O caso Alaska Sanders

O caso Alaska Sanders Joël Dicker

Resenhas - O caso Alaska Sanders

Beta 09/05/2023

Mais um fenômeno de Marcus Goldman
Mais do que simples autor de suspense, Joël Dicker tem se consagrado um autor atemporal e versátil; digo isso porque, após ler, em sequência, "O desaparecimento de Stephanie Mailer", "O livro dos Baltimore", "Os últimos dias de nossos pais", "A verdade sobre o caso Harry Quebert", "O enigma do quarto 622" e "O caso Alaska Sanders" - ou seja, absolutamente todos os livros, traduzidos para o português, do autor -, estou sem fôlego... há tanto o que dizer, há tanto o que pensar, há tanto o que sentir...

Marcus Goldman, conhecido como o "escritor" por Perry Gahalowood, é um personagem inacreditável; ele concilia doçura, determinação, aspiração e autoconhecimento: é um personagem humano absolutamente completo e cheio de imperfeições. desde "O livro do Baltimore", fiquei extasiada com a sua carreira - com a sua aspiração em ser algo diferente, questionador. com "G de Goldstein", o primeiro livro escrito por Goldman, ele alcança os céus; e, com isso, não para de escrever; e, claro, de procurar inspiração... é por isso que, após "O livro dos Baltimore", somos brindados com "A verdade sobre o caso Harry Quebert" e "O caso Alaska Sanders", dois casos em que Goldman se propôs a solucionar e, por isso, a escrever, a fim de que o mundo conhecesse, no primeiro, a inocência de seu amigo e professor, Harry Quebert, e, no segundo, o verdadeiro responsável pelo assassinato da jovem Alaska.

"O caso Alaska Sanders" é, dito de forma direta, um livro surpreendente... é um livro que atiça, a todo o momento, a curiosidade do leitor, a fim de que este, imbuído de saber o que de fato houve com Alaska, se desenrosque da trama tecida, cuidadosamente, por Dicker. São 512 páginas de uma tensão que é irresistível. além disso, não há como se olvidar que Marcus Goldman revive o passado, em buscas de respostas do presente, o que também aguça curiosidade no leitor.

o livro é dividido em três partes; na primeira, focada mais no passado, em 1999, somos apresentados ao que houve em Mount Pleasant e também na vida atual do nosso "escritor". é uma parte para se deliciar com Marcus, para conhecê-lo um pouco melhor e também para compreender a sua amizade com Perry, Hellen e com as suas filhas. as demais partes tratam, mais especificamente, da investigação, do passado dos personagens e como tudo se interliga, em um enredo perfeitamente pensado.

Dicker, com esse livro, faz-se nos repensar sobre julgamentos apressados; acusamos, de forma injusta, pessoas que, a priori, aparentam ser culpadas de determinado fato, mas que, injustamente, não o são. temos que medir nossas ações, nossos julgamentos. a questão da condenação à pena capital também é um questionamento neste livro: será, ainda, necessária? quantos erros judiciários ainda serão necessários, a fim de que se reveja tal condenação em abstrato?

por fim, cabe a mim dizer que a escrita de Dicker é perfeita! é difícil de largar o livro, sinceramente... a parte ruim é, infelizmente, quando ele acaba.

concurseirabencoada 06/05/2023

Uma teia de mistérios
Novamente, encontrei-me com a escrita de Joel Dicker. Mais cedo do que imaginava até. Porém, estava precisando invadir um mundo de suspense, à parte. Assim: peguei esse que seria uma ?continuação? de A verdade sobre o caso Harry Quebert. Mistério sobre a morte de Alaska e muitos acontecimentos interligados até enfim chegar ao assassino real. Confesso que achei esse livro um pouco mais fictício (irreal) que os demais. Decepcionou um pouco o final, pq pareceu algo meio sem sentido. Maaas acho que o todo vale a pena. Prendeu minha atenção e acabei em tempo recorde.

Ithyara 01/05/2023

Bem mediano!
Apesar de ser uma grande fã dos livros de Joel, não gostei do desenrolar desse aqui. Uma vez que não dá para o leitor identificar a autoria do crime com as pistas fornecidas pelo autor do livro. Além disso, a conclusão do caso foi baseada em vários pontos duvidosos, tais como eventos que aconteciam do nada, somente para que os personagens conseguissem alguma pista de forma fácil, deduções sem fundamentos, mas que foram tomadas como verdade. Enquanto isso o leitor fica se perguntado: dava realmente para concluir isso?

Acredito que Joel tenha usado de artifícios clichês e pouco inteligentes nesse livro, na tentativa de fazer o leitor de "palhaço" que nunca descobre as coisas. No entanto, os investigadores do livro também não descobririam se as pistas não fossem entregues a todo tempo a eles e sem nenhum motivo aparente!

Afinal, como é que as pessoas lembram tão bem de algo acontecido há 10 anos? Por favor, né Joel?

