Um passo de cada vez

Um passo de cada vez Iris Figueiredo

Resenhas - Um Passo de Cada Vez

Bruna 21/07/2023

Gatilhos: Assédio sexual, transtorno alimentar e bullying
Sempre quis ler algo da autora então escolhi esse primeiro por conta da sinopse já que eu também sou uma grande fã de um grupo (BTS influenciando até as leituras das armys kkkk). Então já começo dizendo que amei me identificar com uma protagonista que entende como é fazer parte de um fandom. Eu amei a escrita, foi bem fluida e eu terminei a leitura em 1 dia. Foi um livro leve como eu precisava. Gostei dos personagens e gostei do romance que é bem calmo.
Gostei de como a autora abordou os gatilhos mencionados no titulo da minha resenha, embora confesso que esperava um pouco mais de assunto em relação ao transtorno alimentar. Tirando isso sinto que ela abordou de forma responsável e isso é muito importante pra mim. Com certeza irei ler outros livros da autora e recomendo demais essa leitura nacional pra vcs.

"Não dá pra apagar uma parte da nossa história, mas dá para viver depois dela. Dá para se reconstruir, ser algo além daquilo que a gente viveu." Pág 250
Mattenna 21/07/2023minha estante
Que legall!! Fiquei com vontade de ler!

Bruna 21/07/2023minha estante
Leia sim :)

My 13/12/2022

Li em uma sentada.
Maravilhoso como tudo que a Iris escreve. Li em uma tarde, pois a escrita é muito fluida e leve. Apesar de parecer apenas mais um livro jovem bobo, não se deixe enganar, a Iris sabe muito bem levantar assuntos importantes nas suas histórias, como baixa autoestima, distúrbios alimentares e bullying.
Amei demais a história da Mari, consegui me identificar com ela em vários momentos.
Iris, se você ler isso, saiba que você é perfeita.
dranilo 16/12/2022minha estante
passadooo q ela usa aq ainsa

dranilo 16/12/2022minha estante
ainda

Yas 27/12/2022

O fim da adolescência é difícil, mas amigas fazem tudo valer
?Um passo de cada vez? é mais que um livro sobre uma fã que consegue ir no show de sua banda favorita. Na verdade, é uma história de superação e a amizade que faz qualquer situação valer a pena.

Mari e Nina são a definição de amor verdadeiro, por mais que não tenham uma relação amorosa. Sabe aquela pessoa que você não se imagina sem e em momentos difíceis é a única que você quer mesmo conversar? Sua alma gêmea, mesmo que platônica.

Mas é óbvio que tudo fica melhor com música. A banda Tempest tem papel fundamental no livro e ler tudo que o fandom posta é uma experiência única. Muitas vezes lendo senti como se ela existisse de verdade, mesmo sem se aprofundar demais nos seus integrantes.

Antes da leitura é preciso prestar atenção nos gatilhos, porém aviso previamente que eles são muito bem trabalhados.

?Amizade é uma partilha entre quem já se completou há muito tempo.?

Para a Mari da minha Nina (e vice-versa) ~
Lua 27/12/2022minha estante
HAHAHAHHAHA MINHA FÃ NÚMERO 1

Yas 27/12/2022minha estante
aff posso nem negar

Lua 26/12/2022

comfort book
Isso aí que tá no título.

"Um Passo de Cada Vez" deixou meu coração quentinho e me fez experiênciar momentos incríveis com a Mari.

O livro trata de assuntos muito sérios, como assédio e transtornos alimentares, mas faz isso de maneira delicada a fim de destrinchar os sentimentos que as personagens sentem ao passar por esses momentos.

Além disso, a história permeia a vida de adolescentes que estão no último ano do ensino médio e o caos por conta dos vestibulares me fez ter um pequeno vislumbre do que me aguarda na minha própria vida ano que vem. Mas eu sei que, enquanto manter o foco e as pessoas certas ao meu lado, vai dar tudo certo.

Mariana é forte e, por mais que seja confusa e indecisa, mostra que a vida deve ser vivida com tranquilidade e boas decisões tomadas na hora certa.

*Nota de desculpas públicas a minha melhor amiga: peço mil perdões por ter terminado o livro sem você. Vou te recompensar por isso.*
- Para a Nina da minha Mari (e vice-versa).
Yas 26/12/2022minha estante
bela resenha, aceito as desculpas, mas cadê a foto do pau que me prometeram.

Lua 26/12/2022minha estante
nao prometi nada sua perversa

KayFrey 24/02/2023

Depois de muitos passos...
Eu gostaria de ter lido esse livro antes do meu terceiro ano, seria tão necessário.

Dentro desse livro contém fatos não contado sobre os vestibulares, sobre a imensa pressão de fazer uma graduação e simplesmente isso não ser tudo na vida da pessoa.

"Vamos levar daqui muitas histórias, aprendizados e cicatrizes."

Adolescente, leia este livro! A tempestade vai acabar, pode ter certeza!
Santos 13/11/2023minha estante
Comprei hoje, estou louca para ler, tenho a impressão que vou chorar lendo

Lizandra 03/06/2024

Queira ser amiga da @marinando!
Que leitura deliciosa! Devorei o livro bem rápido, vocês já sabem que amo a escrita da Iris, mas preciso falar novamente. Que narrativa boa de ler, quando você começa não tem vontade de parar! Se não fossem as responsabilidades da ?vida real?, como diria a Mari, eu teria lido o livro em um único dia!

Em relação a história: Me identifiquei com a protagonista tantas vezes que perdi às contas! A Mari é aqueles personagens totalmente humanos que faz com que a gente se identifique em cada detalhe, nos erros, nos acertos, nas inseguranças, nas certezas! Eu definitivamente gostaria de ser amiga dela! E falando em amizade, que personagem maravilhosa é a nina! Queria muito ler mais sobre a história dela (irissss ???). Quanta sensibilidade da Iris em abordar temas tão importantes e complexos ao mesmo tempo. Quanta delicadeza e inteligência! Confesso que, eu como fã de carteirinha de bandas, fiquei esperando algum trecho maior de alguma música da tempest, rs. Teve uma parte da cronologia que que fiquei um pouco perdida em relação a nina, depois de muito tempo sem falar com ela a Mari não fez nada, só bem depois que foi na casa dela? E também só bem mais pro final que fala das características físicas da nina, até lá já tinha imaginado outras características ?? (ou eu que deixei passar no início da história, o que pode ser por que eu estava bem afobada pra saber do Arthur). Falando em Arthur, que personagem maravilhosoooo, atencioso, inteligente, carismático!!! A Mari merece muito esse romance depois de tudo que ela passou!!

Para finalizar, recomendo muito esse livro para todos! Mas, principalmente, para quem está precisando refrescar a memória e relembrar que às vezes temos que parar um pouco para respirar e dar um passo de cada vez. Que pode ser que precisemos recalcular a rota, mas que tudo bem se é isso que vai nos fazer feliz! Que possamos dar atenção aos que estão, verdadeiramente, ao nosso lado! Que delícia de leitura! ????

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 25/11/2022

Resenha: Um passo de cada vez | Iris Figueiredo
Um passo de cada vez é um romance escrito pela autora Iris Figueiredo, corresponde a Editora Seguinte, sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com marcadores, palheta, adesivo e cartão postal. Eu vi pessoalmente esse ano a escritora na Flipop e participei da Cabine com influenciadores conversamos sobre o livro com a escritora Iris e fizemos perguntas.

"Quando isso vai passar. Não sei. Mas a tempestade vai acabar." quote do Cartão postal

Mariana mais conhecida por Mari, não se lembra quando se sentiu bem na escola. Ela ama muito a banda chamada Tempest, quando anuncia o show na cidade ela quer muito ir ao show, faz vídeos no fandom da banda. E acaba postando diversos vídeos e ganhando muitas visualizações. Esse livro tem um romance também. Ele tem: surtos de fã, superação, melhor amiga perfeita, garoto com covinha e receita marinada.

