Nadando no escuro

Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Jenni 24/03/2024

"Fagulhas também causam incêndios..."
"Nadando no Escuro", de Tomasz Jedrowski, é uma obra que me pegou de surpresa e me levou a uma jornada emocional intensa e transformadora. Eu estava cheia de expectativas ao começar a leitura, mas logo percebi que o livro era muito mais do que eu imaginava.
Inicialmente, esperava que o foco principal fosse o romance entre Ludwik e Janusz. No entanto, fui surpreendida ao perceber que os verdadeiros protagonistas eram os sentimentos profundos e complexos de Ludwik. Sua busca por identidade e liberdade.
A escrita de Jedrowski é uma verdadeira obra de arte, repleta de detalhes ricos e descrições vívidas que me transportaram para a Polônia pós-guerra. Cada página parecia carregada de significado, e eu me vi completamente imersa na atmosfera melancólica e evocativa que permeia todo o livro.
O romance entre Ludwik e Janusz, embora belo, foi também profundamente triste. Ele me fez refletir sobre a natureza efêmera do amor. No entanto, essa tristeza também trouxe a sensação de transformação, um amor pode não durar para sempre, mas as marcas que ele deixou, sim.
Além disso, os temas de revolução pós-guerra e a luta por liberdade mexeram muito comigo. Eu me vi questionando as escolhas que fazemos em nome da liberdade e como essas escolhas moldam quem somos e quem podemos nos tornar. A ambientação detalhada e a riqueza dos detalhes históricos e culturais enriqueceram ainda mais minha experiência de leitura, proporcionando um contexto mais profundo para os eventos da história.
Em resumo, "Nadando no Escuro" não é apenas uma história para ser lida, mas sim uma experiência para ser sentida. Me fez refletir sobre questões universais de amor, liberdade e identidade de uma maneira que poucas obras conseguem alcançar.
?"Porque você tinha razão quando disse que as pessoas nem sempre podem nos dar o que queremos delas; que não é possível pedir a alguém que o ame de acordo com a sua vontade."
lita.reading 24/03/2024minha estante
esse livro é mtooo bom

Jenni 24/03/2024minha estante
@lita.reading Demais ?

dudazs_ 24/03/2024minha estante
Gente, vi ele ontem na amazon, irei ler depois!

Jenni 24/03/2024minha estante
@dudazs_ Leia sim, mas leia sabendo que esse dói ?

dudazs_ 25/03/2024minha estante
Ahahahahhahahahahaha agora q vou ler mesmo? adoro um livro triste?

Kleilson.Torquatto 26/03/2024minha estante
Tô ansioso pra ler esse, mas não vou pegar ele agora pois minha cabeça ainda tá zoada do livro que eu acabei de abandonar. ??

Kleilson.Torquatto 26/03/2024minha estante
Ótima resenha! ???

Jenni 26/03/2024minha estante
@Kleilson.Torquatto Obrigada ?? Tem que se recuperar mesmo então, para ter uma boa experiência

Gus 26/03/2024minha estante
definiu muito bem a experiência de ler esse livro!!

Fabkathleen 05/04/2024minha estante
Que resenha incrível ?

Jenni 06/04/2024minha estante
@Fabkathleen Obrigada ??

lyz 30/04/2024

Arrependida?
O que falar desse livro? uma história curta que me foi panfletada como mais um daqueles romances desesperançosos, mas que no fim me cansou com todo esse papo antisocialista.

eu fui ler esse com uma expectativa altíssima e jurei que fosse amar o casal, mas não foi o que aconteceu. não consegui sentir apego pelos meninos, não me cativou todo esse sentimento que o ludwik diz sentir (acho que porque ele é um dos protagonistas mais chatos que ja li).

me parece um livro muito enviezado, tudo bem que cada pessoa tem uma visão sobre o sistema em que vive e isso é uma ficção, mas não acho que coube trazer esse tanto de fato histórico sem ter trabalhado mais nessa questão.

além de que o ludwik passa o livro inteiro falando sobre como a ?américa? (vulgo EUA) é perfeita, como ele quer a liberdade, como se só existisse homofobia na polônia em plenos 1970 sabe kkkkkkk esse sonho americano, quem ainda compra essa história?

o janusz colocado como sendo o personagem que apoia o partido socialista e é o malvadão da história foi muito conviniente né?

enfim, historia fraca demais? se eu soubesse que ia ficar lendo sobre as mazelas da polônia comandada pela URSS eu teria ido ler um artigo científico que pelo menos tem fontes e comprovação? esperei casais lgbt?s se amando e dando errado e recebi chatice ocidental

lado bom: escrita muito linda e fluida (o que me segurou pra nao abandonar
.marie 30/04/2024minha estante
achei ridículo como o autor colocou o janusz pra ser o ?errado? ao apoiar o partido e o ludwik como o ?ideal? com essa ideia da américa kkk mt raso historicamente

lyz 01/05/2024minha estante
obrigada!!! fiquei pensando sera que to maluca kkkkkk pq foi muito conviniente o personagem ?ruim? ser o que apoiava o partido kkkkkk

.marie 01/05/2024minha estante
kkkkkk é tão doido que a gente vê o problema da parte histórica e ainda chegamos a pensar: será que estamos doidas?? mas nao estamos nao!

ju1101 03/05/2024minha estante
meu deus sim!!!! eu fiquei o livro todo incomodada com esse papo de política

lyz 04/05/2024minha estante
pois é!!

