As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Milena 19/03/2024

Perfeito?
Esse livro é simplesmente perfeito, a narrativa demonstra claramente o quão uma guerra é prejudicial para todos independente do lado que está ou se são civis ou não. O livro me permitiu aprender mais sobre o Vietnã, e me encheu de lágrimas em alguns momentos. Simplesmente uma leitura necessária. Gostaria de compartilhar a frase do livro que mais mexeu comigo: ?De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerra.? - Nguyen Phan
Queria agradecer a escritora por compartilhar sua história e também engrandecer a mulher que ela é e a força de toda a sua família.
Naiara 29/03/2024minha estante
que lindo

Renata 18/11/2023

É muita dor, daquelas que a gente nem consegue mensurar ou sequer imaginar de verdade?

Me faz refletir sobre a guerra e sobre como o ser humano pode ser cruel, impelido pelas circunstâncias (ou não).

E sobre como o ser humano também pode ser resiliente, mais que um saco de pancadas, porque somos capazes de levar muitos socos, cair e levantar, mas também de criar, construir e amar.

Chorei, chorei muito, e não pelas minhas dores (que a identificação muitas vezes pode causar), mas pelas dores dos povos do mundo, que sofrem com os conflitos e as guerras em seus países. Chorei pelas famílias destruídas, pelos corações destroçados. Que Deus as ajude.

Ana Lícia - @livroedelirio 13/10/2023

Até a chegada desse livro, eu nunca tinha lido nada sobre a história do Vietnã. Tudo o que sabia era o básico e superficial que se aprende nas escolas sobre a guerra do Vietnã. Com esse livro, compreendi toda a complexidade da história do país, cercada de conflitos, guerras, invasões estrangeiras e mortes que marcaram gerações.

Huong espera ansiosamente a volta de seus pais que lutaram pela causa revolucionária - também conhecida como Guerra do Vietnã. Enquanto isso, a menina é cuidada pela avó, a matriarca Diêu Lan, uma figura central importante na história, uma vez que ela irá contar a neta toda a sua trajetória, perpassando momentos prósperos de sua família e o declínio devido às mudanças e aos momentos históricos do país.

Lan sobreviveu à ocupação francesa, à invasão japonesa durante a 2º guerra mundial, à grande fome, à reforma agrária, e também à guerra do Vietnã. Além disso, também lutou pela sobrevivência de seus filhos e pela memória de sua família e ancestrais.

“As montanhas cantam” é um livro difícil, pois aborda sobre perdas, mortes, massacres, violências físicas e abusos. Vemos como a guerra do Vietnã marcou a vida dos tios da Huong, inclusive a de sua mãe e pai, e em como as sequelas são sentidas até hoje.

Apesar desses pontos dolorosos, a obra também aborda sobre esperança, solidariedade, perdão, pertencimento, ancestralidade e reconciliação. Mesmo com toda a violência e trajetória da Diêu Lan, consegui sentir toda a sua esperança e força. Ela teve que deixar muita coisa para trás, mas a fé sempre a acompanhou. E, nossa, que ensinamentos ricos pude compreender através dessas páginas!

Aprendi muito. Me emocionei. Chorei. Foi uma oportunidade única de ler sobre o conflito a partir de outro ponto de vista e de entender que as perspectivas não são unilaterais. Como diz na orelha do livro “Guerras costumam ser narradas do ponto de vista dos vencedores. O caso da Guerra do Vietnã, em suas representações mais conhecidas, mostra a loucura dos soldados e uma crise moral dos Estados Unidos. Mas raras são as oportunidades de ler sobre o conflito do ponto de vista das maiores vítimas: civis, em especial crianças e mulheres.”.

