Pequena Abelha

Pequena Abelha Chris Cleave

Resenhas - Pequena Abelha

Patricia 16/03/2011

O livro é maravilhoso, só tem um ponto negativo. O final me fez achar que o autor ficou com preguiça. Sério, ele poderia ter encerrado o livros de milhares de formas diferentes, mas ficou com muita preguiça e resolveu largar de qualquer jeito mesmo.

Jacke Blue Rose 28/07/2016

Tentando me recompor deste final.
Diferente de muitas resenhas, não escreverei muito.
Diferente de muitos leitores, não chorei com o final, mas fiquei me perguntando o que poderia ter acontecido com nossa Pequena Abelha, caberá ao leitor pelas frases finais imaginar qual será o destino da personagem.

Mariana - @escreve.mariana 20/04/2015

Uma cicatriz significa: 'Eu sobrevivi.'
Perturbadora. Se fosse preciso descrever essa obra com apenas uma palavra, seria esta. Pequena Abelha é um livro que permanece para sempre na memória de quem lê e que é impossível passar despercebido. Com isso, quero dizer que não é um livro para passar o tempo, mas sim um que vai fazer você refletir por muitos dias após a leitura e querer recomendá-lo a cada amigo seu, porque definitivamente todos precisam conhecer essa história.

''Se seu rosto está inchado pelas duras pancadas da vida, sorria e finja ser um homem gordo.'' Provérbio nigeriano (pág. 7)

Logo na primeira página é apresentado esse provérbio, que implicitamente é a principal filosofia de uma das protagonistas, Abelhinha. Ela é uma menina de 16 anos cuja aldeia na Nigéria foi invadida por europeus para a extração de petróleo. Com isso, ela foi testemunha ocular de muitas mortes, inclusive da de sua família, tanto com propósito de exploração dos recursos naturais do local quanto devido a doenças infecciosas trazidas pelos soldados europeus.

Abelinha foi mantida em um centro de detenção de imigrantes no Reino Unido durante dois anos, como uma forma de asilo político. Nesse centro, dizia-se que, para sobreviver, era preciso ter boa aparência ou saber falar direito. Ela decidiu que falar direito seria a opção mais segura. Portanto, quando é libertada do lugar por um acaso bem oportuno, começamos a conhecer melhor nossa protagonista. Suas falas, quase sempre se lembrando das meninas de sua aldeia, são repletas de nostalgia e seguidas por uma pontada de dor.

''Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: 'Eu sobrevivi.''' (pág. 17)

É a partir desse pensamento de Abelhinha que podemos introduzir a outra protagonista, Sarah. Como nos é apresentado na sinopse, Pequena Abelha é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. De fato, esse dia é o ápice da obra, no qual uma delas precisou tomar uma decisão terrível. Esse é um dos motivos que levam o livro a ser inesquecível. Talvez pareça confuso, mas realmente dar mais informações do que isso sobre a conexão das duas protagonistas poderia estragar a experiência do leitor. O encanto está, sobretudo, na maneira como a história é contada.

A narrativa é feita em capítulos alternados entre as protagonistas Abelhinha e Sarah, todos em primeira pessoa. Dessa forma, é apresentada a história das duas, do passado para o presente, até que em um momento do livro essas histórias se encontram. São personagens antagônicas, Abelhinha não possui nada, nem família ou mesmo documentos, sabe apenas o próprio nome; e Sarah possui tudo, um ótimo emprego como editora de sua própria revista, dinheiro, um marido e um filho.

A reflexão que esse contraste entre as personagens traz é: quanto damos da nossa vida confortável para as pessoas que não têm o mesmo que nós? É, sobretudo, uma história sobre compaixão, contada com maestria por Chris Cleave, cuja narrativa comovente transborda uma sensibilidade ímpar.

Ao final, é impossível não se sentir incomodado com a realidade de muitas pessoas que ainda são vítimas daquilo que marcou a vida de Abelhinha e ainda estão sofrendo, perdendo seus familiares e morrendo, apenas por conta da ambição do homem.

''Esse é o problema da felicidade – ela é toda construída em cima de alguma coisa que os homens querem.'' (pág. 85)

site: http://ourivesdaspalavras.blogspot.com.br/2015/04/pequena-abelha.html
Lorena 09/03/2017minha estante
Eu amei esse livro!

Myla 04/03/2011

Uma história interessante, comprei mais pela propaganda no verso do livro, gostei e tals, mas não me cativou muito.

Pâm 26/08/2011

exelente obra,
Uma coisa que quero presar nesse livro, é o pedido do autor, de que quando a gente terminasse de ler o livro, não contar a história, deixar aquele clima de suspense. E fazer com que a pessoa desperte a curiosidade e venha ler esta belíssima obra.
Mas claro, para a minha resenha ter um pouco de sentido e para que vocês depois comentem dizendo, "poxa, bacana, quero ler esse livro" vou dar uma breve pincelada.
A história faz nós imaginarmos, como a nossa vida é boa. Quando pensamos, "estou na pior", não diga isso. Claro, cada um tem seu fardo, não importa se é pequeno ou grande, mas é ser peso, suas preocupações. Mas o quero dizer, é que a personagem principal, a Abelhinha, passa por tanta dificuldade, tanta provação, peso na consciência, perdas, sofrimento... Mas mesmo assim, ela se mantem erguida e firme. Mesmo sendo tão jovem. Claro que ela não esta sozinha nessa. Ela tem ajuda de uma pessoa ímpar, alguém que faz o que faz, motivada pelo amor, independente de raça, origem étnica credo e etc.
Esse livro é excelente para sociólogos ou para qualquer pessoa que gosta de uma história que mostra a realidade de nossa "casa" (planeta, sociedade em geral). Não é aquela filosofia da vida, não, de jeito nenhum. Não gosto de livros assim, e jamais recomentaria. Ele é uma história bem real, mas trás uma moral sabe. Da o que pensar.
Para concluir, vai sair um filme baseado nesse livro, e uma das atrizes principais é a Nicole Kidman.

Silviano 04/06/2011

Sobre a Pequena Abelha ...
Uma simples palavra para mim representa...
FASCINANTE, bom o livro mostra a realidade de pessoas que vivem nesse constrangimento e medo por serem ilegais.
Acredito que o mundo não esta indo bem.
temos que mudar isso.

valmir 27/05/2011

Decepcionante! Fraco!
Uma tentativa sincera de falar sobre as dificuldades dos imigrantes africanos.Porém o autor tenta nos comover e dar emoção e acaba derrapando num texto fácil e tedioso.

Multinverso 15/05/2011

Harley e Pequena Abelha
"...palavras tristes são apenas uma outra forma de beleza..."

Resenha completa: http://multinverso.blogspot.com/2011/05/pequena-abelha.html#comments

MARCIA 05/07/2011

Duas mulheres com realidades totalmente diferentes, que se encontram numa situação inusitada. As vezes o que parece frágil é mais forte e revelador do que imaginamos. Uma boa estória, uma leitura que prende, uma mensagem bonita.

fgfonte 06/07/2011

Pequena ferroada
Devido aos suspense nao sabia o que esperar do livro. Fiquei um pouco zonzo com tanta tristeza. É surpreendente a força e o dilema dos personagens em sobreviver ou sucumbir a tanto sofrimento. A narrativa nos coloca de modo incomodo frente a força,as fraquezas e a crueldade humana. Recomendo a leitura.
Nao é um livro para se ler de um folego só. Você nao conseguiria.

fernando