Marcela Fregonesi 04/05/2024minha estante
amg eu senti exatamente isso, no final ja nao aguentava mais ler todo esse papinho de urss malvadona eua salvador

lyz 06/05/2024minha estante
sim!!! mds q bicho chatoooo

Marcela Fregonesi 04/05/2024

Eu realmente achei que ia gostar, porque o início é muito bom, mas parece que se divide em outro livro ao decorrer da história.

Não sei como as pessoas definem esse livro como um romance quando isso é secundário, sendo a política o principal aqui. Política essa que foi incrivelmente mal desenvolvida e colocada só para fazer propaganda anti-socialista. Eu realmente gostaria de saber como os outros países da URSS se sentiram com a unificação, mas as críticas foram feitas de forma muito superficial e não da para engolir a romanização dos EUA e a relativização do nazismo.

E mesmo se eu fosse desprender esse aspecto político do romance, não foi algo que, para mim, valeu todo o descaso anterior. Até porque eu achei super fraca e não entendi a tranquilidade final que ele admitiu ser c0rn0 manso, se o Janusz pelo menos tivesse explicitado a dinâmica, mas não, ele foi apenas c0rn0 e aceitou porque o contexto ?forçava?. Enfim, não consegui engolir quase nada desse livre e demorei séculos para terminar uma leitura tão curta como essa.

OBS: mais um livro estrangeiro que não tem tradução ou contextualização das palavras que estão em outra língua.
.marie 04/05/2024minha estante
SIM!!! a parte política desse livro é grotesca e horrenda, as ?críticas? ao governo sempre surgiram com uma idealização da ?américa?. muito muito muito fraco. não entendi pq vi tanta gente divulgado de uma forma positiva kk

Marcela Fregonesi 04/05/2024minha estante
o pior pra mim nao foi nem a divulgação positiva, foi simplesmente eu nao ver ninguém falando sobre esse aspectos político, quando pra mim foi o foco da história

.marie 04/05/2024minha estante
tem isso também. e olha que - pra mim - é uma coisa que nao da nem pra ignorar ne? quase tudo gira em torno deles terem visões tão diferentes sobre o governo

Marcela Fregonesi 04/05/2024minha estante
exatamente!! não tem como ignorar, o meu do livro é literalmente só sobre isso

Missrae 15/03/2024

Nadando no escuro
Então.Esse é provavelmente o melhor livro de 2024,e um dos melhores que eu já li na vida.Ele é tão sensível,tão real,tão palpável,é como conhecer outro mundo,que na verdade é só outra realidade.

Nadando no escuro acompanha o ludw,um jovem gay polonês durante a o ano de 1980.Ele narra a história em um futuro próximo ,em que o sabemos que ele não está mais na Polônia.Acompanhamos nos primeiros 2 capítulos sua história de vida,momentos importantes para que ludw seja quem é.

Então,tem o acampamento de verão.E é lá que ele conhece o janusz e desde o início se encanta pelo homem,que corresponde seu encanto em um nado no escuro.Eles começam a se relacionar logo depois do fim do acampamento e aí tudo começa.

Eu gostei muito de como a política é inserida nesse livro.Não é forçada ou enfandonha,é na verdade,bem natural contada de um jeito cotidiano.

Cotidiano.Essa é a palavra que define o livro.A história do ludw e do janusz pode existir em diversos contextos,em diversas realidades e luzes.Eles não são uma anomalia,eles são uma realidade.

A escrita é foda.Outro nível,outro sentido.O autor poetisa e deixa crua a escrita em diversos pontos,deixando a história no tom certo.As emoções são viscerais,a raiva,o sentimento de impotência.Tudo é sensível,tátil.

Nadando no escuro é fenomenal.Eu sinto que meus horizontes se abriram,lendo uma história que se repete desde sempre;a de amantes que nunca poderão ficar juntos.
Oiiiii, tdd bem
Vc sabe qual é a classificação indicativa do livro? ?

