráter. E Mariana vem para mexer com o coração de ambos, mesmo com tantas diferenças, o que traz um embate de anos.
Cristiano cria em sua cabeça situações de amor onde não existe e Cainã a ama verdadeiramente, só que nem sempre esse sentimento será suficiente. E é aí que entra Sandra, com inveja e cobiça, capaz de tudo para ter Cainã mesmo sem ser recíproco, o que causa perdas, sofrimento e muitos anos de indisposição.
E o amor? Durante duas décadas sofre de diversas maneiras, o que traz um mix de sentimentos.

O autor com uma escrita rica e fluida traz um romance da década de 80 bem profundo em relação ao comportamento do ser humano, com suas escolhas e as consequências. Dividido por partes, anos diferentes e os cenários se alternando entre passado e presente, vislumbramos muitos anos de diferenças, embates e muito drama, o que leva o leitor a muitas reflexões em relação à violência, religião, vingança e o quanto isso pode afetar o ser humano em suas atitudes. #Antagonicos #LeituraColetiva #LCAgenciadeComunicacao

@livretoencantado 22/11/2023

Drama nacional repleto de reviravoltas!
"Você não precisa de permissão alguma para conseguir o que quer da vida, meu filho. Toda força necessária está dentro de você, e não fora."

Abordando temáticas necessárias como desigualdade social, corrupção do falso religioso e criticas sociais, Aroldo nos entrega um drama que mescla suspense com ação e aquela pitada marota de romance.

Os personagens secundários possuem sua importância e o seu protagonismo, eles nos entregam muito e é impossível não termos os nossos favoritos.

É lindo acompanhar a amizade do Cainã com o Saci, com o Edu e com a Vovó Nicole, esta última tão sólida quanto um laço de sangue. O romance entre Cainã e Mariana é repleto de altos e baixos, por influência externa de quem não quer que esse amor se concretize.

É incrível e quase palpável a evolução dos personagens no decorrer da história, pena que, assim como na vida real, alguns só retrocedem.

Cainã apesar de todas as dificuldades, do pai ser alcoólatra e agressivo, sempre priorizou ser honesto e não desistiu de sempre estar em busca de transformações e aprendizados.

Temos um breve relato histórico da época nazista, referência sobre a super lotação nas cadeias, reencontros com o passado, vingança, obsessão, a dificuldade de morar em outro país, o mal que o vício traz tanto para a própria pessoa quanto para quem está ao redor. Sem contar as mazelas da sociedade, sempre separando dos ricos o mundo dos mais pobres.

Amei cada detalhe, me apeguei com alguns personagens e até quis descer o cabo da vassoura no cocuruto de outros! Faz parte, né? Tiveram momentos que chorei pra dédeu, outros que o coração ficou quentinho e outros que o infarto quase tomou de conta!

A escrita do Aroldo é tão cativante e os personagens são bem construídos, não há pontas soltas, todos têm o seu fim ditado. Reviravoltas? Temos várias! É cada plot e chega o coração da gente erra os batimentos.

Aline ig @escape.abacharel 22/11/2023

Nacional muito bom! Leitura super fluida!
Antagônicos conta a história de dois garotos, totalmente o oposto um do outro. Esses garotos são Cristiano e Cainã.

Cristiano, um garoto que sempre conviveu com o luxo, mas que de repente sua família perdeu tudo, inclusive tendo o pai se suicidado. Agora, passa a morar em uma região longe da sua, onde não tem amigos, mas que vai ter que conquistar seu território.

Já Cainã é um garoto pobre, cresceu sem mãe e, mas com a figura paterna de um homem afundando no vício do alcoolismo, sendo extremamente ausente e várias das vezes inconsequente e irresponsável. Logo, o menino precisou trabalhar desde cedo para sobreviver. Ao longo das poucas páginas do romance, vemos que Cainã teve uma reviravolta em sua vida, mas tudo a partir do próprio esforço próprio, além de sua boa índole.

Com tudo isso vemos que começamos a criar um laço de empatia por Cainã, ao passo que Cristiano, em uma primeira vista, é um cara normal, mas com suas atitudes egoístas e mimadas, passamos a tomar verdadeiro RANÇO! rs

E esses dois são apaixonados pela mesma garota: Mariana. É a partir desse triângulo amoroso que os jovens vão se tornar rivais.

Só posso dizer que esse livro foi extremamente fluido para mim. Eu adorei conhecer a história de todos esses personagens, inclusive dos personagens secundários. Acho que a história é muito rica e todos os personagens foram muito bem desenvolvidos.

Para quem busca uma história dramática, com uma excelente narrativa, verossímil com nossa realidade crua, eu indico “Antagônicos”, uma obra que fala sobre ausência da paternidade, violência doméstica, alcoolismo, preconceito, fanatismo religioso, dentre outros diversos assuntos atuais.

Mesmo que a obra se passe na década de 80, ainda assim conseguimos ver como os assuntos são tão pertinentes e ainda contemporâneos.

site: https://www.instagram.com/p/Cz6lzOprm85/?img_index=1

onceuponatime_book 22/11/2023

Resenha do ig @onceuponatime_book
Eu simplesmente amei o livro, quando comecei a ler não consegui mais parar até chegar o final do livro.

É uma história que fala sobre classes sociais, sobre oportunidades, amizades, laços familiares, vícios, amor, vingança e religião. E o autor de forma única conseguiu falar de todos esses temas de uma forma cativante e que conquistou o leitor.

A genre vai acompanhar dois garotos que tiveram oportunidades de vida completamente diferentes, mas que acabam se apaixonando pela mesma garota. E a gente vai acompanhar a vida desses três e em como escolhas, decisões e raiva vão moldar e é guiar a vide deles por caminhos as vezes difíceis e que muda de acordo com suas decisões. De como o passado influencia seu presente e molda seu futuro.

O autor escreve muito bem e em uma narração em terceira pessoa conduz o leitor em uma trama cheia de altos e baixos, como tudo muda muito rápido e em cada capítulo acontece uma coisa diferente que muda a vida dos personagens.

Eu amei a forma como o autor construiu os personagens e como ele trás tanta realidade para sua narração. O livro poderia muito bem ser uma história real.

Venho reclamar que o autor quase me mata do coração várias vezes e me fez chorar para no fim tudo ser final feliz hahahaha, gente haja coração com esse livro, a gente se apega aos personagens e quando eles sofrem alguma injustiça a gente fica com o coração apertado.

Joilson Brandão 19/11/2023

Sem sombra de dúvidas, uma das maiores surpresas que tive esse ano.

O livro inicia com ritmo lento, mas logo nos apresenta um emaranhado de intrigas, reviravoltas e acontecimentos de deixar o leitor boquiaberto.

A escrita é fluida, embora muito rebuscada em alguns momentos, porém o saldo permanece positivo.

Indico a leitura.