A senhora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Carolina2809 05/04/2024

Contemporânea
Há um tempo não lia um clássico britânico e confesso que não foi um processo fácil, mas consegui terminar.

Me surpreendeu a atualidade dos temas que Anne Brontë traz ao longo dos capítulos, como violência doméstica, relacionamento abusivo, machismo e dependência.

Em certos momentos você torce pra que as coisas aconteçam de forma diferente e sofre junto ao narrador, mas o final aquece o coração e compensa um pouco a angústia da leitura.

Se gosta de clássicos e dessa temática, no estilo Jane Asten, você vai gostar desse livro!

@Estantedelivrosdamylla 21/12/2021

Um livro forte
A Inquilina de Wildfell Hall foi uma leitura que me surpreendeu bastante, assim como me causou certo desconforto. No início achei que não fluiu muito, não conseguia me apegar aos personagens, e o suspense quanto a protagonista não me "pegou" muito, contudo, com o desenvolver da história, comecei a ficar mais interessada.

Para um livro escrito há tantos anos, e por Anne Brontë ter crescido em uma sociedade um tanto opressora com relação às mulheres, achei que ela trouxe uma história super moderna, muito crítica e crua. O relacionamento abusivo que a protagonista sofre me causou muito desconforto, pois meu desejo era salvá-la da situação. A sociedade em que ela está inserida, tanto antes quanto depois de se tornar a Inquilina de Wildfell hall, é extremamente machista e maldosa. Porém, tudo isso não se difere da realidade; Infelizmente ainda é possível ver tanto sofrimento e julgamento na sociedade atual.

Algumas passagens religiosas me chamaram bastante atenção, pois realmente dava para identificar traços da personalidade da autora, já que a mesma era religiosa.

Por fim, Helen Graham foi uma personagem incrível, forte, cheia de princípios e moral. Um ser humano falho, que errou, se enganou, e que buscou sempre reconhecer seus próprios erros e aceitá-los, ao invés de se culpar e culpar os outros. Aprendi bastante com Helen, principalmente sobre o perdão, e sobre fazer o bem sem olhar a quem.

Um grande livro. Vale a pena ser lido.

Adriana854 14/05/2024

A Moradora de Wildfell Hall
Muitos consideram Anne a mais talentosa das irmãs Brontë. Confesso que não preocupo em ter uma favorita e até agora gosto de todas. Essa leitura mexeu muito comigo. E impressionante que um livro escrito há quase 200 anos seja tão atual. Todos nós já conhecemos ou ouvimos falar de uma história como a de Helen.

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited

**Não contribua para pirataria de livros

TÍTULO: A Moradora de Wildfell Hall

AUTORA: Anne Brontë

TRADUÇÃO: Marcella Furtado

EDITORA: Landmark

NÚMERO DE PÁGINAS: 1.146 ( edição bilíngue)

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Visão geral do livro

A obra 'A moradora de WildFell Hall' (The Tenant of Wildfell Hall) foi escrita pela caçula das irmãs em 1848, há exatos 160 anos, pouco antes de sua morte. A importância do romance vai além das barreiras da literatura, a obra levanta a questão do papel da mulher em plena Inglaterra na Era Vitoriana. Helen apaixona-se por Arthur Huntingdon, vai contra a opinião de sua família e sofre as consequências de um casamento com um homem desregrado e infiel. Mesmo apoiada fervorosamente na religião, com o desejo de superar e corrigir os maus hábitos de Arthur, Helen não obtém êxito na tentativa de livrar o marido do álcool e do ritmo justificado por ele como uma espécie de carpe diem. Com a ajuda de Frederick, irmão de Helen, uma fuga é arquitetada e Arthur abandonado. A protagonista consegue se estabelecer sob o anonimato em outra cidade, onde conhece alguém que poderá recompensar todo sofrimento e reconhecer a luta pelo destino.

Luiza.Thereza 29/06/2017

A Senhora de Wildfell Hall
As icônicas irmãs Brontë (Charlotte, Anne e Emily) foram escritoras do século XVIII que desafiaram convenções e entraram para a história da literatura inglesa ao entregar ao mundo histórias como O Morro dos Ventos Uivantes (Emily), Jane Ayre (Charlotte) e Agnes Grey (Anne).

A mais nova das Brontë, Anne, também escreveu The Tenant of Wildfell Hall, em 1848, que a Editora Record traduziu como A Senhora de Wildfell Hall nessa linda edição de texto integral lançada em maio.

A estrutura do texto chama atenção: iniciada como uma carta sem data do narrador para seu amigo Halford, ele se predispõem a contar uma história "detalhada e interessante dos acontecimentos mais impressionados de sua juventude". Na carta, o narrador comenta que, na época em que o amigo lhe contara sua história, ele ficara magoado por ele não tinha nada para lhe contar em retribuição. Mas que agora, era, segundo ele, o momento propício para relembrar o passado.

E assim retornamos ao outono de 1827: Gilbert Markan é um fazendeiro de um condado não especificado que se manteve no ofício do pai a seu pedido, não desejado nada para o filho além da segurança que a propriedade da família pudesse lhe proporcionar. A cidade é pequena (ao ponto que somente três ou quatro famílias merecem algum destaque), todos se conhecem a anos e a fofoca corre solta (como em toda cidade de interior da época imagino).

As velhas fofocas recorrentes são esquecidas quando uma estranha chega à cidade e ocupa Wildfell Hall, a antiga casa do maior proprietários de terra da vizinhança, abandonada a mais de quinze anos, quando seu atual dono mudou-se para uma residencia mais moderna e mais próxima da cadela local.

A nova moradora, uma jovem viúva de 20 ou 25 anos, mudou-se com o filho de cinco anos e parecia mais que determinada em manter-se o mais socialmente afastada que fosse possível (o que era bem pouco para seu gosto graças às vizinhas que usavam de qualquer artifício para aproximar-se dela e lhe arrancar informações sobre seu passado).

De maneira suave, e sem qualquer segunda ou terceira intenção, Gilbert e Sra. Graham, mais tarde, Helen, passam a dividir uma amizade tenra, mas que ela, ao perceber que ele alimentava sentimentos além da amizade, advertiu-o que nada além de amizade poderia acontecer entre eles.

Depois de alguns capítulos dolorosos, o segredo de Helen nos é revelado, por meio de seu diário pessoal, que ela entrega a Gilbert para que ele pudesse entender seus motivos. Achei incrível como ela conseguiu mudar os narradores sem mudar a estrutura da narração e nem o tom da fala. tanto um quanto o outro, expuseram seus sentimentos e segredos no papel de forma tão similar que não me admirou ter nascido um sentimento mais forte que a amizade.

A leitura não é do tipo que se pode fazer apressadamente (aliás, se não me falha a memória, poucos entre os escritos no século XVII possuem essa característica), Anne te convida a uma leitura calma e reflexiva dos personagens e da sociedade que os cerca. Aliás, A Senhora de Wildfell Hall, assim como o livro anterior da autora, Agnes Grey, se mostrou ser uma crítica escancarada aos costumes da época, em especial à condição da mulher.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2017/06/a-senhora-de-wildfell-hall-anne-bronte.html

Carolinad 19/08/2022

A senhora de Wildfell Hall
Escrita viciante, incrível construção dos personagens, um tanto reflexivo e envolvente. Uma leitura que vale a pena degustar de cada página.

Para quem não conhece a escrita da Anna Brontë, esse romance ousado e corajoso é uma excelente leitura.

Domino 19/08/2020

Livro perfeito... estou emocionada e se tornou neh favorito das bronte

Vieira 24/03/2021

Anne Brontë faz TUDO
Cara... Que história mais maravilhosa e perfeita. Meu clássico preferido da vida inteira. Anne Bronte você é perfeita, obrigada por escrever uma história emocionante e com final feliz.

Leitura super fluida e envolvente. Te amo tanto.

Gabriela 27/04/2021

Chorei chorei
O livro de fevereiro das Classic Swan que pode ser considerado a minha leitura favorita desse ano, não sei nem o que falar eu fiquei tão comovida, tão submersa, a sensação que eu era uma das vizinhas

jutomioka 01/06/2021

A senhora de Wildfell Hall
? Resenha da editora: A protagonista de A senhora de Wildfell Hall quebra os paradigmas de seu tempo como uma mulher forte e independente, que passa a comandar a própria vida. Ao chegar à propriedade de Wildfell Hall, a Sra. Helen Graham gera especulação e comentários por parte dos vizinhos. O jovem fazendeiro Gilbert Markham, por sua vez, desperta um grande interesse pela moça e, aos poucos, vai criando uma amizade com ela e com seu filho. Porém, os segredos do passado da suposta viúva e seu comportamento arredio impedem que o sentimento nutrido pelos dois se concretize, fazendo com que Gilbert tenha dúvidas sobre a conduta da moça.

? GENTE! que livro foi esse? além das 5 estrelas eu favoritei!!!! e olha que eu sou muito escassa com avaliação, sério!
Esse livro me surpreendeu de uma forma que eu nunca esperaria. Um romance vitoriano que com certeza deveria ter mais reconhecimento. ?Vou panfletar ele no booktok com certeza??

????????????/5

_clarinha 31/03/2023

Muito mais do que eu esperava
Já tinha tentado ler esses livro ano passado mas acabei não engatando na leitura, mas depois de ler Jane Eyre (e me apaixonar completamente), finalmente chegou o momento e posso dizer,que experiência incrível! A escrita das irmãs Brontë é impecável e funciona muito pra mim, mas por algum motivo eu não achei que fosse gostar tanto de A inquilina de wildfell hall! Jane Eyre ainda é meu favorito dos três que li delas, mas pretendo ler todos os outros,pois cada uma na sua identidade consegue trazer o drama das experiências da vida real, fazer um retrato crítico da sociedade da época(com muita leveza) mas ao mesmo tempo nos apresentar personagens tão cativantes como a Helen e nós envolver nas suas impressões pessoais. Acho engraçado a forma delas de fazer a narração nas estórias( Gilbert realmente faz cartas longas rs),com as frases poéticas, os pequenos plots, as descrições na medida certa. Algo que também me cativou na Helen foi a sua fé,que foi de extrema importância em toda a trama e a forma como ela sofre as consequências de suas escolhas erradas mas sendo consolada por Deus, sua delicadeza sobre tantos aspectos da vida que vivemos hoje também, é uma das coisas que mais gosto na Anne e na Charlotte.Assim, recomendo a leitura desse livro a todas as pessoas,pois foi uma experiência marcante e deliciosa pra mim, pretendo reler futuramente e absorver ainda mais da simplicidade, profundidade e delicadeza dessa obra de arte!??