Mickey7

Mickey7 Andy Weir

Resenhas - Mickey7

Gramatura Alta 19/05/2024

O VALOR DA MORTALIDADE
Mickey Barnes é um prescindível, agora em sua sétima iteração, vivendo – e morrendo – entre seus companheiros na colônia especial gelada e praticamente inabitável de Niflheim. Alguns o consideram imortal. Outros acreditam que ele é um monstro sem alma. Nos últimos nove anos, tem sido enviado a missões praticamente suicidas, sujeito a experimentos que testam os limites da resistência humana, tudo pelo bem maior da espécie.

Durante uma missão de reconhecimento, Mickey7 acaba ferido e é largado para morrer. No entanto, contra todas as possibilidades, ele consegue sobreviver e retornar à base. O problema é que, dado como morto, Mickey7 já havia sido substituído pela próxima geração: Mickey8. Nenhum dos clones está disposto a se reciclar, mas, se alguém descobrir que existem múltiplos Mickeys, ambos serão executados – e não haverá um Mickey9.

E esse não é o único segredo guardado por Mickey7: por um mês, ele não fez o upload de suas memórias, deixando seu clone no escuro sobre sua “quase morte” e um encontro com os habitantes do planeta gelado, supostamente irracionais. Mickey7 também não sabe como todas as suas versões anteriores morreram, e as mortes que ele consegue recordar deixaram marcas profundas… o que o faz desconfiar das reais intenções da colônia.

A história de MICKEY7 gira em torno do Mickey e seu esforço para viver num planeta estranho e perigoso. Ao mesmo tempo, ele precisa pensar nas questões morais de poder voltar à vida várias vezes. O livro está cheio de surpresas, mostrando não só como é difícil para ele se manter vivo, mas também os problemas éticos que ele enfrenta. Mickey precisa se perguntar até onde pode ir aceitando morrer várias vezes para continuar existindo e o que realmente o faz ser ele mesmo, comparado ao primeiro Mickey.

O livro foca no lado científico e na natureza humana, sem entrar em temas de alma ou religião. Ele trata as pessoas como seres biológicos e racionais, evitando qualquer aspecto religioso. Acho que isso foi uma boa escolha. Evitar esses temas ajuda a manter a história clara e direta, sem complicar com questões profundas de existência. Isso permite que a história se desenvolva sem se perder em debates sobre o renascimento do corpo e da alma, o que poderia afastar a atenção da aventura principal.

MICKEY7 é uma história sobre encontrar quem você é e perceber o valor de ser único. Mas o livro vai além e questiona o que significa ser um ser vivo e consciente. Será que só os humanos se encaixam nessa descrição? Ou será que um ser que parece agir só por instinto também pode ter inteligência, sentimentos e emoções? O livro nos faz pensar sobre essas questões, ampliando a ideia de quem ou o que pode ser considerado verdadeiramente vivo e capaz de sentir.

No livro, o planeta onde Mickey e sua equipe estão trabalhando é lar de criaturas chamadas rastejadores, que são perigosas e misteriosas. Durante um acidente que Mickey enfrenta, que por pouco não o mata, ele descobre algo surpreendente sobre esses seres: eles são capazes de sentir e ter experiências próprias, como nós. Isso quer dizer que eles podem sentir dor e alegria, como os humanos. Ao perceber que os rastejadores são seres sencientes, ou seja, que têm sentimentos, Mickey começa a questionar se os humanos deveriam repensar suas ações no planeta, já que suas atividades afetam a vida e o bem-estar dessas criaturas. Essa revelação desafia as noções anteriores sobre o planeta e suas espécies, levando a uma reflexão sobre como os humanos interagem com outros seres vivos.

A descoberta de que os rastejadores são seres sencientes acontece ao mesmo tempo que Mickey percebe o valor de sua própria vida e como suas mortes repetidas afetaram seu senso de propósito e individualidade. Paralelamente, Mickey enfrenta um dilema sobre o que fazer com o novo clone, Mickey8. Ambos têm o mesmo direito à vida; não é justo escolher entre eles. Mickey8 foi criado pensando-se que Mickey7 estava morto, então não seria justo puni-lo com a morte. Da mesma forma, Mickey7, que sobreviveu contra todas as expectativas, não deve ser descartado. Esta situação não tem uma resposta fácil ou correta, criando um conflito intenso e emocional para ambos.

Na história, além de Mickey7, há personagens marcantes como Berto, o piloto. Apesar de ter deixado Mickey7 para trás, surpreendentemente, ele é seu grande amigo. Temos também Nasha, por quem Mickey tem sentimentos românticos, e que se destaca pela sua lealdade extrema, até mesmo acima de sua própria vida. Outro personagem importante é Marshall, o líder da colônia, que se foca em manter a produção funcionando perfeitamente. Ele não gosta dos rastejadores e quer se livrar deles a qualquer custo, e por razões pessoais, têm uma aversão especial por Mickey.