Missrae 17/03/2024minha estante
Oii,meu bem
Eu chuto +16,pq é um livro bem pesadinho com alguns gatilhos bem explícitos pra homofobia então,+16

Okkk, muito obrigada

Missrae 17/03/2024minha estante
De nada meu bem

highgarden 23/04/2024

Morno, sem graça, sem vida, os personagens desinteressantes até dizer chega, o Janusz um pedaço de merda.
maria 23/04/2024minha estante
PASSO MALES

maria 23/04/2024minha estante
janusz é o b17?

highgarden 23/04/2024minha estante
sim é o que não vê nada demais na situação do país, acha que tá tudo lindo

JuanComjota 21/04/2024

Forte em drama. Fraco em historiografia.
A medida em que a história se desenrola, sentimos a dor crescente de Ludzio, a impossibilidade de viver o amor como deseja, em um contexto rígido, cruel e frio.
Muito bem escrito, porém, se perde em meio as fracas tentativas de críticas, que qualquer pessoa com um senso crítico um pouco mais apurado consegue perceber.
Senti também que, em alguns momentos, o personagem é mais brando ao criticar a barbárie N@zi, o que me deixou realmente incomodado durante o livro, como se estivesse lendo a tentativa de justificar o injustificável, o que torna ainda mais nítido, quando notamos claro viés anti-stalinista.
Num âmbito geral, o drama vivido pelo Ludzio se faz convincente em maior parte da trama, se perde (bastante) em alguns devaneios, curvas e críticas muito rasas, mas em geral é uma leitura fluída.
Marcela Fregonesi 28/04/2024minha estante
a parte política ta me incomodando MUITO e não vi ninguém falando sobre isso além de você. Tem passagens realmente bizarras

JuanComjota 28/04/2024minha estante
Desde passação de pano até revisionismo. Mais um livro de ficção que tenta jogar as crenças do autor no meio, sem responsabilidade nenhuma

vi lupielo 17/03/2024

NEM SEMPRE DÁ PRA SER FELIZ, mas sempre dá pra ser triste
Nas primeiras 40 páginas desse livro eu já sabia que iria favoritar ele, isso não acontece com frequência, mas acho que a gente é simplesmente capaz de sentir quando vai se apaixonar por um livro e quando ele vai te destruir.

Ver o Ludwik se apaixonar pelo Janusz mesmo sabendo da impossibilidade desse amor foi lindo, e ver que ele quis insistir nesse amor mesmo sabendo que o Janusz não era capaz de dar a ele tudo que ele merecia foi doloso, e o Lud mesmo que não admitisse pra si mesmo sabia que não é possível pedir a alguém que o ame de acordo com sua vontade, as pessoas nem sempre podem nos dar o que queremos delas, mas nós sempre podemos escolher dar a elas tudo que podemos.

Pra além disse foi fantástico a forma como ele o autor deixa o próprio leitor no escuro em relação ao regime imposto na Polônia após a morte do Stalin, pra que o leitor entendesse que os próprios moradores encontravam-se perdidos em relação ao governo.
Oiiiii, tdd bem
Vc sabe qual é a classificação indicativa do livro? ?

vi lupielo 20/03/2024minha estante
Oi, infelizmente não sei, mas eu diria +16.

Lê Rebeschini 08/04/2024

Apesar do livro ser curto, o seu conteúdo é bem forte e verdadeiro.
A escrita é bem fluida, com poucos capítulos, porém grandes.
Eu senti como se estivesse lendo uma carta com tudo o que um personagem não conseguiu dizer ao outro, tudo que ele não podia e que não tinha coragem de dizer.
Esse livro fala sobre preconceito, sobre não se aceitar (por diversos motivos), sobre um país que não está nem aí pra sua população, mas principalmente sobre amor. E tudo isso com uma escrita maravilhosa, muito poética, sensível, forte e verdadeira ao mesmo tempo.
Super recomendo!!
julydaily 08/04/2024minha estante
Quero tanto ler esse

Lê Rebeschini 08/04/2024minha estante
É muito bom!!

mah :) 26/03/2024

Na maioria das vezes quando estou lendo algo, eu tento "adivinhar" qual nota vou dar para ele no final mas com esse daqui foi impossível, a cada página eu mudava a nota. foi uma montanha russa de emoções, então acho que 3 estrelas representa bem tudo isso.

lado bom, que me fez querer dar +3 estrelas: é um livro extremamente lindo e emocionante, tem uma escrita poética, tem uma ambientação diferente mas que passa um ar de acolhimento, os personagens são instigantes, humanos e muito bem desenvolvidos. o romance é muito bonito e bem feito, tem muitas camadas e faz valer a pena cada segundo lido.

lado ruim que me fez querer dar -3 estrelas: em alguns momentos eu me senti incomodado com o fato de ter falas que são uma gigantesca propaganda pró - capitalismo. eu senti que em alguns momentos a história era deixada de lado apenas para elogiar os Estados Unidos de alguma maneira e isso foi muito cansativo e irritante. ainda bem que não foram todos os momentos e FELIZMENTE tinham personagens sensatos, mas poxa.

