O Portador da Espada

O Portador da Espada Cassandra Clare

Resenhas - O Portador da Espada

aelxnfairchild 10/01/2024

Surpreendentemente bom
Apesar de ser MUITO fã das crônicas dos caçadores de sombras e da cassandra em si, confesso que eu estava com baixíssimas expectativas pra esse livro, provavelmente advindas da insegurança de que a cassandra conseguiria escrever algo tão bom (ao meu ver) como tsc. mas, por sorte, me enganei.
gostei bastante da construção desde novo mundo e da forma como ele foi apresentado, bem mais adulto e evoluído do que como ela fez em cidade dos ossos (obviamente), e sua escrita está bem diferente. gostei da construção da história, da politicagem envolvida e, principalmente, desses personagens que, embora novos, são completamente envolventes. claro que consegui reconhecer varias reciclagens que ela fez de tsc (um dos meus motivos pra não dar 5 estrelas), mas não acho isso necessariamente ruim, ja que funciona. novamente cassandra clare fazendo eu me apaixonar por personagens que nunca serão reais, francamente!!
enfim, de modo geral achei um primeiro livro de serie/trilogia bem promissor e envolvente. creio que ela conseguiu de forma satisfatória apresentar e desenvolver as problemáticas desse novo mundo, embora o ?vilão? final ficou meio genérico e apresentado de forma corrida, acredito que ela vá desenvolver melhor no próximo livro (e estou realmente ansiosa!!).

Tai 10/01/2024

O livro é bom mas faltou acontecer alguma coisa
Comecei esse livro despretensiosamente, nao considero esse tipo de fantasia com reis e castelos, cortes e intrigas muito a minha cara. Nas primeiras 300 paginas do livro eu estava positivamente surpresa com o como estava gostando da leitura, achei que a autora estava construindo bem a história.

O problema é que ela só constrói, nada de realmente relevante aconteceu nesse livro, ele nao tem um começo meio e fim e particularmente nao gosto muito desse tipo de livro.

Pra completar as trocas românticas desse livro são tão superficiais que fica tao ruim quanto focar apenas no romance, nao houve um equilíbrio aqui.

Enfim, nao sei se leria a continuação.

Feh (@library.of.the.witch) 09/01/2024

O livro apresenta um novo universo super amplo e muitos personagens intrigantes. Com dois pontos de vista, acompanhamos as histórias de Lin (uma médica Ashkar, que é o único povo que ainda tem algum resquício de magia) e de Kel (um órfão que foi escolhido para ser o portador da espada do príncipe) se interligarem enquanto os dois tentam salvar as pessoas que amam.
Sou suspeita para falar, porque a Cassandra Clare é uma das minhas autoras favoritas, mas gostei muito do livro. Apesar do começo meio lento, para poder explicar o novo universo e apresentar os personagens. Estou bem curiosa para o próximo livro, porque o final desse me surpreendeu muito.

Beatriz 10/06/2024

A Cassandra Clare é uma das autoras que mais li, com um total de 25 livros, o que me fez acreditar que iria gostar desse novo universo, mas, infelizmente, não foi o caso. Entendo que se trata de um livro introdutório, especialmente porque o universo é mais complexo que os outros livros dela, mas em vários momentos foi muito entediante e continuar lendo foi um enorme sacrifício.
Não consegui me conectar com os personagens, e o que acontecia com eles não me importava. Os personagens não tinham química, alguns plots desapareciam de repente, e mesmo assim eu não me importava, só queria que terminasse. Apesar de ser um livro bem escrito e bem construído, pela experiência da autora, infelizmente, não foi feito para mim.

bibi 29/11/2023

Ler esse livro, foi como estar em casa novamente!
Foram quase vinte anos acompanhando Cassandra Clare e seu mundo dos Caçadores das Sombras. Mais de vinte livros que sempre trouxeram um certo ar de familiaridade para os leitores que já sabiam o que esperar naquelas páginas. Com “O Portador da Espada” existia um misto de curiosidade e medo ao iniciar a leitura. Isto porque, eu não queria encontrar mais do mesmo que já havia encontrado nos outros vinte livros de Cassandra, porém, ao mesmo tempo, não queria encontrar algo que não parecesse ter sido escrito por ela. Então, digo que minhas expectativas para com essa leitura eram bem complicadas, confusas e difíceis de explicar.

