Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Quando acaba o século XX

Marta Skoober 21/01/2021

Apesar da quase unanimidade, a mim não agradou. Parece mais panfletário do que historiográfico (devo lembrar de pedir a opinião a amigos historiadores).
O artigo toca em pontos de extrema relevância, mas não se detém ou aprofunda qualquer um deles. Para mim tentar abarcar tantas temáticas em artigo tão curto não funciona, para dizer o mínimo e educadamente. Sorte que o texto é curto e não foi tão grande perda de tempo.
Se recomendo? Sim! Você poderá gostar (ou não)!

thaw 21/07/2020

Leitura essencial
Sucinto sem deixar de ser duro e incisivo. Uma abordagem rica e ao mesmo tempo simples sobre o momento que estamos vivendo e como temos lidado com isso.

maeli raissa 29/01/2022

Quando acaba o século XX
Oh livro que me esbofeteou, pqp uns tapas na cara, como lidamos com a sociedade e nossa situação atual sem nos tocarmos disso? Chega a ser ridículo vivermos desta maneira e nos preocuparmos tão pouco.

Gabriel 30/12/2023

Reflexões que trouxeram péssimas memórias
Adicionei esse ensaio na lista de leituras lá em 2020 e posterguei a leitura até agora. Mesmo depois de mais de 3 anos após a pandemia de covid, falar sobre esse assunto e sobre como ele foi criminosamente tratado pelo ex-presidente aqui no Brasil ainda me traz muito ódio e tristeza. Os comentários da Lilia certamente são bastantes breves, mas muito assertivos.

JE_DIAS 12/01/2021

Um pensamento crítico sobre o período que estamos vivendo com a COVID-19.

Ingrid 26/07/2020

um ótimo ensaio sobre a atualidade que enfrentamos, aborda como vários outros assuntos estão interligados com o aumento de casos de covid19 no brasil

Osman.Siqueira 21/06/2021

Comportamento do Brasil sobre as pandemias
Leitura que nos faz refletir sobre o comportamento dos poderes e da sociedade mediante a pandemia. Aborda assunto que nos faz pensar como estamos nos saindo. Será que o nosso comportamento está sendo melhor do que nas outras pandemias que tivemos?

Nickn 23/01/2022

Entrei com uma cabeça vazia e sai com muitos pensamentos
Se voce quer entender sobre tudo e quer entender uma opnião sobre a pandemia,acredite,esse é o livro certo,e a frase certa é "vivemos o passado e estudamos sobre ele,mas nao aprendemos de verdade *com* ele"
Faz você refletir.

Thais645 18/11/2020

Hobsbawm escreveu que "os séculos não terminam com o virar da folhinha do calendário, mas quando grandes crises colocam em questão verdades que já pareciam consolidadas".
Pegando o gancho, Lilia Schwarcz nos explica que a crise do novo coronavírus veio para colocar em questão a ideia de que o Século XX havia acabado, tendo a pandemia como marco final para àquele e início do século XXI.

O ensaio nada mais é que uma análise social dos presentes tempos de pandemia mundial, mas com os olhos voltados para os problemas que ela revelou e das distâncias - além das recomendadas pela OMS - que alargou no Brasil.

Lilia nos confirma, dentre outras coisas, que o século que se encerra, bem como o que se inicia, estão marcados pela revolução feminista, nos levando a refletir sobre os papeis da mulher (os que nos cabem e o que nos são impostos) no novo normal (novo para quem? questiona a autora).

Leitura curta, fluida e obrigatória.

site: https://www.instagram.com/thaislendoque/

Alice 05/04/2021

O ensaio nos ajuda a refletir acerca do que estamos vivenciando, crise política, econômica, social e de saúde pública em meio à atual pandemia.

Sara @desanuvie 27/06/2021

Estava esperando um texto mais acadêmico, mas me deparei com um desabafo.
O texto em si retrata a visão de boa parte dos brasileiros quanto ao atual contexto pandêmico. Senti falta de um aprofundamento maior sobre as populações periféricas, seja no âmbito econômico quanto no étnico.

Ranya. 05/12/2021

Sociedade e covid
Curtinho, em menos de 30 min faz a leitura, traz questionamentos relevantes e que instiga a ler mais sobre os temas tratados, como luto, morte, racismo, política, feminismo, violência e diversos outros. Bom pra gerar uma discursão em grupo já que da ponta pé em diversos assuntos.
Só queria que fosse mais extenso, pra aproveitar mais.

breno montserrat 16/08/2020

Um breve ensaio sobre os impactos da pandemia do covid-19, que escancara a desigualdade social existente no Brasil, onde sempre os pobres pagam o maior preço por tudo. O Brasil é um país cego, as pessoas banalizam os assuntos, o reflexo das ações tomadas por autoridades.
Em uma escrita simples para ser de fácil acesso para o maior número de pessoas, a autora consegue desenvolver o tema muito bem e propor uma conclusão clara.

"Uma doença só existe quando se concorda que ela existe. É preciso mostrar para a população que estamos doentes. Se não temos diretrizes claras por parte do governo, se nosso presidente insiste em dar contraexemplos e apoiar aglomerações, não há argumento que dê conta de se opor ao negacionismo de parte da população brasileira."

Camila.Dias 07/04/2021

Reflexões
Livro curtinho com alguns textos reunidos da autora. Os textos são reflexões sobre a pandemia e como ela tem atingido o Brasil especificamente.

Duda 15/07/2021

Achei interessante mas nada mt importante de novo para mim, queria ter lido no ano passado.

"os séculos não terminam com o virar da folhinha do calendário, mas quando grandes crises colocam em questão verdades que já pareciam consolidadas."