Sobre meninos e lobos

Sobre meninos e lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Fabiana 05/07/2021

Muito bom! Adorei o livro, minha primeira experiência com o autor e foi positiva. Sem muita enrolação dos acontecimentos e com suspense de primeira, resultou em uma ótima leitura. A adaptação cinematográfica é ótima também. Recomendo!

May 01/07/2021

"Alguma parte dele sentiu que nada adiantaria"
Se tornou um dos meus livros preferidos da vida;
Não é só um romance policial, os personagens, principalmente os 3 protagonistas possuem inúmeras camadas, são falhos, covardes, raivosos, amam, cheios de defeitos assim como todo ser humano.
Excelentes frases e passagens de impacto, que te fazem pensar em como nossas atitudes ecoam em nossos destinos para sempre.

Ana Heloísa 22/06/2021

investigação, mistério e violência
Mais uma indicação que eu peguei no discorbel e não me arrependo. ?Sobre meninos e lobos? foi um dos livros mais bem escritos e construídos que eu já li.
O livro conta a história de três meninos que foram abordados por 2 supostos policiais e um deles foi sequestrado por eles, mas conseguiu fugir 4 dias depois. Uma análise psicológica de personagens fodida de absurda. Recomendo muito para quem adora livros de investigação criminal com um gostinho de thiller. Os personagens são muito bons, muito bem escritos e que te deixam com a cabeça fritando. Não há maniqueísmo, ninguém é 100% bom ou 100% mal. O típico livro que gera muito debate depois de ler.
(gatilhos de estupro, pedofilia e violência)

Aline.Robles 22/06/2021

“Agora, ele tinha um segredo que o engrandecia, em vez de o rebaixar”
Não sou de criar expectativas em livros, mas baseando-me no primeiro livro que li do autor (Ilha do Medo) imaginei que este seguiria a mesma linha. O livro é extenso e em torno de 80% do livro não tinha acontecido nada de relevante. Já li livros bem melhores de tramas policias, suspense. O livro enrolou, enrolou, enrolou para no final entregar um assassino meio nada a ver, não contextualizado, e um final aberto, não que eu não goste, mas pela história que foi construída muitas coisas poderiam ser conectadas e exploradas. O livro rodou muito no mesmo ponto e nada de novo foi construído.

A única coisa que fica desde livro, e que acho foi seu ponto forte, é a importância do tratamento, acompanhamento e atendimento psicológico daqueles que sofreram algum tipo de trauma, tanto o acompanhamento da pessoa mais envolvida como as pessoas ao seu redor. No decorrer do livro percebemos o quanto essas dores e traumas foram prejudicais, moldando todos os tipos de relacionamentos. Percebemos a importância da compreensão da dor e de estratégias de enfrentamento, que se dadas logo no início, poderiam ter evitado muito sofrimento. “Era o medo, pensou ele. Era o medo que fazia a diferença entre ele e os outros. O medo que se instalara nele desde tenra idade”

“Só estou dizendo que existem fios em nossas vidas. Você puxa um, e tudo o mais é afetado por isso”

“Ele confiava naquele silêncio, gostava dele, porque ele prometia a volta do barulho, ainda que o mantivesse cativo. Mas ele gostava daquele silêncio, daquela quietude vibrante de vida”

“ Ele queria que alguém o ouvisse e entendesse que as palavras não servem apenas para comunicar ideias ou opiniões. Às vezes, elas serviam também para tentar explicar vidas inteiras. E mesmo sabendo, mesmo antes de abrir a boca, estar fadado ao fracasso, de certa forma o que importava era o ato de tentar. A única coisa que se possuía era a disposição para tentar. ”

“A pessoa a quem você ama raramente é digna do grande amor que você lhe dedica. Porque ninguém é digno disso e talvez ninguém mereça o fardo que isso representa. Você vai ser abandonado. Você vai se decepcionar, vai ter a confiança traída e você vai comer o pão que o diabo amassou. Você perde muito mais do que ganha. Você odeia a pessoa amada na mesma medida em que a ama. Mas, merda, você arregaça as magas e trabalha - em tudo - porque envelhecer é isso.”
Tondo 01/09/2021minha estante
Análise perfeita

Vk creed 20/06/2021

Me deixou pilhado
Livro muito bom a escrita te prende
Sem dúvidas uma das melhores tramas que já li nota 8.5.
Realmente um livro surpreendente.