esther.crisrocha 07/09/2023

Emocionante
As montanhas cantam foi um dos livros mais emocionantes que já li, e por isso ele acabou se tornando um dos meus livros favoritos da vida.
O livro traz a história da família Trần, com o pano de fundo a história do Vietnã. Vemos essa família passar por vários períodos difíceis, como a guerra do Vietnã, a grande fome. Mesmo assim ele se reguem e continuam lutando para poder sobreviver, apesar dos desastres que os cercam.
A autora soube muito bem trazer a cultura Vietnamita, ainda mais porque a autora nasceu lá. Então ela não só traz momentos difíceis que o país passou, mas também os momentos alegre, a cultura e sobre ter esperança em momentos difíceis. O que mais gostei foi que autora contou a história através de um criança/adolescente, sendo a Huong, que nos mostra a esperança de tudo acabará bem, às vezes com um visão bem inocente.
A tag acertou muito trazendo esse livro para o Brasil, foi um livro que aprendi mais sobre a cultura de um país que não tenho muito contato. Além de mostrar as várias facetas de uma guerra e o que ela pode fazer com uma família. Então quem tem oportunidade de ler esse livro leia, mas fique atento aos gatilhos, porque tem muitos.

KelenDZ 07/09/2023

Que livro...
A história é muito triste, comovente e dramática, cheia de injustiças, recomeços, mas também muita perseverança.
Gostei muito de saber um pouco sobre o Vietnã, cuja história sofrida de seu povo eu não tinha nenhum conhecimento.
Se eu tiver metade da garra que a vó de Huong teve, estou satisfeita.

Rodolfo 01/10/2023

"Tente perdoar e esquecer. Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza." p.323
Até onde o ser humano é capaz de ir diante das agruras da vida? Até quando o ser humano é capaz de perdoar?
Nessa majestosa história acompanhamos a saga de três mulheres, avó, mãe e neta, na sua jornada de sobrevivência no Vietnã, pais que foi extremamente injustiçado pelas guerras externas e internas.
Como a própria autora diz o Vietnã é mais do que guerra, e sim a luta e a esperança de um povo que acredita que o melhor estará no amanhã.
Acompanhamos através de cada personagem momentos como a guerra com os franceses e japoneses, a reforma agrária e a divisão interna do país e o quanto isso separou famílias por toda uma vida, mas também mostrou uma força que eles não sabiam que existia.
Não se trata de uma leitura fácil, muito pelo contrário, em alguns momentos o leitor se pega tendo que parar para respirar e tentar digerir a dor da perda e da injustiça dos personagens, que é reflexo do que passou uma nação.
Essa leitura também serviu para ter contato com uma cultura bem pouco explorada ou disponível, que é sobre o Vietnã e suas curiosidades. Com certeza umas das gratas surpresas literárias do ano.

Iza 20/11/2023

Que livro lindo! Eu perdi a conta da quantidade de vezes que me emocionei enquanto lia. Achei bonito demais a escolha de contar a história com a narrativa da avó intercalando com o presente. Um dos melhores que li esse ano, facilmente.

cesa 28/12/2023

As Montanhas Cantam
As Montanhas Cantam é um livro que se passa no Vietnã durante o século XX, retratando os diversos momentos históricos, desde a Reforma Agrária e a ocupação Francesa e Japonesa até o pós-guerra da guerra do Vietnã. Ao meu ver, o livro adotou uma postura bem neutra em relação a política da região, mostrando sempre os dois lados da moeda e acredito que isso seja importante para o pensamento crítico em relação aos fatos históricos. É um livro MUITO trágico e tem partes BEM pesadas mas acredito que foi necessário para abrirmos nossos olhos em relação às guerras que acontecem hj em dia e o quão prejudicial elas são pra todos em volta. Acredito que o livro foi bem fluído e tudo conseguiu se conectar no final.A árvore genealógica no começo do livro é crucial para não se perder com os nomes das personagens. Gostei bastante de como foi abordada a cultura vietamita e em como a autora utilizou os provérbios locais para dar essa imersão no livro, inclusive é de um provérbio que vem o nome do próprio livro. Gostei muito do final e, será que vem aí visitar Hanói algum dia?

