Nadando no escuro

Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

st4rberry 04/06/2024

?Lá estava um livro que parecia ter sido escrito para mim.?
Esse livro foi uma viagem agridoce até os confins da mente do protagonista. a sensibilidade na forma em que os sentimentos e conflitos internos dele são descritos e abordados durante a trama me cativaram como nenhuma obra desse gênero havia antes.
basicamente, o livro alugou ? e vai alugar por um bom tempo ? um triplex completo na minha cabeça.
nadando no escuro é além de tudo, uma história sobre crescimento e medo, duas coisas que andam juntas. ludwik desbrava caminhos nunca antes tomados, desafiando sua forma de pensar e nadando no escuro de forma literal.

bluelio 04/06/2024

Possibilidades desperdiçadas
Um livro cheio de possibilidades, muito bem escrito e poético. O autor é talentoso, mas a história encerrou de forma muita brusca e me deixou com a sensação de que faltava muito pra se completar, não tenho problemas com finais aberto, mas aqui se clama por uma continuação e o autor deveria pensar em escrever uma...

Jessica.Marine 04/06/2024

"Não podemos carregar nossas mentiras para sempre. Mais cedo ou mais tarde, somos forçados a encarar a escuridão delas."

Fepais 03/06/2024

A dor de um amor proibido
Nadando no escuro carrega a dor de um amor proibido. Eles são proibidos de amar e ser amados. O impacto de um amor juvenil que nunca pode ser completo.
É um relato real e muito triste em um livro bem curtinho, mas que não tira o real peso da situação.
Até gostaria que fosse maior para ter um maior desenvolvimento e mais partes da história, mas isso não afeta muito a leitura.

Maria4735 03/06/2024

Amores proibidos e escolhas
O que dizer sobre "Nadando no Escuro"? Perfeito. Incrível. Emocionante. Triste. Real. Reflexivo. Todas palavras que expressam muito bem os sentimentos que tomam você ao ler essa obra.
É um livro tão pequeno, mas com tanto peso... talvez galgando espaço para ser um clássico moderno.
Fala sobre amor, mas também sobre perda, adequação, e medo. Mostra sobre como era viver na Polônia no final da URSS e como era ser, na visão da época, um criminoso, apenas por amar alguém do mesmo sexo.
Altamente recomendado para qualquer um, mas deixo aqui a dica: leia "O Quarto de Giovanni" primeiro.

Rafael Persan 03/06/2024

Pra quem gosta de ler e chorar
O amor juvenil pode ser doloroso. Mas não estou falando de um desencontro amoroso, e sim da dor que é amar uma pessoa do mesmo sexo e não conseguir o retorno necessário por medo, por retaliação ou, como no caso de "Nadando no escuro", por proibição. Na época e no país onde se é ambientado o livro, era proibido amar e ser amado por uma pessoa do mesmo sexo. Por este e por inúmeros outros motivos, a história me fez chorar e me fez lembrar do início da vida adulta, mas também me trouxe paz ao coração porque as coisas são "mais fáceis" hoje em dia - aspas em mais fáceis. Leitura fundamental!

Roger73 03/06/2024

Amor e circunstâncias.
Quando crianças é nos ensinados que “o amor e a coisa mais forte deste mundo” aponto de aquecer um coração congelado, alguns podem dizer. Essa afirmação pode ser verdade até ser colocado contra a realidade e circunstância das suas realidades.

Mateus 03/06/2024

Melhor do que eu esperava
Esse foi com certeza (até agora) a melhor surpresa do ano .. que livro bom! Leitura fluida, tocante, emocionante e de uma sensibilidade imensa ... Recomendo demais ... Primeiro favoritado do ano

lequeer 02/06/2024

Eu achei o livro muito bom mesmo, muito bem escrito e a história muito bem pensada. Os fatos históricos são passados de uma maneira interessante e de uma visão diferente da que eu conhecia, eu me senti ouvindo uma história, de uma pessoa mais velha que viveu em tempos inimagináveis. O livro é devastador, mas eu não consegui me apegar aos personagens da maneira que eu geralmente gostaria? não sei, achei a história rápida, e pra ser sincera, adoro livros longos e detalhistas. Apesar de tudo, é um livro ótimo, uma história muito bem elaborada, minha única crítica é ela não ser maior, acho 237 paginas mt pouco pro potencial q ela tem. É um ótimo livro e sem duvidas recomendo mt

mawwep 02/06/2024

Tava esperando tipo MUITO mais desse livro, mas acabou com uma parte do meu coraçao em certa forma, vale a pena

Nelson.Nogueira 02/06/2024

Lindo, poético, emocionante, triste.
Traz muita identificação em alguns momentos mas acima de tudo nós dá a certeza de que devemos ser sempre fiéis a nossa essência. Recomendo!

vivovini 02/06/2024

Nadando no escuro
O tanto que esse livro me envolveu, me emocionou e me destruiu não tá escrito.
certeza que irei reler só para me apaixonar por essa história novamente

Jennifer.Almeida 02/06/2024

Nadando no escuro ?
Eu comprei o livro faz um tempinho, demorei muito para começar a lê-lo de fato, e quando comecei, terminei em dois dias porque a leitura é muito fluída. Adorei a forma como a história foi construída, como se o personagem principal estivesse fazendo uma reflexão de sua vida, tipo uma carta para o Janusz. A forma como o autor mostrou a descoberta do protagonista ao se perceber homossexual foi tão bem escrita, tão profunda. Já tinha ouvido falar da ditadura na Polônia, mas nunca me aprofundei. Mesmo sendo um livro de ficção, os fatos que realmente aconteceram foram muito bem explorados, tanto que o autor levou 7 anos para escrevê-lo. Foi ótimo. Acho que a única coisa que pegou foi o final, porque fiquei tipo querendo mais, sabe? Fiquei fascinada pela história e queria ler mais um pouco sobre a vida do personagem. Mas recomendo muito essa leitura.

Ana Beatriz Arruda 01/06/2024

Profundo, intenso e tão... real
Eu esperava que fosse um livro bom devido à sua reputação. mas eu não imaginei que fosse TÃO bom. eu amo livro envolvendo politica de forma REAL, na sua mais pura e crua desenvoltura e consequências.

o romance me deixou apaixonada, melancólica e tensa. devorei esse livro em menos de um dia e queria poder ler mais, ver mais e ter mais desses personagens tão singulares. a escrita do autor é única e magnifica. fazia tempo que eu não lia um livro estrangeiro com a escrita nesse nível de magnitude.