O Sofá Estampado

Resenhas - O Sofá Estampado

1 | 2 | 3 | 4

Iza 03/11/2010

Sensível demais!
“Cavou até gastar toda a força e
muita mágoa, nem sabia quanto tempo.” P.30

No primeiro contato com o livro você logo imagina que é apenas mais um livro infanto-juvenil, mas quando se começa a ler você fica cativo do pequeno tatu Vítor e da sua história tão cheia de medos, sonhos, desilusões e final feliz.
A-do-rei a história porque não se limita a uma simples narrativa, ela desperta sentimentos e traz a realidade para dialogar com a fantasia, sem contar que a Lygia Bojunga soube envolver uma boa trama do começo ao fim.
Na história Vítor é um tatu tímido desde a infância e que em situações de medo ou nervoso começa a cavar o tanto que pode e a tossir sem parar até ficar roxo. Só acalma depois que ficar bem longe da situação que lhe aflige, sozinho com seus botões.
Nessas fugas de si mesmo encontrou um lugar só dele, sua rua de descape. Vítor não conseguia ser ele mesmo na frente de outras pessoas, até conhecer sua vó e se encantar com as aventuras vividas por ela, além se ser muito confortável conversar com alguém e não tossir.
Sua avó uma aventureira nata, morre em uma de suas missões, o que deixa Vítor com uma saudade sem tamanho e um presente a receber. Quando se forma Vítor viaja para o rio de Janeiro a fim de conhecer o mar, mas aí conhece Dalva, uma gata angorá que não liga para outra coisa a não ser assistir tevê e sentar em seu sofá estampado, e se apaixona por ela. Daí em diante esquece-se de ver o mar e a única ideia de Vítor é agradar a Dalva.
Mas nada adianta o que Dalva queria mesmo era assistir TV. E depois de passar por umas boas e perder a Dalva, Vítor volta para a sua floresta, desanimado da vida, mas numa de suas fugas, descobre o seu rumo e um jeito que não ter tanto medo e seguir a vida feliz.
Amei o livro porque nos ensina que o medo é bem menor do que a nossa força de vontade e que o amor é construído em conjunto, sozinho nada somos. E precisamos desse amor.
Carolina.Alves 16/04/2017minha estante
Oi, estou fazendo um livro de tecido sobre o livro para o meu curso de formação de professores porém não achei o livro em local algum além de pequenos resumos na internet para desenvolver meu trabalho, poderia me contar o final do Livro e o que aconteceu com Dalva e Vitor? Obrigada

Iza 17/04/2017minha estante
Oi Carolina, eu não me recordo do final. Tenho a lembrança que ele consegue superar a timidez, mas não como. Na época que li peguei emprestado da biblioteca da faculdade.

Carolina.Alves 18/04/2017minha estante
Obrigada por me responder

Fla 08/03/2022

O sofá estampado
Um livro bem humorado, usei para sair da ressaca literária. "Amarelo bem clarinho, todo salpicado de flor; ora é violeta, ora é margarida, e lá que uma vez que outra também tem um monsenhor":)

Malu108 09/10/2023

2022 - 2023
Não lembro muito bem do livro, porque comecei num ano e terminei no outro. Mas não posso reclamar, porque mesmo tendo passado tanto tempo consegui entender tudo que aconteceu.

Eu gostei de todos os livros dessa autora até agora e esse não foi diferente.

Gosto de dizer que nos livros dela não existe só uma história, porque ela conta uma história para cada personagem que aparece e eu acho isso muito interessante.

Todos os livros dela tem uma mensagem por trás, mas nesse eu achei a mensagem bem clara e sinceramente, quase chorei kkkkk.

Enfim, eu recomendo esse e todos os outros livros delas.

ranester 07/09/2022

Confusion
É uma historinha diferente. Tem personagens nada convencionais.
Fiquei meio perdida, mas acho que essa é a graça do livro.

Ucar 08/12/2022

Considero que é realmente MUITO BOMM, é uma leitura rápida, tem crítica social, fala um pouco sobre o desmatamento na Amazônia, tráfico de animais, acompanha a ansiedade que o personagem principal tem, é muito bom perceber como tudo tá relacionado e pouco a pouco as coisas vão se encaixando.

imp 19/02/2022

Minha opinião:
Eu particularmente achei um livro bem entediante, sem sentido, não te prende na história. Não recomendaria. Mas é fácil de entender, uma leitura rápida porém entediante.

Elysaaaa 04/06/2023

O livro e incrível, maravilhoso, e tem uma narração ótima!! Todos deveriam no máximo conhecer a Lygia Bonjuga, ela escreve tão bem na literatura infantil!!

gecssxlliteraria 27/04/2021

esse livro me fez criar várias teorias reais sobre quem é a mulher que aparece, mas faz mt tempo que li ent não lembro de nenhuma kalakakaak

Babi 22/09/2015

lygia, lygia, lygia.
bonito toda a vida.

Raquel Marina 04/07/2022

Adoro como Lygia Bojunga consegue falar de temas complexos com uma linguagem fluída e coloquial, sem perder qualidade literária. Em sofá estampado os temas são muitos: desmatamento, ganância, alienação, indústria televisiva e publicidade. De modo quase vertiginoso ela foi levantando situações que evidenciavam a crise da globalização com personagens como uma gata, um tatu e uma hipopótama trazendo ludicidade nessas abordagens. É Lygia Bojunga sendo Lygia Bojunga. Não se tornou um dos meus favoritos dela, mas valeu a leitura.

Lucy 14/06/2021

Esse livro é muito precioso! A escrita da Lygia é sempre maravilhosa, a história de Vítor é muito encantadora, a maneira como ele consegue dar a volta por cima depois de tantos problemas e seguir os passos da sua avó.

Lucy 21/10/2022

Vítor, o tatu antissocial
Não tinha sinopse nenhuma na capa e também não fui atrás. Achei que ia ser só uma estória sobre um sofá, mas foi além.

Uma odisseia de autoconhecimento do tatu Vítor. Ele esbarra com vários assuntos, como meio ambiente, aceitação, vazio existencial, luto (porque sempre tem que ter nas abras da autora), mundo corporativo, a alienação da tevê e um sofá com estampa.

Ele parece confuso no começo, e no final é igual ao começo, mas mesmo assim foi uma leitura interessante. Vale uma releirura daqui a alguns anos. A escrita é fluida, e passa bem rápido, eu é que só leio 25 página por dia, mas dá pra ler até em um dia se a pessoa tiver inspirada.

Rosana 22/10/2016

O sofá estampado
Conta sobre o amor de um tatu por uma gata angorá de uma forma singela e divertida e do esforço dele para se tornar seguro e feliz.
Carolina.Alves 18/04/2017minha estante
Bom Dia estou fazendo um trabalho no curso de formação de professores sobre Lygia bojunga é preciso construir um de tecido gostaria de saber o final dá história, que não achei o livro. Desde já obrigada

Rafa.Dulce 27/03/2024

"a Dalva e o sofá eram um só"
Um livro recheado de metáforas, que mostra os vícios e virtudes das pessoas através dos animais. A obra me lembrou muito "A revolução dos bichos"!

1 | 2 | 3 | 4