Terminei de ler o livro a poucos minutos e já estou escrevendo essa resenha porque não quero esquecer do sentimento que tenho. Sentimentos esses que são embaralhados e muito intensos. Porque a experiência de ter lido O Portador da Espada foi isso: INTENSO.

Mesmo que este seja o primeiro livro da Cassandra fora do universo shadowhunters, high fantasy e adulto, ainda assim, conseguiu fazer com que nós, leitores de anos e anos da autora, ainda consigamos identificar uma energia que sempre existiu nos outros livros dela. Não sei bem como explicar, mas é na forma como ela usa as palavras para nos aproximar da história. É no jeito com que ela constrói seus personagens. É no desenrolar das relações românticas e não tão românticas assim. Foi muito bom, pra mim, uma leitora APAIXONADA por todos os livros dos Shadowhunters, e que sempre vai lembrar deles como “casa”, ter encontrado isso em O Portador da Espada. Confesso que em diversos momentos precisei parar a leitura pra suspirar e pensar “meu deus, como eu amo os livros dessa mulher!”.

É importante ressaltar que eu levei alguns bons dias para atravessar o temido início dos livros de fantasia que, por muitas vezes, são arrastados. Isso acontece aqui também. Mas, ao mesmo tempo, quero relembrar que este é o primeiro livro de uma nova SÉRIE. Talvez seja por isso que a Cassandra usou tantos capítulos para nos apresentar o mundo e os personagens, coisa que ela não fazia nos últimos livros dos Shadowhunters, puramente por não precisar mais. Aqui não. Neste livro foi necessário usar páginas e mais páginas para falar das doze famílias e suas concessões, explicar a magia que existia e foi destruída, além de trazer pouco a pouco os personagens principais e secundários. Foi por esse entendimento que eu consegui não me aborrecer com a “lentidão” do início.

Outro ponto que ficou bem claro nesse livro, mas que a sinopse vende errado, é que o romance não é o ponto central dessa história. Na verdade, ele está quase como coadjuvante nesse primeiro livro. Temos dois pontos de vista, Kel e Lin e em ambos temos questões amorosas (não entre eles), mas que não impactam de fato no desenrolar dos acontecimentos. O que é bem diferente das Crônicas dos Shadowhunters, onde o romance é super importante. Então, se você busca por romance nesse livro, esqueça. De qualquer forma, gostei bastante da Cassandra ter trazido para o público adulto relações mais complexas nesse sentido. O possível par romântico da Lin não é bonzinho, na verdade ele consegue ser bem escroto, mas ao mesmo tempo conseguimos entender as ações dele. Coisa que um público jovem não compraria tanto e nem seria legal abordar algo assim. Então, pra mim, funcionou.

Worlbuilding, cenas de ação e descrições estão incríveis. Pode parecer complicado para quem não está acostumado, mas no fim você se acostuma com tantas nomenclaturas e dialetos diferentes.

Acho que se eu pudesse criticar algo, seria uma sensação de que no meio do livro o Kel e a Lin ficam um pouco “pra lá e pra cá” dentro da cidade e isso me cansou. Mas, como eu disse, eu estava muito confortável lendo uma história que tinha gostinho de casa. Também não morro de amores pelo Kel, acho ele ok. É um protagonista meio bonzinho demais (e beijoqueiro! Beijou todo mundo nesse livro kkkk Mas isso não é bem um problema) E o Conor me lembrou em diversos momentos o Matthew de “As últimas Horas”, só que mais sombrio, e o Cardan de “Príncipe Cruel”.