Babis Schuina 21/10/2023

Lindo, Emocionalmente
Eu peguei esse livro com medo de ser arrastado ou muito apoiado em melodrama, me surpreendi com uma leitura belíssima, cativante, sensível e emocionante.
A autora constrói muito bem a teia que une presente e passado, a história da família e a história do Vietnã. As personagens são fortes e sensíveis e a cada capítulo eu me importava mais ainda com todos. Fiquei realmente emocionada com a força e resiliência de todos os membros da família e de como a doçura era mantida mesmo diante de todas as atrocidades.
Outra coisa que achei forte no texto é como a vingança e o remorso são encarados e trabalhados, como a esperança e a força é trazida.
Um livro que me emocionou, com uma escrita que te pretende a todos os eventos e no fim ainda fiquei com vontade de visitar o Vietnã. Super recomendo! Um dos melhores da TAG!

Alessandra.Lantimant 22/09/2023

Achei a história linda mas ao mesmo tempo senti um grande incômodo com ela. Ela te tira do lugar comum, levanta questionamentos sobre o lugar ?do bem e do mal?. Mostra o quanto a Guerra é é sempre algo estupido e que traz devastação, seja por que lado seja lutada.

Jo Stein 12/12/2023

As Montanhas Cantam é uma poderosa exploração da resiliência de uma família no norte do Vietnã, abrangendo desde os horrores da Segunda Guerra Mundial até os anos após a derrota do governo do sul pelo norte. A protagonista, Dien Lan, personifica a coragem diante das adversidades, tendo vivenciado os horrores da guerra, a fome e outras crueldades, mas nunca perdendo a esperança na humanidade.

Mergulhada nas páginas desse livro senti a história de luta e dor das personagens de forma tão intensa e real que, em várias ocasiões, tive que parar pra respirar um pouco.
A autora demonstrou uma destreza única ao montar uma narrativa habilmente alternada entre as vozes de avó e neta, explorando o impacto do passado no presente, e equilibrando a crueldade da guerra com a compaixão da cultura vietnamita. Isso ofereceu uma visão profunda e multifacetada de uma parte da história do Vietnã, enquanto manteve uma conexão humana poderosa na trama.

Existem leituras que, de alguma forma, tocam o cerne da gente, e essa com certeza foi uma delas.

Monique @librioteca 12/10/2023

Uma história emocionante e impactante... [ Melhor leitura de 2023... até aqui! ;) ]
Existem leituras que, de alguma forma, tocam o cerne da gente, e essa foi uma delas. Talvez eu tenha acrescentado automaticamente uma camada emocional à experiência, devido ao novo conflito que estamos presenciando no Oriente Médio, mas a realidade é que essa leitura me emocionou profundamente. Mergulhada nas páginas desse livro senti a história de luta e dor das personagens de forma tão intensa e real que, em várias ocasiões, me encontrei à beira das lágrimas.

Em minha opinião, a autora demonstrou uma destreza única ao montar uma narrativa habilmente alternada entre as vozes de avó e neta, explorando o impacto do passado no presente, e equilibrando a crueldade da guerra com a compaixão da cultura vietnamita. Isso ofereceu uma visão profunda e multifacetada da história do Vietnã, enquanto manteve uma conexão humana poderosa na trama. Pelo amor de Deus, ela teve até a nobre (e difícil) sensibilidade de humanizar o "inimigo", tornando-o corpóreo e até familiar. Uma tarefa desafiadora, com certeza.

Enfim... a experiência com esta história notável e impactante me trouxe muitas reflexões sobre a universalidade da experiência humana, independentemente das circunstâncias políticas e históricas. E é por isso que adoro esse tipo de leitura, aquela que serve como um lembrete poderoso de como a história, as guerras e os conflitos afetam nações, indivíduos e famílias de forma permanente.

Sem dúvida, essa leitura inspiradora merece as 5 estrelas que dei, e estou certa de que "As Montanhas Cantam" é uma forte candidata a ser minha melhor leitura de 2023.

Tamara Barros 06/10/2023

As montanhas cantam
História da trajetória de uma família vietnamita contada por neta e vó, a família passa por momentos difíceis devido a Guerra e seus desdobramentos no país.