Pequena Abelha

Pequena Abelha Chris Cleave

Resenhas - Pequena Abelha

Igor 25/01/2012

Livro triste que nem domingo chuvoso...

Sofia Trindade 02/08/2014

Merece todos os comentários positivos que tem!
Merece todos os comentários positivos que tem! Quando eu peguei "Pequena Abelha" na biblioteca, o que mais me chamou a atenção foi a sinopse e o mistério que ela escondia. Pelo nome, imaginava um historia completamente diferente, mas foi só ler a primeira página que meu pensamento logo mudou. A história é incrível do começo ao fim. E foi um dos poucos livros que conseguiu fazer com que eu ficasse triste com o final. A personagem principal, Pequena Abelha, tem 16 anos. E a cada palavra que ela falava, me sentia burra e fraca. Tudo bem, ela é uma personagem fictícia, mas ela é tão forte, corajosa e amorosa, que quando a gente lê a historia da vida dela, parece que ela está na nossa frente, nós contando o que aconteceu na vida dela. Quando terminei o livro,eu não sabia se deveria chorar ou rir. Fiquei com essa dúvida por um tempo, mas decidi que deveria rir. Algumas coisas que acontecem na nossa vida servem para nos fazer crescer. E foi essa a mensagem que mais capitei no livro: Ser Forte! E não deixar as coisas da vida te derrubar tão rápido.
O livro é bem fácil de ler. Mas já aviso, é bem impactante.A maravilhosa escrita de Chris Cleave, me conquistou e muito. As palavras que ele usa, a forma como ele escreve, contribuíram e muito para que Abelhinha nos passasse a imagem de Força. Me apaixonei por esse livro e com certeza ele está na minha lista de favoritos.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2014/07/resenha-pequena-abelha.html

uyara 22/03/2012

Belas Citações
“(...) faça o favor de concordar comigo que uma cicatriz nunca é feia. Isto é o que aqueles que produzem as cicatrizes querem que pensemos. (...) Temos que ver todas as cicatrizes como algo belo. (...) Por que, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: Eu sobrevivi.”

Acho que tratar de temas como imigração ilegal e as guerras africanas é muito importante. É o conhecimento que nos liberta. Sabendo do que passam não iremos tratá-los como invasores de nosso espaço, mas como seres humanos que precisam de nossa ajuda e compreensão. Além disso, o saber nos tira de nossa zona de conforto e nos faz enxergar do que certas pessoas são capazes. Não se iludam... a verdadeira face das pessoas é mostrada nas adversidades.

Falemos do livro: A história não fere nossos olhos. O autor tem uma narrativa doce, beirando a inocência. Às vezes ele se perde em descrições demais mas percebe-se que é proposital, ele só está mostrando como deixamos de realmente olhar o mundo. Como esquecemos cheiros, cores e sensações de nosso espaço porque estamos correndo demais.

Vou colocar algumas citações que gostei do livro e julguem por si mesmos:

Pág. 20: “Isto era sempre um problema para mim quando estava aprendendo a falar a língua de vocês. Todas as palavras sabem se defender. No momento em que você vai agarrá-las, elas se dividem em dois significados diferentes de modo que a compreensão se fecha no vazio do ar. Admiro vocês. Vocês são iguais a feiticeiros, tornaram sua língua tão segura quanto o seu dinheiro.”

Pág. 54: “(...) Mas o filme na sua memória, desse não se pode livrar assim com tanta facilidade. Onde quer que vá, ele está sempre passando dentro da sua cabeça. Portanto, quando digo que sou uma refugiada, você deve compreender que não existe refúgio.”

Pág. 55: “Existem coisas que os homens podem lhe fazer nesta vida, eu lhe garanto, que seria melhor se você se matasse antes. Depois que se passa a conhecer essas coisas, seus olhos estão sempre indo de um lado para o outro, vigilantes, esperando o momento em que os homens irão aparecer.”

Pág. 136: “Chá tem o mesmo gosto da minha terra (Nigéria, África): é amargo e quente, forte e carregado de lembranças. Tem gosto de saudade. Tem o gosto da distância entre onde você está e de onde você veio”.

Pág. 175: “A pessoa viaja para um lado e para outro tentando sair da sombra da nuvem e nada dá certo, e então um dia percebe que vinha carregando o tempo escuro consigo”.

Pág. 176: “O lábio tremeu, o rosto ficou vermelho e ele se pôs a berrar, entregando-se por completo à tristeza, daquela maneira que só as crianças pequenas e os super-heróis sabem fazer – daquela maneira dos que sabem que a infelicidade é um buraco sem fundo, que é insaciável – daquela maneira honesta”

Espero que gostem!

Aryane 06/07/2014

Pequena Abelha
Esse é o tipo de livro que te faz repensar a sua vida, o que você abandonou por capricho e o que lutou para conquistar por vaidade. Fala de valores, aqueles que trazemos de berço e os que o mundo nos ensina e um amor (ou desamor) pelas suas origens. Se eu pudesse resumir essas páginas em metáforas, certamente usaria essa: copo meio cheio. O otimismo de quem viu a morte de perto várias vezes e luta pela sobrevivência me faz ter essa impressão.

Lindo, tocante e emocionante.

