Macabéa

Macabéa Conceição Evaristo

Resenhas - Macabéa: Flor de Mulungu

elieltoncastr_ 24/02/2024

"Eu também me espinhosa todinha com as dores imaginadas por mim para Macabéa."
É irônico pensar que uma personagem tão miserável quanto Macabéa possa despertar essa necessidade de contemplá-la com mais atenção. Dar continuidade ao legado da estrela, mesmo que a reinventando, é compreensível. No entanto, para a dimensão humana que Macabéa carrega, o conto de Conceição Evaristo acaba me soando pouco visceral. Em alguns momentos não consigo sequer fazer a conexão entre as histórias. Ainda assim, diz algumas verdades incontestáveis (ou óbvias?), como: "Mulheres como Macabéa não morrem.".
Gabriel.Lima 16/03/2024minha estante
Conceição escreve prosa como uma aluna de curso de escrita. É triste, mas é verdade.

Gabriela.Leis 07/04/2024minha estante
Concordo muito com você!

Retalhos e Prefácios 30/11/2023

Quando Clarice e Conceição se encontram
Muito mais que uma homenagem, Conceição Evaristo dá voz à Macabéa em sua releitura do clássico "A hora da Estrela".
Essa publicação é uma versão estendida de seu conto publicado em
Aqui, Macabéa é símbolo de força e resistência. Bem diferente da personagem de Clarice, e fazendo jus ao tanto que temos evoluído nas pautas e lutas feministas.
A ancestralidade, tão forte nas narrativas de Evaristo, se faz presente de maneira muito acertada, como sempre.
As ilustrações da Luciana Nabuco abrilhantaram ainda mais essa obra, que por si só já é gigante!

Guilherme.Eisfeld 13/01/2024

Macabéa pelas mãos de Conceição
Conceição Evaristo propõe uma chave de leitura para o livro de Clarice Lispector. Uma leitura delicada, resiliente, que abarca as mulheres e exalta a personagem como uma flor de mulungu. Macabéa é exposta não como a ausência da vida, mas sim a geradora de seres.

Mary Maia 03/12/2023

Reinventando Macabéa
Conceição Evaristo faz uma reinvenção/atualização crítica da obra de Clarice Lispector.
A protagonista de A hora das estrelas recebe um olhar diferenciado de uma das maiores escritoras brasileiras. Conceição Evaristo fala poeticamente do silenciamento de Macabéa...que sou eu, é você, somos todas nós.

Nayara 06/01/2024

Releitura de Conceição Evaristo de A hora da estrela, de Clarice Lispector, dando a vida de volta a personagem de Macabéa.

Lorrane Fortunato 22/01/2024

MARAVILHOSO
"Macabéa ia se partir. Flor de Mulungu tinha a potência da vida. Força motriz de um povo que resilientemente vai emoldurando o seu grito. Mulheres como Macabéa não morrem. Costumam ser porta-vozes de outras mulheres, iguais a elas."

vivianedesouzasc 28/04/2024

Flor de Mulungu
Esse livro veio como uma explosão de sentimentos e emoções.

Inicia-se com a morte e termina em vida, porque assim como a árvore de Mulungu, a partir da seca, da morte, se nasce o mais belo e singelo ar de vida.

Conceição de uma maneira perspicaz, delicada e sensível tornou a história de Macabéa uma degustação de gritos silenciosos, amor, atenção em cada detalhe e a força de uma mulher unida a outras mulheres, a sua ancestralidade, como centro de si mesma, como força feminina. Transforma o silêncio de Macabéa em sua escolha mais genuína e verdadeira. Ela é mais! Macabéa sobreviveu, sobrevive e sobreviverá para sempre.

É preciso degustar cada palavra, cada sentimento expresso, para que você tenha a experiência literária mais linda possível.

Carlabknho 05/03/2024

Ressignificando Macabéa
Macabéa é um personagem muito conhecido pelo imaginário brasileiro. Protagonista do romance mais evidenciado da grandiosa Clarice Lispector, Macabéa traz características majoritariamente rotuladas como defeitos. Ela é jovem, nordestina, pobre e migrante, cuja vida foi marcada por dores, silêncios e apagamento.
Es que Conceição Evaristo nos presenteia com esse conto singelo que no decorrer da leitura vai ressignificando a personagem. Agora ela é representada como uma Flor Mulungu, uma flor delicada, diferente, de uma planta medicinal que proporciona calma, relaxamento. Nos é apresentado habilidades e dons da personagem que por vezes a xenofobia, o machismo, o racismo não nos permitem vê nela e nem outra pessoa cotidiana: o saber ancestral, o dom da vida.
A escrita de Conceição é arrebatadora. Como pode ser sútil e profunda ao mesmo tempo! Nossa maior poetisa? amei o conto, amei a possibilidade de designar a personagem a Macabéa justiça (valorizando as características da mulher nordestina e guerreira).

Aniram 28/12/2023

Flor do Mulungu
Neste texto breve, dona Conceição Evaristo dá novo corpo e conteúdo a uma das personagens mais icônicas da literatura brasileira: Macabéa, de Clarice Lispector. E por que não um olhar diferenciado sobre essa mulher que, antes, fora contada por um narrador distante, frio? Muito interessante a iniciativa de dona Conceição de narrar Macabéa sob uma outro ângulo. Livro para ler em apenas alguns minutos.

duda 21/01/2024

Conceição Evaristo retoma a Macabéa de Clarice Lispector abordando uma outra perspectiva, uma que não a veja como uma simples mulher fechada em si, mas alguém que aprendeu a linguagem do silêncio como luta. Ao comparar-se consigo e com a flor de mulungu, podemos relacionar à reverberação das vozes. No final, Macabéa não morreu, ela continua vivendo em muitas histórias.

ncrln 29/01/2024

Flor de mulungu...
Quase 50 anos depois de "A Hora da Estrela", Conceição concede uma linda "continuação" pro final da obra de Clarice. Para quem já leu o livro e sabe como termina, aqui temos a força e um olhar sensível para nossa querida Macabéa, lhe dando graça e resiliência.
Conceição Evaristo é uma escritora singular, obrigada por essa visão sobre uma personagem tão pouco fortalecida. ???
10/10 ?

Larissa 06/02/2024

"Se essa história não existe, passará a existir"
Nesse livro, Macabéa flor de Mulungu é personagem de Conceição Evaristo. Eu fiquei com medo de achar que isso não aconteceria, mas o livro de Conceição extrapola o que seria só uma releitura-reescrita do livro de Clarice Lispector.

Como disse minha irmã, "Macabéa não é uma única pessoa, Macabéa são várias".

Macabéa é flor de Mulungu, floresce em agosto ?

Luísa Anjos 17/02/2024

Macabéa relida, revista e recontada
Conceição Evaristo nos presenteia com mais uma maravilha: desta vez trata-se de uma releitura profunda e à lá Conceição Evaristo da mais emblemática personagem de Clarice Lispector. É claro que a união bombástica desses dois grandes nomes resultaria em algo fenomenal. Aqui reencontramos Macabéa temperada de ancestralidades e habilidades e características que nos mostram que ela não morreu em sua hora da estrela: ela continua viva e reverberando em todos nós. Uma leitura rápida, mas profunda, cheia de significados e uma bela homenagem à literatura brasileira, feita por ela mesma.

nat394 03/05/2024

Muito legal, mas não li o livro da Clarice, acho que faria uma diferença grande na leitura! mesmo assim, gostei

cinnamongirl612 26/02/2024

"Mulheres como Macabéa não morrem"
Como diz Natasha Félix no posfácio da obra, gosto dessa história porque ela toca em "algo que seria, supostamente, intocável. Um grande clássico, no caso. A dita literatura universal. De todo modo, não me parece ser o caso de escolhermos entre uma e outra. A tarefa que Conceição Evaristo nos sugere, enquanto leitores, é ver ? nunca olhar de relance ? e ser as sapienciais que movimentam outros jogos com a memória, a fim de positivar a existência das Macabéas, sem enclausurá-las à narrativa do corpo em sofrimento."
Nesta obra, Conceição Evaristo consegue nos aproximar de Macabéa, aqui a narradora mergulha na vida dela de uma perspectiva diferente da abordada pelo narrador de A hora da estrela.

"A Flor de Mulungu não ia fenecer. Não. A posição fetal em que ela se encontrava era um indício de que uma nova vida se abria. Ela ia nascer por ela e com ela. Macabéa ia se parir. Flor de Mulungu tinha a potência da vida. Força motriz de um povo que resilientemente vai emoldurando o seu grito. Mulheres como Macabéa não morrem. Costumam ser porta-vozes de outras mulheres, iguais a elas".