Antes do baile verde

Antes do baile verde Lygia Fagundes Telles




Resenhas - Antes do Baile Verde


504 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Pam_antasy 04/07/2023

Uma obra curta e cheia de reviravoltas
O livro traz 18 contos, todos eles são bem curtinhos. Os contos transitam principalmente entre as ações e emoções dos personagens, ações essas que em muitos casos geram desconforto e melancolia.
O conto que eu mais gostei foi "Natal na Barca", talvez por este ter um final diferente dos outros, um final menos agridoce e apesar disso, ainda trazer as reviravoltas que também foram narradas nos demais.
A minha nota em si, foi mais pela experiência que eu tive, eu demorei cerca de quase dois meses para finalizar, justamente porque no momento em que eu estava os temas tratados na maioria dos contos estavam me afetando emocionalmente.
comentários(0)comente



BArbara454 27/06/2023

Okay
Acho que livros de contos não sao meus favoritos, gosto mais de uma historia longa que me entretenha.
No entanto, foi ate agradável. Acho que não tem um casal normal nesse livro, mas tem algumas ?reviravoltas? interessantes em alguns contos.
comentários(0)comente



Ronaldinho 24/06/2023

Uma ótima porta de entrada
Após ler Antes do Baile Verde, da para perceber os motivos da Lygia ser tão aclamada. É uma ótima porta de entrada tanto para os livros dela quanto para aqueles que não tem o hábito de ler contos. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Beatriz.Rodrigues 19/06/2023

Contrastantes situações
?Quem quer a verdade subterrânea das criaturas, que o comportamento social disfarça, encontra-a maravilhosamente captada por trás da estória. Unir as duas faces, superpostas, é arte da melhor?. (Carta de Carlos Drummond de Andrade para Lygia.

Assim como disse Carlos Drummond, Lygia Fagundes, em ?Antes do Baile Verde?, consegue unir a verdade e o disfarce. Nesse livro de contos, são narradas 18 histórias com as mais contrastante situações, e o que elas têm em comum é que as histórias se passam em lugares íntimos e a autora faz uso de um psicologismo oculto em cenas do cotidiano, o que torna tudo ainda mais surpreendente.

?Nada muito profundo, mas o suficiente para incomodar, na hora e por tempo extenso, cravadas na memória.?

Ótima leitura.
comentários(0)comente



Guilherme Amin 11/06/2023

Um deleite
Com sua prosa elegante, marcada pela oralidade e economia de recursos, Lygia Fagundes Telles nos presenteia com esta coletânea de contos que ela própria selecionou e ordenou cuidadosamente. É direito inalienável do artista determinar que obras sobreviverão e quais serão relegadas ao limbo, dizia.

"Antes do baile verde" foi meu primeiro contato com a literatura dela. Decidi ler um conto por dia e, à medida que progredi, fui me sentindo um pouco "íntimo" da mente genial por trás daqueles textos. O processo é um pouco lento, pois a escritora não nos entrega nada de bandeja, não levanta o mínimo alarde. Como apontou o autor do ótimo posfácio, "o ponto de partida da maioria dos contos deste livro mostra sempre uma situação de equilíbrio, que descamba depois, mas sem estardalhaço. Nada mais contrário à índole desta literatura que o escândalo, a algazarra".

Devido à unidade orgânica do livro, a gama de personagens, situações, cenários de Lygia foi-se tornando familiar para mim. E, agora que terminei, vou sentir falta do prazeroso hábito de abrir este livro e ler um novo conto. Para remediar, já separei "Seminário dos ratos".
comentários(0)comente



Lia 11/06/2023

Lyginha arrasa muito!
Sabe quando conversamos com alguém sobre algo nosso e essa pessoa nos mostra uma outra forma de ver a questão?

