Pequena Abelha Chris Cleave

Resenhas - Pequena Abelha

coco 31/03/2024

Pequena Abelha
É um livro meio chato de ler no começo, admito que fiquei com preguiça de ler, mas quando vc pega o ritmo vc começa a gostar, é uma leitura muito boa!!

Clara3486 27/02/2024

?É um bom truque?
Não tinha certeza se eu deveria dar cinco estrelas pra esse livro, porque tem pontos que eu não gostei muito, como alguns detalhes que apareciam demais na história ou como algumas adições à história que pareciam desnecessárias.
Mas, no fim, não tiraria nem colocaria nada nesse livro.
A obra traz pontos de vista de duas mulheres completamente diferentes contando a mesma história. Elas se encontraram de forma inesperada e suas vidas mudaram com a companhia uma da outra.
A leitura é fluida e é poucas vezes cansativa. Acho que li em menos de uma semana. Destaco aqui as metáforas bonitas que o autor incluía na história, eu amei demais!
Eu me emocionei em várias partes. Você não vai se arrepender se decidir ler esse livro. É lindo.

Nica 12/01/2024

Peguei esse livro pra ler, depois de anos na minha lista de leitura, sem saber sobre o que se tratava, até porque a sinopse não revela muito, e fiquei muito surpresa com as reviravoltas do livro.

A história narra pontos de vista de uma mulher e uma menina que se encontram em um evento trágico, não revelado no início, e das consequências ainda presentes daquele dia. O suspense me manteve interessada e curiosa, mas senti que foi se arrastando prolongadamente de uma forma desnecessária, considerando o tamanho do livro.

O livro também trata de assuntos muito sensíveis e importantes, mas em alguns momentos não me senti confortável, como se algo não estivesse certo. As cenas de violência descritas em exagero pareciam ser uma quebra na narrativa que tentava romantizar e amenizar algumas dessas questões.

Senti muita afeição por Abelhinha e a história e sentimentos dela, antes de começar a detestar o excesso de dramatização. Quanto à Sarah, foi extremamente difícil eu sentir empatia por sua situação. Ela muitas vezes era supérflua, mesmo com a falha tentativa do autor de construir uma personagem profunda, e ia de encontro com o estereótipo de branca salvadora.

Foi uma boa leitura, mas não tão profunda quanto imaginei que seria, apesar de que acho que vou ficar marcada com a história.

Analita.Bastos 03/01/2024

Pequena Abelha
Um baita livro com um final m*, final confuso e entre aspas. Não gostei, esperava muito mais. Não dá pra saber como acaba a história, típico filme de Oscar.

Pequena M 25/12/2023

Não gostei
Eu meio que tenho um preconceito de um homem branco e londrino falando sobre as merdas que aconteceram na África, levando em consideração que é culpa dos "primeiros mundos". Não consigo sentir a crueldade nas letras, claro que é bom sabermos dessas coisas, dessas merdas de conflitos, mas sinto que o povo tem quem conte a história, achei a história fraca e com resoluções apressadas.

Jéssica 09/12/2023

"... Nas pernas escuras da moça..."
Esse livro é incrível, mas é um livro que você precisa insistir um pouquinho no início senão desiste dele. Um livro doloroso, que aborda um tema complicado, mas é uma leitura bem diferente da maioria. Vale muito a pena. É aquele tipo de livro que quando vc termina, fica muito pensativa sobre. Tive uma ressaca literária horrível, mas é um livro que marcou pra mim. Recomendo pra todo mundo

Mila F. @delivroemlivro_ 08/12/2023

É o típico livro que traz um tema potente que poderia ter sido melhor trabalhado e acabou se tornando uma leitura frustrante, mas que tem seus méritos (poucos, mas tem)
Lembro muito fortemente que em 2010, quando Pequena Abelha foi publicado no Brasil teve um hype enorme e por isso adquiri o exemplar e ansiei por ler um livro do britânico Chris Cleave (inclusive até comprei outro livro do autor: Ouro (2013), que agora tenho dúvida se irei lê-lo), mas admito, foi uma leitura que me deixou um pouco frustrada, mesmo tendo esperado tanto tempo para me debruçar em suas páginas - pois tive medo de ler no hype, ainda assim, esperei demais e não foi me entregue nem a metade.

Pequena Abelha começa, de fato, de uma forma fascinante: misteriosa, cruel, intrigante, mas isso vai se perdendo e algumas coisas inverossímeis e sem explicação vão tirando um pouco do brilho do impacto inicial.

Ok. Vamos por partes: em Pequena Abelha, vamos mergulhar na história de três personagens: Sarah, uma jornalista britânica, seu marido Andrew e Pequena Abelha, uma jovem nigeriana refugiada.

A narrativa vai alternar entre as perspectivas de Pequena Abelha e Sarah, relatando como tiveram suas vidas vinculadas de forma peculiar e profunda. Esse recurso narrativo me deixou a refletir se foi bem executado, pois em alguns momentos da história me desconectei emocionalmente de ambos os lados da história, porque nenhum me proporcionava uma perspectiva "palpável" e com detalhes do que estavam contando, assim sendo, trazendo uma perspectiva superficial e cheia de lacunas para que eu pudesse compreender algumas das principais motivações e desenvolvimento das personagens e, consequentemente, da história.

Pelo que já mencionei vocês percebem que vai tratar do tema de pessoas refugiadas, certo? Sim! Um tema super válido e que na época em que foi publicado talvez era pouco comum a abordagem, mas lendo o livro agora, já temos diversos livros que tratam da temática de forma tão impactante e até mais coerente.

Lógico que Chris Cleave aborda de maneira emocionante esse tema em Pequena Abelha e não só o tema de refugiado, imigração ilegal, mas também temática que envolve identidade, trauma e responsabilidade global, bem como direitos humanos, traição, luto e orfandade através da jornada das personagens protagonistas. O livro traz, sim, muitas cenas chocantes, angustiantes e pesadas de estupro, assassinato, suicídio e muito mais, de modo que é preciso cautela para o ler, mas tudo isso se perde um pouco na narrativa devido a trama cheia de fios soltos e a ausência de respostas, bem como acontecimentos incoerentes.

Uma dessas incoerências é a saída de Pequena Abelha do local onde estava reclusa por dois anos esperando ser legalizado sua entrada na Inglaterra, a explicação que teve foi vaga sem nenhuma força de convencimento, outro detalhe é a forma como ela conseguiu encontrar Sarah e Andrew, bem como todos os eventos que aconteceram depois, porque praticamente a Pequena Abelha foi acolhida sem documentos e numa casa onde tinha pessoas que não a queriam lá.

No meio tempo dessa história temos momento de ternura e singeleza, sem dúvida Cleave foi habilidoso na ideia, porém o desempenho precisava de mais trabalho. Há quem possa dizer que esse foi o propósito do autor: não querer ser didático, não apontar soluções e nem se deter a coerência do começo ao fim, mas tão somente mostrar um problema que merece ser pensado de alguma forma.

De modo geral Pequena Abelha foi uma leitura válida para mim, não foi perfeito, mas também não desgostei de todo. Foi Ok, mas devido a minha experiência, pode ser que certos aspectos - que já apontei aqui - tanto da história, quanto da narrativa não agradem a todos os leitores.

Inclusive essas partes mais "pesadas" da narrativa e que é bem descrita - tornando ainda mais doloridas - pode ser considerado excessivo e até forçado, com o intuído de chocar e atrair e manter o interesse do leitor, mas isso é uma estratégia válida, ainda mais porque sabemos que a realidade de pessoas refugiadas pode ser ainda mais cruel do que as narradas aqui.

Além disso, preciso elencar que há uma certa representação caricatural, estereotipada e simplista da cultura nigeriana e das experiências dos refugiados e isso é perceptível pela falta de profundidade (de pesquisa/vivência) na construção do enredo, narrativa e desenvolvimento da trama, permeando a história tem-se sobrevoando questões sociais complexas e a situação dos refugiados, mas a abordagem é fraca, vaga e impalpável.

Para finalizar, Pequena Abelha, pode não agradar a todos devido ao seu estilo narrativo melodramático, à superficialidade percebida de certos aspectos dos personagens e à potencial simplificação de questões sociais complexas. Mas quero ressaltar que, como em qualquer obra, as opiniões sobre o livro podem variar consideravelmente, e o que não ressoa bem para alguns leitores pode ser exatamente o que atrai outros, então minha opinião é que a leitura é válida se você tem interesse: vá em frente e tire suas próprias conclusões.

site: www.delivroemlivro.com.br

Synthia.Ematne 22/11/2023

Narrativa diferente, história cativante, final decepcionante
O início o livro é bem maçante, você precisa persistir na história para ela melhorar, a narrativa é diferente, mas depois me acostumei com o modo de pensar dos personagens. Eu esperava muito mais do final que não vou falar aqui obviamente, mas é algo pessoal, não gosto de finais mal contados e deixados no ar.

Na minha opinião é um livro estilo ?filme de Oscar? aquele que não é o favorito do povo, mas foi o favorito da academia. Precisa de um olhar mais crítico.

mere 02/10/2023

Um livro com um tema bem sensível. Que nos envolve e incomoda,por vermos o quanto ainda vivemos em um mundo que os menos favorecidos são descartados facilmente.

te amo shawn 12/07/2023

Impressionante
Eu achei que seria uma leitura maçante, tipo, muito maçante, mas o livro se mostrou muito interessante. por mais que trate de um assunto sério e delicado, eu gostei bastante de tudo.

Odaiza A. 12/07/2023

Gostei ?
A história fluiu, a descrição que a Abelhinha fazia de cada momento foi muito bom.
o suspense na descrição do livro...? NÃO É PRA TANTO rs
Amei a narrativa.

Araujoiago 18/06/2023

História do livro muito boa!! A forma como foi escrita com idas e voltas me deixou um pouco confuso em alguns momentos. Mas no geral, vale a pena.

nicole.cunha 13/06/2023

Não vou te contar o que acontece nesse livro
Como especificado na contracapa do livro, ao terminar a história eu quis comentá-lo com meus amigos. mas, a pedido do autor, não devo lhes dizer o que acontece - afinal, o encanto realmente está sobretudo na maneira como a narrativa se desenrola.
vou dizer o seguinte: a sinopse do livro está correta. mas ela engana! eu entrei de cabeça jurando que seria um livro gay? não é
não é uma história leve para uma tarde de domingo
nem um livro curto e simples entre leituras? não deixe se enganar pelas 270 páginas.
o livro e de tomar atenção, e merece o esforço de continuar a leitura mesmo sem saber o que está acontecendo.
de chance a pequena abelha, e realmente uma história especial?