Cupim Layla Martínez

Resenhas - Carcoma

Pati 15/03/2024

Cupim

Em seu romance de estreia, Layla Martínez nos traz um terror feminista de força bruta, uma casa e várias gerações de mulheres que a habitam.

O ódio e a vingança permeiam a narrativa, alternada entre avó e neta, não nomeadas, uma vez que são representantes de uma sociedade que as excluiu por serem mulheres e pobres.

A casa é habitada por vozes, fantasmas e santos, que trazem proteções e maldições, numa tentativa de equilíbrio/vingança frente a uma sociedade misógina e excludente.

Com um terror envolvente, a autora traz uma narrativa repleta de realismo mágico a um pequeno vilarejo na Espanha. O leitor vai precisar de muita coragem para entrar nessa casa!

?Esta casa é uma maldição, meu pai nos amaldiçoou com ela e nos condenou a viver entre suas paredes. E aqui estamos desde então e aqui continuaremos até apodrecermos e muito depois disso.?

Ved 14/03/2024

Apesar de curto, a autora consegue desenvolver tudo o que propõe de forma coesa e direta. Gosto dos capítulos intercalados entre as duas narradores (neta e avó), duas gerações distintas com olhares distintos sobre a casa e seus rangido! O termo "Cupim" é sem sombra de dúvidas o ódio alimentado conforme as gerações que conviviam na casa iam dando valor às sombras existentes na mesma.

O sincretismo religioso de forte influência católica consegue mostrar traços da cultura espanhola do interior, de pessoas ligadas ã tradição romana, mas também à essência nativa dos primeiros povos do país.

Não dei cinco estrelas por achar que alguns acontecimentos ficaram em aberto, alguns nós ficaram desfeitos ou nem sequer foram atados.
Mestizo 15/03/2024minha estante
No fim eu fiquei sem entender se o livro é bom rs ou não pela sua resenha .

Ved 16/03/2024minha estante
Ele é bom sim! Não foi a melhor leitura, mas recomendo! :)

Thais645 13/03/2024

Uma leitura incômoda num universo povoado por fantasmas, santos e anjos. A casa parece um personagem à parte, na qual transita toda espécie de desconforto humano. Embora tenha sido avaliado como um fenômeno literário (feminista) na Espanha, achei que deixou muito a desejar, especialmente pelo final desconexo. Não me conectei com nenhum personagem também. Três estrelas e olhe lá.

lara 08/03/2024

Um livro curto mas que não deixa de ser impactante. utiliza de uma linguagem simples e poderosa para denunciar o machismo, misoginia e o preconceito com pessoas de diferentes classes sociais através de uma narrativa que acompanha mulheres de diferentes gerações de uma mesma família.
gostei de como os personagens não são identificados além de títulos como “avó”, “mãe”, “filha” etc, e de como utilizou elementos clássicos do horror para contar uma história que é a realidade de muitas mulheres na sociedade atual. acredito que a história irá ressoar com muitas pessoas e será apreciado, especialmente, por aqueles que gostam de literatura de terror feminista.

agradeço ao NetGalley e à editora pelo envio de uma cópia antecipada em troca de uma resenha honesta.

Jailin 22/11/2023

Recomendo
Acho que não tem tradução no português, mas o livro é muito bom.

É uma história com muito ódio, vingança, ressentimento e morte. O interessante do livro é que trata a temática do Franquismo e a luta de classes usando o recurso da literatura de horror.

Recomendo.