Nosso encontro hoje foi assim sobre os contos do livro Antes do Baile Verde da Lygia Fagundes Telles. Cheguei com algumas percepções e saí com outras. Ampliou meu olhar e me fez constatar o óbvio: cada pessoa interpreta uma história à luz das suas próprias percepções (que são construções de suas próprias historias).
comentários(0)comente



pinkcastle 02/06/2023

A bicha é boa mesmo quero ler mais
Contos que mais gostei:

- Apenas um Saxofone
- A Caçada
- Natal na Barca
- Venha Ver o Pôr do Sol ?
- Eu era Mudo e Só
- As Pérolas
comentários(0)comente



Samylle 22/05/2023

Único
Lygia sem dúvida alguma é uma das melhores escritoras (quiçá a melhor) que já existiu.
A figura narrativa que ela escolhe é totalmente única e que é incomparável a qualquer outro escritor. O mistério e o desconforto causado por qualquer situação simples que ela narre já torna a leitura prazerosa ao mesmo tempo em que te deixa desconfortável em si mesma.
Não há como explicar Lygia, só lendo pra saber.
comentários(0)comente



Luiza 18/05/2023

É um bom livro mas nada espetacular como dizem
Percebi que não me encanto muito com contos porque apesar desses serem muito interessantes e deixarem sim uma reflexão eu demorei a entrar no ritmo da leitura.
Pra quem quer ler algo poético e que deixe a imaginação aguçada esse é o livro ideal mas se você quer algo que tenha ligação e um começo meio e fim não vale a pena.
comentários(0)comente



IGuittis 15/05/2023

Antologia com 18 contos, e todos de um nível assim maravilhoso.
Primeiro contato que eu tenho com a escrita da Lygia, resolvi iniciar pelo livro de contos, um pouco com o pé atrás com medo de não gostar... mas eu estava enganada, claro que há contos que eu gostei mais do que outros, mas o ponto é que não há um conto sequer que eu não tenha gostado de nada.
A escrita dela passa realmente aquela impressão de que é muito fácil escrever, de que ela já tinha tudo pronto e só sentou e colocou no papel.
Meu conto preferido foi o Verde Lagarto Amarelo, eu achei ele muito chocante, o como você fica agoniado lendo.
Agora quero conhecer os romances e outros contos dela.
comentários(0)comente



Giovana.Kutschenko 14/05/2023

Nesse livro a autora explora os sentimentos, as reações, situações, buscando uma narração detalhada e em alguns diálogos profundos, sobre como os protagonistas realmente pensavam diante a certas circunstâncias.
O livro por ser antigo, traz diversos discursos preconceituosos, o que pode incomodar vários leitores, como foi no meu caso. Por conta de algumas ideias, não dei uma nota maior, apesar da escrita ser boa, muitas coisas aqui não condizem com que eu considero moralmente correto, como o respeito a todos, independente da raça ou sexo.
comentários(0)comente



Luli 11/05/2023

A Lygia é a Lygia né gente?! Cheia de histórias metafóricas que eu infelizmente tive que analisar para a escola e assim descobri o quão brilhante essa mulher era!

Obs: a nota foi dada baseando-se em traumas trazidos por meio dessa leitura e o contexto lido
comentários(0)comente



May | @vidadaleitora 10/05/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, e eu precisooooo dizer que vocês devem conhecer a Lygia! Eu também a evitava, lembrando das atividades dos livros didáticos com trechos que eu não entendia xongas. Mas veja bem, notou que com os anos de leituras começamos a aspirar obras de outro escalão? Lygia faz parte disso, e é a melhor recomendação que posso te dar hoje.

Antes do Baile Verde é uma reunião dos melhores contos selecionados pela própria autora, e eu fiquei muito feliz de conhecê-la assim. Adoro contos, e faço consumo deles quando quero conhecer um autor novo e aparentemente difícil. Lygia está longe de ser difícil na escrita, mas guarda uma genialidade nos contos que pode ser necessário reler alguns. Alguns tive de pesquisar para saber outras interpretações, e é fantástico como uma escrita reverbera em tanta gente de variadas formas!

Fiquei com gostinho de Quero+ quando finalizei, pensando "Já? Por que parou, parou por quê?". Você já leu esse livro ou ficou com vontade de ler? Você me recomenda mais algum título da Lygia?
comentários(0)comente



Denise.Lopes 08/05/2023

Contos curtos e interessantíssimos
Adorei a experiência e indico para quem quer começar a ler contos curtos, interessantes e envolventes ?
comentários(0)comente



Silva 06/05/2023

Dá sim pra ser patriota!
Ela sabe dissociar como ninguém mesmo, incrível uma old querida ter sido capaz de escrever com tanta precisão sobre pessoas que não existem e ainda assim elas serem tão reais. Porque assim, mesmo com poucas páginas alguns contos e começados de um ponto de partida aleatório que deixa no final pontas soltas ainda foi o Suficiente.
comentários(0)comente



504 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR