Resenhas - Black Paradox

Heitor 20/12/2023

O MELHOR DE JUNJI ITO
Posso falar que sou um grande fã de junji ito, já li boa parte de suas histórias e pra mim, black paradox é a melhor de todas!
Além de extremamente criativa, o que já é padrão do autor, também carrega diversas críticas sobre a sociedade humana, criando assim um pacote completo.
Agora a edição acabou de sair no Brasil e está linda com uma história extra que também é bem legal, recomendo demais para todos os fãs do autor!!!
Daniela340 22/12/2023minha estante
vdd amor concordo

Igor.Banin 11/12/2023

Legal
Título interessante de uma série um pouco mais longeva. Não figura entre os meus favoritos mas a idéia geral é bacana.

Renata 21/12/2023

JUNJI ITO SEU LINDO
Mais um livro incrível de terror desse autor magnífico. A gente acabar de ler e fica pensando se tudo fosse real... addoorreeiiii

Robremir 28/12/2023

Bom desenvolvimento
A história principal tem 6 partes, onde temos aquele costumeiro crescente de horror que o Ito consegue criar.
Ao meu ver merecia mais algumas partes. Me levou a alguns questionamentos sobre o suicídio logo de início.
Eu precisava de um volume assim, já que enjoei dos contos publicados este ano pela PN.
Não é o melhor volume do autor a que já tive acesso, mas não é ruim. A arte deste volume é excelente ( vide a sombra branca).
O final da história é aberto, então quem sabe não teremos mais histórias com os personagens no futuro.

Marinne 30/12/2023

Black Paradox
Se tornou um dos meus favoritos do Ito facil. Agora tenho Sensor,Black Paradox e Gyo como minha santa trindade do terror.

_Jorgeft 01/01/2024

Junji Ito e sua crítica a sociedade!!
Black Paradox é uma obra incrível... Junji Ito apresenta aqui um universo onde a realidade, o mundo espiritual, a ciência e a forma como entendemos o universo se torna inimaginável. O horror que entendemos aqui é diferente, as imagens fortes ainda estão lá, mas a sequência final é incrivelmente reflexiva e denota uma incrível forma de pensar a vida!

Days3 01/01/2024

Não é um dos meus favoritos do Junji Ito, mas a história como todas as outras te prende, chega a ser chocante o que vai acontecendo no decorrer do livro

Pagethroughh 03/01/2024

Muito intrigante
Essa história despertou bastante curiosidade em mim, porém é cheia de gatilhos e assuntos mais reais. Então, indico a leitura para quem está bem psicologicamente...

Martins 04/01/2024

Round 2
Já tinha lido essa história na internet e li novamente com essa edição da JBC, incrível do início ao fim... Curta mas bem detalhada, os personagens são incríveis e se destacam, além da história que é um absurdo, maluca, interessante e a cara do Junji Ito!

dani- 05/01/2024

Mais uma obra do Junji Ito que me fisgou desde o início, embora não tenha se superado tanto assim. O grupo "black paradox", formado pelos protagonistas, revela um ar de "realidade" ao unir pessoas que se conhecem através da internet por uma (sensível e complexa) causa em comum.

O início da narrativa me enganou ao fazer com que minha mente pensasse que a história se voltaria para um tema x, mas ao decorrer mostrou que o ponto na verdade era y. Muito melhor e marcante, embora assuntos metafísicos, sobrenaturais e existencialistas sejam abordados (com traços perfeitos do autor), a sequência dos capítulos abre espaço para questões sociais, o que torna o mangá interessante e passível a debates sobre capitalismo e outras coisas mais.

Ak 17/01/2024

Black paradox
Um grupo de quatro pessoas que se conheceram pela internet se encontram em um ponto específico para partirem juntos pro além, só que conforme a história passa acontecem muitas revira voltas, o que era pra ser um simples arrasta pra cima acabou terminando em uma espécie de quarteto fantástico gótico das trevas anti herói. ? E é por isso que gosto do Junji Ito, ele viaja demais.
A penúltima história também é muito boa, e bem repugnante, a imagem representada me deixou com um desconforto que não sentia desde "Gyo".

Maíra Marques | @literamai 20/01/2024

? UM SU1C1D1O MARCADO QUE ACABOU DANDO TUDO ERRADO. ?
? "Black Paradox" com toda certeza se tornou um dos meus mangás favoritos do Junji Ito! Quatro pessoas se conhecem no Black Paradox, um site destinado a pessoas que querem "ir de arrasta pra cima". Eles decidem se encontrar e colocar o plano em prática, no entanto, tudo acaba dando errado.
Um robô, um clone e um reflexo acabam com todo o plano dos quatro, que- após esse estranho incidente- sentem que algo está errado com eles. E é nesse ponto que o estilo Junji Ito entra em ação e te deixa totalmente enojado! haha No entanto, achei essa narrativa bem mais "madura" do que outras que já tinha lido do autor.
A edição da JBC conta com mais duas histórias, uma bem curtinha (e em cores!) e "A Mulher que Lambe", que- SÉRIO!- é tão sensacional quanto a história principal! Nessa eu realmente passei mal, parabéns ao autor por sempre me fazer se sentir esquisita. kkk

danwho 25/01/2024

Mais do Junji Ito sempre é ótimo!
As obras do Junji Ito sempre são maravilhosas, mesmo quando fogem um pouco do que poderia ser considerado "o normal" do autor - e neste caso eu diria que foge bastante.

Se você vem de títulos como Uzumaki ou Gyo, certamente irá perceber - quase que de cara - que aqui estamos a presenciar um ritmo diferente, não apenas na narrativa, mas também na trama em si.
Claro que existe (e sempre existirá) a forte influência do horror cósmico lovecraftiano nas obras do Ito, porém admito que prefiro quando esta utilização é mais "escancarada".

Em Black Paradox você precisa se acostumar a um ritmo bem mais lento e a uma pegada mais psicológica, com um pé no drama. A trama, que envolve quatro personagens principais, vai escalando lentamente, porém de forma bastante interessante, e daí o Ito vai soltando aos poucos as suas pitadas de horror cósmico padrão e um certo gore (que não pode faltar).

Aqui percebe-se que o autor quis realmente explorar mais as personalidades distintas dos seus protagonistas, revelando suas facetas e segredos em meio ao caos de decisões erradas e precipitadas, além de criticar certos pontos infelizes da nossa sociedade.

Uma obra intrigante e que, certamente, causa mais reflexão do que o choque padrão sempre presente nas obras do Junji Ito.