Pequena Abelha

Pequena Abelha Chris Cleave

Resenhas - Pequena Abelha

Alexia 14/07/2020

Esse livro é incrível. O autor consegue falar sobre um assunto pesado e difícil com delicadeza, prende a atenção, mexe com os sentimentos. É uma experiência maravilhosa, te tira da bolha. Guardarei essa história no meu coração.

Letícia 10/07/2020

"Uma cicatriz nunca é feia. Isto é o que aqueles que produzem as cicatrizes querem que pensemos"
Pequena Abelha é uma experiência.

A carga que esta livro traz é enorme e pesada, não quero falar muito sobre o desenrolar da história já que parte dessa experiencia é entrar nela ás cegas.

Tudo o que posso falar é que as 270 páginas dessa obra me derrubaram e vocês podem me procurar nos escombros de mim mesma.

O livro conta a historia de uma refugiada nigeriana e da mulher inglesa que se dispõe a abriga-la mesma sabendo da ilegalidade da garota em seu país.

Um livro emocionante, forte, bonito, inspirador e com uma história de força e humanidade.

Yara 30/06/2020

Irrefutavelmente genial!
Queria escolher as melhores palavras para te convencer a ler este livro... Mas tudo o que eu estava planejando para a resenha deve estar em algum lugar em meio aos escombros do que restou de mim após ler a última página desse livro à 24 horas atrás. Juro que fiquei uns 10 minutos com a boca aberta, olhando pro teto e tentando absorver tudo o que eu tinha acabado de ler, apesar de agora eu já ter aceito que isso nunca vai acontecer. A sensação era de que eu estava em estado de choque, em posição fetal.
Você vai ler o livro todo, babando pela escrita do autor, passando de parágrafo em parágrafo como se estivesse buscando alguma coisa nas páginas da qual você precisa muito, como um viciado atrás de droga, foi exatamente assim que me senti.
A escrita desse autor é impecável, a forma como ele liga um parágrafo à outro é incomparável. Eu não sei mais o que dizer, apenas sentir... E eu gostaria muito que você sentisse isso também, tenho plena convicção de que você não vai se arrepender.
5 estrelas, favoritado! TOP 3 da minha vida!!!

Michele 22/06/2020

Comovente
Fiquei impressionada como a narrativa se desenrola, fiquei louca com os acontecimentos e chorei muito!!!
Eu leio muito e nem todos os livros marcam tanto, esse livro com certeza marcou e me fez sentir uma tristeza enorme com o que acontece com os personagens. Teve momentos que tive que parar de ler, respirar fundo e enxugar as lágrimas.
O que posso dizer que mais marcou é a forma como a Pequena Abelha pode ver coisas boas quando a vida dela é tão difícil.
Quando você ler você realmente vai querer comentar com alguém.

literalmente.maya 13/06/2020

Triste
Se o intuito da autora é nós fazer pensar fora do nosso quadrado, e nos fazer sentir como é "calçar os sapatos de outra pessoa" ela conseguiu. Pois vc não consegue ficar indiferente a tudo que acontece às personagens deste livro.

Le 10/06/2020

Um choque...
...de realidade.

Gosto de narrativas detalhadas, acho que ajudam o leitor a se situar e conseguir entrar na história com mais facilidade, porém achei essa muuuito arrastada. Demora muito para algo começar a acontecer e o excesso de detalhes foi colocado de forma que cansa mais o leitor, do que o imerge.

Ainda assim, uma boa história. Nos abre os olhos para realidades que muitos de nós não tem ideia que existem.

Laura.Thais 09/06/2020

Precisa de estômago
Eu demorei literalmente quase 1 ano pra terminar de ler esse livro. Eu não tive estômago. Foi bem traumatizante, mas é aquele .trauma que a gente PRECISA passar, por mais que doa ler coisas desse tipo, tão horríveis e brutais a gente PRECISA saber, precisa entender que coisas terríveis como nessa história acontecem de fato ao redor do mundo e que a gente tem que tentar ajudar o máximo que puder.

Lorena219 08/06/2020

Sentimentos conflitantes..
Essa é uma leitura que trás momentos muito intensos e momentos de "nhê" (dar de ombros).
Gostaria que a história tivesse seguido em uma direção diferente, mas não deixo de apreciar as partes reflexivas, impactantes e bem construídas.

Gabi Machi 05/06/2020

Pequena Abelha é um livro que sobre uma mulher inglesa e uma refugiada nigeriana, escrito por um homem inglês. E isso realmente se nota durante a narrativa. A história poderia ser boa, já que tem elementos bastantes intensos... mas para mim o autor pecou muito na construção dos personagens.

Por uma lado, Sarah é a típica mulher ocidental branca. Muito centrada no trabalho, vivendo uma vida dupla com seu amante, infeliz, mas tentando inutilmente ignorar sua infelicidade. Tenta de todas maneiras salvar Abelhinha, já que sente que sua própria salvação depende disso, mas falha ao não ajudar seu marido. Deixa-o afundar em sua depressão, e o despreza por o considerar covarde. Tenta salvar o mundo, mas ignora aqueles que são próximos e a amam.

