Pequena Abelha

Pequena Abelha Chris Cleave

Resenhas - Pequena Abelha

NériHell 17/11/2022

Promete mais do que entrega
A sinopse tenta instigar o leitor, mas não há realmente nada de tão surpreendente na história, que não pudesse ser minimamente introduzido, ao invés de criar essa aura de mistério que não se concretiza.
Essa é uma história de ficção, e a pergunta principal que fica é: Como um homem branco se acha autorizado e capaz de construir uma personagem tão longe da sua vivência e sua realidade?
As personagens são rasas e mal construídas, e a maioria dos diálogos do livro é dispensável.
Nesses diálogos os personagens não falam uns com os outros, mas parecem apenas proferir frases "de efeito" (que não causam efeito nenhum). A trama tem muitos furos e o desfecho é lamentável.
Se você quer ler livros com protagonistas negras, procure escritoras negras. Pequena Abelha é recheada de violência gratuita para tentar colocar um ar de mártir na personagem, mas não passa de uma sombra sobre como um homem branco imagina que seriam as reações e comportamentos de uma garota refugiada.
Se quer ler sobre refugiados, busque histórias reais escritas pelas pessoas que viveram isso na pele.
Pequena M 25/12/2023minha estante
Estava procurando uma avaliação assim, os que marcaram 5 estrelas me assustam, pois tudo o que você escreveu, foi o que pensei.

Maiara.Sena 16/11/2022

Eu nunca vi ninguém falando desse livro, queria que ele fosse conhecido como tantos outros. É uma história que merece reconhecimento. Apenas leiam. Vou deixar um trecho aqui para vocês....
" Porque acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa " eu sobrevivi".

Nii 14/11/2022

Linda história, emocionante! Aquele tipo de livro que a gente não consegue largar pela curiosidade do que irá acontecer nos próximos capítulos!

Wes_silas 03/11/2022

Pequena Abelha
Uma menina de 16 anos fugindo de seu país, depois de vivência as dores mais profundas que a guerra e a maldade do ser humano são capazes.
Depois de passar 2 anos presa em um centro para refugiados, Abelinha se vê em liberdade, mas uma liberdade limitada.
Ela decide se reencontrar com um casal que salvaram sua vida enquanto ela ainda estava em seu país.
Uma história comovente, bonita e triste.
Vale muito a pena a leitura!

Suellen.Hosoi 20/10/2022

Dor, sofrimento, amizade e amor. Um livro doce e cruel. Confesso que com desenrolar do livro, passei a querer mais e mais e nisso, acabou que o final me decepcionou.

Leticia.Lottermann 11/10/2022

Resenha Pequena Abelha
Livro extremamente tocante e atual independente da época. Ótima leitura com um toque que faz o leitor pensar. Uma leitura rápida.

Katharina 06/09/2022

Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa

Elizabeth 10/08/2022

Pequena abelha
Um ótimo livro sobre imigração/imigrantes e me deixou um tiquinho traumatizada com a história do dedo.

Não tenho muito mais coisa pra comentar além disso. Recomendo.

Mirella.Catarina 16/06/2022

Maravilhoso
Um drama que vai te atingir profundamente e te deixar vários dias em estado de reflexão. Todo mundo deveria ler esse livro, não só pela relevância do assunto mas também pela escrita maravilhosa da autora.
NériHell 17/11/2022minha estante
O livro foi escrito por um cara, tem a foto dele na orelha da contracapa.

Leitor Alado 13/06/2022

Um livro sobre refugiados...
Comecei minha leitura e de cara me indentifiquei com a personagem principal, Pequena Abelha (Little Be), independente da minha identificação é impossível pensar em viver uma situação que ela viveu.
Rezo todos os dias para pessoas como ela encontrem paz interior e exterior também!! Que os Deuses abençoem os refugiados e aqueles que vivem uma guerra ?
Fui mais afundo sobre o livro em um video no meu canal do Youtube, vou deixar o link caso alguém queria ver :D

Súh 12/06/2022

Sem palavras
Esse livro me foi recomendado há muito tempo atrás, comecei ler e parei. Depois de muitos anos estava finalmente preparada para ler A Pequena abelha.

Esse é aquele tipo de livro que você vai querer que todos leiam e vai ficar pensando nele um longo tempo após terminar a leitura.

É aquele livro que te deixará sem ar a maior parte do tempo, porque a tristeza é grande demais, mas ao mesmo tempo que é triste, é lindo, poético e encantador.

Só leiam!!

Luiza 25/05/2022

Excepcional.
Que história linda sobre amor, esperança, luta e garra.

Sobre uma menina que só queria um lugar para chamar de seu, uma cidade onde não houvessem milícias lhe caçando, nem matando sua família.

Pequena Abelha, quanta garra e determinação você carrega. Que pena que seu destino não foi diferente, estava torcendo para que tudo desse certo, porém no final você ajudou várias outras pessoas, lhes dando voz.

Espero que o livro seja publicado no futuro literário desta história, mesmo que a gente não fique sabendo. Existem histórias que merecem ser contadas e a história de quem passou pela mesma vida trágica da nossa Abelinha é uma delas.
Kimberly F. 25/05/2022minha estante
Tá na minha estante com o marcador azul de "lido", mas acho que já deve ter uns 10 anos e não me lembro da história. Fiquei com vontade de reler. ?

Luiza 25/05/2022minha estante
Sei bem como é, tem livros que eu li há muito tempo e lembro tudinho, outros não lembro nem sobre o que é a história.

Bruna Tiene 17/04/2022

É tapa atrás de tapa!
A história é sobre refugiados, preconceito, dores....
Mas o que mais me chamou atenção foi o egoísmo. Aquele egoísmo silencioso e camuflado!!!
Como somos (todos) egoístas!!

Um livro lindo em sua dureza!
Impactante com suas palavras verdadeiras!

Uma vez ouvi dizer que os livros é uma forma sutil de calçarmos os sapatos de outros, pois esse livro é uma prova disso!

Mariana.Schmall 07/04/2022

Muito bom!
Um livro que fala sobre tantos assuntos, refugiados, cumplicidade, traição, amor, preconceito liberdade, respeito e muito mais. É inevitável a reflexão sobre a vida que levamos tão "tranquila" em nossa zona de conforto.

Um livro forte com personagens fortes!

O amante da Sarah é um chato! Fora isso o livro é muito bom! Não dá pra falar muito pra não perder a graça. Leia vale muito a pena.