Dentro do nosso silêncio

Dentro do nosso silêncio Karine Asth

Resenhas - Dentro do nosso silêncio

Margo_livros 12/04/2023

Intensa
Ana vive tranquilamente em seu casamento até surgir o desejo de ter um filho, aí o casal começa a viver frustrações após frustrações na busca da realização deste sonho.

Tudo fica intenso não só por esta vontade, mas também pela cobrança da família, e a convivência com os demais casais próximos, talvez, pela não intenção tudo acontece de forma menos programada.

Com passar do tempo, as inúmeras tentativas, tudo começa desmoronar, e Ana na busca de reconhecer os sentimentos vividos afasta-se de todos.

Muitas questões são discutidas e apreciadas, contudo é uma drama intenso pela própria forma de agir e ser da personagem, mas não é o estilo de leitura que me prende.

Para quem aprecia os conflitos diários reais, e presentes na literatura é uma leitura recomendada.

cmvies 17/12/2023

Eu sinceramente não entendi o que rolou aqui
Achei esse livro super raso e confuso. A passagem do tempo é feita de forma não linear e até aí tudo bem, o problema é que existem alguns cortes tão bruscos que me confundi diversas vezes durante a leitura.

Eu amo dramas familiares e durante o ano li vários que envolviam maternidade. Pra mim, esse pecou por falta de profundidade. Assuntos sérios foram tratados e ?resolvidos? tão rapidamente que fiquei confusa.

PS: O que foi aquele final? Achei bem sessão da tarde.

Larissa 22/12/2023

Ódio atrás de Ódio
A história é interessante, a protagonista é insuportável (mas você quer saber o que acontece) e a escrita é mediana, com diálogos fracos, mas com momentos de reflexão interessantes

Fayne Rafaela 04/02/2024

Diálogos travados, ninguém fala assim na vida real. Personagem principal um tanto egoísta e chata, mas até aí eu também sou um pouco. No geral uma leitura rápida, me incomodou nos últimos dois capítulos a mudança de ponto de vista sem nenhuma sinalização e o fato de o ebook não contabilizar a divisão de capítulos.
Rose.Agra 06/05/2024minha estante
Nem terminei o livro ainda mas concordo plenamente quanto aos diálogos.

Carla727 16/03/2024

Surpresa com essa leitura
Gostei da abordagem e como foi retratado o sofrimento da personagem? ela foi egoísta e desprezível com as pessoas em volta dela, mas foi reação ao sofrimento do processo e o trauma que ficou marcado nela. Foi certo? Não, mas é de fato o que o sofrimento pode causar.
Também gostei de como ficou enfatizado que casamento é algo complexo. Só amor não sustenta uma relação saudável, é necessário um esforço diário.

Carolina.Perdigão 08/03/2024

Conta com detalhes o processo angustiante de um casal na batalha para conseguir engravidar, e o declínio do casamento em função dessa decisão. Muito bom.

Estante da Leonina 30/01/2023

Essa resenha será um pouco diferente. Eu recebi esse livro no final de 2022 e o li ans férias. Conforme fui lendo eu fui fazendo anotações do que estava achando e vou postar elas aqui.

Nota 1: Logo no primeiro capítulo a personagem me conquistou: tem uma biblioteca particular e ouve Alanis Morissete?

Nota 2: Sobre a Ana, achei ela uma personagem muuto complicada. Ela se fecha em suas proprias emoções e nao quer deixar ninguem entrar, e em um casamento isso NAO ROLA. A palavra "casamento" ja diz tudo. E ai passar pelo que ela passou nao ajudou. Só quem passou por perdas e frustrações como as dela talvez possa entender um pouco dessas dores. E quando digo "um pouco" é porque cada pessoa sente da sua forma e age da sua forma em relação a determinados assuntos. Ou seja, nao é porque fulano passou por isso que fulano sentiu igual, não é?

Nota 3: Ana parece acreditar que finalizar um casamento significa ter fracassado, o que eu discordo 100%. Ciclos começam e terminam; e falando de casamento as vezes o fim do ciclo nao é a morte no final, pode ser um término pois no íntimo dentro ja estava morrendo (ou ate morto). Então para ela parece ter sido muito mais difícil o fim ja que acreditava que casamentos devem necessariamente durar ate o fim da vida. Claaaaro que houveram mil motivos no caminho que levaram o dela ao fim, mas ver a dor dela é triste. Varias vezes deu vontade de sacudir ela e gritar que ela estava errada e que era nova, apenas 31 anos, tinha a vida toda pela frente.

Nota 4: Sobre Maria, irma da Ana, estou apaixonada por essa mulher. Ela e exatamente o tipo de pessoa que gosto de ter por perto e me vejo muito nela tambem. O jeito como ela lida com as situações (tipo os garotos na praia vindo dar em cima), a forma como ela tenta ajudar tentando nao se meter, mas também sendo humana e perdendo a paciência de vez em quando... kkkk eu amo ela, acho que foi a minha personagem favorita de todos.

Nota 5: Eu amei o pai, amei o jeitinho dele tao fofo e amoroso com as meninas. Senti bastanre dó de como ele ficou após se tornar um homem viuvo.

