O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Leila 18/05/2022

Livro da infância
Se eu fosse selecionar os cinco livros mais importantes de prosa, livros que eu indicaria para qualquer leitor, um deles seria "O menino do dedo verde".
A história de Tistu é envolvente, cheio de ensinamentos, aprendizagens par a vida toda.
Li esse livro quando era criança e me marcou profundamente, tanto que muito anos depois, quando iniciei minha vida como professora, comecei a ler essa história sempre que podia para meus alunos.

Com uma linguagem simples, a história do menino que tinha o dom de fazer nascer flores e plantas em tudo o que tocava, vai transformar sua percepção do mundo...

Ali 29/05/2021

Relendo e refletindo
O livro narra a vida de Tistu, um garoto de cabelos dourados que vive em uma boa família. O problema é quando ele tenta ir à escola. Imediatamente expulso, pela sua falta de atenção. Sem outras opções , seus pais mandam ele acompanhar os adultos, assim aprenderá na prática sobre alguns fatores que compõe a vida.

Assim observamos as opiniões e reações de uma criança quando se depara com a dor, a pobreza, a guerra e a morte.

carol 07/06/2021

Lindo!
livros como esse, meu pé de laranja Lima e pequeno príncipe me fazem a olhar com mais carinho pra minha criança interior. E entender mais as crianças... A trama tem uma linguagem fácil e rápida, mas trata sobre vários temas super complexos. Esse eh o tipo de livro que eu não entendo o pq de algm não gostar..

Ronaldo 21/04/2021

Infantil?
Infantil? Acho que não... A mensagem repassada é universal e eterna! Uma linda história sempre atual.

augusto.defragacardoso 14/05/2022

O dedo Verde do menino
Uma bela história de Maurice Druon, autor francês. Que faz refletir de uma maneira simples sobre questões complexas, como a guerra, a pobreza, as prisões... Sob o olhar de um menino com um poder especial... Queríamos poder ter um dedo Verde, como o de Tistu, para embelezar o mundo e fazer o bem.

Déa 05/06/2022

Ideais de um coração puro
A obra nos toca no sentido de questionar as ações do homem em relação a humanidade de modo geral, despertando a incomoda pergunta: o que falta para termos a mesma atitude do pequeno protagonista.
Claro que um dedo verde é impossível, mas o sentimento de compaixão e empatia não precisa de uma origem mágica.
Conclusão, um bom livro infantil, que nos dá um belo tapa necessário. A narrativa é repleta de representações lúdicas, numa escrita limpa e carinhosa.

GiuBeretta 17/01/2024

O menino do Dedo Verde
Meu deuuus eu lembro de ter lido isso pela primeira vez por recomendação de uma professa minha do 5° ano.
Achei na casa da minha vó e reli rapidinho

Sofia 30/12/2023

É bom
Eu gostei , realmente gostei.
Não é um livro infantil só porque o protagonista é uma criança.

É livro leve mas que também consegue fazer a gente pensar .
Ele me lembrou um pouco O Cavaleiro preso na armadura ( super indico).

Eu gostei dos personagens e também lembro de Anne em uma versão mais curta.

Mia lina 21/07/2022

que livro lindo, todos deveriam ler ele pelo menos uma vez na vida, não importa a idade, somente ler

Ruth 23/08/2022

Lindo
O Menino do Dedo Verde é para mim um livro de cabeceira. Li a primeira vez quando era criança e naquela época lembro-me de sentir uma tristeza ao final, mas só muitos anos depois compreendi o porquê. Já li e reli várias vezes esse livro e ainda o faço. Li para os meus filhos quando eram pequenos. Depois de grande eles releram também. É uma história para crianças de todas as idades, faz uma reflexão e crítica à contradição da nossa sociedade com o olhar de uma criança inocente e generosa.

Mari 15/12/2021

Sem mais resenhas elaboradas, vamos para metáforas elaboradas? livrinhos infantis, óbvio. Que monstros fantasiados.. tomara que você encontre um escondido dentro do seu armário.
Na vida, você precisa de uma criança, que avive a sua criança interior, e te lembre do que os adultos esquecem! Esse livro é essa criança, que aviva a própria criança interior da literatura! que vai falar sobre? uma criança! que traz o conceito da personificação da natureza (sou fã) junto da natureza humana, que conta a história de um menino que quer além do que guardaram pra ele, que ?esverdea? com o dedinho a realidade.
Mas sem muitas mistificações! Um livro sobre o que é REAL, sobre cidadania, sobre contingências sociológicas, sobre as verdadeiras atribulações. Sobre o respeito nas relações.
Alguns livros são essenciais, livros sobre a felicidade simples!
Ai, só leiam.

Quel 14/01/2023

O menino do dedo verde
Eu amo quando leio um livro da literatura infantil e ele me dá uma lição de vida... O menino do dedo verde fez isso comigo, a criança que mora em mim amou a história do menino chamado Tisto e a adulta que eu venho me tornando absorveu a mensagem do livro e vai levá-la pelo resto da vida.
Samantha.Ultramari 20/02/2023minha estante
Somos duas! Encantada tb!

Sylvia 06/03/2020

Li o livro com o meu filho de 8 anos e foi uma delicia! Recomendo!

Aline 14/06/2020

É lindo poder refletir por meio do olhar puro e infantil do personagem as mazelas sociais atemporais que presenciamos cotidianamente. Este livro não tem contra indicação, nem faixa etária. Ele pode e deve ser lido por todos, assim quem sabe podemos transformar nosso mundo e fazê-lo um pouco melhor.