Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Quando acaba o século XX

Andrea M 10/08/2020

Não adianta pôr a máscara nos olhos !
O livro é curto e dá uma verdadeira dimensão do cenário atual com a pandemia no Brasil. Mesmo com a certeza do progresso, principalmente o tecnológico, fica nítido a incapacidade do homem em se manter "ereto".

Insta: @neilson_jr 29/12/2020

Se um negacionista ler, possivelmente queimará vivo. Ou talvez não, apenas negue e trate como um fake news. Só isso já merece que todos nós leiamos.

Juliana 15/12/2021

Um livro????
Achei bem raso, também em 27 pág. não dava pra fazer muita coisa. Me animei a ler porque um cara resenhou dizendo que criticava o governo. Mas nada verdade nada é aprofundado. É uma exposição de lugares comuns. Não é ruim, só não é bom.

Taissa 31/07/2020

Choque de realidade
Leitura breve e imprescindível para estes tempos de pandemia! Precisamos ser provocados para debater o racismo estrutural brasileiro? A autora traz reflexões sobre a diferença do impacto da quarentena a depender da classe social e do gênero. ?A desigualdade tem muitas dimensões e a pandemia escancara as nossas?.

Juliana 28/07/2020

Necessário
Curto, certeiro, realista, de fácil entendimento. Um ensaio bem elaborado e acessível em todos os aspectos

Tamires 23/07/2020

Quando acaba o século XX, de Lilia Moritz Schwarcz
Tenho acompanhado mais detidamente nos últimos tempos as postagens da historiadora e antropóloga @liliaschwarcz, especialmente sobre essa espécie de ruptura que vivemos a partir da pandemia, como se o século XX tivesse, de fato, se encerrado apenas agora. De acordo com a autora, e com o também historiador Eric Hobsbawn (1917-2012), “os séculos não terminam com o virar da folhinha no calendário, mas quando grandes crises colocam em questão verdades já consolidadas”.

Na esteira desse pensamento, com foco no nosso momento atual de crise política, econômica, social e, sobretudo, crise de saúde pública (alguém sabe se teremos um ministro especialista na pasta da saúde e quando?), a @companhiadasletras publicou o ensaio de Lilia Moritz Schwarcz “Quando acaba o século XX”, disponível para baixar GRATUITAMENTE na Amazon e em todas as principais plataformas de leitura online.

A autora diz que “se a humanidade aprendesse com o passado, os historiadores seriam visionários”. E é isso mesmo, fico pasma com o que eu já estudei de História (agora principalmente, na licenciatura) com a sensação de caramba, parece demais com a nossa realidade! E todo esse movimento de negação da História que temos visto contribui cada vez mais para que se caia nos mesmos erros. Parece até que a História se repete por algum motivo consolidado, fora da nossa compreensão ou do nosso alcance de mudança.

Mas não precisa ser sempre assim, não é verdade? Ainda que uns mais, outros menos, muitas pessoas estão repensando sua rotina, suas escolhas, dentro do possível (para quem é possível). Não estou falando de “novo normal”, porque isso é conversa pra botar pobre pra trabalhar sem pensar nos riscos de contágio desses trabalhadores. Novo normal para quem?

Já parou para pensar nisso tudo o que está acontecendo e como está acontecendo? Independente da sua resposta, sugiro essa leitura. Vai te ajudar nesse muito nesse processo.

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-quando-acaba-o-seculo-xx-de-lilia-moritz-schwarcz/

Ana 13/11/2021

?A população acordou para a importância do SUS e da ciência. Lutar pelo SUS, nesse momento, é virar um defensor dos direitos humanos. O Brasil já se perdeu e já se encontrou várias vezes em sua história.?

O ensaio é bem enriquecedor. Achei ele breve, mas isso também o torna objetivo é claro. A esperança é que o Brasil se encontre novamente nas eleições do ano que vem.

biazinhaq 04/05/2021

Breve ensaio sobre a pandemia
É uma breve discussão sobre os impactos da pandemia no Brasil, levantando importantes questões políticas, sociais, econômicas, culturais e raciais. Infelizmente, o Brasil é um país de pobres e, nesse momento de pandemia, vemos o negacionismo e a antipolítica do nosso governo.

Iris 04/09/2020

Não me surpreendeu
Como eu já vi algumas entrevistar da Lília, não encontrei algo novo nesse ensaio.

Mas pra quem nunca viu nada sobre ela, certamente vai ter aprendizados necessários.

Thata.Romano 16/04/2021

Ensaio sobre a crise que infelizmente ainda estamos passando com a pandemia. Vários aspectos para refletir e pontos para nos desenvolvermos como indivíduos e sociedade.

@larissacarlota 11/04/2021

Bem vindo ao séc xxi
De forma bem concisa e lúcida, a autora pontua um modo diferente de demarcar a transição de séculos, indicando a pandemia como encerramento do sec xx, além de apontar prováveis tendências pro sex xxi e incongruências na histórica realidade do Brasil. Há bastante lucidez e crítica na escrita, que acontece de modo bem objetivo e forte, uma ótima forma de entrar em contato com o estilo da Lilia.

alekele_ 10/10/2020

Leitura importante
A autora faz importantes observações sobre o atual momento em que vivemos.

Danielle.Zische 10/10/2020

São apontamentos, ensaio nada demais
Repetição de falas comuns sobre o covid, como o país está tratando a situação.

O do Krenak senti que agregou mais do q esse.

Tamara 31/12/2021

Revisão histórico-política atual
A autora propõe um texto de fácil leitura mas difícil digestão: uma revisão histórico-política atual, a partir da crise social gerada pela pandemia.
Há muita lucidez nas pontuações, e a prova de que a humanidade anda em círculos sem querer se dar conta.