Dudu Menezes 09/06/2021

Bateu forte aqui
Nos históricos de leitura fiz a minha principal ressalva aos textos do Lehane, que também serve aos do King. Penso que, por vezes, exageram nas referências à indústria do entretenimento norte-americana, o que pode deixar estas passagens cansativas, ou meio sem sentido, para quem não é de lá.

Falo isso porque é a única ressalva que sou capaz de fazer sobre esse livro. Eu fiquei meio sem palavras para descrever o que essa leitura é capaz de fazer com a gente (e mesmo assim sei que vou escrever muito). Parece que é só mais uma história policial, de suspense, que trata da vida de três meninos, e que fica marcada por um acontecimento brutal. Quando eles tinham apenas 11 anos, um deles é levado, em um carro, por dois pedófilos, mas consegue escapar. O tempo passa e a vida dos três, já adultos, se cruza novamente, intensificando essa relação quando a filha de um dos três é assassinada. Mas, na boa, é muito mais do que isso.

Eu fechei o livro e dei uma olhada em quantas passagens eu marquei. Reflexões cirúrgicas, que se encaixam em diferentes situações. Não precisam estar relacionadas a crimes, embora existir e resistir já seja uma forma de violar as regras, sendo a vida cada vez mais rara. Jimmy é um personagem que, de alguma forma, dialoga um pouco com a minha personalidade. Incrível como a literatura tem esse poder. Sean e David também representam conhecidos e amigos que cruzaram a minha vida.

Já tinha visto o filme baseado nesse livro, há muito tempo. Pensei ter esquecido o desenrolar dos fatos, mas a história é tão marcante que tudo foi voltando, aos poucos. E sabe o que é mais incrível? Mesmo assim não consegui parar de ler. Lehane tem o dom. Escreve como poucos e tem uma personalidade que fica marcada no texto e tatuada na nossa alma.

"A vida não é feita de amanhãs promissores, de crepúsculos encantados e baboseiras como essas. É trabalho. A pessoa a quem você ama raramente é digna do grande amor que você lhe dedica. Porque ninguém é digno disso e talvez ninguém mereça o fardo que isso representa. Você vai ser abandonado. Você vai se decepcionar, vai ter sua confiança traída e vai comer o pão que o diabo amassou. Você perde muito mais do que ganha. Você odeia a pessoa amada na mesma medida em que ama. Mas, merda, você arregaça as mangas e trabalha - em tudo - porque envelhecer é isso".

Grato, Lehane. Vamos em frente!
Roberta 09/06/2021minha estante
Esse último trecho foi espetacular!

Dudu Menezes 09/06/2021minha estante
O livro é espetacular. Muitas outras passagens assim. Vale a leitura! ?

Roberta 09/06/2021minha estante
??

Paulo Henrique 07/06/2021

É um livro poderoso, até demais para mim...
A história tem tons de realidade muito forte, não é mirabolante e não é forçada. Os personagens são muito fáceis de enxergar numa vida real e as situações não são difíceis de descobrir numa manchete de notícia ou na fofoca do seu bairro. Mas a história toca em um ponto muito sensível para mim, e ao final, me fez um pouco mal. É inegável que Lehanne sabe escrever histórias absurdamente boas, Ilha do Medo ainda é meu favorito, mas apenas pqe esse pode contem esse ponto sensível.
Ander 08/06/2021minha estante
Livro incrível!!!!!!

Giuliane.Souza 03/06/2021

Sombrio
Lehane explora o pior lado do ser humano nesse livro. Tudo aqui tem uma atmosfera sombria e triste, o lugar, as pessoas as situações. Nada parece bom, e sempre da aquela impressão de que mais alguma coisa ruim vai acontecer. E de fato acontece. Um suspense excelente.

Evelin 03/06/2021

Decepção
Um livro escrito por um homem branco para homens brancos. Mulheres completamente estereotipadas, com ações e justificativas para essas ações completamente ridículas, os personagens principais meio patéticos também e, para piorar, um plot previsível. Só não é de todo mal por ser bem escrito, tem uma escrita muito bonita, mas impossível ignorar essas falhas críticas que me impediram de gostar e me importar com qualquer personagem.

