Black Paradox

Black Paradox

Resenhas - Black Paradox

davidionisio 26/05/2024

Assustador e fascinante. Ler uma história de terror somada às ilustrações macabras do autor torna a experiência única e memorável. Junji Ito tem total destreza para captar medos conscientes ou inconscientes e desenvolver uma narrativa sobre eles.
Imagino que a dificuldade de se escrever sobre algo assustador seja a limitação que a leitura cadenciada traz. No cinema, existem diversos meios para se gerar tensão, desconforto ou medo. Sendo estes, por exemplo, a trilha sonora ou cenas de susto. Já no mangá, o autor deve se utilizar de outras ferramentas, como o horror gráfico nos desenhos ou o bom uso da sequência de quadros para gerar o mesmo efeito de tensão e terror no leitor, e Junji Ito foi brilhante ao conseguir fazer isso.
Foi minha primeira experiência lendo um thriller em formato de mangá, e fiquei curioso para conhecer mais, principalmente sobre as obras do Junji Ito.

Lubfolk 25/05/2024

Black paradox!
Incrível,perfeito,magnifico nota 10000/10, a única coisa que achei meio meh.. foi que eles falam sobre o site Black paradox e que o 'black paradox' é um site de su1cid10 mas não continuam a falar mais sobre o site

Sabrinne0 17/05/2024

Gostei bastante da história principal, bem viajado mesmo como é o Junji Ito, e gostei dos personagens também. O conto da mulher que lambe foi a q mais me deu agonia mesmo e oq ficou marcado na minha cabeça kkkkk realmente bem grotesco e nojento, curti!

trizisreading 16/05/2024

Resenha de "Black Paradox"
"Black Paradox", do mangaká Junji Ito, mergulha os leitores em um universo de horror e mistério característico de sua obra. A trama acompanha quatro pessoas reunidas na sinistra comunidade "Black Paradox", onde planejam um suicídio coletivo. No entanto, quando seus planos são interrompidos por eventos inesperados, os personagens são forçados a adiar seus intentos. Confrontados com reviravoltas perturbadoras, eles lutam para manter sua determinação inicial, apenas para se verem envolvidos em uma nova e aterrorizante jornada em direção ao desconhecido. Com sua narrativa cativante e atmosfera densa, "Black Paradox" é uma leitura imperdível para os fãs do gênero horror.

Instagram literário: https://www.instagram.com/trizisreading/

Lary 07/05/2024

A ganância humana não tem limites
Quem já conhece Junji Ito sabe como suas coletânea são bizarramente maravilhosas, mas ler suas narrativas longas, com maior número de capítulos como Gyo, Uzumaki, Tomie, entre outras, é melhor ainda.

Com Black Paradox não foi diferente essa sensação, apesar de ser uma história única.

Nessa obra somos apresentados à 4 personagens; Marusoh, Taburoh, Piitan e Baratchi, todos se conheceram em um site para suicidas (o próprio Black Paradox) e se encontram com um objetivo em comum; tirar a própria vida.

Mas depois do plano sair fora do planejado, a narrativa toma um outro caminho completamente diferente do que se imaginava inicialmente. O grupo consegue "acessar" o plano espiritual e de lá retirar um tipo de pedra que em pouco tempo se torna valiosa.

Com essa descoberta, há interesses políticos, científicos e econômicos nesse suposto "mineral" o que fica ainda mais insano quando é revelada a sua origem e o que realmente é.

Esse obra vai deixar o leitor intrigado com as possibilidades que o autor vai criando sobre cada personagem e chocado com a ganância humana e o verdadeiro desastre que tal sentimento pode nos levar.

Obs: por mais que seja uma história com um número de capítulos maior (6 da narrativa principal). Junji ito poderia ter explorado mais algumas coisinhas com mais capítulos. Mas o mangá não deixa de ser ótimo, super recomendado!

belligna 04/05/2024

Gostei bastante. Black Paradox foi para um caminho totalmente diferente do que eu imaginei de início, mas seguiu sendo bem interessante. Gostaria de ver mais sobre os personagens dessa história.

A mulher que lambe é um dos contos mais nojentos não só do Junji Ito mas de todos que eu já li ou vi na minha vida. Bizarro demais então eu AMO e recomendo.

ste.azvdo 07/04/2024

Morrer é se aprisionar no que não quer
Eu amo o junji ito mas n me apeguei a essa história não, é interessante mas ele tem coisas muito melhores sem dúvida
No final eles realmente morram né

Pipa Filpo 19/03/2024

Uma Aventura no Horror de Junji Ito
Black Paradox é uma história que reúne diversos elementos presentes pelas histórias de Junji Ito, como a presença de elementos anômalos para nós mas que seriam possíveis, tornando os ocorridos mais verossímeis (pelo menos no começo).
Conforme a história avança, o suspense da situação se agrava cada vez mais, e o simples enredo mergulha fundo nos elementos de horror enquanto vai agravando o estado mental dos personagens que já não estavam dos melhores, e quanto mais se intensifica fica evidente que eles não são tão simplórios quanto pareciam de início, o que torna eles mais humanos, mesmo com suas características mais deploráveis.
Já na reta final, a história não deixa a desejar em nenhum momento, e toda a construção inicial se conecta no final, ligando pontos que não pareciam ter explicação até este momento, e então se encerra entregando um ponto principal de desconforto em saber que a sequência de acontecimentos futuros será inevitável e catastrófica.
Para quem está conhecendo as histórias de Junji Ito essa é uma boa para a primeira, e para quem já conhece vai gostar ainda mais.

