Uma Paixão Simples

Uma Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Nati 29/08/2023

Apesar de gostar da escrita da autora, muito íntima, direta e despida de qualquer pudor, a obra em si não me despertou tanto interesse quanto imaginava.

A história é realmente simples, o caso de uma mulher com um homem casado. Mas são as nuances, os sentimentos e pensamentos da narradora que interessam. Nem o homem em si é um personagem que interessa: e sim o espaço que ocupa na vida e na mente da autora. Já ela nada recebe. Não há lugar para ela, e seu existir está limitado a um par de horas quando é chamada através de subterfúgios.

O início é logo impactante e nada e é escondido de nós. Eu compreendo porque aqui não existe uma dimensão de história linear mas uma profusão de sentimentos, sentidos, objetos, pensamentos dispersos. Mas admito que o que me faz não amar a história foi o desenvolvimento em si. O final também me pareceu descolado de todo o contexto da obra com um desfecho simplório e em nada coerente com o restante da obra.

Não achei ruim, mas não achei tão bom quanto imaginava . Mas acredito que vale a pena conhecer mais coisas da autora.

Bebel.Aroeira 20/08/2023

Meu primeiro contato com a literatura honesta e realista de Annie Ernaux, esse pequeno romance discorre sobre o entregar-se a uma paixão através de um caso entre uma mulher madura e bem sucedida e um homem casado

Ísis 21/03/2024

Eu simplesmente estou passada sobre o quanto essa mulher sofre pela idealização romântica. Infelizmente é tão real essa história, porque eu vejo o quanto nós mulheres somos ensinadas desde pequenas a construir uma vida voltada pra agradar os homens, e pra não desagradar também. E a consequência disso, a gente vê nesse livro.

Lanny 26/03/2024

"Uma espécie de dádiva invertida."
Galera, que escrita é essa? Simples, mas tão certeira em tudo que coloca ali, me apaixonei por Annie Ernaux de verdade.
Uma paixão simples nos apresenta o que, sendo literal, é simples de apenas um lado deste relacionamento. A protagonista sofrida e (talvez... só talvez) obcecada por uma paixão que não pode se concretizar, passa seus dias esperando por alguém que já é esperado em outra casa. De alguma forma, seu estado de paixão é bonito e chega a ser tão real quanto os meus.
Há relatos que me deixaram chocadas e até com vergonha, mas achei o livro intenso e lindissímo de seu início ao fim.

isa :-) 17/12/2023

Como pode alguém escrever exatamente oq eu senti. um amor confuso, uma paixão simples.

" Transformei, simplesmente, em palavras ? que ele não vai ler, sem dúvida, que não lhe são destinadas ? aquilo que a sua existência, só por si, me trouxe. Uma espécie de dádiva invertida. "

caralhooooo annie ernaux!!!!!!!!!!!!

fedgott 23/04/2024

Românticos irão gostar
Uma boa exemplificação da paixão, que para aqueles que são românticos deve mobilizar afetos positivos. Para mim, alguém que prefere a calmaria do amor longínquo, foi um relato reforçador do quanto a paixão e sua intensidade também podem ser angustiantes.

GG 02/05/2024

Uma mulher vive um romance proibido com um homem casado. É um livro sobre amor, obsessão, devoção a e por alguém que não tem tanta responsabilidade afetiva de volta. Ciúmes também cabe aqui. Com pinceladas autobiográficas e, sendo esse meu segundo ou terceiro livro da autora, achei repetitivo. Senti que já havia lido algo parecido vindo da Annie. Não me atrai muito não.

Adélia 03/09/2023

Annie Ernaux tem uma escrita que gosto muito, sempre de uma honestidade que pode até assustar o leitor. Neste romance curto ela tenta expressar os sentimentos de uma paixão arrebatadora, um sentimento complexo por si só, com o agravante dela ser uma mulher mais velha e já divorciada e com filhos, tendo um caso com um homem casado mais novo. Acho seus livros interessantíssimos por estarem sempre à frente de seu tempo, como mulher independente e segura de suas ações e sentimentos.