Finalizo essa resenha deixando claro que irei ler a continuação e espero ansiosamente para saber mais sobre o desfecho dos personagens! O final me deixou com aquele gostinho de que grandes coisas irão acontecer! Sempre amei os livros dos Caçadores das Sombras e posso comprovar com O Portador da Espada, que sempre amarei qualquer coisa que a Cassandra Clare escrever.

site: www.instagram.com/bibilendo

Estanteliteraria98 07/01/2024

Não tenho muito o que falar desse livro, como já estou acostumado com outro tipo de leitura da Cassandra meio que fiquei esperando mais, mas mesmo assim não deixa de ser um bom livro, gostei bastante da história e dos personagens

Giovana.Magalhaes 04/01/2024

Cassandra clare
Vamo lá, eu comecei essa livro sem expectativa nenhuma talvez por isso diferente de muita gente eu tenha gostado, o livro é bem introdutório ele nos leva a todos os pedaços do universo em que entramos conhecendo cada pessoa e cada família isso até pode parecer meio chato mas para mim funcionou muito bem os personagens me cativaram demais e eu gostei de saber sobre o meio político do reino cada família cada nobre achei realmente muito bom , ansiosa pelo próximo pena que vai demorar.

pjmyeon 20/12/2023

Apesar de ter seus momentos achei esse livro taooo chatooooo tão sem nada, é um livro bem introdutório mesmo, acho que se a cassandra queria fazer um livro que fosse só introdutório pelo menos fizesse menor, um livro de quase 600 paginas que não acontece nada demais, coisas taooo sabe, nem sei se eu vou continuar essa série quando ela lançar os próximos

Giovanna 11/12/2023

Se você sofre com insônia, leia esse livro.
Gente, eu tentei gostar. Juro. Estava com expectativas altas por ser um novo universo com novos personagens, já que o último dos shadowhunters foi uma bomba. Esse livro tem muito potencial, mas é chato e nada inovador. Os primeiros capítulos são muito confusos, não sabia o que era lugar, língua, reino, personagem... Temos apenas dois pontos de vista e acredito que o livro seria muito mais rico, se pelo menos mais 2 personagens tivessem pov. Kel se esforça pra ter carisma e ser descolado, mas não é. Lin tem potencial, mas falta algum tempero ali. Agora Connor, seu pov fez tanta falta. O irmão gêmeo do Cardan, a Cassie deve ter feito em homenagem a Holly BFF. Os casais não tem tempero e quando shippei o Connor com uma pessoa, o beijo foi tão frustrante. Esse livro é um carro com 4 marchas, mas que não sai da primeira. Quando a gente acha que vai correr, engasga. Enfim, Cassandra pare de escrever 3 livros ao mesmo tempo e vá tirar umas férias.

Camila Zuza 31/12/2023

Ah quero próximo logooo
Ah eu tô doida pra saber o que vai acontecer com a Lin com o Kel e até mesmo com o Conor e com a Antonetta doida pra saber mais desse novo universo da Cassandra pois eu amei

leaoliterario 30/12/2023

?Sou o escudo do príncipe. Sou a armadura inquebrável dele. Sangro para que ele não tenha que sangrar. Sofro para que ele jamais sofra. Morro para que ele possa viver para sempre.?

Ariane / Goddess 05/12/2023

Recomendado com moderação~
Gostaria de colocar várias palavras de baixo calão aqui para expressar meu contentamento. Não será desta vez.
Tia Cassie continua com sua escrita maravilhosa e fluida, mas até o momento - tirando o Kel, talvez - não me afeiçoei aos personagens. Comecei a curtir um pouco mais depois de 350 páginas, o que é um pouco doloroso.

Também não curti o fato da Galera Record ter colocado o nome da autora maior do que o título do livro na capa, faz parecer que não será tão bom quanto a saga dos Caçadores de Sombra.

