Na praia

Resenhas - Na praia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

valmir 13/03/2024

Na praia
" Eram jovens, educados e ambos virgens nessa noite de núpcias, e viviam num tempo em que conversar sobre as dificuldades sexuais era completamente impossível "

Me encantei com o estilo de Ian, fabuloso!
Um pequeno grande livro!
Fala das dificuldades de conversarmos sobre o que seriam importantes, nossos medos, incertezas, sentimentos...
Fala de ausência, arrependimento.
E outras encrencas!

Carolina 13/03/2024

Um enredo anacrônico com uma boa conclusão reflexiva
A história parece retratar um relacionamento de 2 séculos atrás, mas eram apenas dois jovens na década de 1960. O contexto histórico e a forma em que se estabelece a relação gera um estranhamento de cara, às vezes até difícil de engolir. A surrealidade do não dito gera situações e consequências absurdas ainda. A parte final, no entanto, ganha relevância, traz reflexões relevantes (talvez, forçando na premissa). É forte e carregada de remorsos. O livro é curto, então é fácil de ler também. Não engoli bem as cerca de 100 páginas de blá-blá-blá "bucólico-romântico" em plena Londres dos anos 60, mais que isso seria difícil.

Alessandra.Lantimant 12/03/2024

Longe de ser um dos meus preferidos, não me envolvi com a história. Muitos detalhes, muitas páginas, para desenrolar uma noite. Depois em 3 páginas o livro se torna um pouco mais interessante ao retratar os 40 anos seguintes?
Marja 19/03/2024minha estante
To na 46 e to parando a cada pouco pq me da sono ?

Renata.Mieko 12/03/2024

Gostei.
Um livro simples sobre relações complicadas.
E também como os homens nunca aceitam as mulheres como elas são.

Rodolfo 12/03/2024minha estante
Estou atrasado esse mês, ainda não comecei o meu, mas bom saber que gostou

Rafael482 11/03/2024

Desencontro
Comecei o livro e, sinceramente, sem gostar muito do desenvolvimento, da história monótona pessoal de cada um dos protagonistas, Edward e Florence. Porém, após a segunda metade do livro mudei de ideia. Foi crescendo um sentimento angustioso, incômodo. As consequências de desencontros, de palavras não ditas, ou ditas de forma errada, mudam destinos de uma forma irreparável. Como o tradutor cita, uma ?repetição de ausências?, criando um ambiente desconfortável que trouxe sentimentos ambíguos? Um aperto no peito. Para mim, uma boa leitura tem que nos fazer sentir, sejam lá quais forem as sensações.

Domi 11/03/2024

?A ausência é o coração do romance?
Em um dia, mais especificamente na noite de núpcias, as escolhas de toda uma vida são tomadas.

E Florence e Edward vivem um turbilhão de emoções contraditórias em algumas horas que irão decidir o futuro de ambos.

pampamcviana 10/03/2024

Trágico, porém sincero
Este é o livro do mês de março da TAG. Mantendo a "tradição" de 2024, é mais um livro trágico para a coleção.

A história se passa na década de 1960. A liberação sexual ainda não tinha sido amadurecida. O mundo passava pela Guerra Fria. A Inglaterra, a cada dia, perdia mais uma colônia. Discussão entre o que era melhor: capitalismo ou socialismo. As implicações da construção da bomba de hidrogênio. Caos político e social, sempre presente na sociedade, mas com muito mais intensidade do que de costume. E, somado a isto, um casal que não sabe conversar, o que não deixa de ser um tema atual. Homem e mulher, com seus 20 e poucos anos, decidindo se casar. Existe amor, mas também existe falta de conversa, desconexão, medo. E este medo é o tema central da história.

É um livro rápido e gostoso de ler. Não teria por que não indicá-lo. Te deixa uma sensação triste no final, uma certa melancolia. Talvez você se lembre de algo que não viveu por não se permitir. A discussão sobre relacionamento e sexualidade é muito profunda e, porque não dizer, bonita. Tenho certeza de que, até hoje, as pessoas passam por isso. Confunde-se liberdade sexual com uma obrigação de ser sexualmente aberto aos convites da vida. Pois esta liberdade está, pura e simplesmente, em poder fazer escolhas reais, de acordo com suas verdadeiras vontades. Te faz pensar.
Luciana 04/06/2024minha estante
Este livro é muito maçante ?

leiturasdabiaprado 06/03/2024

Na Praia se passa numa noite de núpcias, dois jovens virgens, antes da época da liberação sexual.
Ele ávido pela consumação do casamento, ela sem desejo sexual e com pavor do ato sexual.
Ao longo do livro vamos conhecendo as histórias desses dois jovens, ambos tem 22 anos, suas vidas familiares e o período de namoro e noivado de apenas um ano.
Um livro que retrata o peso de uma relação sem diálogo, com pudores (e não me refiro ao sexual simplesmente) e as consequências de uma noite para uma vida inteira!
Um livro que apesar de pequeno poderia ser muito menor, talvez um mero conto, tem uma narrativa arrastada, mas que tem o seu ponto de relevância por tratar o sexo como um tabu, assim como era visto antes dos anos 60/70!

madu 05/03/2024

Que livro sensacional! Sério. Esse é um tipo de leitura que, pela capa e pelo tema, eu normalmente não compraria em uma livraria ou me interessaria do nada, mas como veio pela tag, eu li ele: e com certeza não me arrependi.
A história fala muito sobre uma relação superficial e com pouca comunicação, e em como a pressão social quanto a sexualidade do casal influencia diretamente na relação deles - e também na percepção dos seus respectivos papéis nisso. Interessantíssimo também como retrata o sentimento da mulher nisso, mesmo sendo meio estereotipado não me incomodou, e também a introdução a outras sexualidades e a falta de entendimento na época.
Confesso que o livro parece um pouco mais antigo do que 1960, mas acho que isso foi mais pira minha do que de outra coisa. Leiam, se tiverem paciência, porque o cara foi cirúrgico.

@eleeoslivros 04/03/2024

Gostei muito do livro, no começo achei bem chato, mas o desenrolar me surpreendeu.
o final tbm é bem incrível!

Fernanda Sleiman 03/03/2024

A praia
O que deixamos passar quando não fazemos nada?
Gostei, um mergulho na vida de um casal de de 8 horas

Jose 01/03/2024

Na praia?
Impressionante como, mesmo com o passar das décadas, o ser humano, em sua maioria, é incapaz de se comunicar de forma eficiente e assim, viver feliz.

Simplesmente adorei o livro, antigo mas, super atual os assuntos! Adorei muito e super recomendo ?.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6