Luiza.Cruz 27/05/2021

É de explodir a cabeça mesmo...
O livro me pegou de uma forma que eu não conseguia largá-lo, e mesmo sendo um romance policial é diferente de todos que já li.
É mais do que um plot twist, é mais do que o suspense, mais do que as investigações e a curiosidade crescente que nos alimenta ao decorrer dos capítulos.
Ele fecha redondinho, nenhuma ponta solta e naturalmente irá nos surpreender não só com o final, e sim atitudes dos personagens também. Que nos cativa, nos faz sentir tristeza, angustia, empatia, raiva. Todos muito bem estruturados e o melhor de tudo: humanos.
A ponto que me perguntei se era realmente um livro ficticio.
Além de todos os detalhes bem trabalhados dessa obra, o que mais me cativou foi a poesia sutil em que os acontecimentos eram escritos, de forma sensível, como se pudesse exprimir todas as palavras em sentimentos que nos pega em cheio, eu me emocionei, me surpreendi, chorei, tive raiva.
Que livro!! Favoritado sem sombra de dúvidas.

Mairton.Rodrigues 14/05/2021

"Vamos. Acabe comigo."
O livro poderia facilmente ter o título de Dave, essa que é a figura principal desde seu trauma já no início, e que início! Sem duvidas um dos melhores começos de livro.

O protagonismo de Dave é dividido com seus dois colegas de infância: Jimmy (bandido safado) e Sean (burguês safado).

Que personagem é Dave tão singular, um homem medroso diretamente afetado por seu trauma. Dave tinha tanto medo de seus desejos, dos seus atos, do seu futuro e basicamente de tudo. Talvez por isso todos o tratassem de forma estranha, até sua esposa Celeste (uma grande filha da put*) o injustiça.

Jimmy, Jimmy, Jimmy o carma é real.

Sean é um policial, burguês vivendo um draminha por ser corno manso.

Temos ainda Katie Marcus a filha de Jimmy que é morta, mas sinceramente não dei a mínima (que personagem chata). Só mais uma adolescente com a fantasia de fugir com o namorado para Vegas (tão clichê).

É um ótimo livro de mistério, o autor erra em seu ritmo, principalmente na segunda parte. Lembro-me do trecho em que ele fala do filho da amiga de Katie (quem se importa?? Eu não estava nem ligando para a Katie imagina o filho fudid* da amiga dela !?)
Acho ainda que o autor não desenvolveu personagens importantes como o Ray. Uma boa recomendação para quem tem paciência, também não recomendo ver o filme antes.

_Mi 10/05/2021

Os monstros que carregamos
Três meninos brincam em uma tarde de sábado até que um evento traumatizante ocorre e impacta toda a vida deles. Apesar do ocorrido já aparecer nas primeiras páginas do livro, ele é relembrado e revivido ao longo de toda a narrativa. E é esse rememorar que torna Sobre meninos e lobos um livro diferente.
Se em um primeiro momento o leitor é levado a achar que o livro é mais um de investigação, ao avançar na leitura ele percebe que a vida interior dos personagens , os seus processos psíquicos e suas lutas internas são partes essências do que está sendo contado, elemento que ao meu ver enriquece e singulariza a obra.
Assim, indico o livro para quem quer tentar descobrir o assassino, mas também quer acreditar vislumbrar humanos.

Marcos 05/05/2021minha estante
O tema do livro é forte ?

Geovana Rodrigues 07/05/2021minha estante
Sim Marcos, é bem pesado em algumas partes

Marcos 07/05/2021minha estante
Tenso ?

Poly 30/04/2021

Feita de palhaça como uma boa trama policial deve ser!
O livro acompanha a história de três homens desde a infância quando são separados por um trauma que um deles sofre. Na sinopse já somos desde já informados que o brutal assassinato da filha de Jimmy conecta os três novamente. Um é o pai, um o policial que investiga o crime e o outro é o principal suspeito.
A escrita do autor descreve tão bem os cenários e personagens que vocês já se sente dentro de um filme de suspense americano, não é a toa quem em 2013 ele realmente virou um filme muito premiado.
Até basicamente o final do livro parece que não haverá nenhuma surpresa e que desde o início já sabíamos o real assassino, mas é aí que Dennis Lehanne nos pega no pulo com um desfecho completamente inesperado.