Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Quando acaba o século XX

Valdir.Lopes 29/05/2022

QUANDO ACABA O SÉCULO XX

Lilia Moritz Schwarcz, professora da USP, historiadora e antropóloga brasileira, brinda-nos com reflexão rápida e profunda, porque ensaio, deixando vários laços para refletirmos com mais acuidade, colocando sobre nossa realidade, aquilo que nos cabe como ser humano e social.

O ensaio construído a partir de reflexões sobre o período pandêmico em que vivemos, produzidas e publicadas em jornais, portais na internet e podcats. A pensadora reflete sobre a nossa relação humana e as mudanças em que fomos obrigados a conviver, devido a pandemia da COVID-19 e a obrigatoriedade de isolamento, para evitar a disseminação. Discute também sobre a atuação dos governos e o surgimento do forte negacionismo impulsionado pela nossa era de comunicação veloz. Além de preocupar-se com a disseminação da doença tão letal, que ceifa vida e tira familiares do convívio habitual, há também preocupação com a disseminação da ignorância, do negacionismo, do racismo, dos haters entre outros fenômenos que se espalharam em nosso mundo a toque rápido de um mouse.

Ler “Quando acaba o Século XX” de Lilia Moritz Schwarcz é permitir-se tempo para reflexão sobre nossa realidade e o que tem mudado em nosso comportamento. Pensar como aldeia global de humanos que deixamos de ser empáticos e aumentando exacerbadamente nosso egoísmo e nossa solidão.

***

"Sempre se sai mudado de um estado de anomalia: passamos a repensar se essa rotina acelerada é mesmo necessária, se todo mundo precisa sair de casa e voltar no mesmo horário, se estamos fazendo bem ou muito mal para o planeta. Se não podemos ser mais flexíveis, menos congestionados, menos poluidores".

***

Pois é. Ler um ensaio, rápido, condensado nos traz desafio de mergulhar profundamente no mundo reflexivo do autor e acompanhar seus pensamentos, correndo o risco de cair em algum vão das ideias e lá ficar por hora até retornar ao caminho desejado."

Cinthia Hiromi 25/11/2020

Reflexão sobre a pandemia do coronavírus.

"Negar o passado significa também não aprender com ele - com nossos erros e acertos."

Tamara 31/12/2021

Revisão histórico-política atual
A autora propõe um texto de fácil leitura mas difícil digestão: uma revisão histórico-política atual, a partir da crise social gerada pela pandemia.
Há muita lucidez nas pontuações, e a prova de que a humanidade anda em círculos sem querer se dar conta.

Débora Eloy 16/12/2020

Cirúrgico!
"Se a humanidade aprendesse com o passado, os historiadores seriam visionários".
Perfeito!
O livro nos dá uma dimensão tão mais pesada da pandemia, nos relembra crises que já estamos lutando a muito tempo.

Daniel263 17/12/2020

Difícil não ler uma vez só!
Publicado em: @curadorliterario

56º livro lido em 2020.

Fabuloso ensaio da Lilia Schwartz! E está gratuita em praticamente todas as plataformas: Amazon, Apple, Google...

A obra sintetiza um compilado com outros excelentes textos e podcast dela, e ainda traz as referências com link ao final - o bibliotecário aqui aplaude!

“Quando acaba o século XX” traz discussões excelentes da conjuntura, indo da política à pandemia de COVID-19, sem deixar de cutucar algumas feridas da nossa estrutura social e trazer maravilhosas referências históricas!

Eu sou muito fã de @liliaschwarcz , mas preciso ressaltar como é necessário ler este livro! Curto e muito bem escrito, um leitor voraz lê e se delícia em no máximo 30 minutos, enquanto um curioso lerá um texto excelente em menos de 1 hora!

site: https://www.instagram.com/p/CDMJsY9DaCu/

Gabriel Paixão 13/03/2022

A autora demonstra claramente seu ponto de vista sobre como encaramos a Pandemia como seres humanos e como brasileiros. Sem dúvida é um texto que precisamos ler agora e no futuro.

Insta: @neilson_jr 29/12/2020

Se um negacionista ler, possivelmente queimará vivo. Ou talvez não, apenas negue e trate como um fake news. Só isso já merece que todos nós leiamos.

@larissacarlota 11/04/2021

Bem vindo ao séc xxi
De forma bem concisa e lúcida, a autora pontua um modo diferente de demarcar a transição de séculos, indicando a pandemia como encerramento do sec xx, além de apontar prováveis tendências pro sex xxi e incongruências na histórica realidade do Brasil. Há bastante lucidez e crítica na escrita, que acontece de modo bem objetivo e forte, uma ótima forma de entrar em contato com o estilo da Lilia.

Michel 12/01/2021

Cirúrgico
Este ensaio da historiadora Lilia Moritz Schwarcz expõe de forma clara e objetiva a situação do Brasil perante a pandemia da covid-19, passando por temas como política, desigualdade, racismo e vários assuntos pertinentes à nossa realidade.
Vale demais a leitura!

Juliana 15/12/2021

Um livro????
Achei bem raso, também em 27 pág. não dava pra fazer muita coisa. Me animei a ler porque um cara resenhou dizendo que criticava o governo. Mas nada verdade nada é aprofundado. É uma exposição de lugares comuns. Não é ruim, só não é bom.

Rodrigo Scarabelli 24/06/2021

E finda-se o século XX
Leitura agradável como um bate-papo com a pesquisadora, sobre o contexto atual que vivenciamos com a pandemia do coronavírus, no Brasil e no mundo.

Alguns eventos de grande magnitude fazem a sociedade parar, refletir seus modos de vida e reconstrui-la. A pandemia funciona como o corte que finaliza o século XX, suas apostas, crenças e dissabores, e inaugura o século XXI. Antes de ser a virada da folha do calendário, são eventos históricos que compassam a mudança dos tempos.

O que aprenderemos com o século passado para reconstruirmos nosso mundo? que lições a pandemia em escala global e as formas que coletivamente lidamos com ela nos ensinam para repensarmos a sociedade que queremos?

Bate-papo que nos deixa reflexivos, perdura com a gente, como os encontros interessantes fazem.

Thay 14/01/2021

Uma biografia do que estamos vivendo ...
Apesar de o livro ser curto , a sensatez que a autora coloca em pauta assuntos importantes - e de necessária discursão - é incrível . Falar de tantas coisas que estão sendo afetadas pela pandemia atual do covid 19 é essencial , visto que precisamos parar para de fato entender o quando isso estar nos custando . E , como a autora cita , é preciso enxergar esse crítico presente e buscar formas de reverter , sem deixar naturalizar tal acontecimento.
Livro ótimo e realmente essencial para a atualidade !!!

isabelle.araujo 27/07/2021

Ensaio interessante, didático e atual.
Ensaio muito didático e atual. A autora cita a pandemia do covid-19 e suas consequências no Brasil e no mundo, além de correlaciona-los com fatos históricos e socioculturais, o que faz a leitura ficar dinâmica e muito mais interessante.