O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Bruno236 08/06/2024

Dor
Esse livro é, para mim, uma embaraçosa junção de emoções, me fez sentir numa montanha russa, emoções reais, humanas, me fez sentir vivo, não sei.

A história é uma coisa indescritível, chorei muito ao ler o que acontecia durante o livro, é de uma peculiaridade quase não humana a forma que o autor utiliza as palavras. Não tenho o que comentar, só a sentir, esse livro você não lê, ele te atravessa e, para você, só resta sentir a dor depois que ele termina.

Renata.Alves 08/06/2024

Esse me livro destruiu de formas que nunca vou ser capaz de me recuperar, doeu no fundo da minha alma, no âmago do meu ser, a violência, a consciência e o carinho no fim das contas...
Os pensamentos do zezé me doeram e as atitudes me encantaram, a família me machuca, não consigo resenhar, não sei explicar, não sei opinar, é perfeito mas a dor é imensa.

Julika_col 07/06/2024minha estante
Lindo esse livro!!!!

Luan573 07/06/2024

Um tributo a literatura brasileira
Os personagens são outro destaque. O próprio protagonista, Zezé, é apresentado com uma complexidade raramente vista em personagens infantis. Sua inteligência e sensibilidade, juntamente com uma imaginação muito ativa, são na maioria desperdiçadas em seu ambiente hostil. A mãe super estressada, o pai trabalhador e severo e a aparência plebeia são elementos que atraem um quadro de pobreza. No entanto, sua amizade com o pé torna a laranja-lima conhecida como Minguinho, porque proporcionava mais ternura e fantasia para ela suportar sua realidade muitas vezes insuportável. Sua narrativa destemida e comoventea eterno acontecer, infância pobre e a magia da imaginação. Nada menos a se esperar de um gênio literário como José Mauro de Vasconcelos, como se vê no título, um tributo à literatura brasileira e uma leitura obrigatória quando se trata da mesma

Karoline141 07/06/2024

Uma preciosidade!
Nunca tinha lido essa obra incrível.
O livro trata de temas ligados à infância como a vulnerabilidade, violência, mas também sobre a necessidade de dar e receber ternura.
Vale super a pena a leitura dessa obra.
Nota 1000!!

Isabella2540 07/06/2024

O que falar de Zezé?
Pra quê fui inventar de ler esse livro de noite? Terminei ele ontem e fui dormir aos prantos ? Ai gente, ele é só uma criança, é muito trágico que ele tenha que enfrentar problema de gente grande sendo tão miudinho do jeito que é?
Rafa 07/06/2024minha estante
Esse livro é muito bom mas muito triste né Isa ????

ninið𫶠06/06/2024

Eu assisti tanto o filme e como li o livro
Meu pé de laranja lima vai falar de um menino, Zezé, para ser mais específico, Zezé era um menino traquina mais muito inteligente para sua idade, mas por conta de sua má fama ele era muito acusado de muitas coisa, cansado de apanhar em casa ele encontra refugiu em seu amigo Portuga, que infelizmente veio a falecer deixando o menino com um longo caminho a percorrer sozinho.

Paula1735 06/06/2024

"Dor era aquilo, que doía o coração todinho"
É chocante como a imaginação vai perdendo espaço para a brutalidade da vida, mesmo para uma criança ainda tão pequena. O livro é muito emocionante e a todo momento eu me pegava dizendo "ele é só uma criancinha".

giov.giov 06/06/2024

Um dos livros mais lindos que eu já li. não tenho nem o que falar. aquele tipo de livro que muda a vida da gente.

Eusou_plana 05/06/2024

Dor.
Alguém avisa que as minhas impressões estavam erradas? Acho que pouquíssimos livros tiveram a capacidade de me conectar, sentir na pele tão profundamente as emoções.

Tem muita, muita coisa que se põe numa roda de conversa e que pode ser debatido. Tenho certeza que não precisamos passar por determinados tipos de "dor" pra aprender com a vida.

Se tornou meu livro favorito. Eu só não recomendaria pra alguém que está passando por um momento difícil e sensível.

Paula1840 04/06/2024

Livro impecável
Excelente. Um clássico da literatura brasileira, que transborda uma imensidão de sentimentos.

Não podemos romantizar as questões que foram abordadas pelo autor, e em muitos momentos, a tristeza se manteve firme, mas ainda assim, é um livro lindo e puro.

Sem dúvidas, valeu apena!! ?