Dentro do nosso silêncio

Dentro do nosso silêncio Karine Asth

Resenhas - Dentro do nosso silêncio

anisania 22/12/2023

Um dia amanheci vítima da vida...
Acho que o maior trunfo desse livro é a escrita te fazer se importar com problemas que, apesar de serem cotidianos, passam muito longe da sua realidade.

Tentar engravidar talvez seja uma das batalhas comuns mais difíceis de se lidar principalmente pelo potencial de te revirar do avesso, mudar sua forma de ver o mundo e afetar TODAS as suas relações. E mesmo eu não sendo casada, não tendo filhos, nem querendo ter, nem tendo ninguém no meu círculo próximo passando por isso, deu pra sentir na pele as dores e ataques da Ana.

Por várias vezes eu quis entrar nas páginas e dar uma sacolejada na Ana. E o modo de narrativa que a apresenta em duas épocas te ajuda a entender bem o que o Samuel, o marido diz em um momento do livro: "temia que a qualquer momento algo dentro dela pudesse se quebrar, e eu não sabia se seria capaz de recolher os pedaços."

Amo esses dramas rápidos e profundos onde mergulhamos na cabeça de alguém que pode ser nosso amigo, colega de trabalho ou até nós mesmas.

"O fato de você ter um problema não te torna uma vítima. Se você tem um problema, aprenda a lidar com ele."

Nathalia 01/01/2024

Uau!! Que leitura forte, intensa e arrebatadora. Um livro muito fluido que aborda um tema bem complexo para muitos casais, senti falta de mais algumas coisas no final mas com certeza uma leitura muito boa.

Ivy B. 03/01/2024

Dentro do nosso silêncio
Dentro do nosso silêncio é um livro muito sensível. Pra mim, começou um pouco arrastado mas logo a leitura engrenou. Li em 2 dias.

Consegui entender as angústias da Ana, os medos, a desesperança. Ela se mostra egoísta durante todo o processo dos tratamentos para engravidar. Mas me pergunto como não ser egoísta passando por uma montanha russa de sentimentos e por tantos exames e procedimentos invasivos.

O livro é narrado por Ana mas em determinado capítulo passa a alternar a narrativa com o marido. Adorei esse recurso! Deixou a história mais interessante e também serviu para entender o processo na visão do companheiro. Samuel também tinha seus sonhos, seus preocupações e suas angústias.

Uma fala dele me deixou MUITO tocada: "Temia que a qualquer momento algo dentro dela pudesse se quebrar, e eu não sabia se seria capaz de recolher os pedaços."

Fiquei triste pq, apesar de ser uma situação muito difícil para os dois, acho que é possível passar por tudo e ter a relação entre o casal fortalecida. Tudo poderia ter resultado em uma relação mais forte, mas no caso de Ana e Samuel o resultado foi o afastamento.

Amei o final!

Diã 04/01/2024

Silêncios...
O livro fala sobre relacionamentos, mais que isso, sobre como, por vezes, pessoas acabam se perdendo em meio ao que desejam, deixando de viver o que possuem...
Fala_se sobre silencios, sobre dores, separações, dúvidas, medos...
Uma leitura que flui, gostosa e que nos faz refletir e muito...

Luana de Andrade | @lidosdaluana 06/01/2024

Dentro do Nosso Silêncio foi uma leitura de muitos sentimentos. Ao mesmo tempo que sentia toda dor e angustia da Ana, sentia raiva de algumas das atitudes dela.

Adriana854 10/01/2024

Por Dentro Do Nosso Silêncio
Que leitura espetacular! Uma trama intensa, densa, super bem construída, bem escrito. É possível sentir toda angústia de Ana e sofremos junto com ela. Um livro que nos traz muita reflexão. Recomendo demais.

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited

TÍTULO: Dentro do Nosso Silêncio

AUTORA: Karine Asth

EDITORA: Bestiário

NÚMERO DE PÁGINAS: 198 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Casada há pouco tempo, Ana quer adiar a maternidade para cuidar de sua carreira como editora. Mas, quando se depara com a dificuldade de conceber, passa a enfrentar ressentimentos na relação com o marido que vão dar outro curso a sua vida. ?De alguma forma, os últimos meses começam a me mostrar que o futuro tão certo e definido como eu costumava enxergar já não existe mais?. As palavras, na voz da personagem, traduzem a força narrativa em Dentro de nosso silêncio, primeiro romance de Karine Asth, e trazem o leitor para o redemoinho em que Ana se encontra ao ver crescer o silêncio na comunicação com Samuel. Diante do espectro da solidão em um casamento anteriormente harmônico, Ana viverá um percurso de autoconhecimento cheio de imprevistos.
Enquanto sua colega na oficina de escrita de ficção ministrada por Luiz Antonio de Assis Brasil, tive o privilégio de testemunhar a incansável tenacidade desta nova autora, e vi seu trabalho evoluir da concepção original até atingir a narrativa que nos envolve das primeiras às últimas páginas. Em uma Recife contemporânea, acompanhamos a trajetória de Ana depois de um divórcio, enquanto ela conta com a solidariedade de Maria, sua irmã mais velha, e de um pai amoroso que procura não ser intrusivo. Longe do vitimismo, o enredo flui entre passagens de tempo com originalidade estilística desvendando a intimidade de uma personagem que se depara com a dor da expectativa frustrada da maternidade, numa narrativa cheia de nuances entre o humor e a sensibilidade. Não é de admirar que a vida da autora também tenha mudado nos trazendo boas promessas para a literatura. Dentro de nosso silêncio fala de um drama humano com rara força narrativa e prosa poética.

Paola 26/02/2024

Leitura rápida, sensível e envolvente
O livro aborda um tema delicado e atual: a dificuldade de engravidar e os conflitos que isso gera no casamento. A obra narra com sensibilidade e profundidade a história de Ana, que se vê frustrada quando passa a enfrentar problemas para engravidar.

A novela é escrita em primeira pessoa, alternando entre o presente e o passado, e revelando aos poucos os sentimentos da protagonista. A linguagem é fluida e poética, com destaque para os diálogos, que expressam a angústia, a solidão e a esperança dos personagens. O cenário é a cidade de Recife, que também ganha vida na narrativa.

O livro é muito bom, pois trata de um assunto relevante e polêmico, que afeta muitas mulheres e casais, com uma abordagem sensível e humana, sem cair em clichês. A autora cria uma trama envolvente e emocionante, que prende o leitor até o final.

O único ponto negativo é que o livro poderia ter passado por uma revisão mais atenta, pois encontrei alguns (poucos) erros de português no texto. Nada que tire o brilho da obra, mas que poderia ser evitado para garantir uma leitura mais fluida e agradável.

Marcella274 01/02/2024

Que incrível saber que esse é o primeiro romance de Karine. Muito bem escrito. Não é um tema que eu me identifique, afinal, não sonho em ser mãe, mas consegui sentir toda a frustração e dor de Ana na leitura, me fez ter uma empatia muito grande pela situação (por mais que por várias vezes me tenha dado raiva também).

Vale a pena, principalmente para quem está tentando ser mãe.

Gabriel 11/02/2024

"I set my expectations high, so nothing ever comes alright"
Dentro do Nosso Silêncio, obra vencedora do Prêmio Jabuti de 2023 na categoria Melhor Romance de Entretenimento, explora a maneira que o ser humano deposita a sua felicidade no sucesso dos inúmeros planos e projetos que faz durante a sua vida. Na narrativa em questão, a autora seleciona a maternidade, assim como o matrimônio, como os temas centrais que motivam os episódios que Ana, a personagem central e narradora da sua própria história, enfrenta quando se depara com a incontrolável inexorabilidade da vida. Ana, uma mulher que conquistou boa parte do que sonhou para sua vida, agora busca tornar-se mãe para que esteja completa. Todavia, o insucesso nessa empreitada, apesar de inúmeras e variadas tentativas, abala a sua vida de tal modo que o que antes ela tinha como certo torna-se duvidoso.
Dentro dessa temática, Karine Asth escreve seu primeiro romance com excelência ao retratar as consequências psicológicas e sociais que a quebra de expectativa pode gerar em um ser humano, e o fato de aprofundar-se nessa temática pelo ponto de vista de uma mulher que busca ser mãe torna a obra muito frutífera e louvável, com o potencial de ser considerada como um estudo da alma e do papel social esperado de uma mulher.
Sendo assim, é seguro dizer que a obra premiada de Karine Asth provê uma leitura satisfatória e reflexiva. Ser premiada como Romance de Entretenimento talvez não represente todo o potencial dessa história que toca em assuntos socialmente sensíveis e pertinentes. Dessa forma, apesar de em certos momentos insistir na obviedade e de não aproveitar um foco narrativo alternativo em sua totalidade, Dentro do Nosso Silêncio entrega um excelente estudo sobre as cobranças internas e externas em direção ao ajuste à padrões normativos, especialmente direcionados às mulheres, assim como as consequências psicológicas de lidar com a falta de controle sobre a vida e sobre o futuro.

Josana.Bispo 10/02/2024

Quero uma continuação ou um spin off. Livro daqueles que a gente começa e não quer mais soltar. Amei!!