A Outra Face (The Naked Face)

A Outra Face (The Naked Face) Sidney Sheldon

Resenhas - A Outra Face

Adamo 04/06/2017

Um bom início
Título: A Outra Face
Autora: Sidney Sheldon
Editora: Círculo do Livro (lido por ebook)
Páginas: 265
Ano: 1970
Nota: ✰✰✰

Sinopse: "Judd Stevens, psicanalista de prestígio, vê-se subitamente envolvido numa sucessão de crimes que precisa desvendar. Entre os suspeitos, estão uma atriz decadente e ninfomaníaca, um pai de família com tendências homossexuais, um empresário paranóico e uma jovem misteriosa. Mas, talvez, não seja preciso ir longe para encontrar o assassino - o psicanalista desconfia que pode estar matando pessoas em momentos de privação de sentidos." (Sinopse retirada do Skoob)

A Trama: O livro traz um cenário muito conhecido dos livros de Sidney Sheldon, um assassino, um mistério e muitas pessoas que durante a leitura achamos serem o culpado. Temos um psicanalista como personagem principal que passa a ser alvo de uma série de mortes e tentativas frustradas de alguém querendo matá-lo. Temos também os seus pacientes que por terem distúrbios mentais sérios, são os primeiros elementos que desconfiamos ser o assassino. O livro inteiro ficamos juntando as peças do quebra-cabeças para entender quem está querendo assassinar o Psicanalista, ou se ele está sendo vítima de uma paranóia causada por ele mesmo devido ao cansaço mental.

O Protagonista: O protagonista é o Psicanalista renomado Dr. Judd, que ao meu ver peca em muitos sentidos dentro da proposta do livro. Sidney é conhecido por criar personagens fortes e de suma inteligência, mas nesse livro a perspicácia do Dr. Judd deixa muito a desejar. Como ele é um psicanalista tem em sua posse diversas informações sobre seus pacientes, porém um paciente em especial ele nem ao menos sabe se seus dados são reais. A personagem em questão dá números de telefone e endereços falsos, o que para um médico que vez ou outra necessita comunicar-se com eles pelo telefone, ele nunca percebeu que o número é inexistente. Além disso em alguns momentos o psicanalista parece mais um curioso com os paciente do que um profissional de livre associação. Ao questionar incisivamente uns pacientes sobre sua vida íntima e a outros nem ao menos quer ouví-los com atenção (mas não seria esse o papel do psicanalista?), isso me deixou bastante decepcionada na construção do personagem.

Personagens Secundários: Aqui temos uma série de personagens secundários pouco desenvolvidos e colocados na história de forma rápida e sem profundidade, o que ao meu ver empobreceu o desenvolvimento da narrativa, já que dentro da trama cada personagem secundário tem um motivo aparente a querer assassinar o psicanalista e é descartado rapidamente, deixando a sensação de que ele apenas queria encher o livro. Se ele tivesse explorado mais as motivações dos pacientes teria uma narrativa bem mais empolgante e mais complicado de sabermos quem era o assassino logo no início (foi isso que comigo aconteceu). Porém devemos também compreender que esse se trata do seu primeiro romance e que ainda estava se consolidando a forma de escrita que ficou conhecida por muitos e seguida pelos seus fãs fervorosos posteriormente. Então de uma forma curiosa esses personagens foram um ponto forte e fraco ao mesmo tempo.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa é bem simples e não deixa muito a entender o que o livro aborda, as cores contrastam uma certa ideia dos filmes antigos e noir, porém a mulher de biquíni na capa em nada tem de especial com o enredo sendo completamente descartável. A escrita é rápida e fácil de acompanhar, uma leitura agradável.

Concluindo: Terminei esse livro com uma sensação de muito estranhamento com o escritor, e um respeito pelas obras seguintes, devido a compreender que a evolução da sua escrita foi muito grande, passando de uma trama rápida e rasa para personagens futuros mais densos e mais envolvimento! Ainda não consegui ler um livro de Sidney até o final e ser surpreendida com a história, porém é sempre uma boa experiência entrar na mente desse autor que criou livros bem elaborados e fãs fervorosos!

Quotes:

"- Eu sempre digo que, quando se quer encontrar conchas é preciso ir à praia. Seus pacientes são todos pirados, não é mesmo?"

"- Ora, deixe disso. Todo mundo tem inimigos. Eu sempre digo que os inimigos são o sal do pão da vida. "

"- É simples. Eu sempre digo que se deve começar a cavar quando se quer chegar ao fundo de alguma coisa. ."

"- Anime-se, Doutor. Pense no progresso que já fizemos. Já sabemos duas coisas. Em primeiro lugar, temos certeza agora de que não está pirado. Em segundo lugar... Moody fez uma pausa, o sorriso desaparecera-lhe do rosto. -...Sabemos também que alguém está ansioso por assassiná-lo, Dr. Stevens."

fe.procopi0 30/10/2022

Te prende
um livro mto inteligente com um plost twist incrível. te dá vontade de descobrir cada vez mais coisas, me surpreendeu

Lelê 18/04/2023

Esse livro é simplesmente perfeito . O final foi surpreendente, eu suspeitava de algumas coisas, mas tipo mds . Os livros do Sidney Sheldon são simplesmente perfeitos .Eu amei demais esse livro . Não tenho nem palavras pra descrever tudo . Mas é simplesmente perfeito .

