Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Quando acaba o século XX

annaclara.. 27/06/2021

O novo normal?
Li este livro por indicação do meu professor. O livro trata-se de mostrar como a pandemia de covid-19 irá alterar o modo como vivemos hoje, assim como a primeira guerra alterou, hoje temos o nosso "novo normal".

Roberta 16/10/2020

É tudo verdade
O ensaio retrata tudo o que estamos vivendo, com certeza será um ensaio atual até quando chegar a vacina.

Gustavo 16/01/2021

Um ensaio que faz refletir sobre o atual momento
Lilia, historiadora renomada e amplamente conhecida no meio acadêmico por seus posicionamentos e obras, trabalha com uma linguagem simples e uma poderosa síntese para elucidar de forma clara e objetiva sobre o momento de pandemia que vivemos e problemas sistêmicos, tais como o racismo e o abismo das diferenças sociais existentes no Brasil, que assolam o país em todas as formas.
O presente ensaio escancara e, de alguma forma tenta abrir os olhos dos brasileiros, que o brasileiro tem intrínseco no seu DNA, o modo de tentar sempre remediar, e não precaver situações como a presente pandemia do Covid-19.
Uma escrita fluida e de uma bagagem gigantesca. Não apenas vale a pena ser lido. Deve ser lido.

Gabi 26/12/2020

Um bom ensaio
Trata-se de um ensaio sobre o momentos em que vivemos diante da pandemia, especialmente sobre o negacionismo atual. É um ensaio fácil e rápido de se ler, no qual mantém a qualidade de outros trabalhos da autora.

Curumin 17/11/2020

Já dizia Walter Benjamin
"Quando acaba o século XX

Nossa prepotência é um pouco esta: achar que somos uma sociedade muito racional, que se pauta pela tecnologia, quando na verdade estamos sempre esperando por um milagre atrás do último arco-íris.

Quando acaba o século XX
por Lilia M. Schwarcz"

Nanda 06/10/2020

E agora...
O homem segue degradando o "ser" onde habita, sem precedentes faz morrer o planeta, sem se importar com a própria vida ou a sustentabilidade.

Livro impactante!

sabren 22/11/2020

que leitura impactante. uma reflexão de poucas páginas que evidencia que a teimosia do brasileiro independe do tempo e a classe prejudicada é sempre a mais pobre.

@_larliterario 21/05/2021

Já em 2020 a autora escreveu sobre a pandemia e era uma catástrofe total... Imagina se fosse escrever hoje depois de tantas e tantas mortes, contaminações e a crise política no Brasil que só piora?

Vivian.Bieberbach 14/01/2022

Não gostei nada da leitura. A autora escreveu tantas coisas misturadas e acabou não dizendo nada. É basicamente a opinião dela sobre diversos temas, e não algo que vc possa ler e ter suas próprias conclusões e gerar suas opiniões.

procrastinatoria 17/10/2022

Breve ensaio sobre o desdobrar da pandemia no Brasil. Lilia consegue tecer uma crítica certeira ao governo e à sociedade, evidenciando que a crise política contribuiu e muito pra propagação da crise sanitária. O texto foca bastante em como não aprendemos com a nossa história e estamos constantemente repetindo nosso passado, principalmente em termos de intolerância, racismo, violência e xenofobia. Embora não se desdobre profundamente sobre esses temas por ser apenas um ensaio, creio que é um texto muito potente e faz uma análise muito acertada sobre o cenário pandêmico no país. ?Quando acaba o Século XX? termina com um ar bastante esperançoso, que eu gostaria de acreditar ser possível, mas meu pessimismo me impede.

Emily 22/04/2021

Ensaio sobre a pandemia
Lilia como sempre excelente em suas palavras! Ensaio sobre a pandemia e algumas reflexões a cerca da evolução tecnológica ocorrida no século XX e seu impacto social e culturalmente.

ariadne90210 07/02/2022

Quando Acaba o Século xx
Um texto que vale a pena ser lindo. Onde traz relatos que deveriam ter sido reconhecidos como ensinamentos para uma evolução da sociedade, e reverbera na situação mundial que vivemos hoje, mas como é retratado no livro: "Infelizmente a humanidade é teimosa"

JE_DIAS 12/01/2021

Um pensamento crítico sobre o período que estamos vivendo com a COVID-19.