O jovem

O jovem Annie Ernaux

Resenhas - O jovem

Eva Ev 10/06/2024

Sou simplesmente apaixonada pela escrita autobiográfica e autoficcional da Annie. Uma escrita que retrata suas experiências mais profundas enquanto faz uma análise social delas.

Essa é uma obra que, sim, retrata o relacionamento dela com um homem 30 anos mais homem, mas não apenas isso: é um livro que fala do nosso estranho desejo de viver o passado, de nos alimentarmos do que já foi por medo de admitirmos o que somos e nessa busca infundada, repetitiva, nos perdermos de nós, morrermos enquanto vivemos.

Além disso tudo, achei incrível saber que foi esse romance que fez com que ela tivesse o impulso necessário pra escrever ?o acontecimento?, primeiro livro dela que li e que é viceral em seu relato.

oiinatalia 10/06/2024

Eu vou elaborar sobre o que achei do livro quando eu tiver condições psicológicas e voltar a pronunciar qualquer coisa que não seja fungados e lamúrias; leituras atravessam ?

balaodeaniversr 09/06/2024

Estou muito satisfeita de ter descoberto essa autora. todo livro dela que termino eu saio muito maravilhada com sua escrita.

Polly 07/06/2024

Meu primeiro contato com a autora, mesmo não achando nada demais o livro (apenas relatos de um relacionamento com um homem mais novo e certas memórias talvez dolorosas), é bem claro que ela, realmente, é extremamente talentosa.

Cacau 06/06/2024

Não é pra mim agora.
Não me conectei muito com a história. Tinha expectativas melhores, li um pequeno trecho antes de iniciar a leitura e senti empoderamento, e realmente ela é empoderada, porém mesmo assim não me causou grande impacto.

Danielle.Nasser 02/06/2024

O livro é bom, embora muito curto. Diversas vezes me peguei refletindo e relembrando como é estar com alguém que te lembra seu passado. Mesmo que nunca tenha vivido alho como a escritora narra, refleti muito sobre.

Juliana 29/05/2024

Simples e reflexivo
Livro beeem curtinho. Gostei das reflexões que a autora trouxe sobre seu relacionamento com um homem mais jovem e sobre como isso a fazia olhar de formas diferentes para o passado, presente e futuro. Ficou o gostinho de quero mais pra ler outras obras dela.

Isabelle.Prall 29/05/2024

Achei nostálgico e poético, foi um texto que me deixou viajando pelo tempo e os acontecimentos! amei a leitura !!

carlosmanoelt 25/05/2024

?Ele era minha morte.?
?Ele era o portador da memória do meu mundo de origem. Ele concretizava o meu passado. Com ele eu percorria todas as épocas da vida, da minha vida?.

Para além das reflexões sobre a percepção da sociedade francesa acerca do relacionamento entre um homem mais jovem e uma mulher mais velha ? e sobre como o jogo se subverte quando trocam-se os gêneros e as gerações, um homem mais velho com uma mulher consideravelmente mais jovem ? Annie nos diz ainda mais.

?O jovem? discute também sobre as relações de poder e as diferenças de classe que marcam a breve relação. Ela nos diz entender que havia uma espécie de conveniência: em troca do prazer e da possibilidade de reviver experiências que nunca imaginaria repetir, ela lhe possibilitava viagens e lhe poupava a busca por um emprego.

Neste tópico há um ponto interessante: se para ele, o trabalho era uma obrigação à qual não queria se submeter ? mantendo-se, digamos, independente das engrenagens do mundo ? para ela foi justamente o trabalho que possibilitou a independência, uma condição para sua liberdade.

É um contato aparentemente fugaz com a escrita de Annie Ernaux. Mas não se engane, há tanto para formular e refletir em suas poucas páginas, no passeio pela vida e pela obra da escritora francesa, num olhar único sobre o sexo, os afetos, o tempo e a memória.

marianamnese 21/05/2024

Sensível mas grotesco
Primeiro livro que li da Annie Ernaux e foi como eu esperava: sensível e estranho, desconfortável. Achei as reflexões sobre ser uma mulher envelhecendo e tendo situações da vida repetidas muito interessante. Me esforcei pra não julgar a narradora e seu relacionamento mas, assim como ocorre no livro, não consegui. Porém, escrita muito boa.

Roberta.Justel 17/05/2024

O jovem
20/2024

Nunca tinha lido nada de Annie Ernaux e escolhi ?O jovem? pra iniciar minha experiência com a autora, que nesse livro narra seu breve, porém intenso relacionamento com um jovem décadas mais novo.

Os temas que emergem da leitura são intrigantes e fundamentais às mulheres: misoginia, etarismo, machismo e o tema universal - o amor!

Gostei do fato de ser curtinho, rápido, ágil. Contudo, não se engane, a leitura é cheia de nuances e despertares sobre as complexas questões do ser mulher na nossa sociedade!

Gostei!

Elizabeth 16/05/2024

Leveza
Uma mulher em um romance com um homem mais novo. Sem amarras, preconceito só dos outros. A leveza de ser.

Ceres_Lima 13/05/2024

Queria mais!
Li em uma sentada, quando estava me envolvendo de fato com a história o livro acaba! Mas entendo que essa é justamente a intenção da Annie Ernaux, simples e direito, mas visceral.
Quero ler e saber mais dos trabalhos dela!

jaque103 13/05/2024

Sei não
Eu terminei faz um tempo aí aí esqueci de escrever e agora nem lembro mas gostei, gostei da escrita, era bem crua e é isso amigos!

AINDA ESTOU PENSANDO EM PACHINKO
Samuel.Bitu 13/05/2024minha estante
To doido pra ler pachinko logo