"Mateus me lançou um sorriso 🤬 #$%!& mplice e meu coração se encheu de expectativas." p.95

Esse livro possui cenas de abusos sexual e distúrbios alimentares. Com representatividade pela Mari ser uma personagem que não é magra, ela faz de tudo para ir na show do Tempest, será que ela irá? Como será o romance dela? O livro também contará sobre as amizades e a família dela. Iris fez esse livro com muitas modificações que ela havia escrito um livro chamado Confissões On-line assim fazendo esse novo livro.

"Então fui para a escola, atravessei os portões e minha vida nunca mais foi a mesma." p.207

Portanto eu amei esse livro, dei cinco estrelas. Pretendo ler Céu sem estrelas o outro livro da autora, foi uma leitura muito fluída e foi muito bem escrito. No final do livro possui uma entrevista com a escritora que vale a pena conferir. Esse livro merece uma adaptação cinematográfica. Eu já li da escritora: o conto do livro De repente Adolescente e o conto Pisando em Nuvens. Lendo o QR CODE do Cartão Postal você faz um teste do Buzzfeed de quem da banda Tempest você é. Um passo de cada vez é ótimo e eu indico.

"Como amiga fiel, eu mantive o silêncio." p.85

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/11/resenha-um-passo-de-cada-vez-iris.html

estanteanabia 26/11/2022

Opinião de fã conta né?
Esse livro me mostrou o quanto que eu NÃO estou pronta pra terminar o ensino médio. Foi muito bom acompanhar a história da Mariana, acompanhar os surtos de fã e agradecer em cada superação dela. Sou fã da Íris desde Céu sem estrelas e fiquei muito feliz de reencontrar meus personagens aqui.
É um livro com escrita leve mas MUITA representatividade, adoro o universo da Íris por conta disso, a leitura te prende e é leve mas aborda assuntos que devem ser falados na sociedade.
Todos devem conhecer a história de Mariana e refletir com as 300 frases que me fizeram repensar o mundo.

Camille 27/11/2022

eu ameii
desde que eu era pequena meu refúgio sempre foi a música, então pode imaginar como eu me identifiquei com a mari! a escola dela do ensino médio me lembrou muito a minha e, tenho certeza que o que me fez aguentar firme no primeiro ano foi o disco ?brasileiro? do silva e o ?trench? do twenty one pilots, que, enquanto eu me sentia apavorada com todas as mudanças acontecendo ao mesmo tempo, falavam pra mim no fone de ouvido que eu era compreendida e que, uma hora ou outra, tudo ia ficar bem. e ficou. o livro é lindo, lindo, lindo. além da relação com a música, a mari e a nina tem uma amizade linnda e foi lindo acompanhar o poder dessa amizade. eu ameiii

Rodrigo 27/11/2022

Você é o protagonista da sua própria história
Iris tem o dom de acolher os leitores com suas histórias, ela aborda problemas sérios de forma delicada e sensível. É como a protagonista, Mariana, diz logo no início: "Eu adoro a sensação de tropeçar numa música, encontrar as palavras certas meio sem querer, a melodia perfeita pra expressar aquilo que não consigo colocar em palavras." Da mesma forma como a música serve como refúgio, a literatura é a principal válvula de escape para muitos.

Moni 29/11/2022

Iris mais uma vez arrebentando
Já me apaixonei pela Íris Figueiredo no outro livro dela, Céu sem estrelas, então quando saiu esse aqui eu corri pra comprar o livro, quase passei o valor do cartão, mas deu tudo certo!