Nota 6: Os 10 primeiros capítulos sao todos narrados pela Ana variando entre o presente e o passado e isso em fez nao ter nenhuma visão de quem e como era o esposo dela realmente. Então a partir do capítulo 11 a sequencia de narração mudou e agora eu tinha a chance de entender o outro lado da história. A ana se mostra após o fim de seu relacionamento, uma pessoa ainda mais fria e fechada do que ela era durante o casamemto. Da para ver nitidamente a mudança dela ao longos dos anos que se passaram em sua vida. Fiquei com bastante dó do Murilo.

Nota 7: Em 48% do livro tava tudo resolvido e perfeitamente bem, desconfiei...

Nota 8: Ainda por cima a Ana é daquelas que acredita que o amor só acontece uma só vez. O que pensar de alguem assim? Ela e bem complicada

Eu nao fiz mais anotações depois dos 48% do livro porque simplesmente devorei ele de uma vez sem parar para respirar.
Eu nem sei o que mais dizer desse liveo, ele foi muito tocante. O livro tem uma pegada bem dramática de uma forma direta. E dividido entre presente e passado e isso nos faz sentir um certo mistério. Quando eu achava que sabia de algo, vinha um capítulo passados e me deixava com o coração na mão.

??POSSÍVEIS GATILHOS??
- Aborto
- infertilidade
- Suposta depressão
- Luto

Babi 28/03/2024

Agradável mas nem tanto
Sou de Recife e foi a primeira vez que li um livro acontecendo por aqui, esse foi o motivo que peguei pra ler o livro e talvez tenha sido pelo motivo errado.

Não é um assunto que me interessa apesar de ter despertado curiosidade, depois de inúmeros capítulos acontecendo a mesma coisa, enchi o saco.

A personagem principal é insuportável e fiquei me perguntando se não seriam sintomas de como todas as tentantes ficam? Jamais saberei. Todos os outros personagens são uns amores e trabalhados na medida certa! Amei a irmã dela!
Babi 28/03/2024minha estante
Esqueci de um detalhe importantíssimo: a transição de um personagem para outro era inexistente. Vc tem que adivinhar. Várias vezes eu tava lendo e não entendia nada, precisei voltar e ler do começo. Achei isso muito bizarro, uma falha imensa.

GiGi181 09/02/2024

O livro foi bem ok, leitura super fluída e rápida, a trama foi inteligente, mas faltou mais detalhes, mais emoção! Não tenho nem tantas críticas e nem tantos elogios. Gostei de ler o livro, mas esperava mais.

Mariana688 24/01/2024

Terminei esse livro no transporte público com lágrimas nos olhos.

Uma história sobre problemas de um casal comum, mas que esbarram em pontos importantes como a maternidade compulsória, a falta de diálogo e imaturidade emocional, e dialogam bem com a vida real. Inúmeras vezes me fez compartilhar os sentimentos dos protagonistas.

Confesso que a autora poderia ter aprofundado um pouco mais na FVI - dores do procedimento em si e a sobrecarga hormonal que as pacientes enfrentam. Acho que ajudaria muito mais a compreender o ponto de vista da Ana em relação às suas escolhas depois do procedimento.

No mais, livro incrível e sensível (sou suspeita porque amo livros sobre o cotidiano de pessoas tristes kkkk)

Carolis 23/03/2024

Angústias, medos, fragilidades e relações
Foi uma leitura um pouco difícil pra mim de digerir em alguns momentos. Fala sobre fragilidades, medos, angústias, sobre como as conversas nas relações são importantes. A personagem principal Ana, passa por uma fase delicada, e ao longo de toda a história a mesma segue a vida de uma maneira que afeta as pessoas que querem apenas a acolher, ela é ríspida, egoísta em muitos momentos, e eu cheguei a ficar com raiva das situações que ela causou no meio de conversas com as pessoas que queriam a proteger. Seu maior problema é saber conversar e expor o que sente, em muitos momentos ela foge, quando algo está saindo do controle.
Mas apesar de tudo, eu gostei muito do livro e dos personagens, e gostei mais ainda por se passar em Recife, o final meio em aberto deixou vago para muitas interpretações, e eu gosto disso na leitura. Recomendo

Bia 08/01/2024

4 estrelas
O livro é muito bom. Gostei bastante da história, dos questionamentos e das temáticas, assim como da escrita fluida. O único problema foi a transição de momentos. Em certas ocasiões, voltava-se no tempo, em outras o narrador era trocado, em outras citava-se personagens aleatórios. Enfim, em alguns momentos lia algumas linhas do capítulo seguinte e não sabia do que se tratava, até começar a me situar. Faltou naturalidade na transição de capítulos e momentos, de uma forma que desse uma dica ao leitor. Apenas isso.

Josana.Bispo 10/02/2024

Quero uma continuação ou um spin off. Livro daqueles que a gente começa e não quer mais soltar. Amei!!

Kênia 12/05/2024

Um tema pesado, abordado de uma forma leve
O livro no geral é muito bem escrito, o enredo é envolvente e me prendeu até o fim da leitura.
É tão possível de se sentir dentro da história, que as emoções dos personagens chega a ser palpável, eu fiquei ansiosa com ela a cada resultado das implantações.
A questão da infertilidade é muito bem abordada e explorada.
Senti um pouco de falta de uma divisão mais clara quanto ao perspectiva dos personagens, quando era ele e quando era ela falando (talvez porque eu li pelo kindle), mas nada que atrapalhasse a leitura.
Um livro que aborda um tema pesado, mas de uma forma leve, com uma narrativa muito boa, vale a pena a leitura.