Macabéa

Macabéa Conceição Evaristo

Resenhas - Macabéa: Flor de Mulungu

Larissa 06/02/2024

"Se essa história não existe, passará a existir"
Nesse livro, Macabéa flor de Mulungu é personagem de Conceição Evaristo. Eu fiquei com medo de achar que isso não aconteceria, mas o livro de Conceição extrapola o que seria só uma releitura-reescrita do livro de Clarice Lispector.

Como disse minha irmã, "Macabéa não é uma única pessoa, Macabéa são várias".

Macabéa é flor de Mulungu, floresce em agosto ?

Fernanda2852 04/02/2024

Amei muito esse conto que traz vida a Macabéa de maneira tão bonita.

"Mulheres como Macabéa não morrem. Costumam ser porta-vozes de outras mulheres, iguais a elas, mesmo travestidas em Glórias, e também costumam ser intérpretes das dores de homens, cabras-machos, vítimas-algozes, como Olímpico de Jesus. Macabéa não ia morrer. Uma trindade feminina potencializa a existência dela."

ncrln 29/01/2024

Flor de mulungu...
Quase 50 anos depois de "A Hora da Estrela", Conceição concede uma linda "continuação" pro final da obra de Clarice. Para quem já leu o livro e sabe como termina, aqui temos a força e um olhar sensível para nossa querida Macabéa, lhe dando graça e resiliência.
Conceição Evaristo é uma escritora singular, obrigada por essa visão sobre uma personagem tão pouco fortalecida. ???
10/10 ?

Lorrane Fortunato 22/01/2024

MARAVILHOSO
"Macabéa ia se partir. Flor de Mulungu tinha a potência da vida. Força motriz de um povo que resilientemente vai emoldurando o seu grito. Mulheres como Macabéa não morrem. Costumam ser porta-vozes de outras mulheres, iguais a elas."

duda 21/01/2024

Conceição Evaristo retoma a Macabéa de Clarice Lispector abordando uma outra perspectiva, uma que não a veja como uma simples mulher fechada em si, mas alguém que aprendeu a linguagem do silêncio como luta. Ao comparar-se consigo e com a flor de mulungu, podemos relacionar à reverberação das vozes. No final, Macabéa não morreu, ela continua vivendo em muitas histórias.

Guilherme.Eisfeld 13/01/2024

Macabéa pelas mãos de Conceição
Conceição Evaristo propõe uma chave de leitura para o livro de Clarice Lispector. Uma leitura delicada, resiliente, que abarca as mulheres e exalta a personagem como uma flor de mulungu. Macabéa é exposta não como a ausência da vida, mas sim a geradora de seres.

Nayara 06/01/2024

Releitura de Conceição Evaristo de A hora da estrela, de Clarice Lispector, dando a vida de volta a personagem de Macabéa.

Aniram 28/12/2023

Flor do Mulungu
Neste texto breve, dona Conceição Evaristo dá novo corpo e conteúdo a uma das personagens mais icônicas da literatura brasileira: Macabéa, de Clarice Lispector. E por que não um olhar diferenciado sobre essa mulher que, antes, fora contada por um narrador distante, frio? Muito interessante a iniciativa de dona Conceição de narrar Macabéa sob uma outro ângulo. Livro para ler em apenas alguns minutos.

Tainá 25/12/2023

Uma releitura e uma homenagem a essa personagem tão marcante. De forma mais atual, alinhada as lutas feministas, descreve uma macabéa mais forte, que persiste, ressignifica sua postura e aponta um novo destino. Amei.

Mary Maia 03/12/2023

Reinventando Macabéa
Conceição Evaristo faz uma reinvenção/atualização crítica da obra de Clarice Lispector.
A protagonista de A hora das estrelas recebe um olhar diferenciado de uma das maiores escritoras brasileiras. Conceição Evaristo fala poeticamente do silenciamento de Macabéa...que sou eu, é você, somos todas nós.

Retalhos e Prefácios 30/11/2023

Quando Clarice e Conceição se encontram
Muito mais que uma homenagem, Conceição Evaristo dá voz à Macabéa em sua releitura do clássico "A hora da Estrela".
Essa publicação é uma versão estendida de seu conto publicado em
Aqui, Macabéa é símbolo de força e resistência. Bem diferente da personagem de Clarice, e fazendo jus ao tanto que temos evoluído nas pautas e lutas feministas.
A ancestralidade, tão forte nas narrativas de Evaristo, se faz presente de maneira muito acertada, como sempre.
As ilustrações da Luciana Nabuco abrilhantaram ainda mais essa obra, que por si só já é gigante!