estabilizar em três estrelas foi a maneira mais justa que eu encontrei de avaliar esse livro. ele de verdade é uma das histórias mais marcantes que eu já li, ele toca em lugares absurdos da nossa consciência e te passa uma sensação de acolhimento gigante. porém, teve seus defeitos que para mim foi difícil de passar pano.

apesar de tudo, eu recomendo demais. principalmente para quem gosta de romances com uma pegada mais histórica e poética.
Anadswan 08/04/2024minha estante
Se apareceu no vídeo do Paulo ratz amg kkkkkkk

AliJu 09/04/2024minha estante
Ótima resenha, amg! Eu queria mesmo ver alguma abordando a parte politica do livro.

carolwindlin 06/05/2024

Não foi um livro que conversou comigo. Não me identifiquei com a vivência dos personagens em praticamente nenhum âmbito - amoroso, familiar, época que viveram, país que viveram. E apesar disso, também não consegui me conectar com os personagens e suas trajetórias, dificultando toda a experiência.

A escrita é bonita, mas demorada. O livro é curto e eu tive dificuldade de engatar na leitura. Daria para ter lido mais rápido.

O livro tem seus pontos altos, que me fizeram dar a nota que eu dei. Consegui entender a complexidade da relação amorosa, apesar de não concordar nem 1%. Toda a dualidade que o Ludwik vive, e como é difícil enxergar e sair da situação que ele se encontrou.

Não é um livro ruim, mas acho que quem se identificar, vai aproveitar melhor!
vanessaingridd 09/05/2024minha estante
Concordo plenamente!!!

Kali.Kal 05/04/2024

É galera... Gays nunca tem paz nessa vida.
Lindo, poético, triste e histórico... Esse livro é profundo em tantas camadas que falar aqui é quase impossível de dizer. Estou devastado, como pode isso ser tão bom?

Enfim, não estou bem ????????

POR QUE GAYS NUNCA TEM UM FINAL FELIZ?????????????????
Hernandes 05/04/2024minha estante
Eu terminei o livro agora, estou com esse mesmo sentimento.

Adriely Barros 20/03/2024

Direto de Coitadolandia
Quero mais livros de gays trambiqueiras.
ninguém aguenta mais só história de gay sofrendo. queremos mais gays assim, gays empinando de moto, gay dando tiro etc
joedson. 24/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Yasmim187 06/05/2024

Eu queria tanto ter gostado desse livro. Porque é uma escrita que me fascinou muito, é algo de extrema tangibilidade. Se continuasse sendo o romance do início, até a cena do lago, teria sido perfeito para mim. Mas ele começou a fazer um pró capitalismo RIDICULO, maquiando varias nuances, falando da urss de forma distorcida e nem um pouco profunda. E o final tipo ???? simplesmente ele aceitou ser 🤬 #$%!& , desistiu de tudo.
Feh 20/05/2024minha estante
SIMMMMMM, pareceu só uma propaganda barata anti URSS, parece um livro financiado por um republicano só pode kkkkkkkkkk

alesxls 29/04/2024

Essa obra foi um balde de água fria na minha cabeça
Em especial queria dar parabéns ao autor que consegue captar sentimentos e sensações tão específicas em um texto belíssimo e rico. Às vezes bate um medinho de escritas floreadas e cheias de analogias pra tentar colocar em palavras os sentimentos, mas a escrita desse cara retrata o amor e a tristeza de uma forma tão precisa, delicada e especial que o livro te envolve por completo do começo ao fim.

Tenho a sensação de que é difícil pra eu mesma colocar em palavras tudo que eu senti nesse livro (não tenho o mesmo talento do autor e do tradutor), mas de fato eu saí "mexida" de alguma forma. Talvez por situações da minha vida pessoal, por outras obras semelhantes que são tão precisas em verbalizar sentimentos ou só pelo fato da história ter sido extremamente bem construída e até mesmo palpável demais a ponto de eu conseguir imaginar tudo como se eu estivesse lá como espectadora. São tantas coisas que fazem desse livro extremamente especial que fica difícil listar todas elas.

Eu realmente vou precisar de pelo menos cinco dias úteis pra processar tudo isso e com certeza vai virar assunto na minha terapia, portanto recomendo 100% a leitura!!
Fernando.Subra 29/04/2024minha estante
Eu também fiz a resenha, mas é difícil colocar em palavras. Livro lindo e impactante.

Daves 22/05/2024

Que livro bom de ser lido, tem uma sensualidade nas cenas mais amenas muito bem escritas e o contexto histórico muito bem explorado, chorei por cima e por baixo