Margarete 17/03/2024

O que é isso, Mestre!?
Uma porrada no estômago! Não vou nem falar nada sobre a história, mas é tudo inesperado em Black Paradox. E assustador, claro. Imperdível

Nicolas Rodeghiero 05/03/2024

A genialidade de Junji Ito
Antes de começar a resenha em si, já devo avisar que a obra em questão possui classificação indicativa acima dos dezoito anos. O mangá aborda diretamente assuntos como suicídio e traumas psicológicos, então o meu conselho é que caso você não esteja com a saúde mental em dia, evite ler tanto a resenha quanto a história. Dito isso, posso prosseguir.

Confesso que estava com um pouco de saudade de ler mangás, já que meu hábito de leitura começou a voltar aos poucos quando li alguns durante a pandemia e conheci as obras do Junji Ito. Então, como havia ganho esse de presente de um amigo no meu aniversário, acabou sendo a oportunidade perfeita. A experiência com esse volume foi bem distinta de tudo que eu já havia lido do autor, pois diferentemente das anteriores que tive acesso, essa se manteve contínua até o final, realmente contando uma história e não contos avulsos, como de costume.

Seria impossível não mencionar suas artes, que são bizarramente fascinantes, conseguindo trazer a sensação de estranheza ao leitor com assuntos que jamais conseguiríamos imaginar que uma situação de horror pudesse ser gerada a partir deles. Essa com certeza é a maior qualidade do mangaká, e aqui não foi diferente.

O nome da obra, "Black Paradox", se refere a um site onde pessoas que compartilham de desejos suicidas conseguem se encontrar para conversar, e como no caso do grupo dos quatro protagonistas, tirar suas vidas juntos. São eles: Piitan, um rapaz que após servir de modelo para o desenvolvimento de um robô idêntico a si mesmo, se sente insuficiente e pressionado a ser melhor no próprio ambiente de trabalho, tendo seu clone como adversário pessoal; Taburoh, um jovem que há alguns meses começou a enxergar seu doppelgänger o perseguindo, lhe causando medo e aflição; Marusoh, uma jovem enfermeira completamente insegura e com medo do futuro, sentindo que a qualquer momento algo horrível possa acontecer, a impedindo de viver com naturalidade; E por fim, Baratchi, uma mulher insatisfeita com sua própria imagem devido à uma deformidade em um dos lados do seu rosto, perdendo assim a vontade de viver.

Após um certo ponto da trama, onde uma pedra misteriosa que posteriormente começou a ser chamada de "paridinita" entrou na vida dos personagens principais, suas motivações e planos logo mudaram de rumo. A ganância humana começou a ser abordada do modo mais realista possível, quando as pessoas colocam o bem do próximo em risco com intuito de visar seu benefício próprio.

Depois de muitos acontecimentos bizarros e revelações no decorrer dos capítulos, a história termina de um jeito bastante inesperado, deixando o destino da humanidade com um grande ponto de interrogação devido às possíveis consequências geradas pela ambição cega dos envolvidos.

Achei a edição da JBC até que bem caprichada, depois de "Diário dos Gatos" eu estava esperando algo bem inferior, mas nessa tivemos uma evolução notável e espero que continuem melhorando ainda mais nos possíveis futuros títulos do mestre que trouxerem para o Brasil.

De modo geral, curti bastante a forma como a história foi desenvolvida e se encerrou. Para quem gosta de um horror mais estranho, Junji Ito é sem dúvidas, a melhor escolha. Mas já aviso, a leitura de qualquer uma das suas obras deve ser feita com a mente aberta, pois na maior parte do tempo os acontecimentos são bem viajados. A partir do momento em que começamos a apreciar essa característica, seus contos e histórias se tornam viciantes e sentimos vontade de conhecê-los cada vez mais.

LucksStardust 17/02/2024

Diferente de Monster, o Doutor é o VILÃO
Esse é um dos terrores clássicos do Junji Ito da década de 2000, o lance dele usar o suicídio como artifício principal é só uma pontinha do iceberg pra história sobre a ganância por uma pedra preciosa de outro mundo e como um médico está cagando para a vida e apenas me dê mais cristais mais mais mais.

Aqui o Junji Ito tava em seus momentos Storyteller com as escaladas precisas que ele ama colocar ao longo dos contos da história principal.

Amei também como o título Black Paradox foi usado no começo para unir os 4 personagens principais e no final também.

Assistam o vídeo do Quadrinhos na Sarjeta sobre esse mangá.

Sobre o Conto: Mulher que Lambe vou falar mais quando relê-lo na coletânea Venus Invisível, mas digo com propriedade que POR ENQUANTO é o segundo conto mais nojento do Junji Ito só perdendo pro Glicerideo.

David713 04/02/2024

Junji Ito é sempre uma festa
A história principal é muito boa e, claro, tem umas ilustrações que vão perturbar seu sono. E tem dois mini contos no final que dão a cereja do bolo.