Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




Resenhas - Auto Da Compadecida


1934 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Vanu 11/03/2024

Auto da compadecida
Eu amo amo amo a adaptação desse livro para o cinema então eu imaginei que seria apenas natural amar o livro também, e sim, eu gostei bastante mas acredito que por ter sido escrita como uma peça eu tive uma certa dificuldade em acompanhar, mas conhecer a versão para o cinema me ajudou a entender melhor os cenários
Auto da compadecida consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.
comentários(0)comente



Pe. Jeferson 11/03/2024

Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!
Com certeza o Auto da Compadecida é a obra mais conhecida de Ariano Suassuna, em muito por causa do filme de 2000.
A peça conta a história de João Grilo que, no sertão da Paraíba do início do Século XX, usa da esperteza para levar a vida, superar os sofrimentos e se dar bem sobre a burguesia urbana, a elite rural, o clero corrupto, os bandidos e até o diabo.
Uma das diferenças marcantes entre a peça e a adaptação cinematográfica é a presença do Palhaço, personagem é a manifestação do próprio autor em cena. É ele que já nas primeiras falas dá a linha mestra para o entendimento da obra: “Ao escrever esta peça, onde COMBATE O MUNDANISMO, PRAGA DE SUA IGREJA, o autor quis ser representado por um palhaço para indicar que sabe, mais do que ninguém, que sua alma é um velho catre, cheio de insensatez e de solércia... Auto da Compadecida! O julgamento de alguns canalhas, entre os quais um sacristão, um padre e um bispo, PARA EXERCÍCIO DA MORALIDADE”.
Fica claro que a obra não tem um caráter anticlerical, como alguns chegaram a entender. Ela se usa da comédia para denunciar a péssima atitude dos maus clérigos. Ora, isso é defender a santidade da Igreja! Infelizmente a “praga do mundanismo” segue pervertendo muitos corações ainda hoje.
Cada personagem traz um pecado dominante latente em si: o padeiro a avareza, sua mulher a luxúria, o padre a preguiça, o bispo a vaidade, o cangaceiro Severino a ira... todos dignos da condenação no Tribunal da Justiça Divina, e é isso que aconteceria se não fosse a intervenção da Compadecida.
Nossa Senhora se compadece da triste condição humana e intercede por todos alcançando verdadeiros milagres da Misericórdia.
Façamos como o esperto João Grilo e confiemos na intercessão daquela que está mais perto de nós, Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Isabelly 17/03/2024minha estante
Mas ja???


Isabelly 17/03/2024minha estante
Que bom que gostou naju


JAlia372 17/03/2024minha estante
ele é mto rápido de ler




alpaco 10/03/2024

Auto da Compadecida
O livro é bem parecido com o filme de 2000. Acho que por já ter visto o filme antes, perdi a surpresa com os fatos, mas não tira o gosto que eu adquiri pela história. Adoro como é construída a cumplicidade do João Grilo e do Chicó, ambos são bem Pedro Malasartes das ideias e eu adoro isso. A representação da Compadecida e do Manuel são ótimas também. Terminando a leitura fica claro como esse livro vai continuar como um clássico brasileiro por muito tempo.
comentários(0)comente



Marcia.Moutinho 10/03/2024

Ariano Suassuna é um gênio! Divertido, inteligente, irreverente e magistral. Leitura curta e muito prazerosa.
comentários(0)comente



ajuhbs 09/03/2024

???
Essa obra prima é maravilhosa! Uma leitura fácil e gostosa, em formato de peça de teatro. Eu precisava de uma leitura leve e O Auto da Compadecida entregou tudo que eu precisava e mais um pouco, porque além de ser muito divertida, eu não conseguia desconectar as falas dos personagens dos atores. Todas as falas do Chicó e do João Grilo e da Compadecida ressoavam as vozes do Matheus Nachtergaele, do Selton Melo e da Fernanda Montenegro, perfeitos em seus papéis no cinema. Impossível ler e não ouvir a voz deles. O filme é muito fiel ao livro e foi muito gostoso descobrir isso durante as frases que eu já nem lembrava conscientemente, mas que estavam no fundo da minha memória: ai promessa desgraçada, ai promessa sem jeito... ??

O livro avriu uma portinha na minha cabeça e no meu coração pra ler tudo que puder encontrar do Suassuna a partir de agora.
comentários(0)comente



Grufatto 09/03/2024

Simplesmente incrível
A obra é cativante, engraçado, curiosa e te prende muito! Confesso que quem não ler em um dia, é pq realmente não teve tempo, pois você não consegue parar de ler hahaha
comentários(0)comente



Millard 07/03/2024

Bom
Eu nunca havia lido algum livro semelhante, este foi o primeiro que li do tipo e achei legal, gostei dos personagens e da história, muito interessante
comentários(0)comente



Eduardo Cassago 07/03/2024

Ariano Suassuna e seu legado
Reza a lenda que certa vez um crítico teatral abordou Ariano Suassuna e o inquiriu a respeito de alguns episódios do Auto da Compadecida. Disse ele: “como foi que o senhor teve aquela ideia do gato que defeca dinheiro?” Ariano respondeu: “eu achei num folheto de cordel.” O crítico: “e a história da bexiga de sangue e da musiquinha que ressuscita a pessoa?” Ariano: “tirei de outro folheto.” O outro: “e o cachorro que morre e deixa dinheiro para fazer o enterro?” Ariano: “aquilo ali é do folheto, também.” O sujeito impacientou-se e disse: “Agora danou-se mesmo! Então, o que foi que o senhor escreveu?” e Ariano: “oxente! Escrevi foi a peça!” – Pág. 193.
Este episódio já mostra como a obra de Ariano Suassuna tem o poder de nos encantar. Recuperando e conectando mecanismos da comédia medieval da Europa e da comédia popular do Nordeste, algo completamente novo e original nasce nas mãos do talentoso poeta, dramaturgo, ensaísta e artista plástico.
A gênese de João Grilo, um arlequim nordestino e Malasartes autêntico, dá-se num turbilhão de referências importadas sem perder a característica de sua terra natal. Um personagem capaz de debochar do diabo, questionar Jesus Cristo e reivindicar Nossa Senhora como sua advogada, para assim barganhar com a morte e voltar para seu parceiro de picadeiro, Chicó.
O que dizer mais? Leia Auto da Compadecida em qualquer dia, qualquer hora, qualquer momento de sua vida e emocione-se com uma história que só poderia sair da cabeça de Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos brasileiros.

site: https://www.youtube.com/@canalosofredor
comentários(0)comente



wesinhs 06/03/2024

Auto da compadecida
Foi muito doce pra mim ler o livro dps de crescer assistindo o filme, as duas formas da história vão ficar guardadas com muito carinho na minha memória.
comentários(0)comente



Galathynyus 04/03/2024

"? Homem, morra, que ? espetáculo precisa continuar!
? Espere, quer mandar no meu morredor?
? O que é que você quer?
? Já que tenho de ficar aqui morto, quero pelo menos ficar longe do sacristão."
comentários(0)comente



Bruelds 03/03/2024

Auto da compadecida
Tenho um amor muito grande por essa obra, ela tem um cantinho especial em mim e antes o filme e agora também o livro estão entre os meus queridinhos da vida. Amo.
comentários(0)comente



Mauro-RJ-1968 02/03/2024

Obra-prima
Li o livro porque assisti ao filme, que foi umas das melhores coisas que fiz na vida, em termos culturais. A outra, foi assistir à peça O MISTÉRIO DE IRMA VAP.A foram as duas coisas que mais me divertiram.
comentários(0)comente



Williane 28/02/2024

O auto da compadecida
E um livro maravilhoso e incrível. Eu não gosto muito de clássicos principalmente brasileiro mas não tem como não gostar desse. A essência desse livro é incrível ele retrata certinho a essência do nordeste. E um livro incrível e eu tô doida pra ver o filme tanto o 1 quanto o 2 .
comentários(0)comente



mari :) 27/02/2024

?Não sei, só sei que foi assim?
É um livro esplêndido, divertido e leve de ler, com referência a literatura de cordel, além de também conter críticas.
Acho impressionante que, tanto o livro como o filme/mini serie são bons, não erraram em momento algum!
Aguardo muito ansiosa para o filme que sairá no final deste ano, sendo uma continuação dessa incrível obra brasileira??
comentários(0)comente



1934 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR