Pequena Abelha

Pequena Abelha Chris Cleave

Resenhas - Pequena Abelha

Patricia 16/03/2011

O livro é maravilhoso, só tem um ponto negativo. O final me fez achar que o autor ficou com preguiça. Sério, ele poderia ter encerrado o livros de milhares de formas diferentes, mas ficou com muita preguiça e resolveu largar de qualquer jeito mesmo.

Myla 04/03/2011

Uma história interessante, comprei mais pela propaganda no verso do livro, gostei e tals, mas não me cativou muito.

Mariana Faggioni 12/01/2018

Resenha - Pequena Abelha
“Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola.”

Intrigada pela sinopse (e também atraída pela capa, que é linda, diga-se de passagem), eu comprei o livro “Pequena Abelha” sem muita expectativa.

Em que pese a nítida jogada de marketing utilizada na descrição do livro, não há dúvidas de que a sua história traz importantes aprendizados pra quem o lê, o que me fez relevar um pouco toda essa propaganda em cima dele (desnecessária, em minha opinião).

O livro, narrado em primeira pessoa pela corajosa protagonista, Pequena Abelha, conta a sua saga como uma refugiada nigeriana na Inglaterra. Talvez, a história toda soe um pouco inverossímil (mas, unicamente pela maneira como os fatos se dão entre as personagens, e não pelo contexto histórico envolvido nela, tal como a exploração americana nos países africanos e as infindáveis guerras entre facções), porém nos presenteia com grandes doses de choque de realidade sobre a nossa vida e o que realmente julgamos como “um problema”.

Há no livro, inúmeras passagens maravilhosas, que mostram a força que a história tem em retratar uma problemática atual e ignorada por muitos. Assim fala a Pequena Abelha em determinado momento:

"Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: 'Eu sobrevivi.'"

Assim, trata-se de um livro para se ler com calma, fazendo verdadeira reflexão de sua entrelinhas e estudando as várias facetas de sua história. Vale a pena a leitura, pois ela emociona!

Pâm 26/08/2011

exelente obra,
Uma coisa que quero presar nesse livro, é o pedido do autor, de que quando a gente terminasse de ler o livro, não contar a história, deixar aquele clima de suspense. E fazer com que a pessoa desperte a curiosidade e venha ler esta belíssima obra.
Mas claro, para a minha resenha ter um pouco de sentido e para que vocês depois comentem dizendo, "poxa, bacana, quero ler esse livro" vou dar uma breve pincelada.
A história faz nós imaginarmos, como a nossa vida é boa. Quando pensamos, "estou na pior", não diga isso. Claro, cada um tem seu fardo, não importa se é pequeno ou grande, mas é ser peso, suas preocupações. Mas o quero dizer, é que a personagem principal, a Abelhinha, passa por tanta dificuldade, tanta provação, peso na consciência, perdas, sofrimento... Mas mesmo assim, ela se mantem erguida e firme. Mesmo sendo tão jovem. Claro que ela não esta sozinha nessa. Ela tem ajuda de uma pessoa ímpar, alguém que faz o que faz, motivada pelo amor, independente de raça, origem étnica credo e etc.
Esse livro é excelente para sociólogos ou para qualquer pessoa que gosta de uma história que mostra a realidade de nossa "casa" (planeta, sociedade em geral). Não é aquela filosofia da vida, não, de jeito nenhum. Não gosto de livros assim, e jamais recomentaria. Ele é uma história bem real, mas trás uma moral sabe. Da o que pensar.
Para concluir, vai sair um filme baseado nesse livro, e uma das atrizes principais é a Nicole Kidman.

Silviano 04/06/2011

Sobre a Pequena Abelha ...
Uma simples palavra para mim representa...
FASCINANTE, bom o livro mostra a realidade de pessoas que vivem nesse constrangimento e medo por serem ilegais.
Acredito que o mundo não esta indo bem.
temos que mudar isso.

valmir 27/05/2011

Decepcionante! Fraco!
Uma tentativa sincera de falar sobre as dificuldades dos imigrantes africanos.Porém o autor tenta nos comover e dar emoção e acaba derrapando num texto fácil e tedioso.

Multinverso 15/05/2011

Harley e Pequena Abelha
"...palavras tristes são apenas uma outra forma de beleza..."

Resenha completa: http://multinverso.blogspot.com/2011/05/pequena-abelha.html#comments

MARCIA 05/07/2011

Duas mulheres com realidades totalmente diferentes, que se encontram numa situação inusitada. As vezes o que parece frágil é mais forte e revelador do que imaginamos. Uma boa estória, uma leitura que prende, uma mensagem bonita.

Carol 16/07/2020

Faz a gente pensar sobre muitas coisas. Tipo de livro que faz a gente ter empatia.

Helen 18/07/2017

Então, a estória é boa, mas odiei a narrativa do autor. Não pretendo ler nenhum outro dele nunca mais. Como eu tava muito curiosa pra lê-lo, não teria sossegado enquanto não lesse. Mas, agora que terminei, a sensação é de que "era melhor ter ido ver o filme do Pelé"
Thamyres Andrade 18/07/2017minha estante
Q cruel kkkkkkk

Lia 28/08/2017minha estante
" Era melhor ter ido ver o filme do Pelé" tive essa sensação lendo Cidades de papel...

Rose.Agra 03/10/2017minha estante
Engraçado! Pensei exatamente o contrário. Achei a narrativa excelente porém uma história fraca demais.

fgfonte 06/07/2011

Pequena ferroada
Devido aos suspense nao sabia o que esperar do livro. Fiquei um pouco zonzo com tanta tristeza. É surpreendente a força e o dilema dos personagens em sobreviver ou sucumbir a tanto sofrimento. A narrativa nos coloca de modo incomodo frente a força,as fraquezas e a crueldade humana. Recomendo a leitura.
Nao é um livro para se ler de um folego só. Você nao conseguiria.

fernando