O livro aborda esses temas de forma leve e até engraçada. É interessante ver como Mickey7 e Mickey8 se esforçam para agir como se fossem uma única pessoa, evitando que os outros descubram a verdade para que nenhum dos dois seja eliminado. Eles têm que lidar com como manter um romance e amizades, ao mesmo tempo em que dividem as tarefas do dia a dia sem despertar suspeitas. Além disso, surge a questão crítica: quando a próxima missão perigosa vier, qual dos dois Mickey terá que enfrentá-la?

O único ponto que me incomoda no livro é como Mickey7 e Mickey8, apesar de serem clones, não agem de forma similar. Se ambos são clones com as mesmas memórias e experiências até certo ponto, espera-se uma maior semelhança em suas ações e decisões. Mas Mickey8 pensa e age de modo diferente em diversas situações, inclusive moralmente. Parece que isso não foi uma escolha intencional do autor, mas sim um deslize na forma de contar a história. Mickey7 é claramente o herói, o que não seria um problema se Mickey8 também mostrasse essas mesmas qualidades heróicas. No entanto, Mickey8 tem um comportamento distinto, tomando decisões que muitas vezes contradizem o que Mickey7 faria.

Assim, o leitor acaba tendo mais facilidade para decidir por quem torcer. Mesmo que pareça um erro não intencional, podemos ver uma lição importante aqui: mesmo que alguém seja biologicamente idêntico a outro, como um clone, seu modo de pensar e agir será diferente. Isso acontece porque características como personalidade, valores e moral, que fazem alguém ser único, não são simplesmente copiados. Eles são formados pelas experiências e vivências de cada um. Então, mesmo que Mickey7 e Mickey8 sejam fisicamente iguais, suas escolhas e comportamentos refletem suas jornadas individuais e a essência de quem eles realmente são.

MICKEY7 é uma aventura leve que não entra em debates religiosos ou espirituais, o que eu acho que foi uma boa escolha. No entanto, às vezes penso como seria uma versão alternativa do livro. Nessa outra versão, poderíamos explorar a fundo a ideia de clonagem e suas implicações espirituais: o que acontece com a alma e a essência de uma pessoa quando ela é clonada várias vezes? Será que cada clone teria sua própria alma? E se for assim, como isso afetaria as crenças religiosas e espirituais no contexto da história? Essas questões adicionariam uma camada profunda e complexa à narrativa, desafiando as noções tradicionais de identidade, consciência e fé.

No livro, a trama vai além das aventuras de Mickey7. Conforme a história avança, especialmente perto do clímax, os rastejadores passam a ser o foco principal. Mickey percebe que esses seres são inteligentes e merecem viver, não devendo ser eliminados apenas para beneficiar a colônia. Proteger essas criaturas se torna sua principal missão, mesmo que isso signifique arriscar sua própria vida, algo que ele aprendeu a valorizar. Assim, a história destaca a importância de respeitar e preservar outras formas de vida, além das questões de sobrevivência individual.

Estão fazendo um filme baseado no livro, com Robert Pattinson como ator principal. Pelo que vi, vão mudar algumas coisas na história, incluindo o título para MICKEY17, indicando que o personagem morreu mais vezes nessa versão. Parece que o filme vai explorar não só as questões filosóficas, mas também tocar em temas espirituais e religiosos. Essa é uma observação minha, baseada nos cartazes e imagens divulgadas, que parecem sugerir um enfoque mais psicológico do que uma simples história de aventura e ação.

site: https://gramaturaalta.com.br/2024/05/19/mickey7-o-valor-da-mortalidade/

helenabonamigo 16/05/2024

É uma ficção científica mediana. Tanto os personagens como a narrativa começam interessantes, mas o final não me agradou.

PedroLeituras 08/05/2024

Narrativa que promete
É um livro que por volta da página 200 parece prometer uma série de acontecimentos surpreendentes pro imaginário comum, mas para por aí, o fim segue apenas como uma conclusão que deixou de explorar o potencial em aprofundar os assuntos que são apresentados de formas rasas, ainda que intrigantes.

bxrxu 24/04/2024

Espero que o filme saia e seja melhor
Decepcionada com essa história, a temática é interessante e a forma como ela é narrada até te prende um pouco, mas a execução geral do livro é muito ruim, a história toda se passa em praticamente 3 dias e simplesmente nada acontece, fora que a resolução dele se dá com 10% pro livro acabar e tudo é corrido e mal feito.

Ari Camara 29/03/2024

Poderia ser melhor.
Até 30% do livro, tudo estava bem arrastado. Na verdade, só na reta final que teve ação ao ponto de ficar interessante.

Achei que o recurso de voltar pro passado e depois explicar o que estava rolando no presente não encaixou muito bem, muitas vezes quebrando totalmente o ritmo da leitura.

No mais, pra um livro de apresentação de saga ele até que é interessante e traz conceitos que podem (E PRECISAM!!!!) ser explorados nas continuações.

bardo 28/03/2024

Mickey 7 de Edward Ashton é um divertido romance de sci-fi que por trás de seu texto aparentemente leve e engraçado explora questões bastante complexas e espinhosas. A narrativa leve e um tanto debochada do protagonista por vezes faz com que o leitor esqueça o real peso que está implícito na trama.
Tendo isso em vista Mickey 7 pode ser lido de duas formas: somente seguindo a ágil narrativa e contratempos pelos quais passa o protagonista ou atentando-se para os diversos dilemas filosóficos e éticos que estão ali diluídos.
Temas como precarização e exploração do trabalho, assédio moral, tabus religiosos e sexuais, relações sociais, entre outros estão presentes. Porém, por mais que a obra não discuta diretamente com o leitor, o tema está implícito, sugerido, mas não exatamente declarado; a principal questão do livro seja a pergunta: O quê realmente somos nós?
Se o nosso corpo puder ser replicado e nossos pensamentos implantados, nos ainda seremos os mesmos, ou seríamos alguma outra coisa? O autor vai utilizar algumas respostas filosóficas clássicas para tentar dar cabo dessa questão, se é que isso é possível.
Em suma Mickey7 é uma obra divertida, leve, despretensiosa, mas ao mesmo tempo propõe ao leitor questões bastante profundas que extrapolam o texto: O que realmente somos? O que define o que somos? Onde de fato reside nossa individualidade?
Brujo 29/03/2024minha estante
Muito interessante! Ótima análise!

bardo 29/03/2024minha estante
Estou bem curioso para o que vão fazer no filme e para a continuação da história ;-) (Em tempo dá pra ler tranquilo, tem continuação, mas a história é fechada)

Marcelo Pretti 21/03/2024

Comecei a ler por causa do filme que estão fazendo. Achei a estória interessantíssima, mas eu levei um susto quando o livro acabou? achei que faltava alguma parte, ou que meu e-book veio incompleto? mas não? ele acaba assim meio do nada? mas é um livro interessante de ficção científica? mas acho que o filme será melhor?

Nathuz 14/03/2024

Muito interessante!
Mickey7 é um previsível, ele viaja com uma nave onde se pretende colonizar um novo planeta. Sua funçao, é fazer as tarefas mais mortais e morrer várias vezes, pois sim, eles tem uma impressora biológica ondem imprimem um novo corpo e fazem upload da sua memória.

Vou parar por aqui, pois você precisa ter a experiência de ler este livro.

Julia4422 10/03/2024

Gostei bastante !
Mickey7 consegue te entreter logo no primeiro capítulo, você não entende muito bem o que está acontecendo no início e termina o capítulo pensando ?Meu Deus, o que está por vir???.
A historia de alguns personagens deixam a desejar, gostaria de saber um pouquinho mais sobre a Chen e o Marshall por exemplo, mas é um livro muito bom que vai te entreter com toda a dinâmica de precindível.

Ana Gouvêa 09/03/2024

Primeiro que o livro é divertidíssimo!
Adorei a escrita do autor, as sacadas que mesclam contexto religioso, científico e filosófico foram sensacionais. Eu já daria ponto extra por citar o gato de Schrodinger, mas ele foi bem além disso.
Inclusive já comecei o segundo :)
clacsssssss 09/03/2024minha estante
pq 4 estrelas?

Ana Gouvêa 09/03/2024minha estante
Porque eu quis, ué.
O skoob não me paga pra escrever tcc na resenha dos livros ?????

Camilla240 23/02/2024

Não via a hora de terminar
Não gostei do livro, não me prendeu, não me cativou e achei super chato de ler. Mas quero muito assistir o filme, talvez eu consiga gostar mais do que a leitura
oguiqueiroz 26/02/2024minha estante
direta e reta

Camilla240 10/03/2024minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk poucas ideias

Quacs 14/02/2024

Não é ruim, mas também num é uma leitura que passa rápido. eu espero muito que o filme seja mais envolvente.

daisy's 13/02/2024

Esse livro tem tudo o que eu gosto no gênero, mas o seu maior erro é não se aprofundar em nenhum deles. Tudo fica na superfície, é obvio demais. Se a história também tivesse sido narrada pelo múltiplo do Mickey, talvez os acontecimentos fossem mais dinâmicos. Do jeito que o ator construiu, ele nem chega a ser um coadjuvante relevante. Ele só está ali para reagir ao que acontece e cumprir funções narrativas pontuais. Apesar disso, considero o saldo final positivo. A escrita do autor é fluída, o protagonista é cativante e engraçado nos momentos certos. Acho difícil eu engajar a ler o resto da franquia (o final meia boca deixou a continuação tão na cara...) mas estarei assistindo ao filme com o Robert Pattinson à espera de uma experiência mais emersiva.

Elvis23 06/02/2024

É um romance de ficção científica que nos leva a Niflheim, um planeta gelado e inóspito colonizado por humanos. A história gira em torno de Mickey Barnes, a sétima iteração de um "expendable", um clone humano descartável usado para tarefas perigosas e de alto risco.