Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz




Resenhas - Quando acaba o século XX


247 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Marta Skoober 21/01/2021

Apesar da quase unanimidade, a mim não agradou. Parece mais panfletário do que historiográfico (devo lembrar de pedir a opinião a amigos historiadores).
O artigo toca em pontos de extrema relevância, mas não se detém ou aprofunda qualquer um deles. Para mim tentar abarcar tantas temáticas em artigo tão curto não funciona, para dizer o mínimo e educadamente. Sorte que o texto é curto e não foi tão grande perda de tempo.
Se recomendo? Sim! Você poderá gostar (ou não)!
comentários(0)comente



thaw 21/07/2020

Leitura essencial
Sucinto sem deixar de ser duro e incisivo. Uma abordagem rica e ao mesmo tempo simples sobre o momento que estamos vivendo e como temos lidado com isso.
comentários(0)comente



maeli raissa 29/01/2022

Quando acaba o século XX
Oh livro que me esbofeteou, pqp uns tapas na cara, como lidamos com a sociedade e nossa situação atual sem nos tocarmos disso? Chega a ser ridículo vivermos desta maneira e nos preocuparmos tão pouco.
comentários(0)comente



Gabriel 30/12/2023

Reflexões que trouxeram péssimas memórias
Adicionei esse ensaio na lista de leituras lá em 2020 e posterguei a leitura até agora. Mesmo depois de mais de 3 anos após a pandemia de covid, falar sobre esse assunto e sobre como ele foi criminosamente tratado pelo ex-presidente aqui no Brasil ainda me traz muito ódio e tristeza. Os comentários da Lilia certamente são bastantes breves, mas muito assertivos.
comentários(0)comente



JE_DIAS 12/01/2021

Um pensamento crítico sobre o período que estamos vivendo com a COVID-19.
comentários(0)comente



Ingrid 26/07/2020

um ótimo ensaio sobre a atualidade que enfrentamos, aborda como vários outros assuntos estão interligados com o aumento de casos de covid19 no brasil
comentários(0)comente



Osman.Siqueira 21/06/2021

Comportamento do Brasil sobre as pandemias
Leitura que nos faz refletir sobre o comportamento dos poderes e da sociedade mediante a pandemia. Aborda assunto que nos faz pensar como estamos nos saindo. Será que o nosso comportamento está sendo melhor do que nas outras pandemias que tivemos?
comentários(0)comente



Nickn 23/01/2022

Entrei com uma cabeça vazia e sai com muitos pensamentos
Se voce quer entender sobre tudo e quer entender uma opnião sobre a pandemia,acredite,esse é o livro certo,e a frase certa é "vivemos o passado e estudamos sobre ele,mas nao aprendemos de verdade *com* ele"
Faz você refletir.
comentários(0)comente



Thais645 18/11/2020

Hobsbawm escreveu que "os séculos não terminam com o virar da folhinha do calendário, mas quando grandes crises colocam em questão verdades que já pareciam consolidadas".
Pegando o gancho, Lilia Schwarcz nos explica que a crise do novo coronavírus veio para colocar em questão a ideia de que o Século XX havia acabado, tendo a pandemia como marco final para àquele e início do século XXI.

O ensaio nada mais é que uma análise social dos presentes tempos de pandemia mundial, mas com os olhos voltados para os problemas que ela revelou e das distâncias - além das recomendadas pela OMS - que alargou no Brasil.

Lilia nos confirma, dentre outras coisas, que o século que se encerra, bem como o que se inicia, estão marcados pela revolução feminista, nos levando a refletir sobre os papeis da mulher (os que nos cabem e o que nos são impostos) no novo normal (novo para quem? questiona a autora).

Leitura curta, fluida e obrigatória.

site: https://www.instagram.com/thaislendoque/
comentários(0)comente



Alice 05/04/2021

Muito bom
O ensaio nos ajuda a refletir acerca do que estamos vivenciando, crise política, econômica, social e de saúde pública em meio à atual pandemia.
comentários(0)comente



Sara @desanuvie 27/06/2021

Estava esperando um texto mais acadêmico, mas me deparei com um desabafo.
O texto em si retrata a visão de boa parte dos brasileiros quanto ao atual contexto pandêmico. Senti falta de um aprofundamento maior sobre as populações periféricas, seja no âmbito econômico quanto no étnico.
comentários(0)comente



Ranya. 05/12/2021

Sociedade e covid
Curtinho, em menos de 30 min faz a leitura, traz questionamentos relevantes e que instiga a ler mais sobre os temas tratados, como luto, morte, racismo, política, feminismo, violência e diversos outros. Bom pra gerar uma discursão em grupo já que da ponta pé em diversos assuntos.
Só queria que fosse mais extenso, pra aproveitar mais.
comentários(0)comente



breno montserrat 16/08/2020

Um breve ensaio sobre os impactos da pandemia do covid-19, que escancara a desigualdade social existente no Brasil, onde sempre os pobres pagam o maior preço por tudo. O Brasil é um país cego, as pessoas banalizam os assuntos, o reflexo das ações tomadas por autoridades.
Em uma escrita simples para ser de fácil acesso para o maior número de pessoas, a autora consegue desenvolver o tema muito bem e propor uma conclusão clara.

"Uma doença só existe quando se concorda que ela existe. É preciso mostrar para a população que estamos doentes. Se não temos diretrizes claras por parte do governo, se nosso presidente insiste em dar contraexemplos e apoiar aglomerações, não há argumento que dê conta de se opor ao negacionismo de parte da população brasileira."
comentários(0)comente



Camila.Dias 07/04/2021

Reflexões
Livro curtinho com alguns textos reunidos da autora. Os textos são reflexões sobre a pandemia e como ela tem atingido o Brasil especificamente.
comentários(0)comente



Duda 15/07/2021

Achei interessante mas nada mt importante de novo para mim, queria ter lido no ano passado.

"os séculos não terminam com o virar da folhinha do calendário, mas quando grandes crises colocam em questão verdades que já pareciam consolidadas."
comentários(0)comente



247 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR