Na praia

Na praia Ian McEwan




Resenhas - Na praia


73 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Rodolfo 31/03/2024

Até onde falar de sexo é importante num relacionamento ou numa sociedade? 
Nessa história somos apresentados à noite de núpcias de Edward e Florence e as expectativas de ambos para o primeiro ato sexual dos dois e a visão que cada um tem.
Esse fato é agravado pela história ser ambientada na década de 60, época que isso era visto quase que como um crime ou algo pecaminoso.
Enquanto temos uma visão sem importância do ato por Florence, também temos a visão de grande importância para Edward.
Intercalado aos momentos de antecedem o ato também somos apresentados à história dos dois e de como se conheceram.
De maneira magistral o autor consegue levantar as mesmas ansiedades dos personagens no leitor, direcionando o questionamento final para do que realmente é formado um casamento? 
Gus 31/03/2024minha estante
Viu amigo, tu adorou hahahahahaha. Eu é que não sirvo pra livros assim kkkkkk


Rodolfo 31/03/2024minha estante
Kkkk eu acabei de ler e lembrei de vc... pensei "ele não vai concordar em nada comigo" ??


Gus 31/03/2024minha estante
Hahahahahah não amigo, não concordei em nada. Na verdade, eu até concordo, é que comigo não funcionou dessa maneira. Achei sua visão pro livro muito boa, a minha que não casou dessa maneira. Mas é que eu sempre priorizo diálogo, e ela tendo nojo dos beijos dele, e ele praticamente forçando ela a algumas coisas, foi me irritando, fora que realmente não acontece nada hahahahaha. Se eles tivesse conversado, o livro teria 30 páginas ao invés de 140 hahahahaha.


Rodolfo 31/03/2024minha estante
Sim, exatamente, foi tudo muito eu acho isso, eu acho aquilo e o fato de não falar nada levou os dois a interpretações beeem erradas, tanto que culminou no término do relacionamento.


Gus 01/04/2024minha estante
Exatamente, amigo, por isso não gostei do livro. Além de eu tê-lo achado parado, a falta de comunicação é algo que me incomoda tremendamente em qualquer leitura. Pessoas Normais? Eu ODEIO esse livro exatamente pelo mesmo motivo, apesar de que, ao contrário desse, os protagonistas só fazem sexo o livro todo. Então, se tivesse um único momento que ambos conversassem, o livro seria bem menor. A falta de diálogo, em todas as instâncias da vida, incluindo livros, me desagrada imensamente hahahahahahaha.


Rodolfo 01/04/2024minha estante
Kkk te entendo amigo... essa foi mais uma história que o autor usa os personagens pra fazer uma análise, ou pensamento sobre algo, então realmente a leitura é diferente




Eliza.Beth 18/04/2024

Nota: dó
Não gostei do livro.
A escrita desse autor é algo que não me cativa, não me prende.
Não acho seus personagens bem desenvolvidos e considero que existem muitas descrições sobre coisas e pessoas que não tem relevância para a história.

Não gostei do tema do livro: um casal recém casado, em sua noite de núpcias.

No final, achei que faltou saber mais sobre a personagem feminina depois dos acontecimentos. Ela que, entre os dois, era a personagem mais interessante.

Ponto positivo: tem poucas páginas.
Michela Wakami 19/04/2024minha estante
?????


Carolina.Gomes 19/04/2024minha estante
Ganhou 2 estrelas. Ta no lucro. ?


Laura.Novelli 19/04/2024minha estante
Kkkkkkkkk o título foi tudooo


Eliza.Beth 20/04/2024minha estante
Hahahaha sempre sincera kkk




Gilmar 03/04/2024

Mais de 100 páginas chatas
Esse livro teve um ótimo, último capítulo, mas foram mais de 100 páginas completamente entediantes pra mim. Um livro com 136 páginas ter 108 páginas chatas é minimamente frustrante, ainda que tenha tido um bom desfecho.

O livro trás a vida de um casal preste a se casar, e que enfrentam dificuldades no relacionamento, ainda enquanto namoro/noivado, com uma mulher que tem muita dificuldade em ser tocada e um homem que tem a intenção de fazer a coisa certa e não ir além do que ela o permite ir, e nisso se vão 100 páginas, até q se casam e encontram um novo desafio que coloca em cheque o matrimônio.

E aí entramos no último capítulo que de fato trás um pouco de vontade de continuar lendo e tem uma conclusão razoável para o todo.

Não é um livro que indico e acho que foi o pior que já li da TAG.
Mika 04/04/2024minha estante
Concordo 1000%


Luciana Leitora 06/04/2024minha estante
Uma história sobre duas pessoas que querem ser íntima mas que não conversam, logo não externam para o parceiro oq esperam dos msm e de si impedindo a pretensa intimidade. De fato um livro chato...




Mika 04/04/2024

Livro chato demais porém bem escrito
Claramente o escritor é ótimo no jogo de palavras, mas que enredo chato e entediante! Meu Deus! Com ctz o pior da Tag que já li até hoje.

Um livro tão curto e que me custou tanto pra finalizar. O último capítulo é a única parte boa, que tem acontecimentos verdadeiramente relevantes e interessantes, que nos instigam a ler mais. O posfácio também é legal com os comentários sobre as perdas/ausências que acompanham o processo de traduzir uma obra.

Não recomendo. Há muitos livros no mundo para se ler, e esse é um sacrifício pra terminar.
Luciano498 19/04/2024minha estante
Obrigado. Esse foi meu sentimento lendo esse livro. Vim nos comentários só para ter certeza que não era o único a não ter gostado.




spoiler visualizar
Rodolfo 12/03/2024minha estante
Estou atrasado esse mês, ainda não comecei o meu, mas bom saber que gostou




Alessandra.Lantimant 12/03/2024

Longe de ser um dos meus preferidos, não me envolvi com a história. Muitos detalhes, muitas páginas, para desenrolar uma noite. Depois em 3 páginas o livro se torna um pouco mais interessante ao retratar os 40 anos seguintes?
Marja 19/03/2024minha estante
To na 46 e to parando a cada pouco pq me da sono ?




Carla.Madlen 28/05/2024

Envolvente
Gostei dos níveis de leitura que o livro apresenta ao leitor.
O tema abordado e o implícito nas sublinhas do enredo, o implícito e o explicito esse mix faz essa obra ser o que ela é.
Simples e ao mesmo tempo um carretel que tece os personagens aos poucos?
comentários(0)comente



Jose 01/03/2024

Na praia?
Impressionante como, mesmo com o passar das décadas, o ser humano, em sua maioria, é incapaz de se comunicar de forma eficiente e assim, viver feliz.

Simplesmente adorei o livro, antigo mas, super atual os assuntos! Adorei muito e super recomendo ?.
comentários(0)comente



Fernanda Sleiman 03/03/2024

A praia
O que deixamos passar quando não fazemos nada?
Gostei, um mergulho na vida de um casal de de 8 horas
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@eleeoslivros 04/03/2024

Gostei muito do livro, no começo achei bem chato, mas o desenrolar me surpreendeu.
o final tbm é bem incrível!
comentários(0)comente



madu 05/03/2024

Que livro sensacional! Sério. Esse é um tipo de leitura que, pela capa e pelo tema, eu normalmente não compraria em uma livraria ou me interessaria do nada, mas como veio pela tag, eu li ele: e com certeza não me arrependi.
A história fala muito sobre uma relação superficial e com pouca comunicação, e em como a pressão social quanto a sexualidade do casal influencia diretamente na relação deles - e também na percepção dos seus respectivos papéis nisso. Interessantíssimo também como retrata o sentimento da mulher nisso, mesmo sendo meio estereotipado não me incomodou, e também a introdução a outras sexualidades e a falta de entendimento na época.
Confesso que o livro parece um pouco mais antigo do que 1960, mas acho que isso foi mais pira minha do que de outra coisa. Leiam, se tiverem paciência, porque o cara foi cirúrgico.
comentários(0)comente



pampamcviana 10/03/2024

Trágico, porém sincero
Este é o livro do mês de março da TAG. Mantendo a "tradição" de 2024, é mais um livro trágico para a coleção.

A história se passa na década de 1960. A liberação sexual ainda não tinha sido amadurecida. O mundo passava pela Guerra Fria. A Inglaterra, a cada dia, perdia mais uma colônia. Discussão entre o que era melhor: capitalismo ou socialismo. As implicações da construção da bomba de hidrogênio. Caos político e social, sempre presente na sociedade, mas com muito mais intensidade do que de costume. E, somado a isto, um casal que não sabe conversar, o que não deixa de ser um tema atual. Homem e mulher, com seus 20 e poucos anos, decidindo se casar. Existe amor, mas também existe falta de conversa, desconexão, medo. E este medo é o tema central da história.

É um livro rápido e gostoso de ler. Não teria por que não indicá-lo. Te deixa uma sensação triste no final, uma certa melancolia. Talvez você se lembre de algo que não viveu por não se permitir. A discussão sobre relacionamento e sexualidade é muito profunda e, porque não dizer, bonita. Tenho certeza de que, até hoje, as pessoas passam por isso. Confunde-se liberdade sexual com uma obrigação de ser sexualmente aberto aos convites da vida. Pois esta liberdade está, pura e simplesmente, em poder fazer escolhas reais, de acordo com suas verdadeiras vontades. Te faz pensar.
comentários(0)comente



Rafael482 11/03/2024

Desencontro
Comecei o livro e, sinceramente, sem gostar muito do desenvolvimento, da história monótona pessoal de cada um dos protagonistas, Edward e Florence. Porém, após a segunda metade do livro mudei de ideia. Foi crescendo um sentimento angustioso, incômodo. As consequências de desencontros, de palavras não ditas, ou ditas de forma errada, mudam destinos de uma forma irreparável. Como o tradutor cita, uma ?repetição de ausências?, criando um ambiente desconfortável que trouxe sentimentos ambíguos? Um aperto no peito. Para mim, uma boa leitura tem que nos fazer sentir, sejam lá quais forem as sensações.
comentários(0)comente



Renata.Mieko 12/03/2024

Gostei.
Um livro simples sobre relações complicadas.
E também como os homens nunca aceitam as mulheres como elas são.
comentários(0)comente



73 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5