O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Kalina7 18/06/2024

Vou precisar de terapia
O livro é muito bem escrito mas infelizmente terei que dar nota baixa pois essa merda desgraçou completamente meu psicológico.

LyneJustino 18/06/2024

APENAS LEIAM
Você vai se sensibilizar, se encantar e se revoltar com as aventuras e vivências do menino Zezé, um personagem com várias nuances e dualidades...que com apenas 5/6 anos viveu coisas que causam ardor no coração de qualquer pessoa.

A leitura é bem leve, você se desbruça facilmente por horas e horas nas páginas desse livro. Ótima opção de leitura!

Giovana.Bueno 18/06/2024

?Por que contam coisas às criancinhas??
Um livro narrado por uma criança que aprendeu as coisas muito cedo. Um livro curto, mas cheio de sofrimento. A cada página lida, a inocência de Zezé, sua inteligência e também seus temores e desejos, me deixaram em dúvida se a história realmente era contada por uma criança. Além disso, em todos os momentos queria apenas abraçá-lo, acolhê-lo e dizer que tudo passaria e ele iria ficar bem. Sem palavras para dizer o quanto amei esse livro, mesmo tendo me emocionado tanto.

EV1NH0 17/06/2024

Tava com medo de ler até porque muita gente tinha falado bem dele e fiquei com receio de não gostar, odiei o primeira capítulo e achei que ia ser ruim, mas cara, quando eu cheguei no meio eu não parava de chorar, você ver uma criança achando que nao passa de nada que é a reencarnação do diabo mas no final não passa de uma criança inocente que perdeu a esperança com tudo e todos. O livro é muito bom.

Isabelli200 17/06/2024

Pai
Meu pai me deu esse livro após eu perguntar para ele qual era o livro favorito dele quando ele era criança. Enquanto eu lia, fui entendendo o porquê esse livro foi tão especial na vida dele.
Meu Pé de Laranja Lima retrata a história de Zézé, uma criança que testemunha e vive diariamente a realidade de muitas famílias brasileiras. Chorei MUITAS vezes lendo esse livro. Uma leitura que nos permite refletir sobre a vida e a desigualdade econômica presente na sociedade.

bunnyinfurs 17/06/2024

"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de buck jones e fazer bum! não é isso. a gente mata no coração. vai deixando de querer bem. e um dia a pessoa morreu."

estou muito decepcionada porque queria fazer parte do mundinho meu pé de laranja lima? mas, além de algumas passagens lindas e de como zezé é um querido, não me afeiçoei ao livro como gostaria

os momentos de violência são insuportáveis pense numa família fud*da ?

____marsea____ 17/06/2024

Quase morri
Meu pé de laranja lima é um livro desses que destroem a gente.

Só que, diferente das leituras intensas que a gente recomenda com um ar de urgência apesar da dor, ele eu queria só guardar no meu bolso.

Me doeu uma dor que eu já senti com escritas da Carla Madeira. Mas, diferente dos espinhos dela que quem lê recomenda aos quatro ventos, com esse eu só queria ficar quietinha.

Em certo ponto do livro o transbordar incessante dos olhos é inevitável. E não cessa até o fim.

Em muitos momentos meu cérebro tinha que me lembrar que o Zezé era um menino de cinco, seis, cinco anos.

Que dolorido é a realidade do amor sem amar dessa família, que dolorido é ver o impedimento do sentimento pela pobreza que de tão grande no bolso, se torna da alma.

Começo a acreditar que uma imagem do cinema brasileiro muito bem retrata o terreno dessas escritas tão elaboradas, reais e espinhosas dos nossos escritores: se for, vá na paz.

covattimarquesyasmin 15/06/2024

Meu pé de laranja lima
Meu Deus!
Esse livro é simplesmente demais. As críticas que ele traz e a realidade a qual ele nos apresenta não deveria existir para ninguém, nunca.
Emocionante!

elalemos 15/06/2024minha estante
te entendo

Dbordini 15/06/2024

Zezé, o melhor personagem literário.
Como mãe não foi um livro fácil de ler, mas que narrativa perfeita; que delicadeza é clareza na escrita. Eu me matei chorar nos últimos capítulo. Simplesmente lindo.

Cristiane190 14/06/2024

Quero reler
Esse livro li a muitos anos,quando era mais nova,só sei que é um livro emocionante,e que vale a pena ler!

Lua 14/06/2024

Lindo e puro
Zezé é um menino levado de 5 (para alguns 6) anos, ele é conhecido por ter um "capeta nos coros". O que não sabemos como leitor, é que ele traz uma inteligência, uma vontade de aventura e uma ternura profunda. Meu pé de laranja Lima é uma autobiografia do autor. Ele traz reflexão, tristeza, momentos bons, angústia e as vezes raiva, um misto de emoções.
Essa é uma indicação nacional, profunda e que vale muito a pena a leitura!

Hayra.Saplak 14/06/2024

Um dos livros mais importantes que li em minha vida, minha mãe comprou pra mim quando tinha cerca de 11 anos, na inocência talvez não sabia a tremenda dor que carregava essa história, é uma dolorosa ferida que cada vez mais é cutucada, por mais que Zezé seja uma criança mal educada em muitos momentos, a dor de como é tratado, é tão grande que se sobressai a qualquer ?molecagem?.

jess queiroz 14/06/2024

Perfeitooooo
Gente, chorei muito!!!! Que trem lindo esse livro, entrou pros meus favoritos da vida! Ameiiiiii! Apenas leias ???