Algo que eu amo na escrita dela é a forma como ela aborda assuntos complexos de uma maneira simples, mas sem tirar o peso dessas situações e como elas são importantes de retratar. Iris trata o leitor com respeito e não subestima sua inteligência, usando perfeitamente do ?mostre, não conte? que eu sempre busco em livros (e que está cada dia mais difícil de achar)

Não esperava me identificar com alguns personagens, então foi uma bela surpresa ver que tinha personagens fazendo direito e ameaçando chamar a polícia e fazendo um escândalo na coordenação. Me senti representada! Kkkkk

Mal posso esperar para ver o que a Iris fará em seguida, e mesmo que não escreva nada, esses livros que eu li dela são histórias que eu vou guardar pra sempre na minha memória como os melhores livros jovens que eu já li.

Recomendo de montão, mas principalmente pra quem quer uma narrativa leve, sem muito exagero e que é fluida e divertida a ponto de te distrair por horas.

Com sorte, logo será minha vez de encontrar minha cantora favorita ??

MãeLiteratura 01/12/2022

Delícia de livro!
Que delícia de livro! Eu precisava exatamente deste tipo de leitura hoje. Leve, fluido e envolvente.

Mari é uma jovem de 17 anos às voltas com Enem, vestibular, último ano do colégio, formatura. Tem que lidar com seus colegas, após uma situação difícil e absurda.

Ainda bem que tem show da Tempest, banda preferida dela e da sua amiga Nina. Para completar, aparece um gatinho dono de uma covinha única para mexer com o coração da nossa amiga!

A autora consegue trabalhar temas complicados, como distúrbios alimentares e assédio, de uma forma sensível.

Eu adorei a escrita da Iris. Ela já estava no meu radar e a oportunidade da leitura chegou junto com o convite para participar da Cabine de leitura da Editora Seguinte.

Devorei o livro em um dia e meio. Foi uma das leituras mais gostosas dos últimos tempos.

Li a versão em e-book disponibilizada para os parceiros da Companhia das Letras, pela Plataforma @netgalley. Recomendo muito.

site: https://www.maeliteratura.com/2022/12/resenha-um-passo-de-cada-vez-iris.html

Sophi 16/12/2022

Muito bom!!!
Esse livro prende a atenção do leitor do início ao fim, você se sente confortável com a escrita da Iris, e entende os conflitos da Mari com o início de uma nova fase de sua vida.

@leiturasdadudis 19/12/2022

Adorei!
Sério, o que você faria se pudesse estar cara a cara com sua banda preferida? (BTS, me nota!)

Mariana é super fã do Tempest, uma banda formada por um grupo de meninos que estouraram no Brasil, e agora eles vão realizar um turnê, passando por sua cidade.

O problema é que, apesar de ter o ingresso, Mari não sabe se realmente vai poder ir. Juntando isso ao fato de ser quase totalmente excluída na escola ela fica inconsolável.

No entanto, ela acaba conhecendo um rapaz com uma covinha fofa que poderá ser seu caminho para realizar seus sonhos e encontra refúgio na internet, gravando vídeos para as redes sociais, para desabafar suas frustrações.

Mas, isso é só uma pontinha da história. Um passo de cada vez fala sobre como a música pode nos salvar, mas também fala sobre transtornos alimentares, bullying e assédio. E como a Mari é uma jovem 100% brasileira, acompanhamos sua luta para realizar o Enem e vestibular, mesmo sem saber ao certo o que quer cursar.

A obra é narrada em primeira pessoa pela protagonista e a escrita da Iris é super leve, não só por ser um romance adolescente, mas por conseguir transformar temas tão cotidianos, sem forçar, em uma história nova e que prende do início ao fim.

Um passo de cada vez foi como um suspiro para mim, me levando de volta à adolescência e para quando as minhas preocupações eram como a da prota, me levando a refletir sobre onde estou agora e para onde quero ir.

Quer saber se vale a pena realizar a leitura? Se aventure!

A autora amadureceu a história durante anos e nos entregou um romance lindo sobre superação, amor e música.

Renata.Mieko 19/12/2022

Um livro fofo, que mostra como a adolescência é difícil quando não se tem um rede de apoio, seja de amigos ou familiares.. uma história pra aquecer o coração.