Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Quando acaba o século XX

Lipe 14/01/2022

Em mais um texto sólido e potente, a prof. Lilia nos semeia a ideia de que "os séculos terminam quando grandes crises colocam em questão verdades que já parecem consolidadas". Ora, a utopia tecnológica do século XX, que já vinha se desgastando, é freada pelas mãos de um ser "primitivo", nanoscópico, mas que salientou o nosso lado mais humano (portanto menos máquina) e vulnerável.

Julinhafox 06/04/2021

"é hora de fazer da crise um propósito."
Um ensaio que discute sobre os dias de hoje, no Brasil, durante a pandemia. Uma breve reflexão sobre como somos, como fomos e como podemos ser.

"Nossa prepotência é um pouco esta: achar que somos uma sociedade muito racional, que se pauta pela tecnologia, quando na verdade estamos sempre esperando por um milagre atrás do último arco-íris."

Ericka 08/08/2020

Um livro curtinho, de leitura rápida e fluída, que apresenta um panorama crítico da crise sanitária atual.

rdrg 25/06/2021

Necessário
O mais difícil de ler esse texto mais de um ano do seu "lançamento" não é não estar mais atualizado com o tema, é saber que um ano depois o quadro do Brasil é tão ruim quanto ou até pior tendo em vista as n descobertas sobre o compromisso com o descaso do desgoverno.
Ótimas conexões históricas e muita fluidez mas ideias!

Mayza7 14/05/2021

Bem vindo ao século XXI: pandemia mundial e no caso do Brasil um governo que não apoia a ciência, os jornalistas, os acadêmicos, as instituições democráticas. Onde lutar pelo óbvio, sus, vira defensor dos direitos humanos!

Neila.Villas-Bôas 11/09/2020

Contundente e preciso
Todos deveriam ler esse texto da Lilia e absorver a enxurrada de informações q brota da mente dessa mulher. Com certeza viveríamos numa sociedade mais igualitária e consciente se todos se interessassem por escritos sobre o nosso país. Deixaríamos o século XX e ingressaríamos no século XXI mais humanos.

Paulo 22/10/2020

No ritmo de um artigo, Lilia Schwarcz analisa o impacto do covid-19 para o mundo e principalmente para o Brasil. Na visão dela, se a Revolução Russa foi usado por Eric Hobsbawn como elemento definidor para a virada de século, o covid-19 chegou como novo elemento de ruptura. Pensando em acontecimentos ao invés da simples virada temporal como o novo século. Esta é uma visão interessante e que sai em busca da mudança de pensamento ou de rupturas sociais. O longo século XX com suas dinâmicas agudas e alterações na forma de ver o mundo acabou porque uma pandemia vai abrigar em uma nova mudança de mentalidade. Aliado ao aquecimento global é uma consequência direta de uma forma de pensar que vê no desenvolvimento sustentável um passo necessário para o futuro.

No Brasil ainda estamos presos a uma mentalidade tacanha e conservadora, segundo a autora, no qual os negacionismos se tornam uma política de governo. Um dos argumentos da autora é que apesar dos diversos ganhos sociais conquistados ao longo de décadas de luta, a mulher ainda sofre intenso preconceito dentro da sociedade brasileira. Mais do que isso, mulheres negras são vítimas de uma duplo preconceito. Embora outros países defendem uma abertura maior através da representatividade, o Brasil engatinha nas políticas de igualdade social. Fruto de um patriarcalismo enraizado na mente da elite que se encerra em si mesma. A pandemia do covid-19 só ressaltou as diferenças sociais com poucos tendo acesso a um atendimento de qualidade. Enquanto ainda vivemos a expansão do vírus, a elite pensa em abertura não-sustentável. O governo não pensa no social, mas apenas no econômico. A autora traz dados referentes a essa linha de pensamento e expressa uma opinião bem fundamentada traçando comparativos com outras regiões onde a pandemia foi contida.

