Segredos Mortais

Segredos Mortais Robert Bryndza

Resenhas - Segredos Mortais

@lendosonhando 21/10/2020

Esperava mais
Para o encerramento de uma série esperava um livro mais epico. O thriler foi até bem desenvolvido, com alguns elementos surpresas.
O que pesou para mim foi o fato dos personagens, especialmente a Erika Foster nao ter tido um final "redondo". Sei que nao é o foco dos livros, mas como seus dramas pessoais foram abordados ao logo dos livros esperava um encerramento completo , como o fim de um ciclo.

@lendosonhando

Jaque @blogmalucadoslivros 27/12/2020

Viciante, amei!
Eu sempre quis ler algo do Robert Bryndza e apesar do meu primeiro contato com a escrita do autor ter sido no sexto e último livro da série "Detetive Erika Foster", garanto que valeu a pena.

A PREMISSA:
Marissa Lewis era uma dançarina Burlesca que sonhava em ser famosa, mas não era uma pessoa muito querida por seus familiares, amigos e conhecidos. Na véspera de Natal, Marissa é brutalmente assassina na frente de sua casa e seu corpo é encontrando na manhã seguinte por sua mãe.

A detetive Erika Foster ainda está fragilizada pelo seu último caso e não planejava passar o natal com mais um caso em suas mãos. Mas quando é chamada para cuidar do caso de Marissa, ela não pensa duas vezes em tentar encontrar o assassino. Enquanto isso, uma nova série de assassinatos chama atenção da detetive: alguém está atacando pessoas enquanto usa uma máscara de gás. As vítimas nem sempre são mortas mas será que o caso de Marissa tem alguma ligação com estes crimes? Quem está por trás desses crimes brutais?

O QUE EU ACHEI:
Segredos mortais já começou bem instigante é um daqueles livros que te pega logo na primeira página, você não consegue largar e eu gostei muito da escrita do autor, que não tem nenhuma enrolação mas é bem trabalha mesmo assim.

Fiquei curiosa demais para desvendar o que aconteceu com Marissa, mas apesar das pistas que o autor deu ao longo da trama, ainda assim fui surpreendida com um plot inimaginável. Confesso que eu cheguei perto de acertar mas adorei ter sido pega de surpresa com a resolução do caso.

❝ — Nem todas as vítimas de assassinatos são amadas por seus parentes.❞

Uma personagem cheia de inimigos e desamores como Marissa, com certeza teria uma morte repleta de mistério e o autor não peca em nos encher de teorias. Então, tenho certeza que se você gosta de um bom suspense policial, vai gostar também.

Não é exatamente crucial ter lido os outros livros da série, mas recomendo ler na ordem porque eu levei alguns spoilers dos livros anteriores. Mas agora pretendo ler o restante da série!

site: https://www.instagram.com/p/CItrqxCjh8d/

Paula.Soares 27/04/2020

Achei o livro enfadonho a Erika não evolui tô tão cansada dela, bom o que me surpreendeu foi o assassino mas mesmo assim não dar pra dar uma nota melhor.

Ricardo Tavares 24/03/2021

SEGREDOS MORTAIS (DEADLY SECRETS)
Em uma manhã gelada de inverno, uma mãe encontra o corpo da filha, encharcado de sangue, jogado na calçada. Quem seria capaz de matar alguém na porta de casa? Após seu último caso, a Detetive Erika Foster se sente fragilizada, mas está determinada a liderar essa nova investigação. Ela começa recolhendo relatos de assaltos que ocorreram no mesmo bairro onde a jovem foi morta. Imediatamente, percebe um detalhe assustador que conecta os crimes: todas as vítimas foram atacadas por um criminoso que usava uma máscara de gás.

Ao buscar mais vestígios dessa estranha descoberta, o caso se torna ainda mais complicado, pois Erika se depara com uma teia de segredos envolvendo a morte da bela jovem. A detetive começa, então, a juntar as pistas, e também se vê forçada a enfrentar memórias dolorosas de seu próprio passado. Erika precisará investigar a fundo e manter o foco para encontrar o assassino. Mas, dessa vez, um dos seus familiares corre perigo.

Segredos mortais é o último livro da série de thrillers eletrizantes protagonizados pela Detetive Erika Foster. Uma leitura de tirar o fôlego
(Resenha da editora Gutemberg)

MINHA OPINIÃO
No penúltimo livro (Erika Foster # 5) a detetive-inspetora chefe conseguiu resgatar as gêmeas, filhas do Superintendente Marsh, no entanto, seu parceiro Peterson ficou gravemente ferido.
No dia de Natal Erika está de folga e foi convidada por Marsh para almoçar com as gêmeas e sua esposa. A caminho da casa de Marsh a detetive é parada em um bloqueio da polícia por causa de um crime. Erika Foster resolve assumir a investigação e desiste do almoço.
A história começa com alguns clichês já conhecidos: uma morte chocante, ausência de testemunhas, local deserto, arma do crime é uma faca. Os clichês, para o leitor habitual de investigação policial são uma constante e quando bem utilizados enriquecem a trama.
Essa nova investigação de Erika Foster é mais do mesmo. E o vilão soa caricato. As pistas são negadas ao leitor e somente no terço final o autor começa a soltar as amarras e dessa forma, as últimas 50 páginas têm um ritmo célere.
Ao longo da trama teremos novidades em relação a Peterson e ao sogro de Erika, Edward (pai de Mark). Em determinado momento, Erika sai de cena e Moss assume o posto de detetive-inspetora chefe. Após mais um punhado de clichês, algumas reviravoltas previsíveis, Erika reassume o caso e soluciona o crime.
A solução é satisfatória e convence, no entanto, é um pouco exagerada, pois, como sabemos, quem tem dinheiro sempre contrata bons advogados e consegue escapar das garras da lei. Portanto, o final não está desprovido de clichês com o acusado confirmando o crime e suas intenções. As provas eram circunstânciais e precisa ser bem burro para guardar objetos incriminadores na própria casa. Enfim, foi divertido, prendeu minha atenção, porém faltou vigor à trama. Foi a aventura mais fraca de Erika Foster até agora. Não sei o futuro da detetive-inspetora, mas faltou fôlego nesta última narrativa.
Seria bom se o autor mostrasse mais o passado de Erika, criando uma trama em que Mark ainda estivesse vivo.
Tomara que Robert Bryndza tenha ideias melhores no futuro, porque Segredos mortais deixou a desejar.
A tradução e a revisão estão sofríveis.
ASSENTIR virou o verbo da moda, ninguém mais usa os sinônimos: confirmar, concordar ou até mesmo, aquiescer (alguns tradutores adoram esse). Parece que o tradutor não conhece regras de regência verbal e desconhece o uso adequado de pronomes oblíquos, insistindo em usar "o" e "a" quando deveria utilizar "lhe". Para quem tem apreço pelo bom uso das normais gramaticais é doloroso ler uma frase mal construída.

Thábata 08/02/2023

Não queria dizer isso, mas já li tantos livros do Robert que algumas vezes as histórias vão se misturando. Mas uma coisa eu não posso negar, TODOS os livros dele são bons e esse não seria diferente. Recomendo esse livro e todos os outros dele. Depois vc me agradece

Zennon 31/01/2021

É bom, mas poderia ser melhor
O 6° livro da série dá sequência aos fatos apenas alguns dias após o final do 5° livro, o que achei muito bom, até pra quem leu sem pausa como eu.
Acho que só meio do livro em diante o autor se perdeu um pouco. Há um ponto em específico que achei que ficou furado na trama, e até preciso discutir isso com alguém que já o tenha lido...
Outra coisa que incomodou bastante durante toda leitura foi a enorme quantidade de erros na edição. Chega a ser cansativo ter que parar e reler um parágrafo inteiro dias ou três vezes até entender.
Apesar de tudo, indico a leitura para quem gosta do gênero.

Tha 08/12/2021

Último livro da série da Detetive Inspetora Erika Foster e já estou com saudades.
Senti que esse livro não foi tão emocionante quanto os outros, faltou algo.
Mesmo assim recomendo a leitura da série para quem gosta do gênero!

Babi 24/03/2021

Fui tapeada
Não acho que esse é o melhor livro da série da Erika Foster mas é muito bom! Fiquei praticamente a narrativa toda achando que era uma pessoa e no fim era outra (e alguém que eu nunca suspeitaria).
Com relação à narrativa pessoal dos personagens já recorrentes dos outros livros, Peterson foi a minha decepção, mudou da água para o vinho. Erika e Moss continuam sendo perfeitas, nunca erram.

Helder 30/09/2020

E não é que desta vez o Senhor Bryndza realmente me surpreendeu?
E não é que desta vez o Senhor Bryndza realmente me surpreendeu?
Precisei chegar no sexto livro, com nossa Erika Foster entrando na menopausa, para ele conseguir criar uma história cheia de reviravoltas, e por mais que ele tire alguns coringas do bolso, para mim a conclusão da historia foi plausível e realmente surpreendente.
E gostei !
Segredos Mortais é o sexto e até agora último livro com a Detetive Erika Foster.
Os livros desta série são livros policiais. No começo Bryndza tinha uma fórmula que quase me afastou de seus livros, mas o terceiro livro conseguiu me surpreender com uma solução bem diferente.
Porém nos livros 2 , 4 e 5 da série, a gente logo conhece o assassino e a intenção do livro era sempre saber como Erika Foster chegaria até estes.
Acostumado com isso, segui lendo Segredos Mortais crente que mais uma vez Bryndza já tinha me contado quem era o assassino e esperando Erika chegar a mesma conclusão.
Porém...
Em Segredos Mortais, logo no primeiro capítulo assistimos ao brutal assassinato de Marissa Lewis por um homem com uma máscara de gás.
Ela é assassinada no próprio jardim de casa na véspera do Natal.
Erika, que esteve até pouco tempo envolvida no caso do livro anterior, não sabe, mas tem havido diversas queixas de pessoas que vem sendo atacadas por um homem com um sobretudo preto e uma máscara de gás. Este homem sufoca suas vítimas até quase morte enquanto se masturba e em alguns casos as ataca sexualmente, e sem nenhum grande padrão, já que ataca pessoas de ambos os sexos e de diversas idades.
Já Marissa era uma bela garota que usava seu corpo para conseguir diversos “favores”. A noite ela era bailarina em espetáculos burlescos, algo que acho que não temos por aqui, mas durante o dia ela trabalhava fazendo faxinas em algumas casas, onde acabou se envolvendo com os maridos das patroas e também como cuidadora de uma rica idosa. Sendo assim, ao começar a investigação nossa veterana detetive percebe que ela tinha diversos inimigos e seguindo por esta linha de investigação, ela demora a unir ambos os casos.
Mas quem é o homem da máscara de gás? E por que ele faz isso com as pessoas? E porque nem todas suas vítimas são assassinadas.
Desta vez Bryndiza criou uma estória muito bem amarrada e conseguiu levar o leitor para diversas conclusões aleatórias.
O mais legal é que ele usou o seu histórico padrão de narrativa para nos enganar. Ele deve ter lido resenhas de seus livros onde as pessoas citavam seus cacoetes e decidiu: Já que vocês esperam por A, eu vou guia-los até lá como sempre fiz, mas no final eu vou mostrar que a solução está em B.
E tenho que dizer que ele fez isso com maestria. É difícil de explicar como fui enganado, mas tenho que dizer que adorei.
Ao terminar a leitura, eu pensei que ele tinha sacaneado o leitor, pois tinha tirado algumas soluções do bolso na última hora, mas repensando o que li, vi que não foi tudo assim não.
Ele tinha sim plantado muitas pistas verdadeiras durante a estória e desta vez tenho que bater palmas para ele.
Erika Foster continua bronca como uma mulher das cavernas, mas desta vez ele fez algo que também nunca esperamos da personagem: deu um protagonismo maior para Moss, que também trouxe ótimos momentos para o livro, pois Moss já é nossa amiga.
Se você é fã de Erika Foster e já está acostumado com suas atitudes, tem tudo para gostar deste livro.
Se você nunca leu nenhum livro da série, este aqui traz alguns spoilers de livros anteriores, mas pode ser lido sem ter lido os anteriores, pois é um caso com início, meio e um super fim.
Parabéns Robert Bryndza!
Você escolheu uma boa maneira de nossa detetive entrar na menopausa, mas se por um acaso ela realmente decidir se aposentar, vai fazer isso com orgulho, pois desta vez ela pegou um peixão!

amorlukov 01/10/2020minha estante
Uau que resenha incrível! não sou fã de séries, prefiro livros únicos, mas com sua resenha fiquei tentada a conhecer Erika Foster e o autor.

Helder 01/10/2020minha estante
Opa, fico feliz que tenha curtido. A série tem altos e baixos, mas este último livro realmente me surpreendeu

05/06/2024

O MELHOR
QUE PLOT TWIST! que caso super interessante! Acertou em tudo, dinâmica, ritmo, complexidade das personagens! E o final é ESPETACULAR!

Flavinha 10/04/2022

Sempre uma leitura instigante e que nos faz ler cada vez mais e mais e querer chegar ao final. Para quem gosta do estilo vale a leitura de todos os livros dessa inspetora Érika Foster.

Tati.Lima 27/11/2020

Sobre este livro...
Achei o livro bom, embora eu deva reconhecer q já li obras desta série bem mais intensas. Mas a trama se desenrolou de uma forma interessante, e q acabou me prendendo até as últimas páginas. E já esperava vir um plot twist no fim, os livros de Robert Bryndza sempre tem, já q a história estava fechando com tudo muito óbvio. Então o Plot twist veio, e foi um bocado complexo, eu diria até, q meio surreal demais, a identidade do assassino, pelo menos pra mim. Óbvio q não tiro os méritos da leitura. Foi um bom livro. Embora o final, eu confesso q esperava um pouco mais.

bookslynne 02/06/2022

A detetive Erika é top demais, o livro é muito bom, o que me incomodou foram uns erros de português, fora isso tudo maravilhoso.