O jovem

O jovem Annie Ernaux

Resenhas - O jovem

Carolina.Gomes 28/11/2022

Mal começa e já acaba?
Esse livro é uma espécie de desenrolar de um dos fatos mencionados, pela autora, em os anos: sua relação com um jovem 30 anos mais novo.
Gostei de ter lido, mas confesso que esperava mais. É muito curtinho e dá pra ler em menos de uma hora.
Claramente um livro comercial para aproveitar a fama do Nobel.
Quando conclui pensei: Ué, só isso?!!
Caroline 22/12/2022minha estante
terminei com a mesma sensação, Carolina. tive até receio de ter lido errado hahaha

Carolina.Gomes 22/12/2022minha estante
Kkkk não leu errado não

PM VOZ 04/01/2023minha estante
Eu comprei o livro duas vezes. Achando que eu tava com defeito heheheh

Carolina.Gomes 04/01/2023minha estante
KKKKKKK

Aline221 07/06/2023minha estante
Acredito muito nisso, principalmente pelo preço...

Aline221 07/06/2023minha estante
Mas vou começar a ler hoje.

JuBs 01/06/2024minha estante
Tive o msm sentimento. E o pior que foi o primeiro livro que eu li dela.

Juliana3145 02/05/2024

Poderia ser maior
Eu tava curiosa sobre a escrita dessa autora e, por mais que não tenha me surpreendido como eu esperava, gostei bastante. Ela trouxe ótimas reflexões em cima de acontecimentos íntimos do passado dela, com certeza foi corajoso da parte dela se abrir dessa forma. O livro parece uma conversa e esse detalhe captou muito minha atenção, eu fiquei super interessada porque parecia uma fofoca contada por uma tia mais velha. Pelo fato do livro ser tão pequeno, eu senti que faltou mais informação e mais reflexão sobre o assunto, já que era um tema tão rico e parece que ela só desperdiçou a oportunidade deixando tudo meio raso.
Jeniffer 02/05/2024minha estante
Eu li outro livro dela, "a outra filha", algo assim e tenho a mesmíssima opinião. Ela escreve bem e realmente parece que ela conversa conosco como se fossemos conhecidas, mas os livros são meio rasos e redundantes.

Juliana3145 02/05/2024minha estante
uma pena :( vou ler outros dela pra construir uma opinião, mas eu tinha esperanças de que só esse livro fosse assim...

Gabi Rosemberg 25/12/2023

Impressão de ser eterna e de estar morta
É o segundo livro a Annie que leio e me apaixono cada vez mais pelo estilo literário. É uma linguagem acessível e ao mesmo tempo profunda, complexa. Recomendo muito! Leitura leve
Leitorconvicto 25/12/2023minha estante
Parece uma leitura interessante, não conhecia essa autora

Gabi Rosemberg 31/12/2023minha estante
Muito bom! Depois compartilha comigo o que achou!

jaque103 13/05/2024

Sei não
Eu terminei faz um tempo aí aí esqueci de escrever e agora nem lembro mas gostei, gostei da escrita, era bem crua e é isso amigos!

AINDA ESTOU PENSANDO EM PACHINKO
Samuel.Bitu 13/05/2024minha estante
To doido pra ler pachinko logo

mocreia burra 19/04/2024

Estranho e contínuo palimpsesto.
?Meu corpo não tinha mais idade. Era necessário o olhar pesado e reprovador de clientes ao nosso lado num restaurante para que eu me desse conta desse corpo.?

livro curto, né? pois bem, numa tarde no salão li numa sentada esse bate-papo dessa querida.
(ps: nunca tinha lido essa querida)
a premissa é inusitada, não sei se comecei certo iniciando minha jornada de Ernaux por esse livro, mas uma coisa eu sei: EU PRECISO BEBER NUM BOTECO COM ESSA MULHER!
sinto como se ela fosse aquela mulher de idade super vivida que te esbarra em algum canto na rua e começa a contar das coisas, e você se pergunta: ?será que eu tô vivendo errado??
e aí que tá, talvez eu esteja mesmo, mas retomando ao livro, é um livro curto mas que tem seu charme. ela trata como se fosse uma fofoca de bar sobre seu namoro/ficada com um cara 30 anos mais novo que ela, que me gerou questionamentos do tipo:
1-seu ficante é insuportável e murrinha economicamente, e baita de um idiota (livramento!)
2-caceta, que imagem distorcida que temos de uma mulher mais velha com um cara jovem, se fosse ao contrário seria por interesse, certo?
3-sinto que talvez annie tem um mommy issues (esse fato não é verídico)

enfim, como eu queria ser amiga dessa mulher.

?Mas eu sabia, vendo esse casal maduro me esquadrinhando, que, se eu estava com um jovem de vinte e cinco, era para não precisar ter diante de mim, o tempo todo, o rosto marcado de um homem da minha idade, o rosto do meu próprio envelhecimento.?
Maycom2 19/04/2024minha estante
Curtinho msm, vc leu bem rápido

mari | @marisbookshelf 05/02/2024

?O que eu sentia nessa relação tinha uma natureza indizível, na qual se misturavam o sexo, o tempo e a memória.?

Acho que esse trecho resume bem o que é abordado em O Jovem, relato sobre o relacionamento da autora, na época com 54 anos, com um homem 30 anos mais novo.

Achei que seria na mesma pegada de Paixão Simples, algo falando sobre a intensidade dos sentimentos dela por ele, mas foi muito além. Aqui a autora faz também uma volta à sua época de estudante universitária, quando vivia em uma situação econômica parecida com a do homem, e sobre como esse relacionamento era visto com maus olhos pela sociedade, coisa que não acontecia quando se tratava de homens mais velhos em relacionamentos com mulheres bem mais novas.

Esse livro está muito ligado com seu outro livro ?O Acontecimento?, que já li, então foi interessante poder adicionar mais uma peça na linha do tempo que vamos formando conforme lemos os relatos da autora. Recomendo ler O Acontecimento primeiro, especialmente por causa do que ela fala no final de O Jovem.
mari | @marisbookshelf 05/02/2024minha estante
Onde aparecem ? são aspas, que o Skoob não consegue reconhecer.

Cleber 15/01/2024

Jovem
É o primeiro livro que leio da Annie Ernaux, e espero que seja o primeiro de muitos livros. Gostei muito da forma como ela conta suas memórias e como ela deixa seus pensamentos evidentes
Yasmin V. 15/01/2024minha estante
Quero muito ler algum livro dela!!

13marcioricardo 08/12/2023

Demasiado curto
Uma Paixão Simples já tinha sido um livro bem pequeno e este consegue ser metade.

Isto é um conto. Isto é um capítulo curto. É gozar com quem paga...

Os dois podiam perfeitamente fazer um único volume e ainda estaria pequeno..
Enfim.

Agora que li a sétima ( e última ) obra da autora, posso dizer que sua vida, ao menos o que ela conta, não foi tão desinteressante como já havia referido antes. Ainda assim, longe de ser tudo isso digno de ser contado ao mundo.

A forma como Annie escreve e como analisa a sociedade e as suas relações ajuda a explicar o seu sucesso.
Carolina.Gomes 09/01/2024minha estante
É isso. Uma historieta. Cabia em um dos capítulos de alguma obra.

Erica.Barone 23/11/2022

Apenas uma extensão de um dos fatos da vida da autora narrados no livro Os anos, ao qual tive a oportunidade de ler recentemente. A escrita de Annie Ernaux é envolvente e o relacionamento dela com um rapaz 30 anos mais novo desperta curiosidade. Interessante a abordagem feita, mas a publicação deste pequeno livro me pareceu oportunismo literário pós conquista do prêmio Nobel.

Icaro 28/11/2022

Começou e acabou?
Livro curtinho sobre um episódio importante contado pela escritora em um momento da sua vida. Vale pela curiosidade.

Eva Ev 10/06/2024

Sou simplesmente apaixonada pela escrita autobiográfica e autoficcional da Annie. Uma escrita que retrata suas experiências mais profundas enquanto faz uma análise social delas.

Essa é uma obra que, sim, retrata o relacionamento dela com um homem 30 anos mais homem, mas não apenas isso: é um livro que fala do nosso estranho desejo de viver o passado, de nos alimentarmos do que já foi por medo de admitirmos o que somos e nessa busca infundada, repetitiva, nos perdermos de nós, morrermos enquanto vivemos.

Além disso tudo, achei incrível saber que foi esse romance que fez com que ela tivesse o impulso necessário pra escrever ?o acontecimento?, primeiro livro dela que li e que é viceral em seu relato.

Flavio.Vinicius 08/12/2022

Amor na terceira idade
Um livro curtinho, do tamanho de um conto, da francesa Annie Ernaux, vencedora do Nobel de literatura de 2022. A obra aborda o relacionamento que Ernaux viveu com um homem 30 anos mais moço do que ela.

Admiro a coragem de Ernaux de contar os acontecimentos da própria vida de maneira a encontrar o coletivo no individual. Gostaria que o livro fosse maior. Imagino que ela não se extendeu porque teve receio de magoar o ex namorado, ou de expô-lo. Talvez.

É um bom livro.

@limakarla 10/12/2022

Eu fico muito impressionada porque não tem nada que essa mulher escreve que eu não ame ler! Sou apaixonada pela forma como ela consegue contar histórias felizes, tristes, importantes, banais e transformar todas em narrativas interessantes, instigantes. Amo uma mulher.

Ligia.Carvalho 11/12/2022

O amor
Livro curto e potente!

"Meu corpo não tinha mais idade. Era necessário o olhar pesado e reprovador de clientes ao nosso lado num restaurante para que eu me desse conta desse corpo. Olhar que, longe de me envergonhar, reforçava minha determinação de não esconder meu relacionamento com um homem ?que poderia ser meu filho?, enquanto qualquer sujeito de cinquenta anos podia se exibir com uma moça que claramente não era sua filha sem nenhuma reprovação?