Dentro dessa política negacionista, a autora busca ressaltar a pressa em obter uma solução mágica para dirimir a pandemia, mesmo que utilizando um remédio cuja eficácia não é comprovada ou defendida por especialistas da área. Ou a busca obsessiva por uma vacina mesmo que tenha que pular etapas para fazê-la ser distribuída à população. Lilia traça um comparativo poderoso entre a campanha negacionista atual e a Revolta da Vacina ocorrida em 1904. A população se deixou levar por informações falsas que diziam que a vacina matava ao invés de curar. Algo semelhante acontece agora com grupos que negam a vacinação segundo falsos pressupostos.

Enfim, um ebook bastante interessante que coloca a questão do covid-19 em uma perspectiva histórico-social e onde a autora consegue fazer diversas críticas à forma como a pandemia vem sendo tratada em território nacional. A escrita da Lilia está muito solta e revela bastante sobre como ela enxerga a situação do país a partir de um viés da longa duração.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Iza Carla 19/08/2020

Reflexão sobre as crises brasileiras
Um breve ensaio, com linguagem confortável pra um assunto desconfortável. A autora reflete nossa história pregressa de enfrentamento de crises sanitárias enquanto expõe a extrema desigualdade socioeconômica do país, e, sugere aproveitar o momento como uma oportunidade de mudança de hábitos cada um para consigo mesmo e para com o planeta.

Gustavo 16/01/2021

Um ensaio que faz refletir sobre o atual momento
Lilia, historiadora renomada e amplamente conhecida no meio acadêmico por seus posicionamentos e obras, trabalha com uma linguagem simples e uma poderosa síntese para elucidar de forma clara e objetiva sobre o momento de pandemia que vivemos e problemas sistêmicos, tais como o racismo e o abismo das diferenças sociais existentes no Brasil, que assolam o país em todas as formas.
O presente ensaio escancara e, de alguma forma tenta abrir os olhos dos brasileiros, que o brasileiro tem intrínseco no seu DNA, o modo de tentar sempre remediar, e não precaver situações como a presente pandemia do Covid-19.
Uma escrita fluida e de uma bagagem gigantesca. Não apenas vale a pena ser lido. Deve ser lido.

Lhyz 07/02/2021

"Se a humanidade aprendesse com o passado..."
"... os historiadores seriam visionários."

Nesse ensaio temos uma visão bem sólida e fundamentada da professora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz. De forma breve, ela dilui como a política brasileira lidou com a primeira pandemia (gripe espanhola) e como esse política do negacionismo permanence enquanto lidamos com a pandemia do Covid-19.

"O problema é que nós temos no Brasil um governo que não acredita na ciência. Um governo autoritário e populista que si acredita em si mesmo, acha que tem respostas para tudo e fala diretamente com o povo, sem necessidade da ciência, dos acadêmicos, dos jornalistas, das instituições democráticas."

Marcelo 12/03/2021

Ótima Análise
Gostei do artigo. O tema foi bem analisado e discutido. Foi escrito há alguns meses e assusta perceber que situação piorou muito de lá para cá.

Gabs 25/01/2021

Uma afirmação incrível com um desenvolvimento fraco e clichê
Livro breve e com uma interpretação bastante óbvia do panorama atual para grande parte das pessoas que já possuem o mínimo de inclinação para ideologias da esquerda. Li esperando a todo momento por algo de novo ou um insight, mas ele não veio.
A maior contribuição veio do paralelo que ela faz ao citar Hobsbawn e sua sagacidade quando defendeu que séculos não terminam com as simples viradas do calendário,mas sim crises de grandes proporções. Para a autora, o fim do século XX se dá justamente com o surgimento da crise advinda do coronavírus, porém não desenolve nada além disso e afirmações bem clichês.

Roberta 16/10/2020

É tudo verdade
O ensaio retrata tudo o que estamos vivendo, com certeza será um ensaio atual até quando chegar a vacina.

annaclara.. 27/06/2021

O novo normal?
Li este livro por indicação do meu professor. O livro trata-se de mostrar como a pandemia de covid-19 irá alterar o modo como vivemos hoje, assim como a primeira guerra alterou, hoje temos o nosso "novo normal".