Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz




Resenhas - Quando acaba o século XX


247 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Camila.Dias 07/04/2021

Reflexões
Livro curtinho com alguns textos reunidos da autora. Os textos são reflexões sobre a pandemia e como ela tem atingido o Brasil especificamente.
comentários(0)comente



Alice 05/04/2021

Muito bom
O ensaio nos ajuda a refletir acerca do que estamos vivenciando, crise política, econômica, social e de saúde pública em meio à atual pandemia.
comentários(0)comente



Ana 04/10/2020

Leitura curta mas muito informativa, que nos mostra as várias faces da pandemia no Brasil, e que pode ser resumida pela frase da autora "O Brasil não é um país pobre, mas é um país de pobres".
comentários(0)comente



Isadora.DalGallo 18/03/2021

Muito bom
?Negar o passado significa também não aprender com ele - Com nossos erros e acertos.?
comentários(0)comente



Karinne 11/09/2020

Breve, porém resume a atual conjuntura de uma forma incrível.
comentários(0)comente



@lucasmascarenhas 29/07/2020

Uma breve análise sobre a atual crise econômica, sanitária, moral, cultural e social com o advento do vírus da covid.
E a necessidade de uma atuação com clareza, objetividade, assertividade, firmeza, respeito à ciência e, sobretudo, respeito e cuidado para com os cidadãos.
comentários(0)comente



Felipe Assunção 24/08/2020

Leitura essencial em tempos de necropolítica
Texto pequeno, porém recheado de discussões pertinentes sobre a estrutura política brasileira acerca de problemáticas trazidas por pandemias.
comentários(0)comente



Mariana113 29/07/2021

Um bom panorama (apesar de curto) da pandemia no Brasil, onde para muitas pessoas "nem sempre casa quer dizer lar".
comentários(0)comente



Sara @desanuvie 27/06/2021

Estava esperando um texto mais acadêmico, mas me deparei com um desabafo.
O texto em si retrata a visão de boa parte dos brasileiros quanto ao atual contexto pandêmico. Senti falta de um aprofundamento maior sobre as populações periféricas, seja no âmbito econômico quanto no étnico.
comentários(0)comente



breno montserrat 16/08/2020

Um breve ensaio sobre os impactos da pandemia do covid-19, que escancara a desigualdade social existente no Brasil, onde sempre os pobres pagam o maior preço por tudo. O Brasil é um país cego, as pessoas banalizam os assuntos, o reflexo das ações tomadas por autoridades.
Em uma escrita simples para ser de fácil acesso para o maior número de pessoas, a autora consegue desenvolver o tema muito bem e propor uma conclusão clara.

"Uma doença só existe quando se concorda que ela existe. É preciso mostrar para a população que estamos doentes. Se não temos diretrizes claras por parte do governo, se nosso presidente insiste em dar contraexemplos e apoiar aglomerações, não há argumento que dê conta de se opor ao negacionismo de parte da população brasileira."
comentários(0)comente



Ranya. 05/12/2021

Sociedade e covid
Curtinho, em menos de 30 min faz a leitura, traz questionamentos relevantes e que instiga a ler mais sobre os temas tratados, como luto, morte, racismo, política, feminismo, violência e diversos outros. Bom pra gerar uma discursão em grupo já que da ponta pé em diversos assuntos.
Só queria que fosse mais extenso, pra aproveitar mais.
comentários(0)comente



Liliane 19/03/2021

Este livro tem como tema a pandemia que assola os países desde o final de 2019.
Nele faz-se menção para as vantagens e desvantagens de contarmos com a tecnologia.
No tocante ao Brasil, enfatiza-se o descaso do poder público no combate ao vírus. Na verdade, há uma certa prepotência em achar que com racionalidade a pandemia será contida.
Esperar unicamente pela vacina sem dar credibilidade real à ciência é arriscado, para não dizer, irresponsável.
Segundo a autora, futuramente, assim como em outroa eventos epidemiológicos, serão necessários gestores especialistas, que poderão gerir de maneira mais segura os países.
comentários(0)comente



b1ktwpas 08/08/2020

Prepotência
"Nossa prepotência é um pouco esta: achar que somos uma sociedade muito racional, que se pauta pela tecnologia, quando na verdade estamos sempre esperando por um milagre atrás do último arco-íris. Se a humanidade aprendesse com o passado, os historiadores seriam visionários."
comentários(0)comente



Emerson271 07/01/2021

Ensaio interessante
O estranho que o ensaio não acompanha todos os desdobramento; ano passado foi punk. Ótimas reflexões sobre o país e o seu povo.
comentários(0)comente



Taissa 31/07/2020

Choque de realidade
Leitura breve e imprescindível para estes tempos de pandemia! Precisamos ser provocados para debater o racismo estrutural brasileiro? A autora traz reflexões sobre a diferença do impacto da quarentena a depender da classe social e do gênero. ?A desigualdade tem muitas dimensões e a pandemia escancara as nossas?.
comentários(0)comente



247 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |