O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

biaestalendo 21/05/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Esse é o livro mais triste que eu já li.

A história te trás uma misto de emoções, as vezes você precisa parar, respirar e só depois continuar a leitura. O zezé me ganhou, a inocência dele é linda e triste. Ver ele viver e entender tantas coisas dolorosas te faz querer chorar.

Não sei nem o que dizer, só leiam, é perfeito.

GarciaAna3 21/05/2024

Ler esse livro foi realmente um misto de sensações, em vários momentos tive que parar e respirar. Ao mesmo tempo que é linda a inocência de Zezé, dói muito ele ser uma criança e entender tantas coisas dolorosas/ coisas de adultos, e ter sentimentos tão ruins sobre ele mesmo.
Estou com depressão.
Que livro bom! Super recomendo ???

victoria555 21/05/2024

Sem dúvidas o livro mais triste que já li, a melancolia que dá de acordo com a continuação da leitura, vendo de perto o sofrimento da criança de apenas 5 anos.
Sabendo que retrata histórias iguais que ocorrem todo o dia é de partir o coração.

Thais 21/05/2024

Emocionante e triste
Várias meses né peguei querendo pegar o Zequinha no colo consola-lo e protegê-lo .
Essa leitura mexeu comigo mas valeu muito a pena .

Camile 21/05/2024

Se tornou meu livro favorito
É um livro tão lindo e tão triste. A imaginação e a inocência de Zezé o carinho com os irmão, as dificuldades, o ?aprender? da ternura. Perfeito. Chorei e ri do começo ao fim.

eyokaren 21/05/2024

Essa história me deixou tão pensativa, é rica em detalhes e o final foi como um soco no estômago. Logo depois de ler assisti ao filme (que por sinal é maravilhoso também, fiquei pensando em quantas crianças já não sofreram o mesmo nesse mundo.

PedroLima_26 21/05/2024

Serei o mais enviesado e genérico possível ao fazer esses comentários, pois a verdade é que Meu Pé de Laranja Lima foi uma leitura presente em minha infância bem como na incontáveis outros brasileiros, e reler algo contado de maneira tão simples e honesta faz com que o livro adquira um milhão de novos significados agora, em outra fase de minha vida.

A imensa injustiça que é perder alguém tão repentinamente, a dor que não vai se dissipar nunca, José Mauro Vasconcelos conseguiu colocar em palavras e numa ótica tão inocente quanto a de seu eu-lírico sentimentos tão imensos e tão difíceis, agora, sem minha mãe, se instalaram no meu peito com ainda mais força.

"Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar até desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo."

missmirtle 21/05/2024

Não sei quando vou parar de chorar.

Apesar do livro ser antiguérrimo eu não sabia nada sobre ele e Meu Deus o IMPACTO que essa obra teve em mim.

O autor fez um trabalho excepcional, quando a gente lê entende toda a ternura e a sensibilidade do Zezé. Queria só acolher essa criança e dizer que ela é amada. Que vai ficar tudo bem, apesar de não parecer.

evellyn.limas 20/05/2024

Que preciosidade.
Precisei interromper a leitura em diversos momentos, porque algumas falas esbarraram diretamente na minha criança interior. Eu entrei no mundo da imaginação do Zezé, senti todas as dores e todas as alegrias. O livro se tornou ainda mais especial depois de saber que era uma autobiografia relatada no ponto de vista de uma criança.

Maria_eddu 20/05/2024

Livro 17 de 2024
Acho que nunca chorei tanto lendo um livro! Acho que o que mais me doeu foi saber que as coisas realmente aconteceram com o autor. O final me destruiu de uma forma inexplicável! Torci com todas as minhas forças pra não ser verdade. A dedicatória do livro já é destruidora

Ana 20/05/2024

E eu que pensei que não iria chorar tanto lendo o livro, já que sabia o final pois tinha visto o filme... me enganei muito. como pode o livro ser ainda mais doloroso?!
chorei muito no final, e eu só queria poder dar um abraço bem apertado no zezé e dizer que ele é um anjinho

yasmin 19/05/2024

Que livro triste...
"Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."

ymir 19/05/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Não tenho mais lágrimas para chorar, esse livro me destruiu completamente. Quando terminei e percebi que era uma autobiografia tudo ficou mais sensível.

Esse livro conta a história de Zezé, um menino de 6 anos que tem uma imaginação abundante, mas isso não é visto como algo positivo naquela época. Ao longo do livro nos deparamos com os diversos abusos que Zezé passa com seus familiares por causa das brincadeiras que ele aonde mora.
As partes mais emocionantes era a relação que ele tinha com os adultos fora de sua moradia, as personagens eram: Portuga, seu Ariovaldo e D. Cecília Paim. E ainda tinha a relação de carinho com sua irmã, Glória, e seu irmãozinho, O Rei Luis(particularmente, meus protegidos?).

Chorei do início ao fim, é uma história emocionante e que deveria ter mais valor aqui no Brasil! Realmente, não tenho palavras para descrever esse livro, apenas leiam.
(OBS: Fiquei com um conforto no coração nas cenas de Glória e Rei Luiz em relação ao Zezé, única coisa boa que vinha da família)

smtem 19/05/2024

Lindo e triste
Já tinha lido a muito tempo atrás e quando fui reler muita coisa me surpreendeu, mas ainda sim me emocionei muito. ver a inocência da infância de Zezé com o jeito que seus parentes o tratavam é muito emocionante, a relação dele com o Portuga é avassaladora. sempre que eu leio me emociono. belíssimo.

Julia 19/05/2024

Matei você ao contrario. Fiz você morrer nascendo no meu coração. Você é a única pessoa de que eu gosto, o único amigo que eu tenho.