Aurora

Aurora Marcela Ceribelli

Resenhas - Aurora

sofia.pontieri 08/04/2024

Manual de sobrevivência feminino
Esse livro é uma bíblia para mulheres do século 21. é um recado, um ensinamento, um conselho e um abraço em forma de livro. ele acolhe, ele te inspira, te emociona e as vezes, dá um tapa na cara pra vc acordar e sair da coitadolandia. oq mais me impressiona é a capacidade de se identificar, eu tenho 18 anos e senti cada palavra mas uma mulher de 45 anos pode ler e se identificar, não do mesmo jeito mas com certeza vai se ver nesse livro.
parabéns, uma aula de moral, ética e jornalismo. q possam existir mais mulheres assim no mundo literária e na mídia brasileira... qro ser assim qnd crescer

Bruna Moraes 08/04/2024

Aurora - Marcela Ceribelli
Apresentadora do podcast “Bom dia, Obvious”, Marcela Ceribelli, publica seu primeiro livro, Aurora: o despertar da mulher exausta, uma combinação dos episódios mais marcantes do podcast com seus relatos pessoais, além de contar com várias convidadas e muita informação, fruto de pesquisas, leituras e conhecimento de vida. A autora monta o que podemos chamar de: guia de sobrevivência para a mulher moderna, trazendo novas reflexões para a realidade das mulheres contemporâneas, o quanto é necessário questionar e atravessar as barreiras que tentam sustentar através dos estereótipos. Dividido em cinco capítulos, o quais podem ser lidos fora de ordem ou não, mas representam, de certa forma, as etapas que nós mulheres já passamos ou estamos vivenciando, é uma leitura que te abraça, te instiga e te motiva, do jeito certo e humano de se fazer.

Ler este livro me passou a sensação de estar sentada com a Marcela e as suas convidas em seu podcast, dando boas risadas e vendo suas expressões faciais ao contar suas histórias reais. A narrativa se desenvolve em cinco capítulos, os quais possuem outras subdivisões, sendo o primeiro denominado “Exausta”, a discussão fica em torno do quanto as mulheres estão exaustas de se sentirem exaustas, tendo que dar conta de tudo e todos, no tempo de 24 horas, além das multitarefas desempenhadas, ainda vem a sensação de fracasso, frustação e não ser suficiente. Contudo, a autora evidencia a necessidade de respirar, olhar para si mesma e valorizar as pausas, o que chamamos de ócio, muito bem valorizado pela artista Rita Lee, em uma de suas músicas.

No segundo capítulo “Mulheres difíceis”, a autora expõe duas personalidades, a da mulher decidida e da mulher boa e generosa, enquanto esta vive com o fardo de agradar a todos, aquela é taxada de louca e difícil, o que consequentemente gera uma competição entre as mulheres, estimulada pelos rótulos machistas. No terceiro capítulo “O novo espelho”, a relação com o corpo sofre uma ressignificação, o exercício físico ou a dieta não precisa ser uma penitência, mas tem que ser algo prazeroso para que assim exista uma relação de amor e respeito com o seu próprio corpo.

Em seu quarto capítulo “Quanto dura o amor?”, a escritora aborda temas como o prazer feminino (ainda visto como algo negativo), responsabilidade afetiva, autoestima, relacionamentos, traições e segurança, os quais são fundamentais para a própria evolução e cuidado, assim possibilitando realizar escolhas saudáveis para a construção das relações. Por fim, o quinto capítulo “Confie no seu processo”, retrata a importância dos erros e decepções para alcançar seus objetivos, que por vezes ficarão travados pelo medo, procrastinação, perfeccionismo, vergonha e autossabotagem, que estão ligados as opiniões alheias e quanto de importância damos a elas. Lidar com tudo isso não é fácil, principalmente, por não existir nenhuma receita pratica para resolver todas essas questões, é possível encontrar inspiração nas páginas do livro para alcançar essa mudança.

Além do bate-papo que o livro parece desenvolver, pela forma que foi escrito, a autora ainda menciona referências que a ajudaram a se aprofundar nesse universo e a entender a realidade feminina na atualidade. Com uma narrativa descontraída, dinâmica e profunda é possível mostrar a força que nós mulheres possuímos, podemos ser a nossa própria renovação, assim como a aurora faz, ao mostrar as primeiras luzes do sol.

“Não olhe para os seus pés para ver se está fazendo certo. Apenas dance”.

Mariana113 07/04/2024

Livro incrível!!! Acompanho o podcast já a um tempo, e posso dizer que relembrar os episódios ao longo do livro me trouxe várias reflexões, além do próprio texto, claro.
Um livro que toda mulher precisa ler. Amei.

Ronnayse 06/04/2024

Marcela Ceribelli utiliza temas e papos do podcast “Bom dia, Obvious” e, em conjunto com suas próprias vivências, discorre sobre os temas e angústias atuais. Não é um livro só de opiniões da autora, ela traz dados e fatos de profissionais que participaram do seu podcast como dados de pesquisas publicadas.
É uma leitura leve e fluida, na qual diversas vezes na leitura a gente pensa: achei que isso só acontecia comigo. A leitura nos mostra temas importantes relacionados à imagem que a sociedade tenta impor às mulheres.

Estamos exaustas dessas imposições, estamos despertando.

Bruna Tiene 06/04/2024

Sim! Sou cadelinha de Marcela Ceribelli!

Eu amo o podcast, então é claro que amei o livro! Porque é isso, o livro é um grande resumo do podcast!
E eu não achei isso um problema, tá??

Achei um livro ótimo para ter insights e, principalmente, para quem está começando a ler sobre autoconhecimento e tudo que envolve o mundo feminino!

Eu demorei para ler pois tive que dar prioridade para outras leituras, mas é um livro bem fácil e rápida de ler!

Gostei bastante!!!

mylittlepony 05/04/2024

Gostei de alguns pontos. A autora e eu temos pontos de vista diferentes sobre alguns assuntos abordados mas foi uma ótima leitura, a parte três foi minha favorita.
Apesar de termos opiniões diferentes, adoro os episódios do podcast e adorei o livro.

LiaLimaCE 05/04/2024

Um post gigante
Mas maravilhoso! Tantas reflexões, questionamento e referências! Todas nós deveríamos ler esse livro, não apenas pra ter acesso a novas visões de mundo, mas a situações que passam despercebidas no dia a dia e que contribuem para nos deixar cada vez mais cansadas. Só podemos mudar o que conhecemos, nesse caso, o que temos consciência. Ótimo!

Tamara 04/04/2024

Despertar
Foi uma leitura prazerosa e cheia de referências culturais/intelectuais que me abriram para muitos hiperlinks.
Não conhecia o podcast antes, mas passei a escutar e me inspirar. Recomendo pelas temáticas extremamente relevantes, para todos os gêneros de pessoas pensantes.
Depois da leitura me sinto menos exausta e mais desperta.

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

Carla1242 04/04/2024

O conteúdo é extremamente relevante, importante é atual, porém a leitura não fluía? foi bem difícil terminar o livro.

Isadora1666 03/04/2024

Simplesmente fantástico!
O livro é muito bem construído, ele apresenta cortes de entrevistas do podcast Bom dia, Óbvios da autora, com suas convidadas. A narrativa trás referências, vozes de outras autoras, especialistas, dados concretos sobre as demandas da mulher moderna. No livro você encontra papo sobre corpos, machismo, sexualidade, saúde?
Me senti representada, não me senti sozinha.
É um abraço em forma de livro, sem dúvidas está no meu top 5 das melhores leituras de 2024.

gabrielleabr_ 03/04/2024

Um livro interessante... e só
O livro é bom pelos temas que trata: tudo que se possa imaginar que paira entre as neuras de uma mulher adulta nos dias de hoje. Vai falar da ansiedade do nosso tempo, da autoestima, da autoimagem, da cobrança excessiva, da síndrome da impostora, do amor, da falta dele, e por aí vai.

O livro é composto por blocos de temas e dentro deles, todos os capítulos tem ao menos uma citação a um episódio do "Bom dia, Obvius". É bom porque você pode continuar a discussão proposta no livro ouvindo ao podcast. Por outro lado, não é tão bom por parecer uma reprodução do que já foi discutido em áudio (principalmente se você já era ouvinte do programa).

Me incomodou um pouco esse formato de release do que já havia sido discutido, quase como se fosse um grande apanhado de tudo que a Marcela já ouviu e falou junto aos seus convidados. Não é de todo ruim porque é um podcast com convidados interessantíssimos, pessoas que valem a pena ouvir e ir atrás.

As três estrelas são por conta dessa falta de originalidade em explorar o formato de livro para trazer mais profundidade para os temas, mas é inegável que são assuntos muito bacanas e o "Bom dia, Obvius" já é, em si, uma sacada genial. De qualquer forma, é um livro interessante... e só.

Leticia.Caroline 03/04/2024

Um livro amigável
No começo eu estava com receio de ler por não gostar de auto ajuda, porém este foi um livro que me surpreendeu positivamente, pois ele foge desse padrão, na verdade a impressão que tive era de estar ouvindo desabafos de uma amiga e me identificando com as situações.
A escrita da Marcela trouxe leveza e ao mesmo tempo boas reflexões, sem contar a quantidade de referências em livros, estudos e podcasts que com certeza farão parte da minha jornada pessoal, indo muito além do "Bom dia, obvious", seu podcast.
Acredito que toda mulher que passa por questões como autoestima e exaustão emocional deveria ler esta obra para, acima de tudo, entender que nenhuma experiência feminina é individual, isso é reconfortante.

Bia Ribeiro 02/04/2024

Na hora certa
Foram muitos meses lendo esse livro e eu não entendia porque demorei tanto pr terminar. Ele é incrível. Mas agora que cheguei na última página, percebi que eu terminei ele exatamente no momento em que eu precisava terminar ele.

Obrigada por esse livro Marcela

Biemoraes 02/04/2024

Um tapa na cara!
Depois de sair de um relacionamento tóxico, esse livro me fez perceber muitas realidades que nós mulheres aceitamos em nossas relações. Me fortaleci muito com a leitura ? Recomendo!

Laura 01/04/2024

Aurora
Confesso, não conhecia Marcela antes e gostei muito da maneira que ela pensa sobre a vida e, sobretudo, viver em sociedade sendo uma mulher.
Esse livro é um desabafo de uma mulher que se cansou muitas vezes e por diversos motivos. Nos faz abrir os olhos acerca de alguns tópicos (que os olhos devem ser abertos) e nos faz refletir sobre nosso atual estado e o que podemos fazer para mudar isso.
No geral, o livro tem uma escrita leve e muitas vezes publicitária (afinal o livro é dela ela tem o direito de divulgar o podcast quantas vezes quiser). Arrastei um pouco do meio pro final, mas enfim, valeu a pena