Por outro lado, Abelhinha não é uma personagem crível. Aqui se nota que a personagem era bem longe de alguém da convivência do autor. Isso, para mim, gerou alguns problemas na narrativa. Por exemplo, em uma cena na casa de Sarah, Abelhinha fica abismada com a geladeira, que é capaz de formar um cubo de gelo; ela diz que nunca havia visto a água se transformar em sólido, porque não tinha geladeira na sua aldeia. Logo depois, lembrando de sua infância, Abelhinha narra uma cena, onde brincava de televisão com sua irmã: ela se passava por jornalista e dava notícias maravilhosas, como "está nevando sorvete". Sinceramente, "nevar sorvete" me parece mais um sonho de uma criança inglesa. Para uma criança que cresceu sem nenhum recurso e sem conhecer o mundo exterior, já que vivia em uma aldeia isolada das cidades grandes, sem televisão, me parece pouco plausível que seu sonho fosse que nevasse sorvete... o mais normal é que ela nem soubesse o que era neve nem nunca tivesse tomado um sorvete.

A maneira como as duas vidas se conectam é o ápice do livro, onde realmente parece ter algo que vale a pena. Mas tudo acaba aí... pouco mais da história realmente vale a pena. A viagem de Sarah e Andrew à Nigeria também me incomoda um pouco; é o que eu costumo chamar de "turistada": viajar a um local sem respeitar as regras e costumes locais, achando que é superior por ser de um país mais rico. Ir a um local super pobre, cheio de conflito e ficar confinado em um hotel, achando que está fazendo um "turismo selvagem", ou pior, não acatando às ordens de segurança do local, colocando sua vida e dos demais em risco. Vejo uma similaridade com turistas estrangeiros que vêm ao Brasil e visitam favela, tiram foto da desgraça dos outros e acham tudo lindo. Não experimentam a verdadeira realidade do outro, mas acham que estão levando um aprendizado para vida inteira.

Um ponto interessante do livro é a narrativa intercalada de Sarah e Abelhinha, que faz como que sempre tenhamos duas visões da história. Pequena Abelha poderia ter sido um livro que talvez eu tivesse amado. Em outro ponto da minha vida, talvez eu conseguisse conceder uma licença poética ao autor e ignorar toda incongruência observada. Mas atualmente, com tantos problemas sociais que estamos enfrentando como sociedade, parece que existem tantas histórias verdadeiras a serem contadas, que uma ficção tão pouco real como essa não vale tanto a pena.
Thaís Furlan 13/06/2020minha estante
Obrigada pela resenha. Já sei que vou ficar com raiva e tão indignada quanto vc com a narrativa, então nem vou começar

Juliana @julianaaf 04/06/2020

"Temos que ver todas as cicatrizes como algo belo..."

Uma história dolorosa, triste e que muitas vezes me deixou embargada. O final teve um desenrolar que eu não esperava de jeito nenhum, mas fica sobre tudo a esperança.

Vany 21/05/2020

Não sei
Acho que esperava mais da história. Começou prometendo algo que não cumpriu.

Márcia 19/05/2020

Escrita brilhante
Dramática história de uma refugiada africana e sua comovente relação com uma editora de moda de uma revista londrina.

Lucas.Marques 04/05/2020

Muita expectativa.
Muita gente ama esse livro, muita gente odeia. Fui tirar minhas próprias conclusões e fiquei decepcionado. História exatamente arrastada. Plot da Sarah completamente fútil, assim como achei a questão central extremamente mal explicada. As vezes, vale a pena fugir dos livros bem falados.

@bibliotecadedramas 02/05/2020

"este é um bom truque"
Uma das coisas maravilhosas que a literatura proporciona é quando você começa um livro e esse livro supera em um milhão de vezes a sua expectativa. Dito isso, a outra mágica que acontece é quando você termina uma história, mas não consegue sair dela porque você ainda está absorvendo tudo o que aconteceu e você se pega muitas vezes ao dia pensando no livro que acabou de ler. Eu acredito que quando um autor consegue fazer isso, ele atingiu o próprio objetivo em arrancar o seu coração fora e desgraçar sua cabeça AHAHAHAHAH. Perceba, isso não é ruim. Literatura é uma forma de arte e arte é tudo aquilo que de alguma forma mexe com você e desperta suas emoções.

“Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: ‘Eu sobrevivi’.”

Estou aqui dizendo tudo isso porque eu me surpreendi demais com Pequena Abelha. E porque foi um dos melhores livros que li até o momento em 2020 e porque entrou pra minha lista de favoritos também. Essa é a história de Pequena Abelha e Sarah e quando elas cruzam por duas vezes em dois momentos e em países diferentes. Duas vidas e realidades completamente diferentes uma da outra e que acontece coisas que jamais podemos imaginar. Isso é tudo que eu vou dizer sobre a história, pois na própria sinopse do livro o autor pede: “Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola”. E realmente essa é a mágica.

“A noite, claro, é um refúgio. É para onde você vai quando um nome novo ou uma máscara e uma capa não conseguem mais escondê-lo de si mesmo. É para aonde você corre quando nenhum dos principados da sua consciência lhe concede asilo.”

Então isso é tudo que vou contar à vocês, mas posso garantir que é um livro, pra dizer o mínimo, surpreendente. Pequena Abelha é uma história crua e mesmo se tratando de uma ficção, mostra a realidade de muitas pessoas. Chris Cleave nos apresenta uma narrativa envolvente, carregada de sentimentos e grandes lições, por muitas vezes eu voltava em certos trechos porque eu queria absorver mais aquele momento. É um livro curto – 252 páginas apenas, então dá pra ler super rápido. Eu acredito que cada um vai absorver a história de um jeito, li várias resenhas e algumas delas as pessoas não gostaram muito, ao passo que muitas outras e isso me inclui, achou a história espetacular.

Se vocês gostam das minhas indicações de leituras eu digo: incluam esse livro na lista de leitura e LEIAM. Além de ler uma ótima indicação para um clube do livro.

site: https://shejulis.com/livro-pequena-abelha/