Helô 23/04/2023

O Caso Alaska Sanders é mais um livro onde Joel mostra toda a sua genialidade.

Joel retorna com Goldberg para mais uma aventura, um assassinato cujo (suposto) culpado está preso, mas que a família luta para libertá-lo alegando sua inocência.

Diversas reviravoltas acontecem e o desfecho é deveras inesperado.

Minha crítica resume somente na necessidade de sempre o autor romantizar pedofilia sob filtro de relacionamento.

Apesar disso, o livro é bem construído, sólido e parece uma conversa entre amigos, já que Goldberg compartilha com o leitor seus pensamentos, desejos e angústias. Para quem leu Harry Quebert, essa experiência é ainda maior.

Um livro marcante e que não nos permite parar de ler até chegarmos a última página.

Ane 22/04/2023

Como é de praxe o autor continua surpreendendo capítulo a capítulo e você termina o livro sem fôlego.

Alex 11/04/2023

Mais um favorito do autor!
Eu simplesmente virei fã número 1 do Dicker! É o terceiro livro que leio do autor, e o terceiro que favorito!
É impressionante como ele tem facilidade em criar personagens e em torná-los extremamente reais! Você se apega, sofre com eles e no final fica chocado ao descobrir o que cada personagem é capaz de fazer pra se safar de algo!
Thallys.Nunes 12/04/2023minha estante
Tô cheio de vontade de ler!

Fernanda 10/04/2023

Reviravoltas sem fim
Fiquei tonta de tantas reviravoltas que o livro tem, porém a história é boa e instigante, juro! A leitura flui bem. Sei que antes de "O caso Alaska Sanders" há historias anteriores, porém não li e não comprometeu a minha leitura, mas acredito q os outros livros servem pra ficar ainda mais a par das personagens principais. Enfim, dá pra ler de boa sem ter lido os outros.

Jéssica 09/04/2023

Muito bom, mas
Talvez eu tenha lido cedo demais... Li há pouco tempo outro livro do autor (A Verdade sobre o Caso Harry Quebert) e achei ambos muito similares. O livro não é ruim de forma alguma por isso, mas pareceu que estava fazendo uma releitura.

Nessa nova investigação, Marcus se envolve em um caso que foi investigado originalmente por seu amigo, o sargento que o acompanhou em Harry Quebert e investigam um caso que embora tenha um culpado preso não parece totalmente elucidado.

Em termos de história, o livro é muito bom. Mas em termos de construção narrativa o autor bebê muito da fonte de Harry Quebert, o que pode acabar ficando cansativo.

Amanda.Honel 05/04/2023

Mais um livro ótimo
Até hoje li 3 livros de autor e é impressionante como todos foram excelentes!

O jeito que ele nos leva pela história é totalmente diferente. As transgressões de tempo durante o livro ajudam ainda mais.

No início do livro, eu estava achando uma certa ?enrolação? para chegar aos dias atuais, mas no decorrer do livro, a gente percebe o quão fundamental foi essa introdução.

Assim como em todos os livros, teve um plot bem interessante e que eu nem imaginava.

Minha única dica é: leia esse livro após ler A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, pois apesar de funcionar a leitura sem ter lido esse livro, ela fica MUITO melhor se vc sabe a história e o que aconteceu.

Rafaela.Garcia 02/04/2023

Mais uma história surpreende! Um crime quase perfeito cheio de reviravoltas. Esse autor não brinca.

Danielle.Bertagnolli 02/04/2023

Já li outros livros do mesmo autor e este foi o que menos gostei. Achei cansativo o vai e vem das pistas.

Rafael Pravitz 27/03/2023

Chegou a hora,a hora da reparação...
Assin como Marcus Gokdman creio que Joel chegou na sua maturidsde como escritor, que livro.incrivel , o personagem escritor/investigador nos leva a seu passado presente e futuro em meio a un crime quase "perfeito" com maestria.

Elvia 27/03/2023

Chocada?
Que livro incrível do começo ao fim! Até agora estou com o final em minha cabeça,que incrível! Só leiam ??

elisa :) 26/03/2023

O sargento e o escritor!
Como é fácil ler qualquer coisa escrita pelo Dicker! E como é simples ser feita de trouxa por qualquer livro que ele escreva, hahaha. "O Caso Alaska Sanders" me ganhou tanto quanto "O Desaparecimento de Stephanie Mailer". O final foi totalmente surpreendente pra mim.

Dicker explora tantas coisas nesse livro mas o que mais amei foi o reencontro do Marcus com o Gahalowood e o foco na parceira deles do início ao fim, apesar de alguns acontecimentos. As partes que envolviam o Harry me cansaram mas, de resto, gostei de tudo.

Joël é um autor genial e está facilmente entrando pra minha lista de escritores favoritos. O cara sabe como desenvolver um enredo! Escrita maravilhosa, como sempre. História envolvente. Gostei demais e indico muito!