O ovo do Barba-Azul

O ovo do Barba-Azul Margaret Atwood

Resenhas -

Louise 10/10/2022

Gosto muito dessa autora, mais essa coletânea de contos não me agradou,quase desisti da leitura.
Personagens intoleráveis ,olha que geralmente encontro isso em muitos livros, mais esses....

Leila de Carvalho e Gonçalves 28/12/2022

As Relações Domésticas
Bluebeard?s Egg, de Margaret Atwood, foi lançado no Canadá em 1983 e publicado no Brasil em 2016. Intitulado O Ovo Do Barba Azul E Outras Histórias, o livro teve boa parte de seu interesse redimensionado graças ao sucesso de O Conto Da Aia, obra-prima da escritora, que coincidentemente chegou às nossas livrarias alguns meses depois.

Empregando estratégias pós-modernas, o livro reúne doze contos que abordam os revezes das relações domésticas mediante a mudança da autopercepção das personagens e o resultado ? como a ausência de um enredo com começo, meio e fim ? pode até causar certa estranheza para parte dos leitores.

Aliás, trata-se de uma seleção de inequívoca qualidade, sendo que quatro narrativas em primeira pessoa despertam particular atenção pelos traços autobiográficos e o apurado olhar para uma provinciana família canadense. São elas: Momentos Marcantes Na Vida De Minha Mãe, O Furacão Hazel, Em Busca Da Orquídea e Escavações

As demais apresentam um narrador em terceira pessoa limitada como a que intitula o livro. O Ovo do Barba Azul foi inspirada numa versão mais antiga da história imortalizada por Charles Perrault e traz à pauta a dinâmica do poder de gênero na sociedade e a carência de voz e ação nas mulheres, dois temas recorrentes da obra da escritora.

Uma recorrência que abarca a busca pela identidade (Nascer O Sol), a desconfiança nas relações entre homens e mulheres (O Jardim De Sal), assim como a força transformadora da natureza (A História De Duas Emmas), além do próprio ato de contar histórias (A Íbis Escarlate).

Coalhado de metáforas e povoado por pessoas comuns, o livro também exibe o incômodo destino de uma gata (Gatafeia), a anedótica relação entre a anorexia e os anfíbios (O Canto Primaveril Das Rãs) e a imprevisível convivência de cinco pessoas debaixo do mesmo teto (Loulou, Ou A Vida Doméstica Da Linguagem).

Se ficou curioso, recomendo o livro, a despeito da tradução com muitos erros. Irônicos, líricos ou meditativos, os contos comprovam porque o nome de Margaret Atwood está sempre entre os favoritos ao Nobel de Literatura, todavia a Academia Real Sueca costuma ignorar escritores de maior popularidade, como fez com Philip Roth e ainda faz com Haruki Murakami e Joyce Carol Oates.

Boa leitura!