E O Vento Levou

E O Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Bruno 28/04/2024

O vento leva, mas os clássicos ficam
Esse é o tipo de livro que não tinha outro destino possível a não ser tornar-se um clássico.

O primeiro volume de "E O Vento Levou" é ambientado nos tumultuosos anos da Guerra de Secessão Americana, apresentando uma visão multifacetada da vida no Sul dos Estados Unidos naquele período.

Ao narrar a história a partir da perspectiva do Sul, o lado perdedor da guerra, a prosa rica e detalhada de Mitchell transporta os leitores para um mundo de plantações de algodão, bailes aristocráticos e batalhas sangrentas, enquanto explora temas universais como amor, perda e redenção.

A protagonista, Scarlett O'Hara, é uma personagem complexa e cativante, cujas lutas e ambições refletem as tensões sociais e políticas da época. Enquanto o Sul luta para manter uma estrutura social retrógrada e ultrapassada pautada na escravidão, Scarlett percebe a duras penas que a guerra é uma estupidez, o ponto alto da irracionalidade humana.

Em um mundo que se repete em guerras e batalhas despropositadas, "E O Vento Levou" proporciona um bom paralelo sobre a volta da radicalização política e social em nossos tempos.

Murillogc2020 05/01/2022

E O vento Levou esse livro KSKSKSK
Eu AMEI esse livro que li durante o dia de Natal e hoje dia 5 de janeiro, 11 dias
Eu amo a Scarlett, embora acho que tenha sido muito rude e grossa com Wade, seu filho.

Se tivesse um jeito de dar 4,9 estrelas eu daria!!
Mas como não tem?.

Que venha o segundo volume

Kaiã 23/06/2021

Por ser um clássico já comecei a leitura com as expectativas altíssimas, tinha tudo para eu amar, e eu amei. Essa segunda parte do livro fluiu muito melhor que a primeira. Tava impossível parar de ler. Amei ver Scarlett reconstruindo tudo que perdeu com a guerra (o plano de fundo histórico muito bem feito, aprendi muito sobre a a guerra civil ameeicana), ela realmente não mede esforços. O final foi na medida do esperando mas não menos surpreendente. Com certeza um favorito da vida. Já estou com saudades de Melly, Mammy, as fofocas das matronas, intrigas com Rhett, dos bailes, menos do Ashley.

Dany Strass 07/01/2022

Todas as resenhas que li e assisti no YouTube sobre esse livro, todas diziam a mesma coisa: tenha paciência e vá até o fim. Primeiramente pensei que fosse devido ao vocabulário (seria muito difícil?), mas não, é devido a Escarlet O'Hara! Personagem principal da narrativa. Oh, mulherzinha chata! Mimada! Egoísta! Falsa! Narcisista... Dei 5 estrelas ao livro, porque se trata de um clássico que tem como pano de fundo a guerra americana. Apesar da narrativa ser lenta e mega descritiva, eu consegui me envolver com a história e ter uma noção de como foi essa guerra. Mas a Escarlet... Minha nossa... Ainda não decidi se gostei ou detestei essa mulher... O volume 1 é divido em 3 partes, sendo a primeira: apresentação dos personagens, cenário, os amores de Escarlet, sua personalidade... Aqui, a protagonista tem apenas 16 anos.
A segunda parte, a guerra já está acontecendo e Escarlet está viúva e
Mãe. Na última, a guerra está praticamente no fim, e mostra as consequências desse cenário violento. Em cada fase, é notório a evolução de Escarlet... A forma como ela vai se aprofundando da realidade, e saindo da bolha egocêntrica em que vivia. Ainda assim, nada que ela faz é por boa ação, tudo é pensando nela... O livro é ótimo, mas a personagem ainda não digeri...
Dilva 07/01/2022minha estante
Scarlett é uma mulher horrível. Coitado do Rett que teve que atura-la e dos filhos...

Dany Strass 07/01/2022minha estante
Gostei do Rett desde a primeira aparição dele. Pensei: esse cara vai colocar essa mulher na linha... kkkk... Ele tem umas falas muito inteligentes, que me fez refletir sobre a sociedade daquele tempo... Ainda não li o segundo volume.

BruSouzzah 20/02/2024

"E o Vento Levou.." é um dos meus filmes preferidos, e foi ele que me levou a querer ler a obra que o originou. Talvez, se não fosse o filme, não teria gostado tanto assim do livro, mas posso estar enganada rs.
O livro é riquíssimo em termos de contexto histórico. A história se dá no período anterior, durante e posterior à Guerra de Secessão. E é em meio a esse grande conflito, que encontramos Scarlet O'Hara, uma garota mimada, egoísta, que vê seu mundo de futilidades ser devastado pelo horror da guerra. Mas ela não se dará por vencida! Lutará contra tudo e contra todos, com todas as armas que estiverem ao seu alcance: "Por Deus eu juro! Por Deus eu juro eles não vão acabar comigo! Eu vou passar por tudo isto e quando terminar, jamais sentirei fome de novo. Nem eu nem minha família. Mesmo   tendo que matar mentir, roubar ou trair eu juro por Deus jamais sentirei fome novamente!"
"E o Vento Levou" é um livro que deve ser lido pelo menos uma vez na vida, pois vale a experiência. Apesar de ser um grande clássico e um baita calhamaço, tem uma linguagem de facílima compreensão que ajuda a leitura a fluir.
Bom, recomendo que leiam e assistam esta grande obra literária, e este grandioso acontecimento cinematográfico!!!

Andrea.Garcia 27/11/2021

Livro 1 - Surpreendente
Esse primeiro volume já ganhou meu coração.
Incrível como a escrita da autora te faz sentir como se estivesse no livro vivendo os perrengues junto com os personagens.
A construção e o desenvolvimento principalmente do núcleo feminino diante das adversidades é memorável.

"Menina, é horrível quando uma mulher enfrenta o pior que lhe pode acontecer, porque, depois disso, nunca mais terá medo de nada".
Anderson.g 29/11/2021minha estante
É um livro em dois tomo

Anderson.g 29/11/2021minha estante
Ou são dois livros

Andrea.Garcia 30/11/2021minha estante
Sim... Essa edição são dois porque o livro inteiro teria mais de 1.000 páginas..kkk

Anderson.g 30/11/2021minha estante
Nossa que legal

Andrea.Garcia 30/11/2021minha estante
Vem em um box...

Brê 11/02/2024

Tenho que admitir que terminei esse primeiro volume apaixonada por Scarlet! Ela é egoísta, pensa, fala e faz coisas horríveis, mas é corajosa e foi o alicerce de muitos outros durante os anos, mesmo aqueles que ela odiava. Continuo a pensar que ela era muito à frente do tempo, nasceu na época errada, em que o seu grande espírito de liberdade era tolhido por todos a sua volta, o que fazia com que ela tomasse mais ainda atitudes só pensando no seu próprio bem estar. O final me deixou louca pra ler o segundo volume, enfim Ashley voltou. Que rumo será que vai tomar a vida deles agora que a guerra acabou?

Bruno 26/05/2024

Um desfecho retumbante para um clássico magistral
O segundo volume de "E o Vento Levou" explora o período pós-Guerra de Secessão Americana, mergulhando no tumultuado processo de reconstrução do Sul dos Estados Unidos e na luta de Scarlett O'Hara para restaurar seu patrimônio e prestígio em meio às ruínas do Velho Sul.

Aqui, a autora consegue desenvolver Scarlett como uma protagonista de complexidade impressionante. Ela oscila entre uma vilã desprezível e uma heroína cativante, colocando-se como uma personagem multifacetada que desafia as expectativas tradicionais. Seu ímpeto e determinação são notáveis, ao mesmo tempo em que suas ações egoístas e moralmente questionáveis adicionam camadas à sua personalidade.

A vida amorosa de Scarlett, envolvendo Rhett Butler, Ashley Wilkes e Melanie Hamilton, dá a dimensão dramática à narrativa. Cada personagem traz à tona diferentes aspectos da personalidade de Scarlett e aprofunda os conflitos internos e externos que ela enfrenta. Rhett Butler, em particular, é um personagem igualmente complexo, cujo relacionamento tumultuado com Scarlett é central para o desenrolar da trama.

Mitchell utiliza essas relações para explorar temas como amor, perda, orgulho e resiliência, mantendo o leitor engajado a cada capítulo. A ambientação rica e detalhada, juntamente com os dilemas morais dos personagens, oferecem uma visão crítica do período de reconstrução do Sul após a guerra.

Em resumo, o segundo volume de "E o Vento Levou" é uma obra magistral que combina profundidade emocional e histórica com uma narrativa envolvente. É, sem dúvida, um dos melhores livros que já li na vida.

Fafá 18/01/2022

Gone with the wind
Livro maravilhoso, dentro do contexto histórico da Guerra de Secessão entre e Norte e Sul dos Eua, acompanhamos a vida de Scarlert O'hara, garota arrogante, dona de uma cintura super fina e lindos olhos esmeralda. Ao longo da trama, vemos o egocentrismo da protagonista. Ao final do livro, ela percebe que todas as suas perdas a fizeram ver que seu amor sempre foi Reth Butler e não Ashley. Muito sofrimento,as mesmo assim, scarlet sempre continuou resiliente e egoista. Por fim, ela acaba sem a familia e sem seu amor. Lição de moral: Às vezes a arrogância nos cega e nos faz perder momentos incríveis.

Júlia 10/08/2022

Virou um dos meus livros preferidos!
Comecei a ler muito sem expectativa porque lendo a sinopse pensei que fosse um livro monótono, mas não é nem um pouco.

Os personagens são muito vívidos, as cenas que a autora descreve são muito interessantes e esse conjunto faz com que você fique imerso na história muito rápido.

Scarlett O'Hara é uma personagem muito interessante e complexa. Ao mesmo tempo que me apaixonei por ela e me identifiquei com certas partes da sua personalidade, também fiquei com raiva, pena e senti decepção. Acho que ela é essa mistura de emoções mesmo, não tem como amar 100%, assim como não tem como odiar completamente.

Quanto aos outros personagens, acho que também me sinto da mesma forma, apesar de ser com menos intensidade do que a personagem principal. (Exceto Mammy e Melanie que literalmente nunca erraram e eu vou defender a todo custo de tudo e todos).

O livro é bem dinâmico, aproveitei a leitura do começo ao fim e não teve nenhuma parte que empaquei ou achei chata/desnecessária, o que é incrível pra um livro com mais de mil páginas.

A leitura não é arrastada e você vai de um capítulo pro outro com muita suavidade. Apesar de ter sido escrito faz algum tempo, a linguagem não é nem um pouco difícil de entender.

Essa edição em particular é muito boa, recomendo principalmente por ser dividida em dois volumes, o que facilita muito na hora de manusear o livro, já que uma edição única seria muito grande. As páginas são amareladas e a diagramação é ótima! Sem letrinhas ou respiros minúsculos mas páginas!

Enfim, recomendo demais. Acho que apesar de ser uma leitura intimidante por conta do comprimento não é nada difícil e acrescenta muito!

Gostaria de deixar registrado também, agora que terminei a resenha séria, que esse livro me deixou completamente obcecada, maluca, viciada e que não sosseguei até consumir todo o conteúdo sobre E o Vento Levou existente na internet. Inclusive comprei a continuação que foi escrita pela Alexandra Ripley e mal posso esperar pra ler.

Lays 08/10/2021

Terminado a primeira parte dessa história imensa
Terminei a primeira parte da história, a guerra acabou, Scarlet esta em Tara junto com sua familia, Melanie e seu filho.
Muitas coisas aconteceram na história ate o momento, não posso negar que a escrita da autora é muito boa e explicativa mas em vários momentos me vi querendo largar a leitura por conta do racismo absurdo que tem aqui. Quando comprei o livro e até antes quando assiste o filme eu não tinha conhecimento de que era uma autora racista, ate porque, espero que seja de conhecimento geral que, pode existir sim obras escritas no tempo da escravidão sem o autor precisar ser racista, mostrar um acontecimento histórico sem ser racista. Mas a Magareth Mitchell era sim racista, e quando descobri isso ja na metade do livro fiquei totalmente decepcionada e bastante incomodada em muitas partes por ser uma pessoa negra lendo tantas mentiras e uma romantização da escravidão totalmente descabida e escancarada na minha cara. (não costumo ler o prologo de algum escritor convidado nos livros por razoes de spoiler).
Outra situação que me incomodou bastante durante a leitura do primeiro livro foi a ideia das pessoas do sul serem tão inocentes em relação a guerra, ela coloca eles em uma posição de injustiça social, o que não foi verdade em nenhum momento, eles sabiam sim porque estavam lutando, e sabiam que não eram os mocinhos da história, estudem a guerra da sucessão e verão o quão absurdo é a visão de um sulista em relação a guerra. ?Pra que ter uma guerra?, nos deixem escravizar pessoas negras em paz, não façam tanto estardalhaço em relação a isso?. Totalmente absurdo pra não dizer criminoso.
Não consegui gostar de nenhum personagem dessa história, achei todos insuportáveis o único que posso ter chegado a ter algum tipo de simpatia no início foi o Rett mas enfim um egoista total que so liga para o dinheiro, o que é muito preocupante.
Por fim, concordo com o que o Christian Assunção diz sobre a avaliação desse livro, mesmo sendo bem escrito (não da pra negar) não chega a ser 5 estrelas, no máximo 3/4 por conta dessas razões que citei a cima, serio gente dói demais ver o jeito que ela enxergava pessoas negras e ate as tratava na história.

Paula 16/09/2022

Incrível
O livro é bom demais, os fatos históricos o deixam melhor ainda. Você vê a evolução dos personagens e até aquilo que eles não conseguem mudar! Amei demais, agora falta o segundo livro.

Nando 30/10/2022

Deleite
Eu não dava nada para esse clássico ante de começar a ler, mas meu povo o livro é excelente, até tive que comprar um exemplar físico pois estava lendo em e-book e queria muito tê-lo na minha biblioteca.

Nando 30/10/2022

Acabado
Nossa como chorei no final desse livro, gostei tanto que vou ler novamente com certeza antes de morrer.

Cris 31/01/2021

Apaixonante
Simplesmente amei. Mostra toda a garra e força de Scarlet Ohara para superar todos os desafios do pos guerra, como a fome e a pobreza, sem se importar com o que a sociedade da época pensava a seu respeito por ser considerada fora do padrão do que se esperava de uma mulher.