Pretendo continuar a leitura para ver se no segundo livro melhora. Fico na expectativa de O Portador de Espadas ter sido mais lento para que pudesse situar o leitor em um mundo novo. Vamos ver =)

Artur 25/10/2023

O PORTADOR DA ESPADA - Cassandra Clare / 2023
Em ?O Portador da Espada?, que chega ao Brasil pela Editora Galera Record agora em 2023, Cassandra Clare introduz uma narrativa que se distancia completamente do que os leitores já conheciam em seus livros anteriores e faz sua estreia no mundo dos livros adultos. Ela, que é conhecida mundialmente pelo fenômeno que se tornou com suas histórias de fantasia urbana para jovens, tomou um novo rumo adentrando um mundo medieval, com magia proibida, crises políticas e raciais ? com a sempre presente ameaça de assassinos que escalam as paredes nos cantos mais afastados do Reino de Castellane. Este é seu primeiro livro solo que desvia completamente do consagrado e amplamente conhecido universo dos Caçadores de Sombras e, para aqueles que ainda não apreciam seus livros, esta é uma excelente oportunidade para reconsiderar.

?O Portador da Espada? é um incrível começo de série. Trazendo todas as informações necessárias para entender o universo de agora e as promessas para suas sequências. Era de se esperar que, ao manter um mesmo universo por 22 livros, o desenvolvimento de um novo tivesse alguns tropeços, mas isso definitivamente não aconteceu. Aqui ela se encontrou aparentemente mais livre que em Idris para remodelar as coisas fora das regras que ela mesma estabeleceu em outros livros. Neste, Cassandra abusa um pouco mais do que de costume de sua herança religiosa e traz grandes referências ao continente de Dannemore (onde se passa a história). Desde palavras em hebraico, nomes, costumes e referências históricas do nosso mundo até mesmo uma nítida inspiração para a sociedade dos Ashkar ? que vive situações de segregação e preconceito como nação sem terra.

Com menos POVs que seus outros livros, aqui vemos a história se desenrolar pelos pontos de vista de Kel, um jovem órfão que é levado para assumir a posição de ?guarda-costas secreto? do príncipe; e Lin, uma garota Ashkar, parte de uma comunidade marginalizada pelo uso limitado de magia, que tem seus objetivos colocados à prova por dogmas religiosos e o preconceito da população de Castellane. Por causa do acontecimento que a sinopse destaca, os dois se conhecem e passam a deter uma grande importância para o futuro do reino e para sua manutenção.

A criação e consolidação do universo nessa nova série são muito satisfatórias e completamente imersivas, desde os primeiros detalhes apresentados. Kel e Lin, os personagens principais, são cativantes desde o primeiro momento, e com personalidades bem definidas que não deixam o leitor à deriva, além de entreterem o leitor ao longo da história. Suas interações são deliciosamente escritas, e em alguns pontos até surpreendentes, quase que para que você esqueça do Mundo das Sombras.

Para os leitores que cresceram acompanhando seus livros, Cassandra Clare aproveita uma nova percepção de seu público e aborda temas que antes eram raros em sua escrita com uma abordagem mais aprofundada. Sexo, álcool e crimes ganham uma presença maior na vida dos tantos personagens, que habitam um mundo ?medieval? e, por isso, são confrontados com experiências radicalmente diferentes daquelas vividas pelas crianças, adolescentes e até adultos que conhecemos em seus livros anteriores. Junto a isso, temos enredos políticos, traições e mentiras que se somam a reviravoltas que vão deixar os leitores sedentos pelos desdobramentos do livro.

Como de costume, Cassandra se dedica e entrega muita vida aos personagens secundários. Seus leitores mais antigos sabem como nem sempre os ?principais? são de fato os favoritos, e esse efeito se estende a ?O Portador da Espada?. Temos dúzias de personagens novos apresentados logo nos primeiros capítulos e o que parece a princípio uma avalanche de nomes, não tardando a se tornar habitual durante a leitura. É com muita maestria, criatividade e capricho que Cassandra Clare faz esse deu debut, não só em um universo diferente mas também para um público diferente.

Porém, com a habilidade adquirida em seus livros anteriores, Cassandra Clare não deixa a desejar quando o assunto é fim extravagante e perguntas sem resposta. Deixando muito a se resolver na sequência, ?The Ragpicker King? (ainda sem tradução oficial, mas, levando-se em conta a tradução neste primeiro livro, deverá ser ?O Rei dos Ladrões?) definitivamente será um dos livros mais esperados para os próximos anos.