Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1967 encontrados | exibindo 1 a 16

iwhendria 20/05/2024

Por favor, leiam mais literatura nacional!!
Eu fico indignada quando vejo leitores brasileiros perdendo a incrível oportunidade de desfrutar da nossa belíssima literatura brasileira e perdendo oportunidade de ler obras tão incríveis como essa que acabei de ler. Auto da compadecida é um livro sucinto, engraçado e mostra as nuances do desespero humano em relação a fome e pobreza, e por isso é um dos maiores clássicos brasileiros. Quando lia veio o filme na minha mente, como é no formato de um texto teatral, deixou ainda mais parecido com o filme. Adorei e recomendo muito.

Edy Marques 20/05/2024

Um clássico atemporal da literatura brasileira e nordestina
Ler ouvindo na versão audiobook tornou bem mais satisfatório.
É como se tivesse assistindo o filme.
Ariano Suassuna era um gênio, pretendo ler outros livros dele.

jaegers 20/05/2024

Automaticamente favoritado
Simplesmente incrível, um clássico que traz várias críticas sociais de forma leve e cômica, meu único arrependimento é não ter lido antes.

Carla Verçoza 18/05/2024

Deliciosa leitura dessa peça de Ariano Suassuna. Demorei bastante para ler, já conhecia a história pelo filme, mas a leitura não foi menos divertida por isso.
Leitura para se fazer em uma tarde. Recomendo demais.

rafa_._cardoso 17/05/2024

História muito boa!
Assisti ao filme umas três vezes, é um indicativo de gosto muito da história.

Uma dificuldade que tenho é em ler peças de teatro, pois não tenho a imaginação necessária para visualizar o cenário da forma como é descitra nos livros desse tipo.

Dito isso, gostei muito da leitura porque o roteiro do filme usou muito da peça e, por isso, vinha as cenas do filme na mente.

Vale muito a leitura.

Letícia 16/05/2024

Não sei, só sei que foi assim!
Um dos melhores audiobooks que já ouvi! A narração é fantástica, com diferentes vozes interpretando os personagens e até mesmo efeitos sonoros e música.

Desde os personagens super carismáticos e a narrativa irreverente, passando pelas influências circenses, do imaginário medieval ibérico e da literatura de cordel, até chegar às rubricas, tudo nessa peça é puro deleite.

Como esquecer o testamento do cachorro enterrado em latim, o gato que descomia dinheiro ou a gaita mágica que ressuscitava os mortos? Como não rir com as lorotas de Chicó e as artimanhas de João Grilo? Como não se maravilhar com as falas de Manuel e de Nossa Senhora?

?Cumpriu sua sentença, encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre.?

Sem dúvida, uma das melhores e mais divertidas leituras deste ano. ??

Leticia 14/05/2024

"Não sei, só sei que foi assim."
Trabalhei a obra e a vida do Suassuna com os alunos do 8° e do 9°. Vimos o filme e lemos, em sala, alguns trechos d'O Auto da Compadecida. Foi lindo! Muito rico e muito engrandecedor. Os meninos amaram, rimos muito e discutimos sobre as diferenças da adaptação.

Sobre o auto, impressionante como é completinho, engraçado e bem montado. Suassuna era gênio.

"Você pensa que sou americano para ter preconceito de raça?"

Mari 13/05/2024

Acho que não tem como fazer essa leitura sem ouvir de fundo a música tema de João Grilo e Chicó no filme. Finalmente resolvi ler o Auto da Compadecida, aproveitando que esse ano o segundo filme estreia e eu sou muita fã da adaptação.

A peça proposta é muito engraçada, cheia de críticas sociais bem humoradas e um toque totalmente nordestino. Ler livros assim sempre me lembram do orgulho que tenho da literatura e da cultura brasileira.

Além disso, a leitura me lembrou muito de outras peças mais tradicionais, como o Auto da Barca do Inferno (que li quando era adolescente e até que gostei, apesar de ter sido uma leitura obrigatória da época de escola rs).

O filme representa muito bem as cenas do livro, tirando alguns pontos que foram adicionados (como o romance de Chicó com a filha do Major que explora mais a figura desse último, que no livro é retratado de forma bem breve), mas isso não é demérito de forma nenhuma, pois tanto o livro quanto o filme são obras incríveis. Viva Ariano Suassuna!

pam :) 13/05/2024

O auto da compadecida
Eu não tenho o costume de ler esse estilo de livro, mas achei bem gostosinho, a leitura é super fluida. Gostei bastante.

Diego.Rates 13/05/2024

Uma peça PERFEITA!
Amei cada linha de diálogo e cada aspecto apresentado por Ariano Suassuna em sua obra prima. Um dos aspectos mais geniais é a quebra da quarta parede em relação aos cenários e a inclusão do autor da peça como personagem, caracterizado brilhantemente como um palhaço!

A escrita de Suassuna é mordaz, seu instinto de preservação da cultura nordestina o leva a incorporar diversas obras da literatura de Cordel e tudo isso deixa o texto simplesmente absoluto! Os diálogos, os personagens, a estética do texto, a composição, tudo aqui é do mais elevado primor. Super recomendo a leitura!

Thais 13/05/2024

Como é uma peça de teatro é muito mais divertido assistir do que ler mas mesmo assim gostei muito da leitura e descobri algumas coisas que eu não sabia sobre a peça de teatro.

gabrielle717 12/05/2024

Eu li o livro inteiro mas os 3 textos complementares da edição em duas horas, o é MUITO rápido. e isso só aconteceu pela beleza e qualidade desse livro.

a história parece muito real e a escrita também, eu senti como se eu estivesse na rua ou em algum lugar assistindo tudo isso. a história tem uma parte cultural popular fortíssima que simplesmente a torna muito real e verdadeira

a escrita é maravilhosa, os personagens são bem caricatos o que é bom porque dá um propósito pra eles na narrativa mas sem que eles se tornem irreais. é um livro muito tranquilo de se ler e eu pessoalmente gostei muito dele. ele me fez rir bastante e repensar varias coisas

um ponto importante do livro é a religiosidade, que traz o divino em uma perspectiva misericordiosa, não muito comum nos dias atuais e ao mesmo tempo extremamente necessária. esse livro realmente mudou um pouco minha forma de ver o divino e de ver a vida.

eu li esse livro pra escola (pra amanhã ?), mas eu gostei muito dele e fico feliz de ter recebido essa "tarefa" de ler ele. eu posso não gostar muito do meu professor de literatura mas aqui ele foi um divo

5/5

Athis 12/05/2024

O auto da compadecida
O auto da compadecida é uma peça teatral, dividia em três atos, que foi escrita em 1955 por Ariano Suassuna e é considerada a obra prima desse autor.

A história conta as aventuras de João Grilo e Chicó que utilizam da inteligência e "brasileiragem" para conseguir superar os problemas da vida, especificamente, as questões derivadas da seca, opressão do povo e invisibilidade do sertão nordestino, local em que a trama é ambientalizasa.

Utilizando de uma comicidade genial, da cultura e da linguagem oral nordestina, o autor conseguiu abordar os problemas vivenciados pelo povo local tecendo diversas críticas a opressão, sofrida pelo povo, originadas dos coronéis, das autoridades religiosas, dos cangaceiros e dos donos de terra.

Para finalizar a trama, Suassuna apresenta um cenário que explica o título do livro e mostra a verdadeira face do cristianismo e a misericórdia divina, que difere do que é apresentado durante a trama, através da instituição da igreja.

Recomendo muito, principalmente para aqueles que querem iniciar na literatura clássica e/ou brasileira. É um livro leve, divertido e gostoso de ler ? para "maratonar" em um único dia.

PedroM___ 12/05/2024

Classico
Achei bem legal o livro, mesmo tendo que ler pelo colégio. Foi a primeira peça teatral que li mas gostei.
Os personagens são bem engraçados e carismáticos. Não tem muito o que falar, mas é bom. Um livrinho curtinho sabe. Um clássico. Escrita boa, mesmo que demore a se acostumar com o tipo de texto. Eu recomendo

Lora_Bee 11/05/2024

Peça deliciosa ??
Ouvi o audiobook desse livro hoje e foi simplesmente maravilhoso. Precisei fazer uma viagem um pouco longa e o tempo passou maravilhosamente bem. A peça é engraçada demais e a narração é simplesmente ótima. Pra quem tem Skeelo, acho que ainda é possível conseguir o livro, trocando ele na estante. Super recomendo. Ansiosa para ler outros livros do Suassuna.

1967 encontrados | exibindo 1 a 16