Codinome sailor Joy 01/08/2018minha estante
Demorei um pouco para descobrir hkkjkk

Atila Guilherme 01/08/2018minha estante
Kkkk

gabi 21/11/2022

esperava nada. nadissima. ainda mais pq quem recomendou foi minha professora e eu não gosto dela mas tudo bem né? Enfim, eu achei esse livro ótimo! é mto bom de ler mas eu tive que anotar os nomes dos personagens e o que eles são pq tem muitos nomes e eles todos são importantes pra história até o finalzinho. é simplesmente cheio de plot twist e me chocou do início até o final

adorei

Codinome sailor Joy 01/08/2018minha estante
Também gostaria de saber oque iria acontecer com o Judd e com a Anne queria que pelo menos o sdney colocasse um epilogo pra a gente ver se eles ficaram juntos

Bruna2478 01/06/2023

Achei muito bom, tanto que comprei outro livro do autor e li logo em seguida, achei o final meio estranho, mas de certa forma interessante, e de qualquer jeito o livro vale a pena ser lido pelo começo e meio não só pelo fim. Espero ler mais livros do Sidney Sheldon gostei muito da escrita dele.

Dani Américo 07/07/2023

Essa foi minha primeira decepção com Sidney sheldon. O personagem principal Judd, não é cativante e o mistério não foi bem elaborado. Coincidentemente é o primeiro livro desse autor que eu vejo que a personagem principal não é uma mulher.

Vinny Britto 27/10/2018

Primeira Impressão Positiva
Nunca tinha lido nada do Sheldon, então não teria lugar melhor pra começar do que pelo seu primeiro livro.

Não sei o quanto da opinião pessoal do autor está incutido nesta obra, pois toca em assuntos polêmicos. Apesar de ser superficialmente, fala de homossexualidade como se fosse doença/distúrbio tratável. No mínimo um assunto polêmico nos dias de hoje.

Mas no geral foi um bom livro, principalmente se tratando da primeira publicação do Sheldon e certamente lerei outros.

RECOMENDO!!!
Hallef 27/10/2018minha estante
Um dos autores que pretendo ler...

Vinny Britto 27/10/2018minha estante
Fiquei com uma boa impressão. Vou seguir em frente com os outros.

Dri F. @viagenscomlivros 27/03/2019

Um dos melhores autores de todos os tempos
Sidney Sheldon foi um dos meus autores favoritos da adolescência. Li muuuuitos livros dele, que estavam na biblioteca municipal e adorava a escrita desse autor.
Para quem não o conhece, ele é um autor norte-americano, que faleceu em 2007. Ele é conhecido como um dos autores mais traduzidos do mundo, e suas obras, na minha opinião são obras primas. "A outra face" foi o primeiro livro publicado pelo autor, em 1970.
Judd Stevens é um psicanalista conhecido, que de repente se vê envolvido em uma sucessão de assassinatos que ele precisa desvendar. Varias pessoas com quem ele convive vão sendo mortas, e ele acredita ser a próxima vítima. Mas em alguns momentos as pistas parecem dizer que quem praticou esses crimes foi: ele mesmo!

A escrita de Sheldon é daquelas que te prende do inicio ao fim. São thrillers cheios de suspense, com mortes, assassinatos e reviravoltas, na minha opinião, de tirar o fôlego.
Esse primeiro livro foi considerado, na época de seu lançamento, o melhor romance de mistério do ano.
A história é envolvente, mas acho que comparando com outros livros dele que li, achei o mais fraquinho. Talvez porque embora cheio de suspeitos, as respostas são dadas um pouco antes do fim. E isso, pra mim, acabou tirando um pouco o desejo de ler até o fim, já que eu sabia quem era o responsável pelos crimes.
Mas se você não conhece nada desse autor, na minha opinião o pai de todos esses livros policiais cheios de ação e mistério, recomendo muito!

site: instagram @viajecomlivros

Rav 08/03/2020minha estante
Foi o primeiro livro dele. Então deu pra perceber o quanto ele evoluiu com o passar do tempo. Rs tbm não curti mto.

Fer 26/06/2019

É bom, mas podia ser melhor
De todos os livros que já li do Sidney Sheldon, com certeza, este é o mais fraco. Talvez por revelar um final um tanto quanto óbvio, com pouquíssimas surpresas. Também me incomoda a maneira como a homossexualidade foi abordada, mas tem o fato de que foi escrito na década de 70, então...

Amanda.Guerra 29/06/2019

O que falar dessa leitura? Uma leitura fácil e rápida, um pouco corrida demais, um pouquinho confusa, mas goste!

Suphie 12/03/2020

Como primeira publicação do Sheldon é até aceitável, um final fraco mas que responde várias perguntas feitas no decorrer do livro. Se não comparar com outras publicações do autor, da para ler tranquilamente. Um livro curto, não vai fazer você se arrepender de ler.