O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Jaci 13/06/2024

Eu já fui ler sabendo que era triste mas ainda quebrei a cara.
Acho que li esse com o coração, só assim pra conseguir sentir tanta coisa vindo da cabeça de uma criancinha de 5 anos( quase 6).

michellelimarr 13/06/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Que livro incrível, Zezé é uma criança cativante e sensível, já havia assistido o filme mas o livro te emocionada ainda mais!!!

Luanna 13/06/2024

O Diabo
O Meu Pé de Laranja Lima, clássico da literatura brasileira. De cunho biográfico, acompanhamos a infância de Zezé, conhecido como ?o diabo? pelas suas travessuras e astúcias.

No Pé de Laranja Lima e também na sua amizade com o Sr. Portuga ele encontra um refúgio da sua realidade dolorosa.

No meio de tantas faltas e dores, Zezé ainda consegue nos fazer sorrir (mesmo que sejam raros) pelo seu carisma e imaginação.

Brntlp 12/06/2024

As muitas dores e os pequenos sabores de uma infância
Ganhei esse livro em 2011 da minha mãe, como um gesto de cumplicidade e carinho. Não terminei.
Em 2024 resolvi tentar de novo.
E que bom que não li antes.
Acho que não tava preparada com 12 anos pra me sentir criança de novo, e viver primeiras coisas na vida - sobretudo tão doloridas -, me maravilhar com pequenos momentos e ter como melhor amigo um pé de Laranja Lima mirradinho.
Não sei se com 25 tava tão pronta também.
Mas sei que aproveitei cada segundo dessa jornada, e foi lindo, duro, inocente e marcante.

Cecília 12/06/2024

O livro é simplicidade incrível, todos os momentos eu fiquei triste. A experiência de ler esse livro é maravilhosa, eu recomendo muito este livro, pois é um livro que te faz pensar sobre o personagem, e a vida do personagem. Simplesmente este livro é maravilhoso.

Claudinha 12/06/2024

O Meu pé de laranja lima
Leitura da semana

Quando li esse livro pela primeira vez eu tinha uns 14 anos, e hoje terminando a Releitura , adulta com outra visão, não me lembrava de alguns detalhes dessa história tão triste.
Zezé uma criancinha de 5 anos pobre, carente de cuidados e carinho, mas com uma imaginação muito fértil. Ele era severamente maltratado pelos adultos ao seu redor . E encontrava em seu Pé de laranja "minguinho" e na sua imaginação, um lugar de refúgio e paz. A realidade dele era muito dura, com o pai desempregado, mãe ausente pq tinha que trabalhar dobrado. Ele só conheceu o que era amor de verdade quando conheceu o "Portuga" um senhor amigo, que fazia despertar oq o zeze tinha de melhor. E com o acontecimento no final do livro (não vou contar)?o Zezé descobriu o que realmente era dor, ele achava que sentia dor quando apanhava severamente do pai, da irmã ou era duramente castigado. Mas estava enganado. A dor era muito maior que isso ..
Muito triste , mais triste ainda é pensar que existe muitas crianças nessa situação.

...crescer realmente dói e deixa muitas cicatrizes, por vezes, invisíveis aos olhos mais atentos, mas duradouras.

Dani Teodoro 12/06/2024

Uma leitura muito tocante
O livro tem como protagonista um menino de aproximadamente 5, 6 anos de idade, chamado Zezé. Zezé é uma criança muito travessa, característica que o faz ser punido com muitas surras pelos seus familiares. Ao longo do livro, a despeito das traquinagens, Zezé se mostra uma criança muito sensível e amável com as pessoas que o tratam bem. No decorrer da história, veremos nascer uma amizade linda entre o Zezé e um desses personagens, que consegue enxergar o fato de o Zezé ser apenas uma criança descobrindo o mundo. Enfim, uma leitura muito tocante e que nos mostra o verdadeiro significado do que é ternura.

Manuela222 12/06/2024

Meu pé de laranja lima
Esse garoto.. eu só sinto dor quando lembro dele, é uma história triste, tocante, forte, e também a realidade de muitos brasileiros.
Li bem novinha, pretendo reler, é maravilhoso, muito abrangente.
Leituras assim sao um toque de realidade, faz a gente dar mais valor a vida.

Valio1 12/06/2024

Jesus
Minha professora recomendou este livro na escola há alguns anos...
Não sei qual era a intenção dela, mas se foi nos deixar depressivos, então ela está de parabéns.
Uma escrita maravilhosa, com personagens tão lindos, e tão cheios de história p contar.
Eu não costumo chorar, mas esse livro testemunhou uma lágrima.
Se você tiver preguiça de ler, vc não sabe oq tá perdendo. O filme não é tão carregado quanto o livro, tão profundo; então se você quiser se adentrar mais na história, recomendo MUITO que leia

Kauan 11/06/2024

Perfeito
O livro é muito bom. Não tem nada de mais, apenas a história de um garoto que ora tem 5 anos, ora tem 6, e que poucos o entendem. Mas você não consegue parar de ler e quer saber o que mais ele vai aprontar ou o que vem por aí. Confesso que o final me pegou muito.

Nehsil 11/06/2024

? Eu não quero mentir para você. Eu não sabia direito. Eu aprendi porque aprendo tudo. Porque a música é muito bonita. Nem pensava no que queria dizer... Mas ele me bateu tanto, tanto, Portuga. Não faz mal... Funguei compridamente. ? Não faz mal, eu vou matar ele. ? Que é isso menino, matares teu pai? ? Vou, sim. Eu já até que comecei. Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.

Diálogo entre Zezé e seu amigo Portuga, sobre o pai de Zezé.

triz.parente 11/06/2024

Acho que nunca chorei tanto lendo um livro. Quando se trata de criança, me pega bastante. De verdade, li sem saber absolutamente nada, e recomendo que façam o mesmo, porém não leia se estiver em um momento frágil, veja os gatilhos e proteja sua saúde mental.

CaioEdu 11/06/2024

Historia muito boa, pouco desenvolvida.
Essa história tinha tudo pra me tocar e torná-la um livro favorito, passei por algo parecido com a história do Zezé, mas nessa narrativa, achei algo bem jogado e pouco desenvolvido...
Sinto que se a história tivesse mais desenvolvimento dos vínculos, eu teria gostado muito mais, além disso, achei a escrita avulsa e apressada para apresentar os personagens e a rotina deles.
Por fim, é uma leitura fluida (talvez apressada), mas o livro é realmente bom, vale a leitura!

Marina 11/06/2024

Uma criança precoce num mundo pessimo
Tinha esse livro há muito tempo guardo, e agora procurava por um que trouxesse uma reflexão ao final, e bom, eu achei.
Um livro cativante, que termina de uma forma inesperada, e que traz toda uma reflexão
Simplesmente maravilhoso