Recomendo.

site: amoremletras.wordpress.com

Eliane Maria 14/02/2015

O que achei do livro
O romance narra a história de duas mulheres cujas vidas se entrelaçam a partir de uma desgraça.
Entendo perfeitamente o pedido da autora de não comentarmos o desenrolar da história, pois a beleza da mesma, está no modo como ela foi narrada.
O ponto mais reflexivo do livro, na minha opinião, foi mostrar a forma desumana com que alguns países, como por exemplo a Nigéria tratam seus cidadãos.
A forma banalizada de se assassinar pessoas, favorecimento de multinacionais em detrimento da população mais pobres, e por aí vai.
Todas as noites quando eu ia me deitar, eu ficava pensando no quanto é difícil, eu diria até que é insuportável morar naquele lugar.
Gostei muito da forma como foi escrito o romance, apesar de em alguns momentos eu ter ficado meio perdida, por conta da descrição muito minuciosa de algumas passagens.
A parte final do livro eu achei fora da realidade, pois ninguém em sã consciência agiria daquela forma com que Sarah agiu, depois de ter sofrido um trauma pavoroso.
E o final propriamente dito, eu esperava que fosse diferente, estava torcendo para tal. Fiquei um pouco decepcionada, mas aceitei.
Deixo essa frase :
“Temos que ver todas as cicatrizes como algo belo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma em um morto. Uma cicatriz significa: "Eu sobrevivi." "
Luana Ludmila 05/04/2015minha estante
Eliane, estou lendo pequena abelha. O que está me incomodando é o exagero de detalhes, as vezes fica cansativo certas passagens. E a crítica ao sistema é bem pertinente, também estou curtindo. Boa resenha!

Eliane Maria 27/05/2015minha estante
Concordo com você Luana Ludmila.
Teve momentos em que me senti um pouco perdida, mas de uma maneira geral eu gostei.

Sarinha 20/06/2014

Médio!
É triste, mas passei a maior parte do tempo boiando, pra dizer a verdade rsrs! Achei incrível a força da Pequena Abelha depois de ter passado e ter visto tanta coisa, sabe. Como a Sarah lidou com tudo isso, odiei Lawrence, não sei nem dizer por que, só odiei. E Charlie, não tenho muito a dizer sobre ele. Gostei muito de algumas falas da Abelhinha, mas o livro em si não me cativou, foi uma leitura demorada “quando vai acabar meu Deus”. Gostei, massss foi médio! :(

Alisson 30/03/2012

Abelhinha
sinceramente, pelo tamanho do suspense que é feito na contra-capa e orelhas eu esperei algo maior... porém, a miudeza da personagem chave é a própria grandeza da estória. Abelhinha com seu incrível e realista senso de humor nos carrega por essa história cheia de cores e dores. Mas o final, o final... esse eu não gostei.

Suh Oliveira 05/04/2012

Esse livro me chamou a atenção desde o inicio, um dia em um de meus passeios a livraria vi este livro. Me pareceu interessante e acabei o comprando. Uma palavra o define: Perturbador.
A história do inicio ao fim tem um Q de suspense. Resumindo, um livro fantástico.

Máslova 18/04/2012

O livro de Chris Cleave é uma boa leitura para uma viagem longa ou um final de semana tedioso. Entretanto, não me senti especialmente envolvida pela história, tal como descrito por alguns críticos e leitores. É forçoso reconhecer que o autor trabalha com maestria, conseguindo deixar seu leitor extremamente curioso e levando-o a um ritmo de leitura frenético. Vale a leitura, mas não fosse o suspense feito pela sinopse do livro, certamente não estaria em minha lista de prioridades.

Virginia 15/05/2012

Um livro que todos devem ler
Cruel, dramático e ao mesmo tempo emocionante. De fácil leitura, que nos da vontade de ler sem parar. A mensagem que passa é que a vida seria bem mais fácil se as pessoas não tivessem tanta ambição...
Aline 15/05/2012minha estante
Concordo, o livro é emocionante e a personagem Abelhinha não saiu dos meus pensamentos até hoje!

renan 25/05/2012

Uma ótima mistura de mistério, comédia e vida real o livro se desenvolve de uma forma bastante satisfatória. Com ótimas descrições o livro rapidamente te leva para lugares, te faz sentir cheiros e te poe quase que literalmente para dentro do livro. Traz uma lição de moral para muitas pessoas e levanta um assunto que todos evitam e que a mídia cisma em esconder. Recomendo para aqueles que estiverem disposto a chorarem muito e para os que curtem um drama. Parabéns Chris Cleave.

Andrea 10/07/2012

Um livro obrigatório
Na contra-capa é dito o seguinte:

“Não queremos lhe contar o que acontece neste livro. É realmente uma história especial, e não queremos estraga-la. Ainda assim, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte:

Esta é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fadítico. Então uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa...

Depois de ler este livro, você vai querer comenta-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola.”.

Eis o meu primeiro desafio: como fazer a resenha sem quebrar esta promessa silenciosa que Chris Cleave nos pede tão delicadamente? Difícil. Usar os adjetivos que estão distribuídos pela capa também não acrescentaria muito.

Resenha completa em http://literamandoliteraturando.blogspot.com.br/2012/07/pequena-abelha.html

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
A proposta desse livro é que quanto menos você souber sobre a história antes de ler, melhor. Posso dizer que é sobre duas mulheres, uma nigeriana e uma inglesa, que a princípio parecem ser muito diferentes, mas meio que se completam. Elas se conheceram num dia muito triste, que marcou a vida de ambas e depois de anos acabam se reencontrando e vivendo uma história impressionante. Não tem aquele tipo de 'mimimi' sentimentalista, mas é comovente, instigante, chocante, e provavelmente você nunca leu nada parecido.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler